Manutenção na Suspensão do Chevrolet Monza

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Tá caro né.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
v1p3r_sp
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 53
Registrado em: 18 Jul 2007, 14:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por v1p3r_sp »

Da última vez que fiz a suspensão dianteira do carro gastei 700,00 em peças+MO e foi trocado o kit de amortecedores, amortecedores, bieletas, batentes, bandela, enfim, só não trocou as molas mas ficou o bicho, fazem 6 meses mais ou menos e está firme e forte ainda. É isso mesmo, com suspensão, pneus e freios não se brinca nunca.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

rgalvaolott escreveu:
Alex escreveu:Somente para constar... ja são quase 9 meses rodando com os amortecedores novos e continua tudo 100%!! Muito confortáveis, até parece que as estradas por aqui não tem buracos :lol: :lol:

Nada como amortecedores originais... :D
Ae, amigão... Meu Monzão tá batendo demais, ta fazendo mto barulho tbm... "tá parecendo carro velho!!!"heeheheh!!!

Olha só o 1o. orçamento q eu to fazendo aqui em BH:

2 amort. diant.
2 amort. tras.
2 coxim sup.
1 coifa homocinética
2 molas tras.
2 calço das molas tras.
2 buchas eixo tras.
1 setor de direção
1 kit amort. diant.
Alinhamento
Balanceamento

tudo: 1.232,00 :minigun: (incluido MO: 190,00)

bem caro... vou ver se esse fds eu faço mais 2 orçamentos....

eu acho q vou tbm olhar se troco:

1 coifa homocinética (outro lado)
2 rolamentos diant.
1 amortecedor de direção (se o meu Monza tiver - dir. mecânica)
2 molas dianteiras

mais alguma sugestão????? grato!
Um setor de direção?
A direção do Monza é do tipo pinhão com cremalheira, e não "setor com sem fim". Há algo errado aí.

Embora no catálogo mostre amortecedor de direção para Monza, eu nunca ví um Monza com amortecedor de direção.
Se trocar os quatro amortecedores, e tiver condições "$$" troque também as quatro molas.
O kit do amortecedor se não for original, compre Axxil Monroe, principalmente o coxim do amortecedor (peça de borracha com três parafusos). O rolamento do amortecedor coloque Ina, tem umas marcas por aí que não vale apena colocar.

Abs,

Carlos Freire
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

Carlos A. Freire escreveu:
Um setor de direção?
A direção do Monza é do tipo pinhão com cremalheira, e não "setor com sem fim". Há algo errado aí.

Embora no catálogo mostre amortecedor de direção para Monza, eu nunca ví um Monza com amortecedor de direção.
Se trocar os quatro amortecedores, e tiver condições "$$" troque também as quatro molas.
O kit do amortecedor se não for original, compre Axxil Monroe, principalmente o coxim do amortecedor (peça de borracha com três parafusos). O rolamento do amortecedor coloque Ina, tem umas marcas por aí que não vale apena colocar.

Abs,

Carlos Freire
Ô Carlos,

Eu tbm tô sem saber, principalmente pq eu tava olhando no cofre do motor e procurando esse maldito amortecedor de direção.

O tal setor que estão querendo trocar no meu carro, já fora trocado antes em outubro do ano passado juntamente com os amortecedores dianteiros. Foi uma cagada q eu fiz de pegar ambos recondicionados. Enfim, hj em dia já estão fudidos. Nesse 1o. orçamento, me cobraram 312 reais no tal setor. Seria o conjunto completo menos a barra da direção?

As molas eu já vou trocar as traseiras, porém a intenção mesmo é de trocar as 4. Vamos ver, hj eu farei um outro orçamento....

Os rolamentos, tem 1 pra cada roda, e esses rolamentos do amortecedor que vc citou? Não entendí!

Grato!!!

Robson
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

rgalvaolott escreveu:
Carlos A. Freire escreveu:
Um setor de direção?
A direção do Monza é do tipo pinhão com cremalheira, e não "setor com sem fim". Há algo errado aí.

Embora no catálogo mostre amortecedor de direção para Monza, eu nunca ví um Monza com amortecedor de direção.
Se trocar os quatro amortecedores, e tiver condições "$$" troque também as quatro molas.
O kit do amortecedor se não for original, compre Axxil Monroe, principalmente o coxim do amortecedor (peça de borracha com três parafusos). O rolamento do amortecedor coloque Ina, tem umas marcas por aí que não vale apena colocar.

Abs,

Carlos Freire
Ô Carlos,

Eu tbm tô sem saber, principalmente pq eu tava olhando no cofre do motor e procurando esse maldito amortecedor de direção.

O tal setor que estão querendo trocar no meu carro, já fora trocado antes em outubro do ano passado juntamente com os amortecedores dianteiros. Foi uma cagada q eu fiz de pegar ambos recondicionados. Enfim, hj em dia já estão fudidos. Nesse 1o. orçamento, me cobraram 312 reais no tal setor. Seria o conjunto completo menos a barra da direção?

