Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
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Carlos A. Freire
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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Usei amortecedor a gás apenas em uma troca. Os convencionais que sempre usei duraram mais. Hoje estou com amortecedores convencionais no meu Monza e estou satisfeito.
Os amortecedores pressurizados a gás, deixa a suspensão "dura". Em rodovias ou com veículo pesado (carga) ficam melhores, mas no trânsito urbano, principalmente nas buraqueiras da cidade de São Paulo, se perde muito em conforto.

Abs,

Carlos Freire
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Diego Alves
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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagem não lida por Diego Alves »

Carlos A. Freire escreveu:Usei amortecedor a gás apenas em uma troca. Os convencionais que sempre usei duraram mais. Hoje estou com amortecedores convencionais no meu Monza e estou satisfeito.
Os amortecedores pressurizados a gás, deixa a suspensão "dura". Em rodovias ou com veículo pesado (carga) ficam melhores, mas no trânsito urbano, principalmente nas buraqueiras da cidade de São Paulo, se perde muito em conforto.

Abs,

Carlos Freire

Vai desculpar, mas essa "tese" de que amortecedor a gás deixa o carro duro é lenda.... tanto que os carros que são top de linha sempre usaram amortecedores Turbo Gás, exemplo disso são: Monza Classic, Diplomata, Comodoro (opcional), Omega CD, etc... fiz curso sobre mecânica e amortecedores e o principio de funcionamento dos amortecedores com assistência a gás é justamente proporcionar maior conforto, o carro fica mais macio, com mais molejo e não mais duro, jamais!

Inclusive é por isso que vou trocar os amortecedores do meu Monza e colocar Turbo Gás, como rodo no máximo a 120Km/h oconforto na estrada é excelente e na cidade tbm... só fica um pouco ruim porcausa do excesso de remendos... que fazem o carro "balançar" mais, mas como aqui onde moro estão recapeando as ruas... tá ficandobom de andar!

Achei os Turbo Gás por R$ 320,00 (dianteiros) e R$ 240,00 (traseiros) já colocados, e são Cofap.

Abraço.
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Carlos A. Freire
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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Vai desculpar, mas essa "tese" de que amortecedor a gás deixa o carro duro é lenda.... tanto que os carros que são top de linha sempre usaram amortecedores Turbo Gás, exemplo disso são: Monza Classic, Diplomata, Comodoro (opcional), Omega CD, etc... fiz curso sobre mecânica e amortecedores e o principio de funcionamento dos amortecedores com assistência a gás é justamente proporcionar maior conforto, o carro fica mais macio, com mais molejo e não mais duro, jamais!


Diego, que vai me desculpar é você.

Eu falei e digo, porque eu usei os dois tipos de amortecedores no meu Monza e com molas novas. Amortecedor pressurizado a gás deixa a suspensão mais dura sim! Você deve ter feito o curso, mas parece que não usou os dois tipos no mesmo carro.
Faça um teste. Veja uma Monza com amortecedor convencional e outro com com a peça pressurizada a gás e, balance o carro com as mãos, em cima de cada roda. Vai perceber que no veículo com amortecedor convencional fica mais macio. Andando se percebe a mesma coisa.
Como disse lá em cima, com amortecedor pressurizado, na cidade com baixa velocidade e carro vazio, se sente todas as imperfeições do asfalto, muito mais do que com o componente convencional.
Em rodovias ou com veículo pesado, o amortecedor pressurizado fica muito melhor de conduzir. Foi que que disse lá em cima. Como rodo a maior parte do percurso em trânsito urbano, na última troca de amortecedor, que ocorreu a 20 meses molas e kit, pois sempre troco as molas junto com amortecedores, optei por amortecedor convencional Cofap.

Quanto aos veículo novos, a calibragem da suspensão foi prevista para o uso desse tipo de amortecedor, coisa diferente do Monza, que na época do projeto e início da fabricação não tinha esse componente aqui no país.

Se não usou os dois no mesmo carro, use e faça o teste. Faça o teste de balançar o carro com as mãos que já vai sentir diferença.

PS: Quanto ao Opala, Caravam e Del Rey, que tinham suspensão mole como geléia, esses sim ficam perfeito ( na minha opnião) com amortecedores pressurizados a gás.

Abs,

Carlos Freire
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Diego Alves
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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagem não lida por Diego Alves »

Carlos A. Freire escreveu:
Vai desculpar, mas essa "tese" de que amortecedor a gás deixa o carro duro é lenda.... tanto que os carros que são top de linha sempre usaram amortecedores Turbo Gás, exemplo disso são: Monza Classic, Diplomata, Comodoro (opcional), Omega CD, etc... fiz curso sobre mecânica e amortecedores e o principio de funcionamento dos amortecedores com assistência a gás é justamente proporcionar maior conforto, o carro fica mais macio, com mais molejo e não mais duro, jamais!


Diego, que vai me desculpar é você.

