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Manutenção na Suspensão do Chevrolet Monza

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.

Manutenção na Suspensão do Chevrolet Monza

Mensagempor Alex » 28 Dez 2006, 09:37

Olá Monzeiros! Como vão?

Estou realizando uma manutenção na suspensão do meu Monza! Faz tempo que isso não é mexido, provavelmente vou ter que trocar TUDO de importante para a segurança...

Gostaria de saber sobre o que é importante nesta parte? Estão me sugerindo trocar:

Amortecedores
Molas
Pivo*
Batentes*
Borrachas, etc*

Não entendo muito bem o que cada parte dessas assinaladas faz... se puderem me dar uma explicação geral sobre suspensão, ou indicar um artigo, eu agradeço muito!

O orçamento para trocar essas peças + ponteiras de direção + geometria:
R$ 800,00
:gib:

Obrigado!
Alex.
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Re: Manutenção na Suspensão

Mensagempor paulinho_street13 » 28 Dez 2006, 12:11

Alex escreveu:Olá Monzeiros! Como vão?

Estou realizando uma manutenção na suspensão do meu Monza! Faz tempo que isso não é mexido, provavelmente vou ter que trocar TUDO de importante para a segurança...

Gostaria de saber sobre o que é importante nesta parte? Estão me sugerindo trocar:

Amortecedores
Molas
Pivo*
Batentes*
Borrachas, etc*

Não entendo muito bem o que cada parte dessas assinaladas faz... se puderem me dar uma explicação geral sobre suspensão, ou indicar um artigo, eu agradeço muito!

O orçamento para trocar essas peças + ponteiras de direção + geometria:
R$ 800,00
:gib:

Obrigado!
Alex.



todas essas peças são fundamentais na suspensão...mas será mesmo que todas estão comprometidas?? frente e tras?

:shock:



( TUDO NA SUSPENSÃO É DE MUITA IMPORTANCIA) QUASE TANTO COMO O SINTO DE SEGURANÇA E PNEUS

acho a suspensão do monza muito simples de se fazer e acho que vc pode reduzir bem esses valores fazendo vc mesmo... SÓ TER ALGUMAS FERRAMENTAS CITADAS:


uma chave L 13, UMA COMBINADA 19 ,CASO Ñ TENHA SACADOR DE PONTEIRA UMA MARRETA PRA DESMONTAR TORRE VAI PRECISAR DE UM INCOLHEDOR DE MOLAS.,E ALGUMAS OUTRAS..



oficinas normalmente saem cobrando no que deve e o que ñ deve. FATURAM EM PEÇAS E MÃO DE OBRA.compromete peças que podem ser ainda usadas por algum tempo.. LUCRÃO EM TUDO E FAZEM ORÇAMENTO DE TUDO JA PRA EVITAR DECLAMAÇÕES FUTURAS DO CLIENTE.

uma boa olhada ajuda ....

varia do seu bolso...

e se quer rodar sucegado por um longo tempo.

EXEMPLO DE MANUTENÇÃO


exemplo: na bandeja só troca-se se estiver com buchas bem gasta...os pivos tmbm é só por folga com uma alavanca conseque ver essas folgas.. provavelmente o pivô seja rebitado..vc com uma talha vai consegui quebrar os rebites e por um pivô novo com parafusos no lugar dos rebites


AMORTECEDORES E BATENTES VC CONSEGUE DIAGNOSTICAR COM O CARRO NO CHÃO FAZENDO A SUSPENSÃO TRABALHAR... ( COM SEU PESO EMPURRE PRA BAIXO ALGUMAS VEZES..SE TIVER MUITA FACILIDADE PROVAVELMENTE ESTÁ BEM GASTO...AS BORRACHAS SÃO BATENTES ... É SÓ OHAR NA TORRE SE EXISTE A FOLGA NO MOVIMENTO CITADO ACIMA..

TO TENTANDO EXPLICAR... NAS DÚVIDAS É SÓ ME DAR UM TOQUE.


ANOITE POSTO VALORES TO VOLTANDO PRO MEU TRABALHO..ABRAÇOS MONZEIRO.

O IDEAL É SEMPRE DESMONTAR TUDO E VER PEÇA POR PEÇA
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Mensagempor Alex » 28 Dez 2006, 13:17

Muito obrigado pela resposta, Paulo!! Bem completa!

Quando comprei meu Monza, ele estava com alguns ítens de manutenção preventiva à fazer... um deles era a suspensão... se não me engano, meus amortecedores são de 1996... ou seja, faz uns 10 anos que nada é mexido... mas só agora ele começou a ficar desconfortável...

Acredito que quase tudo esteja com problemas mesmo, ou então QUASE com problemas... como vou fazer uma viagem longa, resolvi não adiar mais essa manutenção.

Infelizmente não tenho ferramentas e nem conhecimento para fazer... mandei fazer o serviço na EXCELSIOR PNEUS aqui em Porto Alegre... http://www.excelsiorpneus.com.br

É uma loja bem conceituada... vai me dar 2 anos de garantia nas peças e serviços... e pelo jeito estão fazendo de tudo para que o carro fique bom, seguro e não apresente problemas, além de parcelar em 5x (1 + 4) no cheque.

Nesse acho acho que está valendo o preço um pouco salgado... não vou ter problemas por pelo menos 2 anos... o que acham?
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Mensagempor Diego Paiva » 28 Dez 2006, 13:41

É isso ai....dois anos despreocupado com suspensão...se vc colocar recondicionado...não passaria mais que 6 meses...como dizem..o barato sai caro....coisas como suspensão, freios, pneus....tem que fazer pra ficar bem feito!!!

Na minha opinião vale a pena sim, se o carro fosse meu, eu faria o mesmo!

Abraço.
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Mensagempor Alex » 28 Dez 2006, 17:37

PEÇAS ADQUIRIDAS:

2 BATENTE BOR.INF.EIXO/MOLA TRASEIRA R$ 12,30
2 BATENTE POLIUR. AMORT. DIANTEIRO R$ 23,80
2 CALÇO BOR.SUPERIOR MOLA TRASEIRA R$ 14,60
2 COXIM SEM ROLAMENTO AMORT. DIANTEIRO R$ 74,40
2 TAPA PO AMORT. DIANTEIRO (BOR.) R$ 8,00
2 AMORT. COFAP 32014 DIANTEIRO R$ 211,60
2 AMORT. COFAP B.47480 TRASEIRO R$ 112,82
2 PIVO N-326 INFERIOR LADO DIR/ESQ R$ 64,52
1 PONTEIRA DIREÇÃO N-330 LADO ESQ. R$ 37,18
1 PONTEIRA DIREÇÃO N-331 LADO DIR. R$ 42,71
2 ROLAMENTO COLUNA AMORT. DIANT. R$ 46,38

TOTAL EM PEÇAS: R$ 648,31

SERVIÇOS REALIZADOS:

GEOMETRIA COMPUTAD. R$ 39,60
2 SUBST. AMORT. DIANTEIRO R$ 37,36
2 SUBST. AMORT. TRASEIRO R$ 37,36
2 SUBST. PIVO INFERIOR ESP. R$ 66,29
2 SUBST. PONTEIRA DE DIREÇÃO R$ 48,52

TOTAL DE SERVIÇOS: R$ 229,13

DESCONTO: R$ 32,44

TOTAL: R$ 845,00 (em 1+4)

-> "Acho" que me atolei... :lol:
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Mensagempor Diego Paiva » 28 Dez 2006, 18:09

Pra deixar o monzão em ponto de bala, td é valido. Só achei caro...os amortecedores traseiros...dei uma olhado em uns pro meu monza, tavam saindo a 60 reais cada um...cofap. Como vc vai trocar os amortecedores, coloque o turbogas da cofap, é o melhor.
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Mensagempor Alex » 28 Dez 2006, 19:32

Pois é... caro mesmo! Esse é o problema da minha cidade! Aqui é tudo caro! :(
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Mensagempor Tiago » 28 Dez 2006, 20:34

Mas como nosso amigo disse, suspensão na monzera é tudo...
Eu fuiprocurar a trava da ventarola e os cara me pediram 25 conto nakele trocinho minúsculo...
Sem contar que o botão para acionar as milhas me pediram 20 reais no desmanche, chorei e o cara fez por 15... As pecinhas ficam caras pras nossas carangas, mas o resultado vale a pena!!!

Abraços monzeiros!!!
Tiago
 

Mensagempor ACLAYTONROSA » 28 Dez 2006, 20:58

AI VALE A PENA SIM MECHER NA SUSPENAÇAO E PRECARVER ALGUM DANO FUTURO EU PEGUEI O MEU E TROQUEI AS MOLAS TRAZEIRAS SENDO QUE OS AMORTECEDORES ESTAVAM BONS SEGUNDO O MECANICO, TROQUEI OS AMORETCEDORES DIATEIRO SENDO QUE AS MOLAS DIANTEIRAS ESTAVAM BOAS ALEM DAS BUCHAS FICOU TUDO EM TORNO DE + - 400,00 FORA MAO DE OBRA... MAS ALEM DISSO FIZ UMA REVISAO COMPLETA DE INJEÇAO, CORREIAS E FREIOS...

BOA SORTE AI COM SUA SUSPENAÇAO NOVA..
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Mensagempor paulinho_street13 » 28 Dez 2006, 21:43

procure acompanhar o serviço. atentamente, algumas oficinas cobram por peças originais e colocam paralelas..

sou mecanico e ainda funcionario e sei bem o que é isso

se faz contra a vontade...mas se ñ o fizer vai pra rua.. :evil:


procure peças originais de preferencia ja que pode-se parcelar em 4x



e respondendo a pergunta...a garantia dada é de dois anos...mas se for com peças originais e serviço bem feito vai ter mais 9 anos de uso sem problemas.. :smt023
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Mensagempor Diego Paiva » 28 Dez 2006, 22:20

paulo escreveu:procure acompanhar o serviço. atentamente, algumas oficinas cobram por peças originais e colocam paralelas..

sou mecanico e ainda funcionario e sei bem o que é isso

se faz contra a vontade...mas se ñ o fizer vai pra rua.. :evil:


procure peças originais de preferencia ja que pode-se parcelar em 4x



e respondendo a pergunta...a garantia dada é de dois anos...mas se for com peças originais e serviço bem feito vai ter mais 9 anos de uso sem problemas.. :smt023


É isso ai, a mecanica desses carros é muito robusta e confiavel..viva o monzão!
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Mensagempor Alex » 28 Dez 2006, 22:25

Valeu pessoal! Me sinto mais "conformado" de ter gasto toda essa grana! :D Comprei todas peças originais... e o carro ficou ótimo! Parece outro!

Um grande abraço!
Alex.
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Mensagempor paulinho_street13 » 29 Dez 2006, 00:51

:D

eu que agradeço por colocar um (monza ) em condições de uso pra trafegar no nosso país

---------------------------------------

s2 monza
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Mensagempor Alex » 05 Jan 2007, 19:17

Olha... valeu a pena fazer toda a suspensão!! Mesmo nessas ruas esburacadas que tenho andado por aqui em Torres-RS, o conforto é grande... ficou show!
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Mensagempor paulinho_street13 » 05 Jan 2007, 20:17

:D


MONZA DE SUSPENSÃO NOVA É MUITO GOSTOSO...
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Mensagempor ppeaguia » 06 Jan 2007, 03:09

esse perrengue tambem já passei:
4 amortecedores
2 discos
jg pastilha
kit reparo doa pinça
telescopio esquerdo
cambagem
alinhamento e balanceamento

Ai, ai... uns 640,oo mais 80 de m.o., dá gosto de andar pisa e solta na reta vai alinhadinho com 4 pneus potenza zerados (180, cada), cara eu adoro esse carro!!!!!!!!!!!!! 8)
ppeaguia
 

Mensagempor paulinho_street13 » 06 Jan 2007, 15:27

:D MAS UM MONZEIRO APAIXONADO!
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Mensagempor Alex » 22 Ago 2007, 15:34

Somente para constar... ja são quase 9 meses rodando com os amortecedores novos e continua tudo 100%!! Muito confortáveis, até parece que as estradas por aqui não tem buracos :lol: :lol:

Nada como amortecedores originais... :D
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Mensagempor Robson Lott » 22 Ago 2007, 17:36

Alex escreveu:Somente para constar... ja são quase 9 meses rodando com os amortecedores novos e continua tudo 100%!! Muito confortáveis, até parece que as estradas por aqui não tem buracos :lol: :lol:

Nada como amortecedores originais... :D


Ae, amigão... Meu Monzão tá batendo demais, ta fazendo mto barulho tbm... "tá parecendo carro velho!!!"heeheheh!!!

Olha só o 1o. orçamento q eu to fazendo aqui em BH:

2 amort. diant.
2 amort. tras.
2 coxim sup.
1 coifa homocinética
2 molas tras.
2 calço das molas tras.
2 buchas eixo tras.
1 setor de direção
1 kit amort. diant.
Alinhamento
Balanceamento

tudo: 1.232,00 :minigun: (incluido MO: 190,00)

bem caro... vou ver se esse fds eu faço mais 2 orçamentos....

eu acho q vou tbm olhar se troco:

1 coifa homocinética (outro lado)
2 rolamentos diant.
1 amortecedor de direção (se o meu Monza tiver - dir. mecânica)
2 molas dianteiras

mais alguma sugestão????? grato!
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Mensagempor senno » 22 Ago 2007, 19:37

o meu também está batendo um pouco a frente só de ver esses orçamentos já me deu até frio na espinha!!!!!!!
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Mensagempor Marcel Murai » 22 Ago 2007, 19:38

Tá caro né.
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Mensagempor v1p3r_sp » 23 Ago 2007, 10:07

Da última vez que fiz a suspensão dianteira do carro gastei 700,00 em peças+MO e foi trocado o kit de amortecedores, amortecedores, bieletas, batentes, bandela, enfim, só não trocou as molas mas ficou o bicho, fazem 6 meses mais ou menos e está firme e forte ainda. É isso mesmo, com suspensão, pneus e freios não se brinca nunca.
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Mensagempor Carlos A. Freire » 23 Ago 2007, 10:10

rgalvaolott escreveu:
Alex escreveu:Somente para constar... ja são quase 9 meses rodando com os amortecedores novos e continua tudo 100%!! Muito confortáveis, até parece que as estradas por aqui não tem buracos :lol: :lol:

Nada como amortecedores originais... :D


Ae, amigão... Meu Monzão tá batendo demais, ta fazendo mto barulho tbm... "tá parecendo carro velho!!!"heeheheh!!!

Olha só o 1o. orçamento q eu to fazendo aqui em BH:

2 amort. diant.
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2 coxim sup.
1 coifa homocinética
2 molas tras.
2 calço das molas tras.
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1 setor de direção
1 kit amort. diant.
Alinhamento
Balanceamento

tudo: 1.232,00 :minigun: (incluido MO: 190,00)

bem caro... vou ver se esse fds eu faço mais 2 orçamentos....

eu acho q vou tbm olhar se troco:

1 coifa homocinética (outro lado)
2 rolamentos diant.
1 amortecedor de direção (se o meu Monza tiver - dir. mecânica)
2 molas dianteiras

mais alguma sugestão????? grato!


Um setor de direção?
A direção do Monza é do tipo pinhão com cremalheira, e não "setor com sem fim". Há algo errado aí.

Embora no catálogo mostre amortecedor de direção para Monza, eu nunca ví um Monza com amortecedor de direção.
Se trocar os quatro amortecedores, e tiver condições "$$" troque também as quatro molas.
O kit do amortecedor se não for original, compre Axxil Monroe, principalmente o coxim do amortecedor (peça de borracha com três parafusos). O rolamento do amortecedor coloque Ina, tem umas marcas por aí que não vale apena colocar.

Abs,

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Mensagempor Robson Lott » 23 Ago 2007, 11:00

Carlos A. Freire escreveu:
Um setor de direção?
A direção do Monza é do tipo pinhão com cremalheira, e não "setor com sem fim". Há algo errado aí.

Embora no catálogo mostre amortecedor de direção para Monza, eu nunca ví um Monza com amortecedor de direção.
Se trocar os quatro amortecedores, e tiver condições "$$" troque também as quatro molas.
O kit do amortecedor se não for original, compre Axxil Monroe, principalmente o coxim do amortecedor (peça de borracha com três parafusos). O rolamento do amortecedor coloque Ina, tem umas marcas por aí que não vale apena colocar.

Abs,

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Ô Carlos,

Eu tbm tô sem saber, principalmente pq eu tava olhando no cofre do motor e procurando esse maldito amortecedor de direção.

O tal setor que estão querendo trocar no meu carro, já fora trocado antes em outubro do ano passado juntamente com os amortecedores dianteiros. Foi uma cagada q eu fiz de pegar ambos recondicionados. Enfim, hj em dia já estão fudidos. Nesse 1o. orçamento, me cobraram 312 reais no tal setor. Seria o conjunto completo menos a barra da direção?

As molas eu já vou trocar as traseiras, porém a intenção mesmo é de trocar as 4. Vamos ver, hj eu farei um outro orçamento....

Os rolamentos, tem 1 pra cada roda, e esses rolamentos do amortecedor que vc citou? Não entendí!

Grato!!!

Robson
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Mensagempor Carlos A. Freire » 23 Ago 2007, 12:54

rgalvaolott escreveu:
Carlos A. Freire escreveu:
Um setor de direção?
A direção do Monza é do tipo pinhão com cremalheira, e não "setor com sem fim". Há algo errado aí.

Embora no catálogo mostre amortecedor de direção para Monza, eu nunca ví um Monza com amortecedor de direção.
Se trocar os quatro amortecedores, e tiver condições "$$" troque também as quatro molas.
O kit do amortecedor se não for original, compre Axxil Monroe, principalmente o coxim do amortecedor (peça de borracha com três parafusos). O rolamento do amortecedor coloque Ina, tem umas marcas por aí que não vale apena colocar.

Abs,

Carlos Freire


Ô Carlos,

Eu tbm tô sem saber, principalmente pq eu tava olhando no cofre do motor e procurando esse maldito amortecedor de direção.

O tal setor que estão querendo trocar no meu carro, já fora trocado antes em outubro do ano passado juntamente com os amortecedores dianteiros. Foi uma cagada q eu fiz de pegar ambos recondicionados. Enfim, hj em dia já estão fudidos. Nesse 1o. orçamento, me cobraram 312 reais no tal setor. Seria o conjunto completo menos a barra da direção?

As molas eu já vou trocar as traseiras, porém a intenção mesmo é de trocar as 4. Vamos ver, hj eu farei um outro orçamento....

Os rolamentos, tem 1 pra cada roda, e esses rolamentos do amortecedor que vc citou? Não entendí!

Grato!!!

Robson


Robson,


o pessoal aí chamam a caixa de direção de setor???

O rolamento do amortecedor fica entre o coxim do amortecedor e o "prato" de apoio da mola (parte superior).
O coxim do amortecedor (alguns chamam de batente), é a peça feita de metal e borracha, que o eixo do amortecedor é fixado em seu centro. O coxim do amortecedor tem ainda três "prisioneiros", para fixar o conjunto na carroceria, para ter acesso ao rolamento do amortecedor, é preciso remover esse coxim.
Se tiver dúvidas, consulte o catálogo na parte de suspensão, que você vai visualizar o que estou dizendo, é complicado explicar... rs!

Abs,

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