Cambagem ?? cuidado pessoal...

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cambagem ?? cuidado pessoal...

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Acho que sua informação nao esta correta, cambagem negativa = Kombi, fusca, uno (rodas traseiras) rebaixados
Foi você que se enganou. A Kombi, Fiat 147, os primeiros Uno tem cambagem positiva. Monza e a grande maioria dos carros de passeio tem cambagem negativa. É só olhar na recomendação das medidas que consta no manual do proprietário, que vai entender.
Cambagem Monza: de -1º 15´ a +0º 15´.

Já tive tanta história com cambagem que queriam fazer sem necessidade que se contar todas aqui ficará um texto muito longo.
Aqui em São Paulo-SP a casa de alinhamento faz também a cambagem, mas no interior não é assim.
Meu tio que mora em Presidente Prudente tinha um Monza GLS 94, que certo dia me disse que estava cansado de fazer cambagem no Monza dele. A cada alinhamento de rotina, tinha que fazer cambagem. Peguei a chave do carro e fui a casa de alinhamento para mandar alinhar. O alinhador disse que teria de fazer cambagem, mas que eles não faziam esse serviço serviço e, na cidade de Presidente Prudente só havia um lugar que fazia o que chamavam de alinhamento técnico. Peguei as medias e fui até lá. escutei todas as enrolações do cara, junto com as justificações. Uma delas era que fazia uma solta na torre que nunca mais seria preciso fazer esse serviço de cambagem. Eu ri e fale para ele entrar debaixo do carro e verificar se aquele serviço era dele. Pois só ele fazia esse serviço. Ele olhou e confirmou e acabou o papo. Ficou sem graça quando falei das medidas recomendadas e que lá todos diziam que a cambagem do Monza é 0º. Se estiver fora tem que fazer o serviço. Fez apenas o alinhamento e ficou tudo certo e sem custo. Ele não sabia onde enfiar a cara. O pior que em Presidente Prudente, o serviço era custava R$120,00 cada lado. Já em São Paulo o mesmo serviço não passava de R$30,00 cada lado.
Aqui em São Paulo, a muito tempo atrás, uma casa de alinhamento colocou faixa dizendo que agora tinha alinhamento a laser. Fiquei curioso para saber o que era, pois eu sempre fiz alinhamento digital por máquinas de 4 cabeças e computadorizado. Fui nessa loja, quando descobri que era a mesma coisa de alinhamento ótico, porém, com laser. Fiquei decepcionado e pior, o cara disse que precisava de 2 cambagens. Quando ele caiu na besteira de me passar os valores, disse que não havia necessidade, pois estava dentro e muito dentro da tolerância. Peguei o manual e mostrei a ele, até que veio o gerente da loja e mostrei para ele o que ele queria fazer, pois me dizia que a cambagem deveria ser 0º e eu contestando. O gerente disse ao mecânico que eu estava certo que não precisava de cambagem. Aí o mecânico perguntou: "Quanto eu ponho na convergência". Fiquei estressado e disse que o que ele iria por era o carro para fora que ele não mais iria alinhar meu carro. O gerente tentou colocar panos quentes, mas disse que me estressou e não faria mais o serviço. Sai de lá fui onde faço o serviço computadorizado, que fez apenas convergência. Perguntei sobre a cambagem e disseram que estava Ok. Não era necessário mexer. Estava dentro dos parâmetros.

Tenho mais histórias, mas deixa pra lá... rsrsrsrsrs!!!


Abs,

Carlos Freire
Editado pela última vez por Carlos A. Freire em 19 Jan 2012, 10:02, em um total de 1 vez.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Lexa
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 703
Registrado em: 14 Dez 2010, 11:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambagem ?? cuidado pessoal...

Mensagem não lida por Lexa »

ahahaha é assim mesmo.... Vejam essa historia...

Um proprietário de uma dessas lojas, é meu camarada das antigas de balada e tudo mais...

Uma vez estava na loja, e ele falou, "Putz, preciso almoçar... mas estou sem grana... o primeiro carro que entrar vou "meter uma cambagam"... dito e feito... Acabou o serviço, saimos para almoçar...rs...

