Cabo de Vela - Posição

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
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waldir
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Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagem não lida por waldir »

Carlos,
obrigado, vou verificar sim na primeira oportunidade que colocar o carro suspenso, e se a curiosidade apertar eu suspendo com o jacarezinho + 10cm, mais um calço/cavalete por segurança e me arrasto debaixo do carro e aaproveito para verificar conectores dos sensores, motor de partida, alternador, do ar cond. parado.
waldir
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Cinegrafista
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Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagem não lida por Cinegrafista »

blz, quase entendi (descupem a minha ignorância) li tudo que encontrei no forum sobre essa tal resistência de pre-aquecimento, mas não cheguei ao X da questão,
o meu Monzão é 91 a alcool original ,carburado, está com esse probleminha de falhar e quase apagar quando está frio, e demora um pouco a aquecer, fica falhando assim uns 2 km +ou- até a temperatura ideal, como o amigo Carlos me falou é falta de aquecimento no coletor, Então, a solução seria só trocar essa tal resistência de pré-aquecimento que poderia estar com defeito e ai volta ao normal???, é simples assim, só uma peça que tenha que substituir por outra????
Desculpem mais uma vez, é que não sabia que essa peça existia até ler aqui e em outros tópicos, então fiquei viajando no assunto :oops:
MONZÃO SL/E 91, 1.8 , Alcool( O Monzão e o dono), Carburado
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Carlos A. Freire
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Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Cinegrafista escreveu:blz, quase entendi (descupem a minha ignorância) li tudo que encontrei no forum sobre essa tal resistência de pre-aquecimento, mas não cheguei ao X da questão,
o meu Monzão é 91 a alcool original ,carburado, está com esse probleminha de falhar e quase apagar quando está frio, e demora um pouco a aquecer, fica falhando assim uns 2 km +ou- até a temperatura ideal, como o amigo Carlos me falou é falta de aquecimento no coletor, Então, a solução seria só trocar essa tal resistência de pré-aquecimento que poderia estar com defeito e ai volta ao normal???, é simples assim, só uma peça que tenha que substituir por outra????
Desculpem mais uma vez, é que não sabia que essa peça existia até ler aqui e em outros tópicos, então fiquei viajando no assunto :oops:
Você deve verificar:

- Se o carburador está bem regulado
- Se a resitência de pré aquecimento do coletor está funcionando
- Se o sistema Thermac que fica no compartimento do filtro de ar está funcionando
- Se a passagem de água dentro do coletor de admissão não está obstruído ou se o coletor de admissão não está carbonizado
- Se o ponto da correia dentada (sincronismo) e ponto de avanço inicial estão corretos
- Se não há conexões e válvulas de vácuo (2º estágio, desafogador, avanço do distribuidor e AC) solta, furada ou conectada em local errado.

Com relação a pré resitência, ela tem um circuito elétrico com relé, responsável por seu funcionamento.

No seu caso, tudo que foi mencionado deve ser verificado, para avaliação do problema.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagem não lida por weuller »

Olá Carlos, nos monzas mais antigos 86/87 existe essa resistência de aquecimento?
Obrigado!
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Carlos A. Freire
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Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

weuller escreveu:Olá Carlos, nos monzas mais antigos 86/87 existe essa resistência de aquecimento?
Obrigado!
Olá Weuller.

A partir do modelo 87, em todos os modelos movidos a álcool.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagem não lida por weuller »

Perdão pelo vacilo Carlos queria perguntar ano 85/86, mas o meu já ficou de fora mesmo! Uma pena, por isso que sofro mais com o veículo todo dia de manhã! Ele demora pra aquecer.
Obrigado!
Cinegrafista
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Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagem não lida por Cinegrafista »

Carlos A. Freire escreveu:Você deve verificar:

- Se o carburador está bem regulado
- Se a resitência de pré aquecimento do coletor está funcionando
- Se o sistema Thermac que fica no compartimento do filtro de ar está funcionando
- Se a passagem de água dentro do coletor de admissão não está obstruído ou se o coletor de admissão não está carbonizado
- Se o ponto da correia dentada (sincronismo) e ponto de avanço inicial estão corretos
- Se não há conexões e válvulas de vácuo (2º estágio, desafogador, avanço do distribuidor e AC) solta, furada ou conectada em local errado.

Com relação a pré resitência, ela tem um circuito elétrico com relé, responsável por seu funcionamento.

No seu caso, tudo que foi mencionado deve ser verificado, para avaliação do problema.
Valeu Carlos, obrigado pelos esclarecimentos, ja anotei esses itens e vou verificar logo, ontem comentei com um amigo que se diz mecânico e ele me disse que isso era normal, (acho que é mania de todo mecanico que não entende dizer que os problemas são normais) normal o .. :smt030 .... dele, conheço o meu carro e sei que não fazia isso, falei pra ele que ele estava precisando de umas aulas e passei o endereço dos Monzeiros pra ele ler os tópicos e ver se aprende alguma coisa :smt005

Abrços
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advpavani
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Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagem não lida por advpavani »

Olá pessoal!
Eu comecei o Tópico agora vou finalizar com uma notícia não tão agradável assim.
Não é para se assustarem, e sim para ficar esperto.

Descobri porque o meu carro falhava de manhã, eu pensando que era tanta coisa, como cabo de vela, rotor, velas, bateria, motor de arranque, capa do distribuidor, até o coletor. Dessas peças eu já tinha trocado, primeiro a tampa do distribuidor, depois o rotor, aí as velas. Aí eu iria verificar a bateria numa altoelétrica, mas não deu mais tempo, o negócio ficou feio, uma bateção no motor quando acelerava, parecia que ia perfurar o bloco do motor.

A sorte minha que o carro quebrou bem na entrada da cidade onde minha mãe mora (a cidade é de primeira passou para 2º marcha a cidade acaba rsrsrsrs :lol: )
:( Aí tive que colocar o meu monzão em cima do Guincho, isso partiu o meu coração :smt010 e percorrer 90Km e trazer para a minha cidade em Maringá-PR.

Resumindo o estrago: A JUNTA DO CABEÇOTE QUEIMOU :x
Essa falhação toda era a terrível junta do cabeçote.

Agora estou um pouquinho mais confortável, pois somete é o cabeçote, a sorte que não estragou a biela, se não teria que fazer todo o motor. mas mesmo assim o estrago foi grande
veja só:
Retífica do Cabeçote - Plainar, retífica de sedes, retífica de válvulas, esmerilhar e montar, banho químico - Total R$150,00
Kit de junta do cabeçote, junta da tampa da válvula com redutor - Total R$ 50,00
4 Litros de óleo + filtro de óleo - Total R$ 50,00

Por enquanto a bricadeira está em R$ 250,00 :smt010

Agora só falta saber do mecânico a mão de obra dele. Pois esse cara é bem de confiança. Tanto é de confiança que ontem domigão deixei o meu Monza na frente da oficina dele, na parte da tarde, na qual ele mora em cima, mas não estava no momento e eu não consegui localizar ele, quando foi de noite quando ele chegou da casa da sogra dele, reconheceu o meu carro e ligou para mim, para colocar o meu carro dentro da oficina.

Eu creio que vou gastar com a mão de obra do mecânico em torno de R$ 70,00 ou R$ 100,00 - e hoje mesmo vou pegar o Monzão.
Depois eu informo quanto ficou de mão de obra.

Um abraço a todos, e vamos ficar de olha na junta do cabeçote.

Obs: O mecânico disse caso não tivesse queimado a junta do cabeçote, o problema da falhação poderia ser qualquer desses itens que a gente estava comentando neste tópico, como velas, rotor, distribuidor, motor de arranque, bateria, parte da ignição em geral.

Valeu mesmo pessoal!
Gostei de ter participando, estou aprendendo muito aqui :smt023
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