Sistema ABS monza 92, é possivel?
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Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?
Carlos, como expliquei acima só a comunicaçao com a ECU-IE I/O na versao com TC. as CAN L e CAN H sao apenas usado pra controles de tração, essa sim tem comunicaçao com a ECU da IE. talvez a citaçao da materia nao foi precisa, se achar a materia coloque pra vermos qual a citaçao a respeito.
se refere ao ESP. esse recurso nao existe em vectra,astra,zafira em nenhum deles. esse sim me parece ter ligaçao com a ECU-IE sao ABS muito modernos, infelizmente nao conheço GM que o possui. ate tinha que ver os carros atuais que o possuiem.
outro detalhe: ABS 8.0 >2009 (que instalei) nao tem mais comunicação CAN(tanto é que nao venho no chicote original esses 2 fios) devido nao ter mais controle de tração a GM retirou dos vectra-astra-zafira. ou seja é o mesmo modulo tanto pra manual como pra automatico. quem tiver curiosidade pode olhar no manual desses veiculos pós 09 astra-vectra-zafira, retiraram o controle de tração em ambas as versoes de cambio. inclusive ele tem EBD.
o EBD é nada mais nada menos que a função original do ABS porem em vez de 3 canais(monza,omega a) agora passou a ser independente, ou seja as 4 rodas sao controladas e balanceadas pelo ABS e isso nao tem sensor especifico ou ligação com a ECU da IE é calculado via velocidade(rotaçao) de cada roda aliviando a pressao da roda exedente. só uma correção minha, post anterior falei que nao sabia se a 5.3 pos 99 teria EBD, mas tem sim ok.
abaixo diagrama com e sem controle de tração ABS - EBD - bosch 5.3 modelo 2006-2008(vectra). reparem que o CAN bus so existe na versao TC.
SEM TC
COM TC
vlw,teste é um equipamento quando bem instalado e usando peças de qualidade acaba valendo apena.
se refere ao ESP. esse recurso nao existe em vectra,astra,zafira em nenhum deles. esse sim me parece ter ligaçao com a ECU-IE sao ABS muito modernos, infelizmente nao conheço GM que o possui. ate tinha que ver os carros atuais que o possuiem.
outro detalhe: ABS 8.0 >2009 (que instalei) nao tem mais comunicação CAN(tanto é que nao venho no chicote original esses 2 fios) devido nao ter mais controle de tração a GM retirou dos vectra-astra-zafira. ou seja é o mesmo modulo tanto pra manual como pra automatico. quem tiver curiosidade pode olhar no manual desses veiculos pós 09 astra-vectra-zafira, retiraram o controle de tração em ambas as versoes de cambio. inclusive ele tem EBD.
o EBD é nada mais nada menos que a função original do ABS porem em vez de 3 canais(monza,omega a) agora passou a ser independente, ou seja as 4 rodas sao controladas e balanceadas pelo ABS e isso nao tem sensor especifico ou ligação com a ECU da IE é calculado via velocidade(rotaçao) de cada roda aliviando a pressao da roda exedente. só uma correção minha, post anterior falei que nao sabia se a 5.3 pos 99 teria EBD, mas tem sim ok.
abaixo diagrama com e sem controle de tração ABS - EBD - bosch 5.3 modelo 2006-2008(vectra). reparem que o CAN bus so existe na versao TC.
SEM TC
COM TC
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Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?
Rafaelo quando eu ganhar na mega sena, vou com meu monza ai na sua casa, nós iremos terminar meu projeto vai ficar nesse mesmo nivel do seu! e ainda investiremos $$$ suficiente para acabar seu projeto
parabens e obrigado por compartilhar tantas informaçoes conosco, o mesmo digo ao mestre!
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Monza sl/e 1988 1.8 ETANOL 95cv
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Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?
