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Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.

Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagempor Leocastro » 06 Jan 2011, 09:53

Bem pessoal, tenho a seguinte dúvida.
No fim deste mes irei trocar os amortecedores do Monza, e, quero saber o seguinte.
Qual das marcas utilizar.
COFAP ou Monroe?
Meu pai sempre usou COFAP, no meu kadett, eu tinha colocado COFAP.
Meu avô, sempre usou Monroe, nunca teve problemas, e, é primeira linha também.

Aqui na minha cidade, o preço do Monroe está melhor que o COFAP.

Bem, o que vocês me recomendam?
Obrigado!
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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagempor Carlos A. Freire » 06 Jan 2011, 10:01

As duas eram fornecedoras de peças originais ao Monza. Ou seja, o Monza teve amortecedor Cofap e Monroe como peça original.

Já utilizei os dois em meu Monza, mas por facilidade de compra, usei mais Cofap de que Monroe.
Os Cofap sempre usei amortecedor convencional.
O amortecedor Monroe que usei (4 peças) era pressurizado a gás, era o Premium Gold da embalagem verde. O carro ficou muito bom para rodovias, ficou bem firme, mas um pouco duro para andar na cidade. Mas nada que comprometesse o conforto.

Abs,

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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagempor Dino » 06 Jan 2011, 11:02

Amigão vá de turbo gás COFAP e seja feliz.. Recomendo..
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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagempor nandu87 » 06 Jan 2011, 12:03

Sempre prefiro Cofap!!!
Abs
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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagempor Carlos A. Freire » 06 Jan 2011, 14:03

Se não estiver enganado, a Cofap não produz mais amortecedor Turbo Gás para Monza.

Abs,

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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagempor strackemi » 07 Jan 2011, 00:19

Num monza aki de casa foi colocado Monroe e axei q ficou duro... quando precisei trocar os meus eu coloquei Cofap e ficou muito macio.... os traseiros vieram na caixa amarela cofap e os dianteiros na caixa original GM mas produzido pela cofap... Eu recomendo :smt023 ...
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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagempor luiz sle » 07 Jan 2011, 00:35

No meu Monza foram colocados todas as molas originais Gm e 4 amortecedores Cofap novos + batentes originais Gm também. É como andar nas nuvens
Monza, a relação do homem e a máquina.


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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagempor pablopttm » 07 Jan 2011, 01:34

cofap + macio
monroe + estavel

mas os meu cofap sao os + duro q existe !

podem me chamar de louco , mas :

eu nunk comprei amortecedor zero ! Talvez seja pq eu nunk andei de carro alto !

sempre qndo meu amortecedor pifa , eu mando dar mais pressao nele ! Ele fika + duro e guenta + alguns anos !

é 40pila pra recondicionar um amortecedor(RS) e vc escolhe se quer Macio (no max 5mes), Medio (até 1 ano), Duro(2ano) !esses dados eu conclui rodando com aro 17 pneu 205/40 ..mas com aro 13 creio que guente + uns meses !

Eu fiz o amortecedor do Monza no Max de Dureza, usei oleo hidraulico de levantar caçamba , na cidade ele fika um pouco ruim, admito, em velocidade até 40km/h , após uns 60km/h ele fika muito bom e acima disso até uns 170km/h(foi o que eu acelerei) , eu tinha o carro "nas mãos" , Parecia q eu estava a 80km/h !

Fica ai o meu relato , podem me apedrejar :D
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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagempor Leocastro » 07 Jan 2011, 06:30

pablopttm escreveu:cofap + macio
monroe + estavel

mas os meu cofap sao os + duro q existe !

podem me chamar de louco , mas :

eu nunk comprei amortecedor zero ! Talvez seja pq eu nunk andei de carro alto !

sempre qndo meu amortecedor pifa , eu mando dar mais pressao nele ! Ele fika + duro e guenta + alguns anos !

é 40pila pra recondicionar um amortecedor(RS) e vc escolhe se quer Macio (no max 5mes), Medio (até 1 ano), Duro(2ano) !esses dados eu conclui rodando com aro 17 pneu 205/40 ..mas com aro 13 creio que guente + uns meses !