Eu falei e digo, porque eu usei os dois tipos de amortecedores no meu Monza e com molas novas. Amortecedor pressurizado a gás deixa a suspensão mais dura sim! Você deve ter feito o curso, mas parece que não usou os dois tipos no mesmo carro.
Faça um teste. Veja uma Monza com amortecedor convencional e outro com com a peça pressurizada a gás e, balance o carro com as mãos, em cima de cada roda. Vai perceber que no veículo com amortecedor convencional fica mais macio. Andando se percebe a mesma coisa.
Como disse lá em cima, com amortecedor pressurizado, na cidade com baixa velocidade e carro vazio, se sente todas as imperfeições do asfalto, muito mais do que com o componente convencional.
Em rodovias ou com veículo pesado, o amortecedor pressurizado fica muito melhor de conduzir. Foi que que disse lá em cima. Como rodo a maior parte do percurso em trânsito urbano, na última troca de amortecedor, que ocorreu a 20 meses molas e kit, pois sempre troco as molas junto com amortecedores, optei por amortecedor convencional Cofap.

Quanto aos veículo novos, a calibragem da suspensão foi prevista para o uso desse tipo de amortecedor, coisa diferente do Monza, que na época do projeto e início da fabricação não tinha esse componente aqui no país.

Se não usou os dois no mesmo carro, use e faça o teste. Faça o teste de balançar o carro com as mãos que já vai sentir diferença.

PS: Quanto ao Opala, Caravam e Del Rey, que tinham suspensão mole como geléia, esses sim ficam perfeito ( na minha opnião) com amortecedores pressurizados a gás.

Abs,

Carlos Freire

Olha Carlos, não vou debater aqui essa questão, pois se vc tá dizendo.. então os professores e a Cofap que fez a apostila que tenho devem estar errados né?!

Já andei em carro com amortecedor convencional e turbo gás, não o Monza, mas sim o Opala, o com amortecedor convencional era mais firme, mais duro que o meu que tinha o turbo gás, é questão de principio de funcionamento de um e de outro... agora como que na época do monza não tinha turbo gás no Brasil??? Se tinha pro Opala como não tinha pro Monza??? Pára...

E seja no Opala, no Del Rey ou no Monza... turbo gás é turbo gás, superior, proporciona maior conforto entre outras coisas, tanto é que o turbo gás por SER MELHOR É MAIS CARO. Por ele ser mais macio ele absorve melhor as imperfeições do solo, etc, etc...

Você não precisa acreditar em mim, mas consulte um técnico especialista em amortecedores e tire suas dúvidas.

Sei que você é grande conhecedor de carros e especialmente do Monza, mas neste caso vc tá errado.

Abração. :smt023
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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagem não lida por Leocastro »

Tive um Kadett, e nele coloquei Convencionais, e meu pai tinha uma Ipanema, com Turbogás.
Eles se comportavam exatamente como disse o Carlos, o com Turbogás, era mais "firme", porém, transmitia pra dentro do carro as imperfeições do asfalto, e, o meu kadett, era mais macio.

Coloquei no Monza caixote, os amortecedores convencionais Monroe e, para ele (caixote) não encontrei o Turbogás em lugar nenhum, e, me disseram que não faziam para o Monza abaixo de 1991.
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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagem não lida por vrsilva »

Os amortecedores turbogas usam óleo também..?? Acho que os do meu são a gas pois são bem firmes, porém é mais estavel, até comentei com meu pai, e ele achou estranho, até porque ele sempre usou cofap comum também nos monzas que ele teve... no meu eu sinto todas as imperfeições do chão, se tiver uma recapagem de uns 3cm de altura eu sinto, mas também ando com os pneus ligeiramente cheios, na frente coloco 31 senão me engano... tudo pela economia.. kkkk!!!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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Carlos A. Freire
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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Diego,

você não entendeu... Os amortecedores pressurizados a gás chegaram depois do projeto do Monza e também do Opala. Foram fabricados para esses e demais carros, mas não como item de fábrica e sim como reposição.

Você também não precisa acreditar em mim, apenas faça os testes que mencionei. Apenas balance um carro com esses amortecedores e faça a comparação.
Eu digo porque além de fazer eu usei no mesmo carro, não foi em outro, foi no mesmo carro, e era notório a diferença. O amortecedor pressurizado deixa a suspensão menos macia do que a convencional.
Não disse em algum momento que os amortecedores pressurizados eram ruins. Citei até que são melhores em termos de serem mais firmes, principalmente em rodovias ou com veículo pesado. Mas, em trânsito urbano, com pista esburacada se sente bem essa dureza ou "firmeza", como queira.
Como disse lá em cima, por rodar mais em trânsito urbano do que em rodovias, optei pelos convencionais na última troca.
Amigos meus, há muito tempo atrás, colocaram no Gol quadrado amortecedores a gás e ficou uma verdadeira "carroça", de tão duro.

Que os amortecedores a gás, são melhores, não há dúvidas. Há menos fadiga. Mas, optaria em colocar novamente em carro que tem esse componente de fábrica.

Já temos relatos aí cima confirmando o que eu disse.

Antes de falar que estou errado, faça o teste em dois veículos iguais com dois tipos de amortecedores. O que eu disse aqui foram impressões reais e por experiência, e não por ouvir falar.
Fale novamente com seu professor e diga sobre esse debate.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Sem dúvidas que o amort a gás é mais firme.... afinal eles são dupla ação.... atuam tanto na compressão, quanto na descompressão.... já os amortecedores convencionais só atuam na compressão.
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