As molas eu já vou trocar as traseiras, porém a intenção mesmo é de trocar as 4. Vamos ver, hj eu farei um outro orçamento....

Os rolamentos, tem 1 pra cada roda, e esses rolamentos do amortecedor que vc citou? Não entendí!

Grato!!!

Robson
Robson,


o pessoal aí chamam a caixa de direção de setor???

O rolamento do amortecedor fica entre o coxim do amortecedor e o "prato" de apoio da mola (parte superior).
O coxim do amortecedor (alguns chamam de batente), é a peça feita de metal e borracha, que o eixo do amortecedor é fixado em seu centro. O coxim do amortecedor tem ainda três "prisioneiros", para fixar o conjunto na carroceria, para ter acesso ao rolamento do amortecedor, é preciso remover esse coxim.
Se tiver dúvidas, consulte o catálogo na parte de suspensão, que você vai visualizar o que estou dizendo, é complicado explicar... rs!

Abs,

Carlos Freire
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

Carlos A. Freire escreveu:
Robson,


o pessoal aí chamam a caixa de direção de setor???

O rolamento do amortecedor fica entre o coxim do amortecedor e o "prato" de apoio da mola (parte superior).
O coxim do amortecedor (alguns chamam de batente), é a peça feita de metal e borracha, que o eixo do amortecedor é fixado em seu centro. O coxim do amortecedor tem ainda três "prisioneiros", para fixar o conjunto na carroceria, para ter acesso ao rolamento do amortecedor, é preciso remover esse coxim.
Se tiver dúvidas, consulte o catálogo na parte de suspensão, que você vai visualizar o que estou dizendo, é complicado explicar... rs!

Abs,

Carlos Freire
OK, Carlos. Obrigadão!!!! Eu num sabia que havia um rolamento onde o amortecedor pega não.

Aqui em BH o pessoal chamou mais uma vez de SETOR DE DIREÇÃO aquela peça presa no painel dash de onde saem 2 longarinas e vão às ponteiras na suspensão em cada roda dianteira e de onde recebe tbm o "eixo" que está "preso" ao volante. Explicação informal do que é, ok!?

Abraços!
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

rgalvaolott escreveu:
Ae, amigão... Meu Monzão tá batendo demais, ta fazendo mto barulho tbm... "tá parecendo carro velho!!!"heeheheh!!!

Olha só o 1o. orçamento q eu to fazendo aqui em BH:

2 amort. diant.
2 amort. tras.
2 coxim sup.
1 coifa homocinética
2 molas tras.
2 calço das molas tras.
2 buchas eixo tras.
1 setor de direção
1 kit amort. diant.
Alinhamento
Balanceamento

tudo: 1.232,00 :minigun: (incluido MO: 190,00)

bem caro... vou ver se esse fds eu faço mais 2 orçamentos....

eu acho q vou tbm olhar se troco:

1 coifa homocinética (outro lado)
2 rolamentos diant.
1 amortecedor de direção (se o meu Monza tiver - dir. mecânica)
2 molas dianteiras

mais alguma sugestão????? grato!
Muito bem!!! Mais um orçamento:

2 amortecedores diant.
2 amortecedores tras.
2 batentes com rolamento dos amortecedores
2 batentes e coifas dos amortecedores diant.
4 buchas dos leques
1 cilindro freio roda esq.
1 cilindro freio roda dir.
2 coifas externas homocinéticas
Troca fluido de freio
MO
1 Alinhamento
4 Balanceamentos

Total: 965,00 Divide em 5x com mão de obra mesmo valor do 1o. orçamento: 190,00

CONCLUSÃO: ta faltando as 4 molas, os calços das molas, o setor de direção (o mais caro...) e as buchas do eixo traseiro..... pq q num conferiram isso???
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

Galera, apesar do meu ultimo post estar bombando, eu já recebí milhares de cartas de meus fãns, minha caixa já encheu e esse se torna o maior tópico do forum depois desse post, eu relato aqui o ultimo e decisivo orçamento da minha suspensão. Vamos lá.... com calma, eu sei que tem mtaaaa gente comentar à respeito, quero opinião!!! um de cada vez!!!!

4 amort. diant./tras. MONROE 236,00
1 coifa homocin. 10,00
4 molas 174,00
4 calcos das molas com batente tras. inf./sup. SAPEL 20,00
2 buchas do eixo tras. 22,00
2 coxim amort. diant. sup. 40,00
2 kit amort. diant (batentes com rolamentos) 14,00
4 buchas dos leques 28,00
2 kit rolamentos tras. 66,00

total: 610,00

setor de direção recond. pela própria TRW: 227,00 TROCO OU NÃO?

total com setor: 837,00

vou aproveitar e trocar velas (as minhas estão AMARELADAS de ressaca da pinga adulterada!) e acho que os rolamentos dianteiros tbm, neh!?

amortecedores da Monroe são bem parecidos com os da Cofap mesmo, neh!?

falta mais alguma coisa que eu poderia trocar pra deixar minha susp. novinha e macia???

grato!!!!
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Responder