Ow vc ta que nem eu.. mas se vc ganha na mega sena primeiro... da uma carona pra mim ... pra eu conhece um mecanico de vdd... o Rafaelo.. vc ta ensinando tudo isso pro erdeiro neh? ou escrevendo um livro .. rs sei la ... mas esse conhecimento não pode se perdergleidson escreveu:Rafaelo quando eu ganhar na mega sena, vou com meu monza ai na sua casa, nós iremos terminar meu projeto vai ficar nesse mesmo nivel do seu! e ainda investiremos $$$ suficiente para acabar seu projeto
parabens e obrigado por compartilhar tantas informaçoes conosco, o mesmo digo ao mestre!
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Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?
vlw pessoal, sou o tipo de pessoa que nao fica guardando informaçao. gosto de compartilhar e debater as informaçao que tenho e deixa registrado pra futuras consultas. alem que isso serve como um metodo de aprendizado. oque mais me encomoda é tentar achar um informaçao e nao achar rsrsrs.
se eu mora-se em uma cidade mais acessivel e tivesse condiçoes de abrir uma empresa seria algo bem interessante, apenas serviços especializados.
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Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?
Rafaelo, mais duvidas, os sensores das rodas sao sem fios? Outra coisa nas imagens que vc mandou acima percebi que o hidrovacuo (servo de freio) eo cilindro mestre nao sao os originais do monza pelo que percebi sao do vectra neh?! Minha duvida é, tem que adaptar o hidrovacuo e/ou cilindro mestre?
Eu pretendo realizar esse projeto em duas etapas primeiro quero colocar freio a disco na traseira utilizando o sistema do vectra "B" e de pois adicionar o ABS.
Eu pretendo realizar esse projeto em duas etapas primeiro quero colocar freio a disco na traseira utilizando o sistema do vectra "B" e de pois adicionar o ABS.
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Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?
Então Rafaelo qual seria a "receita" básica para por ABS num monza?
Digo, descreva para nós quais componentes procurar e quais carros modelo e ano que saíram... Isso ficaria aqui registrado e caso alguém pretenda fazer esta modificação fica a vontade para consultar aqui, ou então voce poderia criar um tópico com a "receita" e o que deve ser feito nos monzas para acomodar essa modificação fenomenal...
Outro detalhe que se for usar as pinças e discos do vectra B é que roda 13 nunca mais... só de 14 para cima, uma vez eu fui balancear o monza e tinha um vectra B com as rodas desmontada e é nítida a diferença de tamanho dos discos, o disco traseiro do vectra parece o dianteiro do monza... aquilo deve segurar muito...
Tenho um conhecido que me contou uma vez que no lançamento do vectra com ABS a gm fez um sorteio para os funcionarios da INA onde ele trabalhava, e ele foi sorteado para ficar com o carro durante um final de semana, duas coisas que ele testou no carro, primeiro quantos km/h ia a terceira, 150km/h e segundo o ABS esse ele disse que testou com gosto...
Segundo ele, atingiu 130km/h em terceira numa rua urbana (de madrugada claro) e à uns 200 metros de uma lombada ele me contou assim: Subi com os 2 pés no pedal de freio, e não é que segurou mesmo!
Ele me disse que o carro ficou trepidando devido a ação do ABS que faz a função de não deixar o carro destracionar na frenagem e fica pulsando as pinças, disse que sentia claramente isso no pedal... Realmente o sistema de frenagem dos vectras são bem calibrados... diria até referencia...
Digo, descreva para nós quais componentes procurar e quais carros modelo e ano que saíram... Isso ficaria aqui registrado e caso alguém pretenda fazer esta modificação fica a vontade para consultar aqui, ou então voce poderia criar um tópico com a "receita" e o que deve ser feito nos monzas para acomodar essa modificação fenomenal...
Outro detalhe que se for usar as pinças e discos do vectra B é que roda 13 nunca mais... só de 14 para cima, uma vez eu fui balancear o monza e tinha um vectra B com as rodas desmontada e é nítida a diferença de tamanho dos discos, o disco traseiro do vectra parece o dianteiro do monza... aquilo deve segurar muito...
Tenho um conhecido que me contou uma vez que no lançamento do vectra com ABS a gm fez um sorteio para os funcionarios da INA onde ele trabalhava, e ele foi sorteado para ficar com o carro durante um final de semana, duas coisas que ele testou no carro, primeiro quantos km/h ia a terceira, 150km/h e segundo o ABS esse ele disse que testou com gosto...
Segundo ele, atingiu 130km/h em terceira numa rua urbana (de madrugada claro) e à uns 200 metros de uma lombada ele me contou assim: Subi com os 2 pés no pedal de freio, e não é que segurou mesmo!
Ele me disse que o carro ficou trepidando devido a ação do ABS que faz a função de não deixar o carro destracionar na frenagem e fica pulsando as pinças, disse que sentia claramente isso no pedal... Realmente o sistema de frenagem dos vectras são bem calibrados... diria até referencia...
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EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
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Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?
Leandro, os sensores sao com fio blindado e com conectores proprios. recomendo que compre o plug do chicote do ABS junto pra poder desmontar e soldar cada terminal corretamente sem gambiarras. boa observação nao sao de monza sao de vectra-astra-zafira 09-2011 que é iqual ao do monza em termos de dimensao. precisa fazer uma modificaçao no suporte original do monza e fazer uma rosca na ponta da aste do hidrovacuo pra poder usar o "bracinho" regulador do freio do monza original. assim fica como original seu funcionamento e regulagem.
sim, tem que fazer isso. eu ia te falar isso, fazer em 2 parte 1º monte o sistema de freios com ABS(hidro,cilindro mestre,kit traseiro freio,dianteiro). o bom é colocar na dianteira tambem do vectra B é plug and play e ja vem preparado pro ABS. a 2º parte e o ABS propriamente dito.
vrsilva, a receita que requer menos esforço,custo,etc. é do vectra B abaixo vou deixar registrado os itens que sao utilizados. é um freio muito bom nao sei qual modelo teu amigo usou, ambos sao bom 4 ou 5 furos. imagina no monza que é mais leve a eficiencia e bem maior, e o fadding menor é claro.
ABS Bosch 8.0 - vectra C 2009-2011 ou astra 2009-2011
* 2 homocineticas C/ABS. {plug and play}
* 2 sensores dianteiros C/suporte. {furar telescopio pra prender o suporte, ja existe um local pra isso la.}
* 2 chicote dianteiro do sensor. {usar cabo de sensor com o passa fio, ja existe um local apropriado no monza pra isso}
* 1 chicote(plug) da ECU ABS. {fazer a instalaçao eletrica completa}
* 1 chicote traseiro dos sensores. {fazer a instalaçao eletrica completa}
* 1 bomba hidraulica/ECU ABS + suporte. {modificar o suporte do ABS e instalar nos parafuso do coxim traseiro - vide foto}
* 1 hidrovacuo + cilindro mestre (vectra C 2009-2011) C/ABS {modificar o suporte original do monza e fabricar uma rosca pra acomodar o bracinho regulador do pedal do freio do monza}
Sistema de freios - vectra B 1997 a 2005. 8 ou 16V vide a diferença abaixo
dianteira.
* 2 Pinça dianteira C/plastilha e defletor. {plug and play}
* 2 disco dianteiro. {plug and play}
* opcional - cubo 5 furos. {plug and play}
traseira.
* sistema completo freio pinça + pastilha + suporte + disco + cubo. {aumentar o diametro do eixo original do monza pra acomodar o sensor do cubo - vide foto, modificar o suporte do cabo de freio de mao}
obs 1:
a opção de 4 ou 5 furos fica a criterio de cada um, no caso 5 furos precisa adicionar um par de cubo 5 furos na dianteira que tambem é plug and play. basicamente é isso, eu recomendo que façam o sistema de freios primeiro. deixa a espera pro ABS ja que o custo nao vai ser barato.
obs 2:
*4 furos rodas apartir de 14" - 256mm dianteiros - 270mm traseiros. otimo custo beneficio.
*5 furos rodas apartir de 15" - 5 furos sao os maiores disco da GM que cabem de forma original no monza. 288mm dianteiro - 286mm traseiros. sao enormes e agarram muito, é um exagero pro monza comum, e custo tb.