Eu fiz o amortecedor do Monza no Max de Dureza, usei oleo hidraulico de levantar caçamba , na cidade ele fika um pouco ruim, admito, em velocidade até 40km/h , após uns 60km/h ele fika muito bom e acima disso até uns 170km/h(foi o que eu acelerei) , eu tinha o carro "nas mãos" , Parecia q eu estava a 80km/h !

Fica ai o meu relato , podem me apedrejar :D


Recondicionar?
Bem amigo! Não vejo vantagem!!! Assim como rebaixar o carro. Prefiro andar confortavel do que andar bonito pros outros verem!
Já tive carro rebaixado! E, sei o tanto que perco no conforto!!!
E, no Monza, uma de suas características é o extremo conforto, acho que não vale a pena fazer isso!

Abraços.
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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagempor pablopttm » 07 Jan 2011, 11:38

Leocastro escreveu:
pablopttm escreveu:cofap + macio
monroe + estavel

mas os meu cofap sao os + duro q existe !

podem me chamar de louco , mas :

eu nunk comprei amortecedor zero ! Talvez seja pq eu nunk andei de carro alto !

sempre qndo meu amortecedor pifa , eu mando dar mais pressao nele ! Ele fika + duro e guenta + alguns anos !

é 40pila pra recondicionar um amortecedor(RS) e vc escolhe se quer Macio (no max 5mes), Medio (até 1 ano), Duro(2ano) !esses dados eu conclui rodando com aro 17 pneu 205/40 ..mas com aro 13 creio que guente + uns meses !

Eu fiz o amortecedor do Monza no Max de Dureza, usei oleo hidraulico de levantar caçamba , na cidade ele fika um pouco ruim, admito, em velocidade até 40km/h , após uns 60km/h ele fika muito bom e acima disso até uns 170km/h(foi o que eu acelerei) , eu tinha o carro "nas mãos" , Parecia q eu estava a 80km/h !

Fica ai o meu relato , podem me apedrejar :D


Recondicionar?
Bem amigo! Não vejo vantagem!!! Assim como rebaixar o carro. Prefiro andar confortavel do que andar bonito pros outros verem!
Já tive carro rebaixado! E, sei o tanto que perco no conforto!!!
E, no Monza, uma de suas características é o extremo conforto, acho que não vale a pena fazer isso!

Abraços.



Monza é confortavel sim alto , mas baixo (no meu caso ) nao perdeu 30% do conforto que ele tinha quando era alto , sabendo fazer a suspensao corretamente nao tera resultados negativos!

Mas ainda o Monza é "pao com ovo" perto do Omega ! Por isso to procurando outro Omega pra eu comprar , alem de tecnologia e tudo + q ele oferece !

Mas carro ZERO é " pão com ovo " perto do Monza ! :smt031
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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagempor Dino » 11 Jan 2011, 09:33

Carlos A. Freire escreveu:Se não estiver enganado, a Cofap não produz mais amortecedor Turbo Gás para Monza.

Abs,

Carlos Freire


Bom Carlos se a Cofap produz ou não os turbo gás para o monza não sei te dizer, mais que troquei o jogo de amortecedor do meu carro em março do ano passado e todos são turbo gás, os mesmos foram adquiridos na Continental Rodas aqui em brasília e continuam ótimos no meu carro, rodei com os mesmos menos de 4000km.

Abraço
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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagempor José Leal » 11 Jan 2011, 14:27

Me disseram que o Monroe é lider de vendas mundial, enquanto o Cofap é lider de vendas no Brasil.

Uso Monroe premium gold no meu carro e não tenho nada do que reclamar. Além do mais, são mais baratos que os Cofap.

Leocastro, independente de marca, vc estará bem servido de amortecedores.
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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagempor Carlos A. Freire » 11 Jan 2011, 16:19

Bom Carlos se a Cofap produz ou não os turbo gás para o monza não sei te dizer, mais que troquei o jogo de amortecedor do meu carro em março do ano passado e todos são turbo gás, os mesmos foram adquiridos na Continental Rodas aqui em brasília e continuam ótimos no meu carro, rodei com os mesmos menos de 4000km.


