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Cabo de Vela - Posição

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica e iluminação.

Cabo de Vela - Posição

Mensagempor advpavani » 05 Nov 2008, 08:56

Olá Amigos (as) Monzeiros

Estou precisando de uma dica e não consegui localizar na net o que eu preciso.

Um amigo meu trocou para mim a tampa do distribuidor, o Rotor e as Velas, desconfio que ele trocou a possição dos cabos das velas, porque depois disso, quando ligo o carro de manhã está difícil e fica falhando, depois que esquenta fica tudo beleza. :smt017
No resto do dia não aparece o problema, somente se esfriar muito.

Gostaria de saber qual é a possição correta dos cabos de vela e qual a sequência?

Meu monza é SL/E 2.0 1986, carburador solex duplo

Obrigado!
advpavani
 
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Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagempor Marcell 500 EF » 05 Nov 2008, 09:00

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Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagempor advpavani » 05 Nov 2008, 10:33

:smt023 Valeu pela dica.

Vou verificar se está tudo correto.
obrigado, depois falo se está tudo OK
advpavani
 
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Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 05 Nov 2008, 16:21

advpavani, seus cabos de vela não estão invertidos.
Cabos invertidos, nem se vc esquentar o motor até derreter ele vai funcionar bem.
Aliás, trocar os cabos pode ser fatal para um motor.

Deve haver outro problema qualquer no sistema de ignição.

Abraços
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Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagempor advpavani » 07 Nov 2008, 08:11

Os cabos de vela estavam invertidos, mas na posição correta melhorou significamente o problema, não que resolveu, mas melhorou!
Realmente pode ser outro lugar que esteja com problema, mas estou de olho no Velho Motor de Arranque, que apesar que foi mechido no final do ano passado e trocado muita coisa dele (mas não coloquei um novo), então vai fazer um ano.

:smt023
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Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 07 Nov 2008, 19:13

Seus cabos estavam realmente invertidos e seu motor funcionava bem depois de quente?

Muito estranho...

Abraços
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Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagempor Cinegrafista » 12 Nov 2008, 10:10

Opa, tambem to com esse problema, ate esquentar é uma falhação lascada, tem vezes que o carro quase chega a morrer, depois que esquenta fica uma beleza, os cabos estão certos, fico na espectativa tambem pra resolver esse problema.

Abraço
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Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagempor Carlos A. Freire » 12 Nov 2008, 10:59

Cinegrafista escreveu:Opa, tambem to com esse problema, ate esquentar é uma falhação lascada, tem vezes que o carro quase chega a morrer, depois que esquenta fica uma beleza, os cabos estão certos, fico na espectativa tambem pra resolver esse problema.

Abraço


Esse sintoma é de falta de aquecimento no coletor de admissão. O sintoma fica pior, com veículos movidos a álcool.

Abs,

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Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagempor waldir » 12 Nov 2008, 13:26

<<<Esse sintoma é de falta de aquecimento no coletor de admissão. O sintoma fica pior, com veículos movidos a álcool. Abs, Carlos Freire>>>

Carlos, aproveitando a sua resposta... qdo fiz o tutorial de limpeza do TBI eu tentei achar o tal aquecedor do coletor de admissão que consta no item 27 do cepchevi... mas não visualizei... ele fica bem embaixo do coletor? eu não entrei debaixo para tentar vê-lo... so tatei até onde pude curvar a mão e não percebi nenhum cabinho de ligação. Pelo catálogo eletronico de peças ele consta de 91 em diante.
É só curiosidade pq o meu não engasga.

Abraços
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Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagempor Carlos A. Freire » 12 Nov 2008, 16:42

waldir escreveu:Carlos, aproveitando a sua resposta... qdo fiz o tutorial de limpeza do TBI eu tentei achar o tal aquecedor do coletor de admissão que consta no item 27 do cepchevi... mas não visualizei... ele fica bem embaixo do coletor? eu não entrei debaixo para tentar vê-lo... so tatei até onde pude curvar a mão e não percebi nenhum cabinho de ligação. Pelo catálogo eletronico de peças ele consta de 91 em diante.
É só curiosidade pq o meu não engasga.



Todo Monza a partir do modelo 1987, movido a álcool, tem de fábrica a resitência de pré-aquecimento, localizada na parte de baixo do coletor de admissão, abaixo do TBI ou carburador, conforme o caso.
Verifique entrando de baixo do seu carro, se não sai desse ponto um fio.

Abs,

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Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagempor waldir » 12 Nov 2008, 20:23

Carlos,
obrigado, vou verificar sim na primeira oportunidade que colocar o carro suspenso, e se a curiosidade apertar eu suspendo com o jacarezinho + 10cm, mais um calço/cavalete por segurança e me arrasto debaixo do carro e aaproveito para verificar conectores dos sensores, motor de partida, alternador, do ar cond. parado.
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Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagempor Cinegrafista » 13 Nov 2008, 09:34

blz, quase entendi (descupem a minha ignorância) li tudo que encontrei no forum sobre essa tal resistência de pre-aquecimento, mas não cheguei ao X da questão,
o meu Monzão é 91 a alcool original ,carburado, está com esse probleminha de falhar e quase apagar quando está frio, e demora um pouco a aquecer, fica falhando assim uns 2 km +ou- até a temperatura ideal, como o amigo Carlos me falou é falta de aquecimento no coletor, Então, a solução seria só trocar essa tal resistência de pré-aquecimento que poderia estar com defeito e ai volta ao normal???, é simples assim, só uma peça que tenha que substituir por outra????
Desculpem mais uma vez, é que não sabia que essa peça existia até ler aqui e em outros tópicos, então fiquei viajando no assunto :oops:
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Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagempor Carlos A. Freire » 13 Nov 2008, 15:12

Cinegrafista escreveu:blz, quase entendi (descupem a minha ignorância) li tudo que encontrei no forum sobre essa tal resistência de pre-aquecimento, mas não cheguei ao X da questão,
o meu Monzão é 91 a alcool original ,carburado, está com esse probleminha de falhar e quase apagar quando está frio, e demora um pouco a aquecer, fica falhando assim uns 2 km +ou- até a temperatura ideal, como o amigo Carlos me falou é falta de aquecimento no coletor, Então, a solução seria só trocar essa tal resistência de pré-aquecimento que poderia estar com defeito e ai volta ao normal???, é simples assim, só uma peça que tenha que substituir por outra????
Desculpem mais uma vez, é que não sabia que essa peça existia até ler aqui e em outros tópicos, então fiquei viajando no assunto :oops:


Você deve verificar:

- Se o carburador está bem regulado
- Se a resitência de pré aquecimento do coletor está funcionando
- Se o sistema Thermac que fica no compartimento do filtro de ar está funcionando
- Se a passagem de água dentro do coletor de admissão não está obstruído ou se o coletor de admissão não está carbonizado
- Se o ponto da correia dentada (sincronismo) e ponto de avanço inicial estão corretos
- Se não há conexões e válvulas de vácuo (2º estágio, desafogador, avanço do distribuidor e AC) solta, furada ou conectada em local errado.

Com relação a pré resitência, ela tem um circuito elétrico com relé, responsável por seu funcionamento.

No seu caso, tudo que foi mencionado deve ser verificado, para avaliação do problema.

Abs,

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Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagempor weuller » 13 Nov 2008, 15:22

Olá Carlos, nos monzas mais antigos 86/87 existe essa resistência de aquecimento?
Obrigado!
weuller
 

Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagempor Carlos A. Freire » 13 Nov 2008, 15:24

weuller escreveu:Olá Carlos, nos monzas mais antigos 86/87 existe essa resistência de aquecimento?
Obrigado!


Olá Weuller.

A partir do modelo 87, em todos os modelos movidos a álcool.

Abs,

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