MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

Cabo de Vela - Posição

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica e iluminação.

Cabo de Vela - Posição

Mensagempor advpavani » 05 Nov 2008, 08:56

Olá Amigos (as) Monzeiros

Estou precisando de uma dica e não consegui localizar na net o que eu preciso.

Um amigo meu trocou para mim a tampa do distribuidor, o Rotor e as Velas, desconfio que ele trocou a possição dos cabos das velas, porque depois disso, quando ligo o carro de manhã está difícil e fica falhando, depois que esquenta fica tudo beleza. :smt017
No resto do dia não aparece o problema, somente se esfriar muito.

Gostaria de saber qual é a possição correta dos cabos de vela e qual a sequência?

Meu monza é SL/E 2.0 1986, carburador solex duplo

Obrigado!
advpavani

Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagempor Marcell 500 EF » 05 Nov 2008, 09:00

Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Estado: PR - Paraná
Monza: Sedan Classic 1.8
Ano/Modelo: 1990/1990

Mensagempor advpavani » 05 Nov 2008, 10:33

:smt023 Valeu pela dica.

Vou verificar se está tudo correto.
obrigado, depois falo se está tudo OK
advpavani

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 05 Nov 2008, 16:21

advpavani, seus cabos de vela não estão invertidos.
Cabos invertidos, nem se vc esquentar o motor até derreter ele vai funcionar bem.
Aliás, trocar os cabos pode ser fatal para um motor.

Deve haver outro problema qualquer no sistema de ignição.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 94 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Estado: RJ - Rio de Janeiro
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1994/1994
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Mensagempor advpavani » 07 Nov 2008, 08:11

Os cabos de vela estavam invertidos, mas na posição correta melhorou significamente o problema, não que resolveu, mas melhorou!
Realmente pode ser outro lugar que esteja com problema, mas estou de olho no Velho Motor de Arranque, que apesar que foi mechido no final do ano passado e trocado muita coisa dele (mas não coloquei um novo), então vai fazer um ano.

:smt023
advpavani

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 07 Nov 2008, 19:13

Seus cabos estavam realmente invertidos e seu motor funcionava bem depois de quente?

Muito estranho...

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 94 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)

Estado: RJ - Rio de Janeiro
Ano/Modelo: 1994/1994

Mensagempor Cinegrafista » 12 Nov 2008, 10:10

Opa, tambem to com esse problema, ate esquentar é uma falhação lascada, tem vezes que o carro quase chega a morrer, depois que esquenta fica uma beleza, os cabos estão certos, fico na espectativa tambem pra resolver esse problema.

Abraço
MONZÃO SL/E 91, 1.8 , Alcool( O Monzão e o dono), Carburado
Vidros, Retrovisores e Portamalas Elétricos, Alarme e Trava.

Imagem
Fotos
viewtopic.php?f=33&t=5538
Cinegrafista
Membro GL (Ní­vel 2)

Monza: Sedan SL 1.8
Ano/Modelo: 1991/1991
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Álcool/Etanol

Mensagempor Carlos A. Freire » 12 Nov 2008, 10:59

Cinegrafista escreveu:Opa, tambem to com esse problema, ate esquentar é uma falhação lascada, tem vezes que o carro quase chega a morrer, depois que esquenta fica uma beleza, os cabos estão certos, fico na espectativa tambem pra resolver esse problema.

Abraço

Esse sintoma é de falta de aquecimento no coletor de admissão. O sintoma fica pior, com veículos movidos a álcool.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Estado: SP - São Paulo
Ano/Modelo: 1996/1996

Mensagempor waldir » 12 Nov 2008, 13:26

<<<Esse sintoma é de falta de aquecimento no coletor de admissão. O sintoma fica pior, com veículos movidos a álcool. Abs, Carlos Freire>>>

Carlos, aproveitando a sua resposta... qdo fiz o tutorial de limpeza do TBI eu tentei achar o tal aquecedor do coletor de admissão que consta no item 27 do cepchevi... mas não visualizei... ele fica bem embaixo do coletor? eu não entrei debaixo para tentar vê-lo... so tatei até onde pude curvar a mão e não percebi nenhum cabinho de ligação. Pelo catálogo eletronico de peças ele consta de 91 em diante.
É só curiosidade pq o meu não engasga.

Abraços
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Imagem
waldir

Monza: Sedan Hi-Tech 2.0
Ano/Modelo: 1995/1995

Mensagempor Carlos A. Freire » 12 Nov 2008, 16:42

waldir escreveu:Carlos, aproveitando a sua resposta... qdo fiz o tutorial de limpeza do TBI eu tentei achar o tal aquecedor do coletor de admissão que consta no item 27 do cepchevi... mas não visualizei... ele fica bem embaixo do coletor? eu não entrei debaixo para tentar vê-lo... so tatei até onde pude curvar a mão e não percebi nenhum cabinho de ligação. Pelo catálogo eletronico de peças ele consta de 91 em diante.
É só curiosidade pq o meu não engasga.

