MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar



Manutenção na Suspensão do Chevrolet Monza

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.

Manutenção na Suspensão do Chevrolet Monza

Mensagempor Alex » 28 Dez 2006, 09:37

Olá Monzeiros! Como vão?

Estou realizando uma manutenção na suspensão do meu Monza! Faz tempo que isso não é mexido, provavelmente vou ter que trocar TUDO de importante para a segurança...

Gostaria de saber sobre o que é importante nesta parte? Estão me sugerindo trocar:

Amortecedores
Molas
Pivo*
Batentes*
Borrachas, etc*

Não entendo muito bem o que cada parte dessas assinaladas faz... se puderem me dar uma explicação geral sobre suspensão, ou indicar um artigo, eu agradeço muito!

O orçamento para trocar essas peças + ponteiras de direção + geometria:
R$ 800,00
:gib:

Obrigado!
Alex.
MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Avatar do usuário
Alex
ADMINISTRADOR
 
Mensagens: 1630
Registrado em: 11 Dez 2006, 11:40
Estado: RS - Rio Grande do Sul
Cidade: Porto Alegre
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1989/1989
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Gasolina

Re: Manutenção na Suspensão

Mensagempor paulinho_street13 » 28 Dez 2006, 12:11

Alex escreveu:Olá Monzeiros! Como vão?

Estou realizando uma manutenção na suspensão do meu Monza! Faz tempo que isso não é mexido, provavelmente vou ter que trocar TUDO de importante para a segurança...

Gostaria de saber sobre o que é importante nesta parte? Estão me sugerindo trocar:

Amortecedores
Molas
Pivo*
Batentes*
Borrachas, etc*

Não entendo muito bem o que cada parte dessas assinaladas faz... se puderem me dar uma explicação geral sobre suspensão, ou indicar um artigo, eu agradeço muito!

O orçamento para trocar essas peças + ponteiras de direção + geometria:
R$ 800,00
:gib:

Obrigado!
Alex.



todas essas peças são fundamentais na suspensão...mas será mesmo que todas estão comprometidas?? frente e tras?

:shock:



( TUDO NA SUSPENSÃO É DE MUITA IMPORTANCIA) QUASE TANTO COMO O SINTO DE SEGURANÇA E PNEUS

acho a suspensão do monza muito simples de se fazer e acho que vc pode reduzir bem esses valores fazendo vc mesmo... SÓ TER ALGUMAS FERRAMENTAS CITADAS:


uma chave L 13, UMA COMBINADA 19 ,CASO Ñ TENHA SACADOR DE PONTEIRA UMA MARRETA PRA DESMONTAR TORRE VAI PRECISAR DE UM INCOLHEDOR DE MOLAS.,E ALGUMAS OUTRAS..



oficinas normalmente saem cobrando no que deve e o que ñ deve. FATURAM EM PEÇAS E MÃO DE OBRA.compromete peças que podem ser ainda usadas por algum tempo.. LUCRÃO EM TUDO E FAZEM ORÇAMENTO DE TUDO JA PRA EVITAR DECLAMAÇÕES FUTURAS DO CLIENTE.

uma boa olhada ajuda ....

varia do seu bolso...

e se quer rodar sucegado por um longo tempo.

EXEMPLO DE MANUTENÇÃO


exemplo: na bandeja só troca-se se estiver com buchas bem gasta...os pivos tmbm é só por folga com uma alavanca conseque ver essas folgas.. provavelmente o pivô seja rebitado..vc com uma talha vai consegui quebrar os rebites e por um pivô novo com parafusos no lugar dos rebites


AMORTECEDORES E BATENTES VC CONSEGUE DIAGNOSTICAR COM O CARRO NO CHÃO FAZENDO A SUSPENSÃO TRABALHAR... ( COM SEU PESO EMPURRE PRA BAIXO ALGUMAS VEZES..SE TIVER MUITA FACILIDADE PROVAVELMENTE ESTÁ BEM GASTO...AS BORRACHAS SÃO BATENTES ... É SÓ OHAR NA TORRE SE EXISTE A FOLGA NO MOVIMENTO CITADO ACIMA..

TO TENTANDO EXPLICAR... NAS DÚVIDAS É SÓ ME DAR UM TOQUE.


ANOITE POSTO VALORES TO VOLTANDO PRO MEU TRABALHO..ABRAÇOS MONZEIRO.

O IDEAL É SEMPRE DESMONTAR TUDO E VER PEÇA POR PEÇA
paulinho_street13
 

Mensagempor Alex » 28 Dez 2006, 13:17

Muito obrigado pela resposta, Paulo!! Bem completa!

Quando comprei meu Monza, ele estava com alguns ítens de manutenção preventiva à fazer... um deles era a suspensão... se não me engano, meus amortecedores são de 1996... ou seja, faz uns 10 anos que nada é mexido... mas só agora ele começou a ficar desconfortável...

Acredito que quase tudo esteja com problemas mesmo, ou então QUASE com problemas... como vou fazer uma viagem longa, resolvi não adiar mais essa manutenção.

Infelizmente não tenho ferramentas e nem conhecimento para fazer... mandei fazer o serviço na EXCELSIOR PNEUS aqui em Porto Alegre... http://www.excelsiorpneus.com.br

É uma loja bem conceituada... vai me dar 2 anos de garantia nas peças e serviços... e pelo jeito estão fazendo de tudo para que o carro fique bom, seguro e não apresente problemas, além de parcelar em 5x (1 + 4) no cheque.

Nesse acho acho que está valendo o preço um pouco salgado... não vou ter problemas por pelo menos 2 anos... o que acham?
MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Avatar do usuário
Alex
ADMINISTRADOR
 
Mensagens: 1630
Registrado em: 11 Dez 2006, 11:40
Estado: RS - Rio Grande do Sul
Cidade: Porto Alegre
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1989/1989
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Gasolina

Mensagempor Diego Paiva » 28 Dez 2006, 13:41

É isso ai....dois anos despreocupado com suspensão...se vc colocar recondicionado...não passaria mais que 6 meses...como dizem..o barato sai caro....coisas como suspensão, freios, pneus....tem que fazer pra ficar bem feito!!!

Na minha opinião vale a pena sim, se o carro fosse meu, eu faria o mesmo!

Abraço.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO

Tópico de Restauração: Restauração Monza GLS 96 + Teto Solar - A SAGA!
Avatar do usuário
Diego Paiva
MODERADOR
 
Mensagens: 11029
Registrado em: 14 Dez 2006, 13:48
Estado: CE - Ceará
Cidade: Fortaleza
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Mensagempor Alex » 28 Dez 2006, 17:37

PEÇAS ADQUIRIDAS:

2 BATENTE BOR.INF.EIXO/MOLA TRASEIRA R$ 12,30
2 BATENTE POLIUR. AMORT. DIANTEIRO R$ 23,80
2 CALÇO BOR.SUPERIOR MOLA TRASEIRA R$ 14,60
2 COXIM SEM ROLAMENTO AMORT. DIANTEIRO R$ 74,40
2 TAPA PO AMORT. DIANTEIRO (BOR.) R$ 8,00
2 AMORT. COFAP 32014 DIANTEIRO R$ 211,60
2 AMORT. COFAP B.47480 TRASEIRO R$ 112,82
2 PIVO N-326 INFERIOR LADO DIR/ESQ R$ 64,52
1 PONTEIRA DIREÇÃO N-330 LADO ESQ. R$ 37,18
1 PONTEIRA DIREÇÃO N-331 LADO DIR. R$ 42,71
2 ROLAMENTO COLUNA AMORT. DIANT. R$ 46,38

TOTAL EM PEÇAS: R$ 648,31

SERVIÇOS REALIZADOS:

GEOMETRIA COMPUTAD. R$ 39,60
2 SUBST. AMORT. DIANTEIRO R$ 37,36
2 SUBST. AMORT. TRASEIRO R$ 37,36
2 SUBST. PIVO INFERIOR ESP. R$ 66,29
2 SUBST. PONTEIRA DE DIREÇÃO R$ 48,52

TOTAL DE SERVIÇOS: R$ 229,13

DESCONTO: R$ 32,44

TOTAL: R$ 845,00 (em 1+4)

-> "Acho" que me atolei... :lol:
MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Avatar do usuário
Alex
ADMINISTRADOR
 
Mensagens: 1630
Registrado em: 11 Dez 2006, 11:40
Estado: RS - Rio Grande do Sul
Cidade: Porto Alegre
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1989/1989
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Gasolina

Mensagempor Diego Paiva » 28 Dez 2006, 18:09

Pra deixar o monzão em ponto de bala, td é valido. Só achei caro...os amortecedores traseiros...dei uma olhado em uns pro meu monza, tavam saindo a 60 reais cada um...cofap. Como vc vai trocar os amortecedores, coloque o turbogas da cofap, é o melhor.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO

Tópico de Restauração: Restauração Monza GLS 96 + Teto Solar - A SAGA!
Avatar do usuário
Diego Paiva
MODERADOR
 
Mensagens: 11029
Registrado em: 14 Dez 2006, 13:48
Estado: CE - Ceará
Cidade: Fortaleza
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Mensagempor Alex » 28 Dez 2006, 19:32

Pois é... caro mesmo! Esse é o problema da minha cidade! Aqui é tudo caro! :(
MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Avatar do usuário
Alex
ADMINISTRADOR
 
Mensagens: 1630
Registrado em: 11 Dez 2006, 11:40
Estado: RS - Rio Grande do Sul
Cidade: Porto Alegre
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1989/1989
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Gasolina

Mensagempor Tiago » 28 Dez 2006, 20:34

Mas como nosso amigo disse, suspensão na monzera é tudo...
Eu fuiprocurar a trava da ventarola e os cara me pediram 25 conto nakele trocinho minúsculo...
Sem contar que o botão para acionar as milhas me pediram 20 reais no desmanche, chorei e o cara fez por 15... As pecinhas ficam caras pras nossas carangas, mas o resultado vale a pena!!!

Abraços monzeiros!!!
Tiago
 

Mensagempor ACLAYTONROSA » 28 Dez 2006, 20:58

AI VALE A PENA SIM MECHER NA SUSPENAÇAO E PRECARVER ALGUM DANO FUTURO EU PEGUEI O MEU E TROQUEI AS MOLAS TRAZEIRAS SENDO QUE OS AMORTECEDORES ESTAVAM BONS SEGUNDO O MECANICO, TROQUEI OS AMORETCEDORES DIATEIRO SENDO QUE AS MOLAS DIANTEIRAS ESTAVAM BOAS ALEM DAS BUCHAS FICOU TUDO EM TORNO DE + - 400,00 FORA MAO DE OBRA... MAS ALEM DISSO FIZ UMA REVISAO COMPLETA DE INJEÇAO, CORREIAS E FREIOS...

BOA SORTE AI COM SUA SUSPENAÇAO NOVA..
ANDERSON - BHTE - MG - TUBARÃO MINEIRO.
MONZA GLS 1994, AZUL GRUNDI, MOTOR 2.0 EFI A GASOLINA.
SOM MP3, TAPETE DE ALUMÍNIO, 2 ALARMES, ORIGINAL DE FABRICA E POSITRON.
Avatar do usuário
ACLAYTONROSA
Membro GL (Ní­vel 2)
 
Mensagens: 72
Registrado em: 17 Dez 2006, 10:40

Mensagempor paulinho_street13 » 28 Dez 2006, 21:43

procure acompanhar o serviço. atentamente, algumas oficinas cobram por peças originais e colocam paralelas..

sou mecanico e ainda funcionario e sei bem o que é isso

se faz contra a vontade...mas se ñ o fizer vai pra rua.. :evil:


procure peças originais de preferencia ja que pode-se parcelar em 4x



e respondendo a pergunta...a garantia dada é de dois anos...mas se for com peças originais e serviço bem feito vai ter mais 9 anos de uso sem problemas.. :smt023
paulinho_street13
 

Mensagempor Diego Paiva » 28 Dez 2006, 22:20

paulo escreveu:procure acompanhar o serviço. atentamente, algumas oficinas cobram por peças originais e colocam paralelas..

sou mecanico e ainda funcionario e sei bem o que é isso

se faz contra a vontade...mas se ñ o fizer vai pra rua.. :evil:


procure peças originais de preferencia ja que pode-se parcelar em 4x



e respondendo a pergunta...a garantia dada é de dois anos...mas se for com peças originais e serviço bem feito vai ter mais 9 anos de uso sem problemas.. :smt023


É isso ai, a mecanica desses carros é muito robusta e confiavel..viva o monzão!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO

Tópico de Restauração: Restauração Monza GLS 96 + Teto Solar - A SAGA!
Avatar do usuário
Diego Paiva
MODERADOR
 
Mensagens: 11029
Registrado em: 14 Dez 2006, 13:48
Estado: CE - Ceará
Cidade: Fortaleza
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Mensagempor Alex » 28 Dez 2006, 22:25

Valeu pessoal! Me sinto mais "conformado" de ter gasto toda essa grana! :D Comprei todas peças originais... e o carro ficou ótimo! Parece outro!

Um grande abraço!
Alex.
MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Avatar do usuário
Alex
ADMINISTRADOR
 
Mensagens: 1630
Registrado em: 11 Dez 2006, 11:40
Estado: RS - Rio Grande do Sul
Cidade: Porto Alegre
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1989/1989
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Gasolina

Mensagempor paulinho_street13 » 29 Dez 2006, 00:51

:D

eu que agradeço por colocar um (monza ) em condições de uso pra trafegar no nosso país

---------------------------------------

s2 monza
paulinho_street13
 

Mensagempor Alex » 05 Jan 2007, 19:17

Olha... valeu a pena fazer toda a suspensão!! Mesmo nessas ruas esburacadas que tenho andado por aqui em Torres-RS, o conforto é grande... ficou show!
MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Avatar do usuário
Alex
ADMINISTRADOR
 
Mensagens: 1630
Registrado em: 11 Dez 2006, 11:40
Estado: RS - Rio Grande do Sul
Cidade: Porto Alegre
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1989/1989
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Gasolina

Mensagempor paulinho_street13 » 05 Jan 2007, 20:17

:D


MONZA DE SUSPENSÃO NOVA É MUITO GOSTOSO...
paulinho_street13
 

Próximo

Voltar para Freios e Suspensão

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes