Temporizador do limpador de para-brisa

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
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mspagiari
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Re: Temporizador do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por mspagiari »

A chave de seta iria interferir no limpador? pois ao dar farol alto o defeito pára, lembrando q com o motor desligado o limpador funciona ok, alguem pode dar uma dica? abs.
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Carlos A. Freire
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Re: Temporizador do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A chave de seta e a do limpador não tem nenhuma ligação elétrica ou mecânica. Inclusive podem ser trocadas individualmente.
Quanto ao defeito, tem que avaliar... Vale lembrar que o Monza a partir de 94 tem um módulo com todos relês ou funções temporizadas, inclusive, esse módulo tem essas duas funções incorporadas.
Faz parte as funções:
- Seta e alerta
- Temporizador do limpador
- Desembaçador traseiro
- Luz do salão (somente 94 e 95, 96 a própria luminária faz essa função)
- Farol baixo ligado sem a chave e após um toque na alavanca de seta, lampejo.

Como seu é Monza Club não tenho certeza se tem esse módulo. Se tiver fica fixado na carroceria, acima da caixa de fusíveis. A avaliação consiste em verificar as tensões de entrada e saída. Infelizmente não tenho o esquema desse módulo, mas na sua caixa informa as ligações dos relês.

Abs,

Carlos Freire
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mspagiari
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Re: Temporizador do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por mspagiari »

Obrigado pela resposta Carlos, eu pesquisei na net e fiquei sabendo deste módulo,mas dei uma olhada na caixa de fusiveis, em cima, embaixo, ao redor e não achei ele. Ele fica bem escondido?

Como falei o defeito é estranho, seta e alerta funcionam normal, farol baixo tb, lampejador do alto tb, a luz de salão não tem temporizador,o desembaçador não funciona desde q comprei o carro.

O temporizador do limpador e as 2 velocidades funcionam normalmente com o motor do carro desligado, mas se ligar o motor ai acontece o pepino, o motor não pára, mas se lampejar farol alto pára !!!
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Carlos A. Freire
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Re: Temporizador do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

mspagiari, esse módulo fica acima da caixa de fusíveis, fixado na carroceria e o acesso é por trás da caixa de fusíveis. Há muitos fios nessa área e podem esconder o módulo.
Como disse, esse módulo engloba muitas funções e relês, mas dentro dele elas são separadas. Ou seja, pode apenas 1 função ter problema.
Os defeitos que vi nesse aparelho, todos teve causa por trilha da PCI interrompida. Refeito a trilha, voltou ao normal e, a maioria dos defeitos que vi, estava relacionado ao limpador de para brisas.

Como disse também, não lembro se o Club tem esse módulo, pois as séries especiais, com exceção do 500EF, todas tem base nos modelos básicos (SL ou GL). Tenho um amigo que tem um Club 94/94, não fiz manutenção nessa parte do carro dele, mas por ter ajuste de tempo no temporizador do limpador ( ajusta o tempo do temporizador entre 2 e 28 segundos) , como é o caso do meu GLS 96, entendo que também tem esse módulo.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Temporizador do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por mspagiari »

Blz, vou procurar este módulo,tenho alguma experiencia basica com eletronica, se for trilha eu resoldo, ja arrumei varios paineis de carro assim.

Aqui tem apenas um auto elétrico de confiança, se não conseguir vou levar lá, inclusive ele recuperou um motor de ventoinha tb, apesar do preço ser meio salgado.

Abs,

Marcelo Spagiari.
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Re: Temporizador do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Como disse lá em cima, se tiver o ajuste de tempo no temporizador, ele tem o módulo se não tiver, não tem. Por aí já sabe se deve ou não procurar o módulo. Se não tiver o módulo, tem um relê do limpador, que fica na parte de trás da caixa de fusíveis.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Temporizador do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por mspagiari »

Vou verificar. Não tem um jeito simples de ligar o farol de milha junto com o farol baixo desvinculando do alto?
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Carlos A. Freire
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Re: Temporizador do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

mspagiari escreveu: 15 Ago 2017, 19:13 Vou verificar. Não tem um jeito simples de ligar o farol de milha junto com o farol baixo desvinculando do alto?
Se fizer isso estará contra as leis de trânsito brasileira. O farol de longo alcance tem que acender com farol alto.
Se ligar esse farol com o farol baixo ou mesmo somente ele, além de prejudicar quem vem ao contrário, não terá eficiência na iluminação. Ele é apenas um farol auxiliar.
Caso queira fazer a modificação, basta tirar a alimentação do relê do longo alcance do farol alto e colocar no pós chave, linha 15 ou no direto, linha 30. Não esqueça do fusível.
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