VECTRA 2.0 97/05 8 VALVULAS = 4 furos
VECTRA 2.0 97/05 todos 16 VALVULAS = 5 furos
ta ae um guia bem resumido, nao vou dar detalhes de como fazer as modificaçoes,instalaçoes,adaptações pq nao seria o tema agora fica pra proxima quando criarem o projeto.
sim, tem que fazer isso. eu ia te falar isso, fazer em 2 parte 1º monte o sistema de freios com ABS(hidro,cilindro mestre,kit traseiro freio,dianteiro). o bom é colocar na dianteira tambem do vectra B é plug and play e ja vem preparado pro ABS. a 2º parte e o ABS propriamente dito.
vrsilva, a receita que requer menos esforço,custo,etc. é do vectra B abaixo vou deixar registrado os itens que sao utilizados. é um freio muito bom nao sei qual modelo teu amigo usou, ambos sao bom 4 ou 5 furos. imagina no monza que é mais leve a eficiencia e bem maior, e o fadding menor é claro.
ABS Bosch 8.0 - vectra C 2009-2011 ou astra 2009-2011
* 2 homocineticas C/ABS. {plug and play}
* 2 sensores dianteiros C/suporte. {furar telescopio pra prender o suporte, ja existe um local pra isso la.}
* 2 chicote dianteiro do sensor. {usar cabo de sensor com o passa fio, ja existe um local apropriado no monza pra isso}
* 1 chicote(plug) da ECU ABS. {fazer a instalaçao eletrica completa}
* 1 chicote traseiro dos sensores. {fazer a instalaçao eletrica completa}
* 1 bomba hidraulica/ECU ABS + suporte. {modificar o suporte do ABS e instalar nos parafuso do coxim traseiro - vide foto}
* 1 hidrovacuo + cilindro mestre (vectra C 2009-2011) C/ABS {modificar o suporte original do monza e fabricar uma rosca pra acomodar o bracinho regulador do pedal do freio do monza}
Sistema de freios - vectra B 1997 a 2005. 8 ou 16V vide a diferença abaixo
dianteira.
* 2 Pinça dianteira C/plastilha e defletor. {plug and play}
* 2 disco dianteiro. {plug and play}
* opcional - cubo 5 furos. {plug and play}
traseira.
* sistema completo freio pinça + pastilha + suporte + disco + cubo. {aumentar o diametro do eixo original do monza pra acomodar o sensor do cubo - vide foto, modificar o suporte do cabo de freio de mao}
obs 1:
a opção de 4 ou 5 furos fica a criterio de cada um, no caso 5 furos precisa adicionar um par de cubo 5 furos na dianteira que tambem é plug and play. basicamente é isso, eu recomendo que façam o sistema de freios primeiro. deixa a espera pro ABS ja que o custo nao vai ser barato.
obs 2:
*4 furos rodas apartir de 14" - 256mm dianteiros - 270mm traseiros. otimo custo beneficio.
*5 furos rodas apartir de 15" - 5 furos sao os maiores disco da GM que cabem de forma original no monza. 288mm dianteiro - 286mm traseiros. sao enormes e agarram muito, é um exagero pro monza comum, e custo tb.
VECTRA 2.0 97/05 8 VALVULAS = 4 furos
VECTRA 2.0 97/05 todos 16 VALVULAS = 5 furos
ta ae um guia bem resumido, nao vou dar detalhes de como fazer as modificaçoes,instalaçoes,adaptações pq nao seria o tema agora fica pra proxima quando criarem o projeto.
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Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?
Basicamente a primeira coisa a fazer no caso de fazer em etapas é colocar o sistema de freio a disco nas 4 do vectra? A única coisa que não to entendendo é essa de aumentar o diametro do eixo original do monza.
A opção de 5 furos não tem outra configuração de discos? Pelo jeito deve ser a mais cara em manutenção... pastilhas e discos...
A opção de 5 furos não tem outra configuração de discos? Pelo jeito deve ser a mais cara em manutenção... pastilhas e discos...
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