Dino,

essa informação foi me passada a algum tempo atrás por pessoas que trabalham na Cofap. Inclusive, alguns amigos aqui em São Paulo-SP, foram comprar para troca mais não encontraram. É possível que as lojas ainda tenha em estoque. Esses amortecedores são muito bons.
Também não tenho do que reclamar (durabilidade) dos amortecedores Monroe a Gás Gold Premium que usei no meu Monza GLS 96. Coloquei em 2006. Hoje estou com amortecedores convencional Cofap no carro, trocado em junho de 2010.

Abs,

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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagempor Willmonza » 04 Set 2011, 22:55

Keria saber de voces monzeiros se alguem tem esse amortecedor
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... kadett-_JM

e se ele éh booum

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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagempor strackemi » 04 Set 2011, 23:06

Amigo, creio que não leu todo o tópico, entao recaptulando....
strackemi escreveu:Num monza aki de casa foi colocado Monroe e axei q ficou duro... quando precisei trocar os meus eu coloquei Cofap e ficou muito macio.... os traseiros vieram na caixa amarela cofap e os dianteiros na caixa original GM mas produzido pela cofap... Eu recomendo :smt023 ...

Bom essa é minha opiniao.... :smt023
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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagempor gleidson » 05 Set 2011, 00:10

strackemi escreveu:Amigo, creio que não leu todo o tópico, entao recaptulando....
strackemi escreveu:Num monza aki de casa foi colocado Monroe e axei q ficou duro... quando precisei trocar os meus eu coloquei Cofap e ficou muito macio.... os traseiros vieram na caixa amarela cofap e os dianteiros na caixa original GM mas produzido pela cofap... Eu recomendo :smt023 ...

Bom essa é minha opiniao.... :smt023


devo entender que no anuncio é uma caixa branca com letras amarelas ????
pois para mim é caixa branca com letras laranjas......

esses são amortecedores traseiros então né....
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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagempor Carlos A. Freire » 05 Set 2011, 11:22

Willmonza escreveu:Keria saber de voces monzeiros se alguem tem esse amortecedor
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... kadett-_JM

e se ele éh booum

Obr e Abrs


Esses amortecedores SPA da Cofap, dizem que é de segunda linha e tem período de garantia menor do que os modelos convencionais.
Já usei em um Passat e não tive problemas, mas conheço muitas pessoas que tiveram problema com ele. Faz muito tempo que não vejo esse tipo amortecedor. Para mim tinha fora de linha.

Abs,

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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagempor Willmonza » 05 Set 2011, 19:03

Carlos A. Freire escreveu:
Willmonza escreveu:Keria saber de voces monzeiros se alguem tem esse amortecedor
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... kadett-_JM

e se ele éh booum

Obr e Abrs


Esses amortecedores SPA da Cofap, dizem que é de segunda linha e tem período de garantia menor do que os modelos convencionais.
Já usei em um Passat e não tive problemas, mas conheço muitas pessoas que tiveram problema com ele. Faz muito tempo que não vejo esse tipo amortecedor. Para mim tinha fora de linha.

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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagempor D-I-E-G-O » 29 Fev 2012, 00:13

Olá Willmonza as duas marcas são de primeira linha, mais dê prefreferencia para amortecedores a gás pois para carros pesados como o monza os amortecedores convencionais(ar+óleo) costumam não aguentar muito, dica de um mecanico :) :smt023






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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagempor rafamts » 11 Mar 2012, 17:34

Não sabia dessa dica de não usar amortecedor convencional no monza. Estou usando nakata há um ano sem problemas.
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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagempor Carlos A. Freire » 11 Mar 2012, 18:23

Usei amortecedor a gás apenas em uma troca. Os convencionais que sempre usei duraram mais. Hoje estou com amortecedores convencionais no meu Monza e estou satisfeito.
Os amortecedores pressurizados a gás, deixa a suspensão "dura". Em rodovias ou com veículo pesado (carga) ficam melhores, mas no trânsito urbano, principalmente nas buraqueiras da cidade de São Paulo, se perde muito em conforto.

