Troca de pastilhas de freio traseira

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: troca de pastilhas de freio traseira

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Ainda falou q o pneu estava meio ondulado e precisava trocar tb.
Se a ondulação for causada por defeito de fabricação, coisa que aconteceu com todos os pneus Pirelli uma vez no meu Monza, se tiver decorrido menos de 5 anos, a fábrica é obrigada a substituir o pneu defeituoso.
Algumas marcas exigem o pagamento do que se gastou no pneu. A Goodyear, segundo andei pesquisando uma vez, é a única que não cobra. Substitui o pneu por um novo e ponto final.
Nas outras, a oficina mede o desgaste dos sulcos e calcula quanto se gastou do pneu. Aí abate do pneu novo.
A data de fabricação está impressa nos pneus, em modo semanas e ano. Não é necessário nota fiscal nem nada.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: troca de pastilhas de freio traseira

Mensagem não lida por mspagiari »

Luiz, o pneu é velho, não tem garantia, comprei meia vida em borracharia faz tempoooooo. Mas creio q não tenha nada a ver.

Como o Carlos disse foi despreparo do mecanico, inclusive reclamou muito da "engenharia da GM"...

Nunca mais volto lá, isto pq não é "aparentemente" boca de porco, tem elevador inclusive, o q poucas oficinas médias tem aqui, fora os autocenter...

A pastilha q o cara colocou foi esta:

Imagem

33 reais no ML... e o cara cobrou 180 com mão de obra para trocar nas duas rodas...

Perguntei depois da besteira em um autocenter caro aqui (BAILON) e ficava em 140 em 3x sem juros...

Fui assaltado, freios e suspensão enganam e o cara aproveitou....

Pelo menos o barulho parou, se continuar vou ter de refazer em outro lugar.

Pensei q era rolamento e deu nisso... mexanicos fujam deles, afff.....
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: troca de pastilhas de freio traseira

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

A pastilha do freio traseiro do Monza tem um pino que trava o embolo e a mola para não dar ruidos.
essa que você colocou não tem nada disso.
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: troca de pastilhas de freio traseira

Mensagem não lida por mspagiari »

A foto q coloquei é ilustrativa, só lembro a marca e a especificação.

A trava q vc menciona é esta q aparece na foto, se for ele colocou, eu vi:

Imagem
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: troca de pastilhas de freio traseira

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Lá no início eu postei a foto da pastilha correta e até assinalei em amarelo o pino que estava me referindo nas mensagens. As fotos são as mesmas com a mola, diferente da que postou, sem a mola e sem o pino.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: troca de pastilhas de freio traseira

Mensagem não lida por mspagiari »

Obrigado Carlos, por enquanto parou o barulho, mas se aparecer de novo vou em outro mecanico.

Um fulano aqui ( o tal q nem olhou) cobraria 160 de m.o. para abrir de novo dizendo q tem de trocar tudo, sendo q o carro está freando bem...Ele era bom e cobrava preço justo, mas com o tempo vão mudando...


Dificil é pagar caro e ainda receber este serviço, pois a pastilha q colocou (speed brake) está por 33 reais no ML...

Ele cobrou 60 na tal pastilha e 120 de m.o.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: troca de pastilhas de freio traseira

Mensagem não lida por mspagiari »

Hj apareceu o bendito barulho de novo voltando do supermercado aqui perto.

Porem o barulho é outro... como mencionei o barulho inicial era de esmeril (como de rolamento gasto), agora depois do "conserto" voltou....:

Parece uma lata solta na roda, o barulho aumenta em ruas de paralelepipedo devido a trepidação, qdo piso no freio o barulho pára na hora.

Nem cogito voltar ao mexanico infeliz pela terceira vez, o barulho é na mesma roda, na outra q ele trocou a patilha não ocorre nenhum barulho.

Seria o tal pino q ele colocou fita isolante e desgastou na pinça? bem agora nestes dias de carnaval... Ainda bem q não vou precisar sair a não ser em caso de emergencia.

Vou esperar até quinta parado e procurar outro mecanico, porem creio não ser necessario sair trocando tudo como o cara disse (disco, pinça, e até pneu)... o q vcs acham? O cara cobrou 180 por esta porcaria de serviço...
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: troca de pastilhas de freio traseira

Mensagem não lida por mspagiari »

Durante este tempo rodei quase nada com o carro, só por aqui mesmo e bem perto por problema de saúde ( senão eu mesmo aventurava em arrumar este freio com ajuda do pessoal aqui), mas minha coluna está ferrada.

Tenho visto vários problemas de barulho de pinça de freio no youtube (usaram silicone de alta temperatura, o ring´s nos pinos das pinças ou retifica das mesmas, varias soluções) inclusive em carros novos, gostaria de saber se não são semelhantes ao q estou passando, já q o carro freia bem, só o barulho em calçamento irregular (ferro batendo)q irrita, se eu pisar no freio o barulho pára.

Hj levei em outro "mexanico" para terceira opinião (o segundo nem olhou e disse q tinha de trocar tudo com base em meu relato apenas).

Só complicou e desanimou mais ainda...

O cara meio q com má vontade desmontou a roda levantando apenas com um macaco e disse novamente q teria de trocar tudo, discos, pinças, pastilhas e q o pneu está ondulado e tem de trocar tb, blablabla...

Achei estranho pq o outro lado não faz barulho algum, nada.

O mexanico só de tirar a roda (com pneumatica) e dar este diagnóstico em 10 minutos (no maximo) cobrou 50 pilas .... e ainda com má vontade disse para q comprasse o conjunto de freio a disco das duas rodas traseiras completo na internet e q cobraria 400 de mão de obra para trocar.

Fiz cara de espanto e o infeliz ainda respondeu "Quem tem carro tem de gastar mesmo"...

Bom, gostaria de saber se este preço está bom ou estou sendo assaltado e outra duvida q tenho é "O q é conjunto de freio completo?" já q só encontro na internet os discos de freio e pastilhas, mas só a pinça custa:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... WIEALw_wcB


Diante do exposto o problema desta enrolação toda a meu ver é a folga do pino na pinça (de um lado só) , tanto q o primeiro cara enrolou fita isolante nos pinos o q durou 2 dias sem o maldito barulho...

O q vcs sugerem? Estou pensando em deixar o carro parado e qdo estiver com mais dinheiro levar a um autocenter e trocar tudo parcelado mesmo... destes q vendem peças e mão de obra inclusos... mas o preço da pinça assusta hein???? Se pelo menos fossem os discos e as pastilhas até enfrentaria... mas 400 pilas só de MO para trocar disco e pastilhas???
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Responder