Cuidado...
bodinho
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 359
Registrado em: 22 Out 2008, 11:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambagem ?? cuidado pessoal...

Mensagem não lida por bodinho »

Carlos, quando sitei os carro acima, cito tb que os mesmo estao rebaixados! Foi assim que aprendei carro que andam com as rodas /__\ = negativo rodas \__/ = positivo tem alguns carro que quando dão arrancadas muito bruscas fazem isto, deve ser por a suspensão nao estar em dia.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cambagem ?? cuidado pessoal...

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

bodinho escreveu:Carlos, quando sitei os carro acima, cito tb que os mesmo estao rebaixados! Foi assim que aprendei carro que andam com as rodas /__\ = negativo rodas \__/ = positivo tem alguns carro que quando dão arrancadas muito bruscas fazem isto, deve ser por a suspensão nao estar em dia.
O seu desenho está correto, diferente do que disse lá em cima. Cambagem negativa é quando a parte de cima da roda está mais para dentro do para lamas do que a parte de baixo e, positiva ao contrário.

Esse site deve esclarecer as dúvidas com cambagem e caster: http://www.oficinaecia.com.br/bibliadoc ... ar&cod=154

Se tiver dúvidas de como é as medidas originais é só consultar o manual do proprietário do veículo. Se começas com o sinal de - (menos) antes dos números, a medida é negativa.

A grande maioria dos carros que conheço tem cambagem negativa, com excessão dos já citados Kombi, Fiat 147 e Uno até 90 que tem cambagem positiva. Já o Uno de 91 (não sei até que ano) teve cambagem 0º e os mais novos tenho conhecimento de cambagem negativa. Mas, o Monza é um dos poucos carros que tem uma tolerância grande nessas medidas.

Ao rebaixar o carro a tendência é que a cambagem fique mais negativa ainda.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Cambagem ?? cuidado pessoal...

Mensagem não lida por coy »

É vivendo e aprendendo!!!
Ah se eu tivesse prestado atenção no manual de reparações antes de fazer esta droga de cambagem, eu saberia que na verdade estava dentro das especificações e agora não precisaria trocar o telescopio.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cambagem ?? cuidado pessoal...

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

coy escreveu:É vivendo e aprendendo!!!
Ah se eu tivesse prestado atenção no manual de reparações antes de fazer esta droga de cambagem, eu saberia que na verdade estava dentro das especificações e agora não precisaria trocar o telescopio.
O manual do proprietário já era o suficiente.

Eu não ando com manual do proprietário original no carro. Deixo ele guardado em casa. Tirei cópia da capa e especificações e é essa cópia que fica no porta luvas.
As especificações é o que interessa saber nas manutenções. O resto de faz a leitura apenas para conhecimento de funcionamento e procedimentos de condução e manutenção do carro.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Cambagem ?? cuidado pessoal...

Mensagem não lida por coy »

Aproveitando, será que acho o telescopio novo???
Por hora vou continuar andando como está (algumas pessoas já ate disseram que estou louco, pois só eu continuo ouvindo o rolamento cantar em algumas curvas) e como estou retornando de ferias a grana vai ficar meio apertada (este mês é fogo:IPTU, IPVA, material escolar, escola e varias outras coisas...).
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cambagem ?? cuidado pessoal...

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Código: 93212153 LE ,93212154 LD

Distribuidor 93212154 Calibra (Sao Paulo-SP) 11,3666-5622 1 553,05 TORRE DA SUSP
Distribuidor 93212153 Grande Sao Paulo (Sao Paulo-SP) 0xx11,2067-2601 1 TORRE DA SUSP.
Distribuidor 93212154 Grande Sao Paulo (Sao Paulo-SP) 0xx11,2067-2601 1 TORRE DA SUSP.
Distribuidor 93212153 Tigra GM (Sao Paulo-SP) 11,2068-9019 1 670,43 TORRE DA SUSP.
Distribuidor 93212154 Tigra GM (Sao Paulo-SP) 11,2068-9019 1 516,84 TORRE DA SUSP


Porque não troca somente o rolamento? Pneus também causam a impressão de barulho de rolamentos estragados. Fique atento.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder