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Manutenção na Suspensão do Chevrolet Monza

Enviado: 28 Dez 2006, 10:37
por Alex
Olá Monzeiros! Como vão?

Estou realizando uma manutenção na suspensão do meu Monza! Faz tempo que isso não é mexido, provavelmente vou ter que trocar TUDO de importante para a segurança...

Gostaria de saber sobre o que é importante nesta parte? Estão me sugerindo trocar:

Amortecedores
Molas
Pivo*
Batentes*
Borrachas, etc*

Não entendo muito bem o que cada parte dessas assinaladas faz... se puderem me dar uma explicação geral sobre suspensão, ou indicar um artigo, eu agradeço muito!

O orçamento para trocar essas peças + ponteiras de direção + geometria:
R$ 800,00
:gib:

Obrigado!
Alex.

Re: Manutenção na Suspensão

Enviado: 28 Dez 2006, 13:11
por paulinho_street13
Alex escreveu:Olá Monzeiros! Como vão?

Estou realizando uma manutenção na suspensão do meu Monza! Faz tempo que isso não é mexido, provavelmente vou ter que trocar TUDO de importante para a segurança...

Gostaria de saber sobre o que é importante nesta parte? Estão me sugerindo trocar:

Amortecedores
Molas
Pivo*
Batentes*
Borrachas, etc*

Não entendo muito bem o que cada parte dessas assinaladas faz... se puderem me dar uma explicação geral sobre suspensão, ou indicar um artigo, eu agradeço muito!

O orçamento para trocar essas peças + ponteiras de direção + geometria:
R$ 800,00
:gib:

Obrigado!
Alex.

todas essas peças são fundamentais na suspensão...mas será mesmo que todas estão comprometidas?? frente e tras?

:shock:



( TUDO NA SUSPENSÃO É DE MUITA IMPORTANCIA) QUASE TANTO COMO O SINTO DE SEGURANÇA E PNEUS

acho a suspensão do monza muito simples de se fazer e acho que vc pode reduzir bem esses valores fazendo vc mesmo... SÓ TER ALGUMAS FERRAMENTAS CITADAS:


uma chave L 13, UMA COMBINADA 19 ,CASO Ñ TENHA SACADOR DE PONTEIRA UMA MARRETA PRA DESMONTAR TORRE VAI PRECISAR DE UM INCOLHEDOR DE MOLAS.,E ALGUMAS OUTRAS..



oficinas normalmente saem cobrando no que deve e o que ñ deve. FATURAM EM PEÇAS E MÃO DE OBRA.compromete peças que podem ser ainda usadas por algum tempo.. LUCRÃO EM TUDO E FAZEM ORÇAMENTO DE TUDO JA PRA EVITAR DECLAMAÇÕES FUTURAS DO CLIENTE.

uma boa olhada ajuda ....

varia do seu bolso...

e se quer rodar sucegado por um longo tempo.

EXEMPLO DE MANUTENÇÃO


exemplo: na bandeja só troca-se se estiver com buchas bem gasta...os pivos tmbm é só por folga com uma alavanca conseque ver essas folgas.. provavelmente o pivô seja rebitado..vc com uma talha vai consegui quebrar os rebites e por um pivô novo com parafusos no lugar dos rebites


AMORTECEDORES E BATENTES VC CONSEGUE DIAGNOSTICAR COM O CARRO NO CHÃO FAZENDO A SUSPENSÃO TRABALHAR... ( COM SEU PESO EMPURRE PRA BAIXO ALGUMAS VEZES..SE TIVER MUITA FACILIDADE PROVAVELMENTE ESTÁ BEM GASTO...AS BORRACHAS SÃO BATENTES ... É SÓ OHAR NA TORRE SE EXISTE A FOLGA NO MOVIMENTO CITADO ACIMA..

TO TENTANDO EXPLICAR... NAS DÚVIDAS É SÓ ME DAR UM TOQUE.


ANOITE POSTO VALORES TO VOLTANDO PRO MEU TRABALHO..ABRAÇOS MONZEIRO.

O IDEAL É SEMPRE DESMONTAR TUDO E VER PEÇA POR PEÇA

Enviado: 28 Dez 2006, 14:17
por Alex
Muito obrigado pela resposta, Paulo!! Bem completa!

Quando comprei meu Monza, ele estava com alguns ítens de manutenção preventiva à fazer... um deles era a suspensão... se não me engano, meus amortecedores são de 1996... ou seja, faz uns 10 anos que nada é mexido... mas só agora ele começou a ficar desconfortável...

Acredito que quase tudo esteja com problemas mesmo, ou então QUASE com problemas... como vou fazer uma viagem longa, resolvi não adiar mais essa manutenção.

Infelizmente não tenho ferramentas e nem conhecimento para fazer... mandei fazer o serviço na EXCELSIOR PNEUS aqui em Porto Alegre... http://www.excelsiorpneus.com.br

É uma loja bem conceituada... vai me dar 2 anos de garantia nas peças e serviços... e pelo jeito estão fazendo de tudo para que o carro fique bom, seguro e não apresente problemas, além de parcelar em 5x (1 + 4) no cheque.

Nesse acho acho que está valendo o preço um pouco salgado... não vou ter problemas por pelo menos 2 anos... o que acham?

Enviado: 28 Dez 2006, 14:41
por Diego Paiva
É isso ai....dois anos despreocupado com suspensão...se vc colocar recondicionado...não passaria mais que 6 meses...como dizem..o barato sai caro....coisas como suspensão, freios, pneus....tem que fazer pra ficar bem feito!!!

Na minha opinião vale a pena sim, se o carro fosse meu, eu faria o mesmo!

Abraço.

Enviado: 28 Dez 2006, 18:37
por Alex
PEÇAS ADQUIRIDAS:

2 BATENTE BOR.INF.EIXO/MOLA TRASEIRA R$ 12,30
2 BATENTE POLIUR. AMORT. DIANTEIRO R$ 23,80
2 CALÇO BOR.SUPERIOR MOLA TRASEIRA R$ 14,60
2 COXIM SEM ROLAMENTO AMORT. DIANTEIRO R$ 74,40
2 TAPA PO AMORT. DIANTEIRO (BOR.) R$ 8,00
2 AMORT. COFAP 32014 DIANTEIRO R$ 211,60
2 AMORT. COFAP B.47480 TRASEIRO R$ 112,82
2 PIVO N-326 INFERIOR LADO DIR/ESQ R$ 64,52
1 PONTEIRA DIREÇÃO N-330 LADO ESQ. R$ 37,18
1 PONTEIRA DIREÇÃO N-331 LADO DIR. R$ 42,71
2 ROLAMENTO COLUNA AMORT. DIANT. R$ 46,38

TOTAL EM PEÇAS: R$ 648,31

SERVIÇOS REALIZADOS:

GEOMETRIA COMPUTAD. R$ 39,60
2 SUBST. AMORT. DIANTEIRO R$ 37,36
2 SUBST. AMORT. TRASEIRO R$ 37,36
2 SUBST. PIVO INFERIOR ESP. R$ 66,29
2 SUBST. PONTEIRA DE DIREÇÃO R$ 48,52

TOTAL DE SERVIÇOS: R$ 229,13

DESCONTO: R$ 32,44

TOTAL: R$ 845,00 (em 1+4)

-> "Acho" que me atolei... :lol:

Enviado: 28 Dez 2006, 19:09
por Diego Paiva
Pra deixar o monzão em ponto de bala, td é valido. Só achei caro...os amortecedores traseiros...dei uma olhado em uns pro meu monza, tavam saindo a 60 reais cada um...cofap. Como vc vai trocar os amortecedores, coloque o turbogas da cofap, é o melhor.

Enviado: 28 Dez 2006, 20:32
por Alex
Pois é... caro mesmo! Esse é o problema da minha cidade! Aqui é tudo caro! :(

Enviado: 28 Dez 2006, 21:34
por Tiago
Mas como nosso amigo disse, suspensão na monzera é tudo...
Eu fuiprocurar a trava da ventarola e os cara me pediram 25 conto nakele trocinho minúsculo...
Sem contar que o botão para acionar as milhas me pediram 20 reais no desmanche, chorei e o cara fez por 15... As pecinhas ficam caras pras nossas carangas, mas o resultado vale a pena!!!

Abraços monzeiros!!!