Cebolinhas de temperatura
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Diego Paiva...
hoje eu comprei o sensor de temperatura do motor que marca no painel.
Esse sensor se encontra ao fundo do motor, no cabeçote. Olhando de frente para o carro, ele fica ao fundo do motor.
custou 15,00 e é universal para qualquer GM de 1.6 pra cima.
Serve até em chevette
Então aquele outro sensor de temperatura que fica junto com a valvula termostatica é para acionamento da ventuinha e é contralado pelo módulo da injeção.
Se quiser, depois te mostro via foto onde é o sensor...
hoje eu comprei o sensor de temperatura do motor que marca no painel.
Esse sensor se encontra ao fundo do motor, no cabeçote. Olhando de frente para o carro, ele fica ao fundo do motor.
custou 15,00 e é universal para qualquer GM de 1.6 pra cima.
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Então aquele outro sensor de temperatura que fica junto com a valvula termostatica é para acionamento da ventuinha e é contralado pelo módulo da injeção.
Se quiser, depois te mostro via foto onde é o sensor...
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Sei quais os sensores que vc fala thiagão, inclusive, quando instalei o digital, tive que trocar o sensor que manda a informação pro painel....vc olhando de frente pro motor ele fica do lado direito, logo abaixo do distribuidortcpthiago escreveu:Diego Paiva...
hoje eu comprei o sensor de temperatura do motor que marca no painel.
Esse sensor se encontra ao fundo do motor, no cabeçote. Olhando de frente para o carro, ele fica ao fundo do motor.
custou 15,00 e é universal para qualquer GM de 1.6 pra cima.
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Então aquele outro sensor de temperatura que fica junto com a valvula termostatica é para acionamento da ventuinha e é contralado pelo módulo da injeção.
Se quiser, depois te mostro via foto onde é o sensor...
Já o outro sensor, que controla juntamente com a injeção o funcionamento da ventoinha, fica do lado esquerdo, prox a valvula termostatica.
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sensores de temperatura
O sensor de temperatura que envia sinal para o instrumento do painel (e provavelmente para o acendimento da lâmpada de aviso de superaquecimento do motor) é o mesmo em muitos carros da linha GM, inclusive para motores abaixo de 1.6.
Já o sensor que fica no alojamento da válvula termostática, ele não é específico para o acionamento do eletro-ventilador do motor. sua função vi muito além disso.
Ele informa ao módulo de comando da injeção a temperatura real do motor, informação essa medida na mistura água/aditivo que circunda as câmaras de combustão.
Essa informação é usada pelo módulo de comando para comandar várias funções do motor, inclusive dosagem de combustível e acionamento do eletro-ventilador.
Com o motor frio, por exemplo, o módulo enriquece a mistura ar/combustível.
Proprietários que deixam seu Monza sem a válvula termostática ou com ela funcionando mal, podem sentir no bolso o preço disso, visto que o módulo, sentindo o motor frio, vai enriquecer a mistura, o que vai causar maior consumo de combustível e sujar as velas.
Se o Monza tivesse sonda Lambda isso seria fácilmente corrigido, mas como não tem, é uma boa medida ter sempre o sensor e a válvula termostática funcionando bem.
Abraços
Já o sensor que fica no alojamento da válvula termostática, ele não é específico para o acionamento do eletro-ventilador do motor. sua função vi muito além disso.
Ele informa ao módulo de comando da injeção a temperatura real do motor, informação essa medida na mistura água/aditivo que circunda as câmaras de combustão.
Essa informação é usada pelo módulo de comando para comandar várias funções do motor, inclusive dosagem de combustível e acionamento do eletro-ventilador.
Com o motor frio, por exemplo, o módulo enriquece a mistura ar/combustível.
Proprietários que deixam seu Monza sem a válvula termostática ou com ela funcionando mal, podem sentir no bolso o preço disso, visto que o módulo, sentindo o motor frio, vai enriquecer a mistura, o que vai causar maior consumo de combustível e sujar as velas.
Se o Monza tivesse sonda Lambda isso seria fácilmente corrigido, mas como não tem, é uma boa medida ter sempre o sensor e a válvula termostática funcionando bem.
Abraços
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Re: Painel
Amigos vcs poderia me ajuda esse esquema do painel do moza/kadett e igual a do omega digital ?????
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Re: Cebolinhas de temperatura
Meu carburado 85, nao sabia pq da cebolinha da válvula termostatica.. dr qualquer forma o dono antigo colocou injeção da gasolina pra partida a frio num botão. .só aciono se necessário. Até que ficou prático pq meu carro pega bem no álcool mesmo com temperatura baixa. ... vamos ver agora no inverno
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Re: Cebolinhas de temperatura
Pensando seriamente instalar no lugar dessa cebolinha um canocom redutor direto no reservatório para tiraro ar do sistema automaticamente. Alguns carrosda Ford tem esse recurso aí nunca precisa sangrar. Mas temque ser com redutor senão circularia muita água e tiraria a função da termostatica.. alguémja fez essa experiência??
- Gilmar Martins
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Re: Cebolinhas de temperatura
Olá gera:
Eu tive um Monza 85 SL/E que comprei estava com injetor manual como o seu através dum botão. Veja se não tem a instalação do relé no painel de relês No meu caso eu só tive que colocar o sensor no lugar (alojamento da válvula termostática, veja se não há um terminal solto parecido com o que vai no sensor de temperatura, mas do lado direito que chega até a altura do alojamento da válvula termostática) e colocar o relé no local dele. Funcionamento automático.
Sobre o reservatório da gasolina na partida à frio, siga as orientações do manual. A mangueirinha deve sair da bomba de injeção, passar pelo T em cima do reservatório em seguida para a o carburador. Dessa forma a gasolina não continua sendo aspirada pelo carburador quando o injetor parar de funcionar e o motor pegar.
Depois poste para a gente.
Abraços,
Gilmar
Eu tive um Monza 85 SL/E que comprei estava com injetor manual como o seu através dum botão. Veja se não tem a instalação do relé no painel de relês No meu caso eu só tive que colocar o sensor no lugar (alojamento da válvula termostática, veja se não há um terminal solto parecido com o que vai no sensor de temperatura, mas do lado direito que chega até a altura do alojamento da válvula termostática) e colocar o relé no local dele. Funcionamento automático.
Sobre o reservatório da gasolina na partida à frio, siga as orientações do manual. A mangueirinha deve sair da bomba de injeção, passar pelo T em cima do reservatório em seguida para a o carburador. Dessa forma a gasolina não continua sendo aspirada pelo carburador quando o injetor parar de funcionar e o motor pegar.
Depois poste para a gente.
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
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Re: Cebolinhas de temperatura
Resumindo, qual sensor faz a luz acender? Tenho um Monza 85 fase 1, e acabei de perder uma junta ou quem sabe um cabeçote, pq essa luz maldita não acendeu, a temperatura marca normal, mas a luz num acende, a temperatura subiu e eu não reparei, culpa da valvula termostatica q travou e não deixou a água circular