Abs,

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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagempor Diego Alves » 16 Mar 2012, 02:03

Carlos A. Freire escreveu:Usei amortecedor a gás apenas em uma troca. Os convencionais que sempre usei duraram mais. Hoje estou com amortecedores convencionais no meu Monza e estou satisfeito.
Os amortecedores pressurizados a gás, deixa a suspensão "dura". Em rodovias ou com veículo pesado (carga) ficam melhores, mas no trânsito urbano, principalmente nas buraqueiras da cidade de São Paulo, se perde muito em conforto.

Abs,

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Vai desculpar, mas essa "tese" de que amortecedor a gás deixa o carro duro é lenda.... tanto que os carros que são top de linha sempre usaram amortecedores Turbo Gás, exemplo disso são: Monza Classic, Diplomata, Comodoro (opcional), Omega CD, etc... fiz curso sobre mecânica e amortecedores e o principio de funcionamento dos amortecedores com assistência a gás é justamente proporcionar maior conforto, o carro fica mais macio, com mais molejo e não mais duro, jamais!

Inclusive é por isso que vou trocar os amortecedores do meu Monza e colocar Turbo Gás, como rodo no máximo a 120Km/h oconforto na estrada é excelente e na cidade tbm... só fica um pouco ruim porcausa do excesso de remendos... que fazem o carro "balançar" mais, mas como aqui onde moro estão recapeando as ruas... tá ficandobom de andar!

Achei os Turbo Gás por R$ 320,00 (dianteiros) e R$ 240,00 (traseiros) já colocados, e são Cofap.

Abraço.
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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagempor Carlos A. Freire » 16 Mar 2012, 07:43

Vai desculpar, mas essa "tese" de que amortecedor a gás deixa o carro duro é lenda.... tanto que os carros que são top de linha sempre usaram amortecedores Turbo Gás, exemplo disso são: Monza Classic, Diplomata, Comodoro (opcional), Omega CD, etc... fiz curso sobre mecânica e amortecedores e o principio de funcionamento dos amortecedores com assistência a gás é justamente proporcionar maior conforto, o carro fica mais macio, com mais molejo e não mais duro, jamais!


Diego, que vai me desculpar é você.

Eu falei e digo, porque eu usei os dois tipos de amortecedores no meu Monza e com molas novas. Amortecedor pressurizado a gás deixa a suspensão mais dura sim! Você deve ter feito o curso, mas parece que não usou os dois tipos no mesmo carro.
Faça um teste. Veja uma Monza com amortecedor convencional e outro com com a peça pressurizada a gás e, balance o carro com as mãos, em cima de cada roda. Vai perceber que no veículo com amortecedor convencional fica mais macio. Andando se percebe a mesma coisa.
Como disse lá em cima, com amortecedor pressurizado, na cidade com baixa velocidade e carro vazio, se sente todas as imperfeições do asfalto, muito mais do que com o componente convencional.
Em rodovias ou com veículo pesado, o amortecedor pressurizado fica muito melhor de conduzir. Foi que que disse lá em cima. Como rodo a maior parte do percurso em trânsito urbano, na última troca de amortecedor, que ocorreu a 20 meses molas e kit, pois sempre troco as molas junto com amortecedores, optei por amortecedor convencional Cofap.

Quanto aos veículo novos, a calibragem da suspensão foi prevista para o uso desse tipo de amortecedor, coisa diferente do Monza, que na época do projeto e início da fabricação não tinha esse componente aqui no país.

Se não usou os dois no mesmo carro, use e faça o teste. Faça o teste de balançar o carro com as mãos que já vai sentir diferença.

