Sistema ABS monza 92, é possivel?

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos, como expliquei acima só a comunicaçao com a ECU-IE I/O na versao com TC. as CAN L e CAN H sao apenas usado pra controles de tração, essa sim tem comunicaçao com a ECU da IE. talvez a citaçao da materia nao foi precisa, se achar a materia coloque pra vermos qual a citaçao a respeito.

se refere ao ESP. esse recurso nao existe em vectra,astra,zafira em nenhum deles. esse sim me parece ter ligaçao com a ECU-IE sao ABS muito modernos, infelizmente nao conheço GM que o possui. ate tinha que ver os carros atuais que o possuiem.

outro detalhe: ABS 8.0 >2009 (que instalei) nao tem mais comunicação CAN(tanto é que nao venho no chicote original esses 2 fios) devido nao ter mais controle de tração a GM retirou dos vectra-astra-zafira. ou seja é o mesmo modulo tanto pra manual como pra automatico. quem tiver curiosidade pode olhar no manual desses veiculos pós 09 astra-vectra-zafira, retiraram o controle de tração em ambas as versoes de cambio. inclusive ele tem EBD.

o EBD é nada mais nada menos que a função original do ABS porem em vez de 3 canais(monza,omega a) agora passou a ser independente, ou seja as 4 rodas sao controladas e balanceadas pelo ABS e isso nao tem sensor especifico ou ligação com a ECU da IE é calculado via velocidade(rotaçao) de cada roda aliviando a pressao da roda exedente. só uma correção minha, post anterior falei que nao sabia se a 5.3 pos 99 teria EBD, mas tem sim ok. :wink:

abaixo diagrama com e sem controle de tração ABS - EBD - bosch 5.3 modelo 2006-2008(vectra). reparem que o CAN bus so existe na versao TC.

SEM TC
Imagem

COM TC
Imagem


vlw,teste é um equipamento quando bem instalado e usando peças de qualidade acaba valendo apena.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
gleidson
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1714
Registrado em: 31 Ago 2008, 11:25
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?

Mensagem não lida por gleidson »

Rafaelo quando eu ganhar na mega sena, vou com meu monza ai na sua casa, nós iremos terminar meu projeto vai ficar nesse mesmo nivel do seu! e ainda investiremos $$$ suficiente para acabar seu projeto :mrgreen:

parabens e obrigado por compartilhar tantas informaçoes conosco, o mesmo digo ao mestre!
MONZEIROS DE GUARULHOS !


Monza sl/e 1988 1.8 ETANOL 95cv
Imagem
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1560
Registrado em: 13 Fev 2011, 16:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?

Mensagem não lida por teste »

gleidson escreveu:Rafaelo quando eu ganhar na mega sena, vou com meu monza ai na sua casa, nós iremos terminar meu projeto vai ficar nesse mesmo nivel do seu! e ainda investiremos $$$ suficiente para acabar seu projeto :mrgreen:

parabens e obrigado por compartilhar tantas informaçoes conosco, o mesmo digo ao mestre!
Ow vc ta que nem eu.. mas se vc ganha na mega sena primeiro... da uma carona pra mim ... pra eu conhece um mecanico de vdd... o Rafaelo.. vc ta ensinando tudo isso pro erdeiro neh? ou escrevendo um livro .. rs sei la ... mas esse conhecimento não pode se perder
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?

Mensagem não lida por Rafaelo »

vlw pessoal, sou o tipo de pessoa que nao fica guardando informaçao. gosto de compartilhar e debater as informaçao que tenho e deixa registrado pra futuras consultas. alem que isso serve como um metodo de aprendizado. oque mais me encomoda é tentar achar um informaçao e nao achar rsrsrs.

se eu mora-se em uma cidade mais acessivel e tivesse condiçoes de abrir uma empresa seria algo bem interessante, apenas serviços especializados.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 296
Registrado em: 02 Abr 2012, 13:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

Rafaelo, mais duvidas, os sensores das rodas sao sem fios? Outra coisa nas imagens que vc mandou acima percebi que o hidrovacuo (servo de freio) eo cilindro mestre nao sao os originais do monza pelo que percebi sao do vectra neh?! Minha duvida é, tem que adaptar o hidrovacuo e/ou cilindro mestre?
Eu pretendo realizar esse projeto em duas etapas primeiro quero colocar freio a disco na traseira utilizando o sistema do vectra "B" e de pois adicionar o ABS.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?

Mensagem não lida por vrsilva »

Então Rafaelo qual seria a "receita" básica para por ABS num monza?
Digo, descreva para nós quais componentes procurar e quais carros modelo e ano que saíram... Isso ficaria aqui registrado e caso alguém pretenda fazer esta modificação fica a vontade para consultar aqui, ou então voce poderia criar um tópico com a "receita" e o que deve ser feito nos monzas para acomodar essa modificação fenomenal...

Outro detalhe que se for usar as pinças e discos do vectra B é que roda 13 nunca mais... só de 14 para cima, uma vez eu fui balancear o monza e tinha um vectra B com as rodas desmontada e é nítida a diferença de tamanho dos discos, o disco traseiro do vectra parece o dianteiro do monza... aquilo deve segurar muito...

Tenho um conhecido que me contou uma vez que no lançamento do vectra com ABS a gm fez um sorteio para os funcionarios da INA onde ele trabalhava, e ele foi sorteado para ficar com o carro durante um final de semana, duas coisas que ele testou no carro, primeiro quantos km/h ia a terceira, 150km/h e segundo o ABS esse ele disse que testou com gosto...
Segundo ele, atingiu 130km/h em terceira numa rua urbana (de madrugada claro) e à uns 200 metros de uma lombada ele me contou assim: Subi com os 2 pés no pedal de freio, e não é que segurou mesmo!
Ele me disse que o carro ficou trepidando devido a ação do ABS que faz a função de não deixar o carro destracionar na frenagem e fica pulsando as pinças, disse que sentia claramente isso no pedal... Realmente o sistema de frenagem dos vectras são bem calibrados... diria até referencia...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?

Mensagem não lida por Rafaelo »

Leandro, os sensores sao com fio blindado e com conectores proprios. recomendo que compre o plug do chicote do ABS junto pra poder desmontar e soldar cada terminal corretamente sem gambiarras. boa observação nao sao de monza sao de vectra-astra-zafira 09-2011 que é iqual ao do monza em termos de dimensao. precisa fazer uma modificaçao no suporte original do monza e fazer uma rosca na ponta da aste do hidrovacuo pra poder usar o "bracinho" regulador do freio do monza original. assim fica como original seu funcionamento e regulagem.

sim, tem que fazer isso. eu ia te falar isso, fazer em 2 parte 1º monte o sistema de freios com ABS(hidro,cilindro mestre,kit traseiro freio,dianteiro). o bom é colocar na dianteira tambem do vectra B é plug and play e ja vem preparado pro ABS. a 2º parte e o ABS propriamente dito.


vrsilva, a receita que requer menos esforço,custo,etc. é do vectra B abaixo vou deixar registrado os itens que sao utilizados. é um freio muito bom nao sei qual modelo teu amigo usou, ambos sao bom 4 ou 5 furos. imagina no monza que é mais leve a eficiencia e bem maior, e o fadding menor é claro.

ABS Bosch 8.0 - vectra C 2009-2011 ou astra 2009-2011
* 2 homocineticas C/ABS. {plug and play}
* 2 sensores dianteiros C/suporte. {furar telescopio pra prender o suporte, ja existe um local pra isso la.}
* 2 chicote dianteiro do sensor. {usar cabo de sensor com o passa fio, ja existe um local apropriado no monza pra isso}
* 1 chicote(plug) da ECU ABS. {fazer a instalaçao eletrica completa}
* 1 chicote traseiro dos sensores. {fazer a instalaçao eletrica completa}
* 1 bomba hidraulica/ECU ABS + suporte. {modificar o suporte do ABS e instalar nos parafuso do coxim traseiro - vide foto}
* 1 hidrovacuo + cilindro mestre (vectra C 2009-2011) C/ABS {modificar o suporte original do monza e fabricar uma rosca pra acomodar o bracinho regulador do pedal do freio do monza}

Sistema de freios - vectra B 1997 a 2005. 8 ou 16V vide a diferença abaixo
dianteira.
* 2 Pinça dianteira C/plastilha e defletor. {plug and play}
* 2 disco dianteiro. {plug and play}
* opcional - cubo 5 furos. {plug and play}

traseira.
* sistema completo freio pinça + pastilha + suporte + disco + cubo. {aumentar o diametro do eixo original do monza pra acomodar o sensor do cubo - vide foto, modificar o suporte do cabo de freio de mao}


obs 1:
a opção de 4 ou 5 furos fica a criterio de cada um, no caso 5 furos precisa adicionar um par de cubo 5 furos na dianteira que tambem é plug and play. basicamente é isso, eu recomendo que façam o sistema de freios primeiro. deixa a espera pro ABS ja que o custo nao vai ser barato.

obs 2:
*4 furos rodas apartir de 14" - 256mm dianteiros - 270mm traseiros. otimo custo beneficio.
*5 furos rodas apartir de 15" - 5 furos sao os maiores disco da GM que cabem de forma original no monza. 288mm dianteiro - 286mm traseiros. sao enormes e agarram muito, é um exagero pro monza comum, e custo tb.

VECTRA 2.0 97/05 8 VALVULAS = 4 furos
VECTRA 2.0 97/05 todos 16 VALVULAS = 5 furos

ta ae um guia bem resumido, nao vou dar detalhes de como fazer as modificaçoes,instalaçoes,adaptações pq nao seria o tema agora fica pra proxima quando criarem o projeto.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?

Mensagem não lida por vrsilva »

Basicamente a primeira coisa a fazer no caso de fazer em etapas é colocar o sistema de freio a disco nas 4 do vectra? A única coisa que não to entendendo é essa de aumentar o diametro do eixo original do monza.

A opção de 5 furos não tem outra configuração de discos? Pelo jeito deve ser a mais cara em manutenção... pastilhas e discos...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder