Manutenção na Suspensão do Chevrolet Monza
- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2273
- Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
- Cidade: São Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Suspensão totalmente excelente!!!!
Troquei tudo, ficou muito mais firme o carro, exceto por uma experiência que eu tive ontem que tinha acabado de chover aki em BH e eu tava voltando da facul, quando virei uma rua de 3a. marcha e acelerei, quase que eu perco o controle da dianteira do Monzão. As molas dianteiras foram colocadas as dos Monzas com A/C. O meu não tem, nem mesmo D/H, então a dianteira ficou levemente mais alta que a traseira. O dono da auto-peças falow que é tudo a mesma coisa, o da oficina falow que com o tempo o peso do motor vai cedê-la e o motorista (eu!) quase perde a dianteira em testes "fracos" aki na cidade. :smt010 O cara da auto-peças pode até trocar as molas, mas eu num tô afim de pagar outra M.O. pra trocar as molas, mas neeeem fudenu!!!
Troquei tudo, ficou muito mais firme o carro, exceto por uma experiência que eu tive ontem que tinha acabado de chover aki em BH e eu tava voltando da facul, quando virei uma rua de 3a. marcha e acelerei, quase que eu perco o controle da dianteira do Monzão. As molas dianteiras foram colocadas as dos Monzas com A/C. O meu não tem, nem mesmo D/H, então a dianteira ficou levemente mais alta que a traseira. O dono da auto-peças falow que é tudo a mesma coisa, o da oficina falow que com o tempo o peso do motor vai cedê-la e o motorista (eu!) quase perde a dianteira em testes "fracos" aki na cidade. :smt010 O cara da auto-peças pode até trocar as molas, mas eu num tô afim de pagar outra M.O. pra trocar as molas, mas neeeem fudenu!!!
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 783
- Registrado em: 27 Jan 2007, 18:29
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
é eu troquei as molas traseiras do meu mas, apesar de ter ar e direção o carro continuou bem mais alto na frente. Ontem fiz uma curva (na estrada óbvio) a uns 110km/h e o carro deu uma boa jogada de ... pra fora que me assustou bastante. O cara da loja disse que vai chamar o técnico da fabrini pra ver se as molas traseiras estão com problemas. Acho que estão, o carro tá deitando muito a traseira. Outra grande cagada foi que o cara colocou monroe supergas premiun na frente (duro pacas) e monroe light atrás e essas molas traseiras mesmo novas é essa m.. se não melhorar vou pôr molas do monza à gás.. hehe
-
- MODERADOR
- Mensagens: 2409
- Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
- Cidade: CERQUILHO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Eu vou por esse monroe gas premium mas na traseira, e molas fabrini.Henrique escreveu:é eu troquei as molas traseiras do meu mas, apesar de ter ar e direção o carro continuou bem mais alto na frente. Ontem fiz uma curva (na estrada óbvio) a uns 110km/h e o carro deu uma boa jogada de ... pra fora que me assustou bastante. O cara da loja disse que vai chamar o técnico da fabrini pra ver se as molas traseiras estão com problemas. Acho que estão, o carro tá deitando muito a traseira. Outra grande cagada foi que o cara colocou monroe supergas premiun na frente (duro pacas) e monroe light atrás e essas molas traseiras mesmo novas é essa m.. se não melhorar vou pôr molas do monza à gás.. hehe
Meu Monza parece "maria-mole"
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17757
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4216
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17757
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Caixa de direção com "pinhão e cremalheira" (Monza, Kadett, Vectra, Chevette, Gol, Santana... ) é diferente do tipo "setor e sem fim" (Kombi, Fusca, Brasilia, Opala, Omega, Blaser...)Luiz Carlos (Rio) escreveu:Setor dentado da direção é o mesmo que cremalheira. Trata-se daquela peça comprida, com rosca num lado, que recebe a engrenagem helicoidal, que por sua vez é ligada ao volante.
Não é a caixa de direção completa.
Abraços
No tipo pinhão e cremalheira, o pinhão é virado por cima dos dentes da cremalheira, que por sua vez vai para direita ou para esquerda.
No sitema "setor e sem fim", ao virar a direção, é movimentado o braço "pitimam" que faz um movimento "semi-circular" puxando ou empurrando os braços de direção. Neste sistema é presiso ter mais acoplamento onde acaba surgindo mais folgas deixando o sistema menos preciso.
Abs,
Carlos Freire
- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2273
- Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
- Cidade: São Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Naquele dia que eu fiz a conversão de 3a. (que eu sempre fiz) tava chuviscando e eu num tava com pressa não, ele simplesmente deslizou a dianteira como de eu não tivesse virado o volante direito. Thank God q num aconteceu nada!
O carro ta excelente!!! Esse feriado eu fui à Uberaba e lá peguei estrada de terra, onde deu pra notar bastante diferença. Minha mama tem uma Pajero IO 2001 com 4 amortecedores novos e tava socando mais que meu Monzão 88!!! Dava pra andar à 70 / 80 km/h nuuma bowa!!!
No asfalto, nas curvas o carro nem inclina mais, como antes e na cidade, tá quinem carro novo, super firme!!! Num balança nada!!!
Essa característica de Maria-mole eu tbm tava tendo antes. Isso se deve à falta de ação dos amortecedores, ok MMURAI?!
Os meus Monroe são os LIGHT e as molas CINDUMEL (diant. com A/C sendo que o meu não tem ) mas parece que depois da viajem, o carango ficou melhor ainda!!!! :smt038
Agora vem o bolso, pq nessa brincadeirinha foi 1 conto de réis!!!! :evil:
O carro ta excelente!!! Esse feriado eu fui à Uberaba e lá peguei estrada de terra, onde deu pra notar bastante diferença. Minha mama tem uma Pajero IO 2001 com 4 amortecedores novos e tava socando mais que meu Monzão 88!!! Dava pra andar à 70 / 80 km/h nuuma bowa!!!
No asfalto, nas curvas o carro nem inclina mais, como antes e na cidade, tá quinem carro novo, super firme!!! Num balança nada!!!
Essa característica de Maria-mole eu tbm tava tendo antes. Isso se deve à falta de ação dos amortecedores, ok MMURAI?!
Os meus Monroe são os LIGHT e as molas CINDUMEL (diant. com A/C sendo que o meu não tem ) mas parece que depois da viajem, o carango ficou melhor ainda!!!! :smt038
Agora vem o bolso, pq nessa brincadeirinha foi 1 conto de réis!!!! :evil:
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km