PS: Quanto ao Opala, Caravam e Del Rey, que tinham suspensão mole como geléia, esses sim ficam perfeito ( na minha opnião) com amortecedores pressurizados a gás.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagempor Diego Alves » 16 Mar 2012, 10:52

Carlos A. Freire escreveu:
Vai desculpar, mas essa "tese" de que amortecedor a gás deixa o carro duro é lenda.... tanto que os carros que são top de linha sempre usaram amortecedores Turbo Gás, exemplo disso são: Monza Classic, Diplomata, Comodoro (opcional), Omega CD, etc... fiz curso sobre mecânica e amortecedores e o principio de funcionamento dos amortecedores com assistência a gás é justamente proporcionar maior conforto, o carro fica mais macio, com mais molejo e não mais duro, jamais!


Diego, que vai me desculpar é você.

Eu falei e digo, porque eu usei os dois tipos de amortecedores no meu Monza e com molas novas. Amortecedor pressurizado a gás deixa a suspensão mais dura sim! Você deve ter feito o curso, mas parece que não usou os dois tipos no mesmo carro.
Faça um teste. Veja uma Monza com amortecedor convencional e outro com com a peça pressurizada a gás e, balance o carro com as mãos, em cima de cada roda. Vai perceber que no veículo com amortecedor convencional fica mais macio. Andando se percebe a mesma coisa.
Como disse lá em cima, com amortecedor pressurizado, na cidade com baixa velocidade e carro vazio, se sente todas as imperfeições do asfalto, muito mais do que com o componente convencional.
Em rodovias ou com veículo pesado, o amortecedor pressurizado fica muito melhor de conduzir. Foi que que disse lá em cima. Como rodo a maior parte do percurso em trânsito urbano, na última troca de amortecedor, que ocorreu a 20 meses molas e kit, pois sempre troco as molas junto com amortecedores, optei por amortecedor convencional Cofap.

Quanto aos veículo novos, a calibragem da suspensão foi prevista para o uso desse tipo de amortecedor, coisa diferente do Monza, que na época do projeto e início da fabricação não tinha esse componente aqui no país.

Se não usou os dois no mesmo carro, use e faça o teste. Faça o teste de balançar o carro com as mãos que já vai sentir diferença.

PS: Quanto ao Opala, Caravam e Del Rey, que tinham suspensão mole como geléia, esses sim ficam perfeito ( na minha opnião) com amortecedores pressurizados a gás.

Abs,

Carlos Freire



Olha Carlos, não vou debater aqui essa questão, pois se vc tá dizendo.. então os professores e a Cofap que fez a apostila que tenho devem estar errados né?!

Já andei em carro com amortecedor convencional e turbo gás, não o Monza, mas sim o Opala, o com amortecedor convencional era mais firme, mais duro que o meu que tinha o turbo gás, é questão de principio de funcionamento de um e de outro... agora como que na época do monza não tinha turbo gás no Brasil??? Se tinha pro Opala como não tinha pro Monza??? Pára...

E seja no Opala, no Del Rey ou no Monza... turbo gás é turbo gás, superior, proporciona maior conforto entre outras coisas, tanto é que o turbo gás por SER MELHOR É MAIS CARO. Por ele ser mais macio ele absorve melhor as imperfeições do solo, etc, etc...

Você não precisa acreditar em mim, mas consulte um técnico especialista em amortecedores e tire suas dúvidas.

Sei que você é grande conhecedor de carros e especialmente do Monza, mas neste caso vc tá errado.

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Re: Qual marca de amortecedores usar, MONROE OU COFAP?

Mensagempor Leocastro » 16 Mar 2012, 10:56

Tive um Kadett, e nele coloquei Convencionais, e meu pai tinha uma Ipanema, com Turbogás.
Eles se comportavam exatamente como disse o Carlos, o com Turbogás, era mais "firme", porém, transmitia pra dentro do carro as imperfeições do asfalto, e, o meu kadett, era mais macio.

Coloquei no Monza caixote, os amortecedores convencionais Monroe e, para ele (caixote) não encontrei o Turbogás em lugar nenhum, e, me disseram que não faziam para o Monza abaixo de 1991.
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