Freio a disco atras

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
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Diego Paiva
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Freio a disco atras

Mensagem por Diego Paiva » 14 Dez 2006, 14:51

Pra quem quer melhorar o freio do monza, uma ótima opção é o freio à disco traseiro.
Eu coloquei no meu carro e ficou ótimo. Não teve adaptação alguma, foi so tirar um e colocar o outro, plug and play.
O único trabalho que tive foi na hora de colocar o freio de mão, mas nada muito complicado.
Em breve postarei fotos.
Usei o freio a disco traseiro do vectra A. Pois o freio de mão dos monzas/kadett com disco atrás não é dos melhores, ao contrario do freio de mão do vectra A, segura até o pensamento...gruda mesmo!!
A diferença tá no "mini-tambor" que o vectra A possui, tambor exclusivo pro freio de mão. Já no monza, o freio de mão, é na pinça de freio, quando se aciona o freio de mão, funciona apenas um lado da pinça, eis o motivo de o freio de mão não segurar bem. A pinça so funciona os dois lados, quando é acionado o freio do pedal.
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Mensagem por Fastback » 14 Dez 2006, 15:57

Tô esperando fotos desde a época do kadetteiros.com seu cabra safado! hehehe :lol:
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Mensagem por Diego Paiva » 14 Dez 2006, 17:39

Quando vc vier aqui em fortaleza, verá ao vivo! :mrgreen:
e se der certo vamos logo pegar aquele eixo pra colocar no seu monzão.
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Mensagem por Alex » 14 Dez 2006, 20:55

Essa é uma coisa que eu sinto falta!!! Um freio a disco nas 4! Saiu muito caro para fazer a modificação?

Aproveitando, tendo uma dúvida sobre freios... quando se está rodando normalmente com o carro, o freio do pedal vai freiar somente os DISCOS não? Ou seja... somente as rodas da frente são freiadas com o carro em movimento. Os tambores só funcionam com o freio de mão?

Valeu!
Alex.
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Mensagem por Diego Paiva » 14 Dez 2006, 23:37

Alex escreveu:Essa é uma coisa que eu sinto falta!!! Um freio a disco nas 4! Saiu muito caro para fazer a modificação?

Aproveitando, tendo uma dúvida sobre freios... quando se está rodando normalmente com o carro, o freio do pedal vai freiar somente os DISCOS não? Ou seja... somente as rodas da frente são freiadas com o carro em movimento. Os tambores só funcionam com o freio de mão?

Valeu!
Alex.
Não, os freios traseiros mesmo sendo a tambor funcionam quando o pedal é acionado.
Cara eu tive sorte. Comprei o eixo completo, mas completo mesmo(disco, pinças, cabo do freio de mão...etc.) do vectra A por 70 reais; mais 27 reais das pastilha, que botei nova logo; mais 50 do mecanico colocar td no canto...ah teve uma molinha que foi 6 reais. Total 153 reais.
Lembro a vc's, que troquei apenas as pontas de eixo, ficando com o eixo original do meu carro, a furação do eixo do vectra e monza são iguais.
Como os cilindros de roda ja tavam ruins, eu ia ter que gastar mesmo no freio traseiro...aproveitei e botei logo disco na traseira. :mrgreen:
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Mensagem por Alex » 14 Dez 2006, 23:52

Obrigado pela resposta... e tenho a dizer: CARA, não sei se esse preço é normal, mas é MUITO barato!! Acho que gastei quase isso para mandar fazer uma manutenção nos freios dianteiros, trocando discos e pastilhas :P

Vou pesquisar sobre essas peças com certeza!

Um abraço!
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Mensagem por Diego Paiva » 14 Dez 2006, 23:56

Alex escreveu:Obrigado pela resposta... e tenho a dizer: CARA, não sei se esse preço é normal, mas é MUITO barato!! Acho que gastei quase isso para mandar fazer uma manutenção nos freios dianteiros, trocando discos e pastilhas :P

Vou pesquisar sobre essas peças com certeza!

Um abraço!
Foi sorte, uma pinça traseira nova sai por nada mais nada menos 275 reais, paguei quase 1/4 do valor de uma pinça no jogo completo.
Tem outro eixo desse aqui..o diego(fastback) disse que quando vier aqui em Fortaleza-CE talvez compre.
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Mensagem por Fastback » 15 Dez 2006, 09:53

Diego_Paiva escreveu:Quando vc vier aqui em fortaleza, verá ao vivo! :mrgreen:
e se der certo vamos logo pegar aquele eixo pra colocar no seu monzão.

Opa, vamos sim!
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Freio traseiro a disco ou a sapata

Mensagem por Luiz Carlos (Rio) » 15 Dez 2006, 10:44

Olá Diego.

Meu monza atual não tem freio a disco na traseira, e eu sinto que a freada dele é igual ou melhor do que a do meu monza anterior, que tinha disco nas 4 rodas.
A eficiencia de uma freada recai quase que totalmente nas rodas dianteiras, visto que há uma grande transferência de peso no momento da referida freada.
Tanto que os sistemas incorporam um redutor de pressão para as rodas traseiras.
Não sei se no Monza esse redutor é o mesmo para sistemas com disco nas 4 ou somente nas 2 dianteiras.
É aconselhável pesquisar sobre isso, pois caso sejam diferentes, vc terá de adequar o sistema para a nova configuração.

Já nos sistemas com 'anti-skid', que incorporam controle eletrônico anti travamento, aí sim um sistema com disco nas 4 com certeza vai melhorar as freadas.

Abraços :)

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Re: Freio traseiro a disco ou a sapata

Mensagem por Fastback » 15 Dez 2006, 11:46

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Olá Diego.

Meu monza atual não tem freio a disco na traseira, e eu sinto que a freada dele é igual ou melhor do que a do meu monza anterior, que tinha disco nas 4 rodas.
A eficiencia de uma freada recai quase que totalmente nas rodas dianteiras, visto que há uma grande transferência de peso no momento da referida freada.
Tanto que os sistemas incorporam um redutor de pressão para as rodas traseiras.
Não sei se no Monza esse redutor é o mesmo para sistemas com disco nas 4 ou somente nas 2 dianteiras.
É aconselhável pesquisar sobre isso, pois caso sejam diferentes, vc terá de adequar o sistema para a nova configuração.

Já nos sistemas com 'anti-skid', que incorporam controle eletrônico anti travamento, aí sim um sistema com disco nas 4 com certeza vai melhorar as freadas.

Abraços :)
É Luiz, voce me deixou na dúvida agora! Porque, desde os outros Monzas que meu pai teve, TODOS sempre foram péssimos de freio pois, os discos sao subdimensionados em vista do tamanho e do peso do carro! Eles saturam com muita facilidade e fácil fácil vc fica quase sem freio.
Já passei muitos sustos com meu carro e, como não tenho dinheiro pra investir em discos maiores, pois teria que trocar as rodas pneus também, que sao aro 13, o jeito seria melhorar o que eu tenho no carro... :T
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