Freio a disco atrás

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Avatar do usuário
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2395
Registrado em: 09 Ago 2009, 18:53
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Freio a disco atras

Mensagem não lida por david crozeta »

Blz Sr Bec... que bom que deu certo!

Uma pinça minha tava com folga, troquei apenas o pino guia e resolveu...mas dependendo do caso só fazendo embuchamento!

Abraço
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886


Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
Surfin
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 587
Registrado em: 20 Out 2008, 18:13
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Freio a disco atras

Mensagem não lida por Surfin »

david crozeta escreveu: Sintomas de pinça traseira monza/kadett desregulada:

Ao pisar no freio pedal abaixa muito!
Freio de mão ineficiente!
Barulho de algo solto,batendo nas rodas traseiras!
Porque será que de repente passei a ter quase certeza do motivo do freio de mão do meu carro ser ruim?
Sempre foi ruinzinho, mas que eu saiba essa regulagem nunca foi feita, será que tem um guia de como fazer aqui no fórum?
O cabo do freio de mão acho que não ta certo também, ele sobe apenas uns 5 'dentes', sobra muito espaço atrás da alavanca que poderia subir mais, ou é assim mesmo? :smt017
Monza: SL/E 1993
bodinho
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 359
Registrado em: 22 Out 2008, 11:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Freio a disco atras

Mensagem não lida por bodinho »

david crozeta escreveu:Blz Sr Bec... que bom que deu certo!

Uma pinça minha tava com folga, troquei apenas o pino guia e resolveu...mas dependendo do caso só fazendo embuchamento!

Abraço
vc conseguiu achar este pinos? aqui em sao paulo ja fui em todos os lugares e nao acho estes benditos reparos!!!
Qto vc pagou???
geopeixoto
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Fev 2012, 13:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Freio a disco atras

Mensagem não lida por geopeixoto »

quem souber estou precisando de uma pinça traseira lado do esquerdo quem tiver me passa um email com os custos [email protected]
eltonfernandos
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 261
Registrado em: 31 Jul 2010, 19:21
Cidade: Parapuã
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Freio a disco atras

Mensagem não lida por eltonfernandos »

david crozeta escreveu:Pois é Diego...todos comentários que vi a respeito do freio a disco traseiro era esse ''não precisa regular'' até eu instalar o meu e descobrir como funciona!
E como eu disse...''pinça com pistão de rosca tem que fazer regulagem'' Esse tipo de freio é bem interessante,trabalha com um eixo móvel roscado e com molas!
É difícil sua manutenção,aqui em Curitiba encontrei apenas uma oficina que tinha a ferramenta para trocar um reparo interno da aste do freio de mão!

O pistão ou ''embolo'' de rosca ele tem 4 entalhos em forma de uma cruz na cabeça dele, e na pastilha tem um pino guia para encaixar nesse entalho,isso faz com que o pistão fique travado não deixando ele ''desroscar'' ai com o desgaste das pastilhas,tem que abrir a pinça e girar o pistão para diminuir a folga pistão/pastilha!
Mas como o desgaste é minimo na frenagem traseira demora pra fazer essa regulagem!

Sintomas de pinça traseira monza/kadett desregulada:

Ao pisar no freio pedal abaixa muito!
Freio de mão ineficiente!
Barulho de algo solto,batendo nas rodas traseiras!

Um abraço
Grande David, me fala uma coisa, essa regulagem da pra ser feita em casa, ou so na oficina msm?
eu ainda naum tenho o freio traseiro a disco, mas pretendo colocar, e ja q tem essa regulagem, gostaria de saber fazer, para quando precisar sabe...
se naum for pedir mto, teria como vc ilustrar essa regulagem? tipo um tutorial sabe. Naum precisa ser pra agora, tipo, quando vc precisar regular o seu, vc aproveita e ja tira umas fotinhas do processo :mrgreen:
eu to começando procurar o disco traseiro pra colocar, e to querendo o do monza msm pra naum ter dor de cabeça com o cabo...
desde ja agradeço a atenção, Abs :smt023
Elton Fernando

Monza Classic SE 1991

Monza: Só tendo um para entender...
Avatar do usuário
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2395
Registrado em: 09 Ago 2009, 18:53
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Freio a disco atras

Mensagem não lida por david crozeta »

Só não faço agora, pois tem que desmontar as pinças, mas é coisa bem simples de se fazer a regulagem.
Caso compre as suas antes, podemos fazer tirando fotos delas.


Abraço
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886


Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
eltonfernandos
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 261
Registrado em: 31 Jul 2010, 19:21
Cidade: Parapuã
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Freio a disco atras

Mensagem não lida por eltonfernandos »

david crozeta escreveu:Só não faço agora, pois tem que desmontar as pinças, mas é coisa bem simples de se fazer a regulagem.
Caso compre as suas antes, podemos fazer tirando fotos delas.


Abraço
Ok, grato pela atenção.

Como eu disse, não tem pressa, eu só adiantei pro caso de vc ja ter algo relacionado... :mrgreen: mas tbm não se sinta na obrigação de fazer... tipo, quando vc precisar regular e lembrar de tirar fotos, posta aki q vai ajuda bastanti :D

eu ainda to começando procurar, e por aki onde moro é meio dificil de achar peças, ateh nos ferro-velhos... por isso talvez ainda demore pra eu instalar os discos traseiros...

to de olho em eu ferro velho q passo todo dia, esses dias chegou um vectra A batido, na hora pensei: pronto ja tenho meus discos traseiros....
e pro meu desanimo, a batida foi tão violenta que entortou o eixo traseiro, alem de quebrar uma das pontas de eixo e ainda rancou lascas de 2 rodas :shock:

acabei desistindo dele.... mas to de olho, se chegar um monza com disco traseiro la, ja é meu.... :D

Abs :smt023
Elton Fernando

Monza Classic SE 1991

Monza: Só tendo um para entender...
parana bueno
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 22
Registrado em: 16 Mar 2012, 20:54
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Freio a disco atras

Mensagem não lida por parana bueno »

Diego Paiva escreveu:Pra quem quer melhorar o freio do monza, uma ótima opção é o freio à disco traseiro.
Eu coloquei no meu carro e ficou ótimo. Não teve adaptação alguma, foi so tirar um e colocar o outro, plug and play.
O único trabalho que tive foi na hora de colocar o freio de mão, mas nada muito complicado.
Em breve postarei fotos.
Usei o freio a disco traseiro do vectra A. Pois o freio de mão dos monzas/kadett com disco atrás não é dos melhores, ao contrario do freio de mão do vectra A, segura até o pensamento...gruda mesmo!!
A diferença tá no "mini-tambor" que o vectra A possui, tambor exclusivo pro freio de mão. Já no monza, o freio de mão, é na pinça de freio, quando se aciona o freio de mão, funciona apenas um lado da pinça, eis o motivo de o freio de mão não segurar bem. A pinça so funciona os dois lados, quando é acionado o freio do pedal.
amigo poderia me informar o ano do vectra q vc compror os tambores qualquer ano da certo
100% monza
Responder