Manutenção na Suspensão do Chevrolet Monza

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

Suspensão totalmente excelente!!!!

Troquei tudo, ficou muito mais firme o carro, exceto por uma experiência que eu tive ontem que tinha acabado de chover aki em BH e eu tava voltando da facul, quando virei uma rua de 3a. marcha e acelerei, quase que eu perco o controle da dianteira do Monzão. :arrow: As molas dianteiras foram colocadas as dos Monzas com A/C. O meu não tem, nem mesmo D/H, então a dianteira ficou levemente mais alta que a traseira. O dono da auto-peças falow que é tudo a mesma coisa, o da oficina falow que com o tempo o peso do motor vai cedê-la e o motorista (eu!) quase perde a dianteira em testes "fracos" aki na cidade. :smt010 O cara da auto-peças pode até trocar as molas, mas eu num tô afim de pagar outra M.O. pra trocar as molas, mas neeeem fudenu!!! :roll: :cry:
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Alex
ADMINISTRADOR
Mensagens: 1627
Registrado em: 11 Dez 2006, 12:40
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Alex »

Que beleza! Suspensão nova é outra coisa! Agora acho melhor vc trocar o modo de fazer curvas do que as molas novamente :lol:
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza! :D
Henrique
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 783
Registrado em: 27 Jan 2007, 18:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Henrique »

é eu troquei as molas traseiras do meu mas, apesar de ter ar e direção o carro continuou bem mais alto na frente. Ontem fiz uma curva (na estrada óbvio) a uns 110km/h e o carro deu uma boa jogada de ... pra fora que me assustou bastante. O cara da loja disse que vai chamar o técnico da fabrini pra ver se as molas traseiras estão com problemas. Acho que estão, o carro tá deitando muito a traseira. Outra grande cagada foi que o cara colocou monroe supergas premiun na frente (duro pacas) e monroe light atrás e essas molas traseiras mesmo novas é essa m.. se não melhorar vou pôr molas do monza à gás.. hehe
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Henrique escreveu:é eu troquei as molas traseiras do meu mas, apesar de ter ar e direção o carro continuou bem mais alto na frente. Ontem fiz uma curva (na estrada óbvio) a uns 110km/h e o carro deu uma boa jogada de ... pra fora que me assustou bastante. O cara da loja disse que vai chamar o técnico da fabrini pra ver se as molas traseiras estão com problemas. Acho que estão, o carro tá deitando muito a traseira. Outra grande cagada foi que o cara colocou monroe supergas premiun na frente (duro pacas) e monroe light atrás e essas molas traseiras mesmo novas é essa m.. se não melhorar vou pôr molas do monza à gás.. hehe
Eu vou por esse monroe gas premium mas na traseira, e molas fabrini.
Meu Monza parece "maria-mole"
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Estou utilizando os quatro amortecedores Monroe Gás Premium Gold (embalagem verde), o carro ficou com a suspensão "muito dura", deste modo, ficou bom em rodovias ou quando o carro está pesado, mas vazio e em baixa velocidade passando em buracos ficou desconfortável.

Abs,

Carlos Freire
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Setor dentado da direção é o mesmo que cremalheira. Trata-se daquela peça comprida, com rosca num lado, que recebe a engrenagem helicoidal, que por sua vez é ligada ao volante.
Não é a caixa de direção completa.

Abraços 8)
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Setor dentado da direção é o mesmo que cremalheira. Trata-se daquela peça comprida, com rosca num lado, que recebe a engrenagem helicoidal, que por sua vez é ligada ao volante.
Não é a caixa de direção completa.

Abraços 8)
Caixa de direção com "pinhão e cremalheira" (Monza, Kadett, Vectra, Chevette, Gol, Santana... ) é diferente do tipo "setor e sem fim" (Kombi, Fusca, Brasilia, Opala, Omega, Blaser...)
No tipo pinhão e cremalheira, o pinhão é virado por cima dos dentes da cremalheira, que por sua vez vai para direita ou para esquerda.
No sitema "setor e sem fim", ao virar a direção, é movimentado o braço "pitimam" que faz um movimento "semi-circular" puxando ou empurrando os braços de direção. Neste sistema é presiso ter mais acoplamento onde acaba surgindo mais folgas deixando o sistema menos preciso.

Abs,

Carlos Freire
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

Naquele dia que eu fiz a conversão de 3a. (que eu sempre fiz) tava chuviscando e eu num tava com pressa não, ele simplesmente deslizou a dianteira como de eu não tivesse virado o volante direito. Thank God q num aconteceu nada!

O carro ta excelente!!! Esse feriado eu fui à Uberaba e lá peguei estrada de terra, onde deu pra notar bastante diferença. Minha mama tem uma Pajero IO 2001 com 4 amortecedores novos e tava socando mais que meu Monzão 88!!! Dava pra andar à 70 / 80 km/h nuuma bowa!!!

No asfalto, nas curvas o carro nem inclina mais, como antes e na cidade, tá quinem carro novo, super firme!!! Num balança nada!!!

Essa característica de Maria-mole eu tbm tava tendo antes. Isso se deve à falta de ação dos amortecedores, ok MMURAI?!

Os meus Monroe são os LIGHT e as molas CINDUMEL (diant. com A/C sendo que o meu não tem :cry: :oops: ) mas parece que depois da viajem, o carango ficou melhor ainda!!!! :smt038

Agora vem o bolso, pq nessa brincadeirinha foi 1 conto de réis!!!! :evil:
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Responder