Todo Monza a partir do modelo 1987, movido a álcool, tem de fábrica a resitência de pré-aquecimento, localizada na parte de baixo do coletor de admissão, abaixo do TBI ou carburador, conforme o caso.
Verifique entrando de baixo do seu carro, se não sai desse ponto um fio.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor waldir » 12 Nov 2008, 20:23

Carlos,
obrigado, vou verificar sim na primeira oportunidade que colocar o carro suspenso, e se a curiosidade apertar eu suspendo com o jacarezinho + 10cm, mais um calço/cavalete por segurança e me arrasto debaixo do carro e aaproveito para verificar conectores dos sensores, motor de partida, alternador, do ar cond. parado.
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Imagem
waldir

Monza: Sedan Hi-Tech 2.0
Ano/Modelo: 1995/1995

Mensagempor Cinegrafista » 13 Nov 2008, 09:34

blz, quase entendi (descupem a minha ignorância) li tudo que encontrei no forum sobre essa tal resistência de pre-aquecimento, mas não cheguei ao X da questão,
o meu Monzão é 91 a alcool original ,carburado, está com esse probleminha de falhar e quase apagar quando está frio, e demora um pouco a aquecer, fica falhando assim uns 2 km +ou- até a temperatura ideal, como o amigo Carlos me falou é falta de aquecimento no coletor, Então, a solução seria só trocar essa tal resistência de pré-aquecimento que poderia estar com defeito e ai volta ao normal???, é simples assim, só uma peça que tenha que substituir por outra????
Desculpem mais uma vez, é que não sabia que essa peça existia até ler aqui e em outros tópicos, então fiquei viajando no assunto :oops:

Imagem
Fotos
Cinegrafista
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor Carlos A. Freire » 13 Nov 2008, 15:12

Cinegrafista escreveu:blz, quase entendi (descupem a minha ignorância) li tudo que encontrei no forum sobre essa tal resistência de pre-aquecimento, mas não cheguei ao X da questão,
o meu Monzão é 91 a alcool original ,carburado, está com esse probleminha de falhar e quase apagar quando está frio, e demora um pouco a aquecer, fica falhando assim uns 2 km +ou- até a temperatura ideal, como o amigo Carlos me falou é falta de aquecimento no coletor, Então, a solução seria só trocar essa tal resistência de pré-aquecimento que poderia estar com defeito e ai volta ao normal???, é simples assim, só uma peça que tenha que substituir por outra????
Desculpem mais uma vez, é que não sabia que essa peça existia até ler aqui e em outros tópicos, então fiquei viajando no assunto :oops:

Você deve verificar:

- Se o carburador está bem regulado
- Se a resitência de pré aquecimento do coletor está funcionando
- Se o sistema Thermac que fica no compartimento do filtro de ar está funcionando
- Se a passagem de água dentro do coletor de admissão não está obstruído ou se o coletor de admissão não está carbonizado
- Se o ponto da correia dentada (sincronismo) e ponto de avanço inicial estão corretos
- Se não há conexões e válvulas de vácuo (2º estágio, desafogador, avanço do distribuidor e AC) solta, furada ou conectada em local errado.

Com relação a pré resitência, ela tem um circuito elétrico com relé, responsável por seu funcionamento.

No seu caso, tudo que foi mencionado deve ser verificado, para avaliação do problema.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor weuller » 13 Nov 2008, 15:22

Olá Carlos, nos monzas mais antigos 86/87 existe essa resistência de aquecimento?
Obrigado!
weuller

Mensagempor Carlos A. Freire » 13 Nov 2008, 15:24

weuller escreveu:Olá Carlos, nos monzas mais antigos 86/87 existe essa resistência de aquecimento?
Obrigado!

Olá Weuller.

A partir do modelo 87, em todos os modelos movidos a álcool.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor weuller » 13 Nov 2008, 15:29

Perdão pelo vacilo Carlos queria perguntar ano 85/86, mas o meu já ficou de fora mesmo! Uma pena, por isso que sofro mais com o veículo todo dia de manhã! Ele demora pra aquecer.
Obrigado!
weuller

Mensagempor Cinegrafista » 14 Nov 2008, 09:51

Carlos A. Freire escreveu:Você deve verificar:

- Se o carburador está bem regulado
- Se a resitência de pré aquecimento do coletor está funcionando
- Se o sistema Thermac que fica no compartimento do filtro de ar está funcionando
- Se a passagem de água dentro do coletor de admissão não está obstruído ou se o coletor de admissão não está carbonizado
- Se o ponto da correia dentada (sincronismo) e ponto de avanço inicial estão corretos
- Se não há conexões e válvulas de vácuo (2º estágio, desafogador, avanço do distribuidor e AC) solta, furada ou conectada em local errado.

Com relação a pré resitência, ela tem um circuito elétrico com relé, responsável por seu funcionamento.

No seu caso, tudo que foi mencionado deve ser verificado, para avaliação do problema.

Valeu Carlos, obrigado pelos esclarecimentos, ja anotei esses itens e vou verificar logo, ontem comentei com um amigo que se diz mecânico e ele me disse que isso era normal, (acho que é mania de todo mecanico que não entende dizer que os problemas são normais) normal o .. :smt030 .... dele, conheço o meu carro e sei que não fazia isso, falei pra ele que ele estava precisando de umas aulas e passei o endereço dos Monzeiros pra ele ler os tópicos e ver se aprende alguma coisa :smt005

Abrços

Imagem
Fotos
Cinegrafista
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor advpavani » 17 Nov 2008, 14:30

Olá pessoal!
Eu comecei o Tópico agora vou finalizar com uma notícia não tão agradável assim.
Não é para se assustarem, e sim para ficar esperto.

Descobri porque o meu carro falhava de manhã, eu pensando que era tanta coisa, como cabo de vela, rotor, velas, bateria, motor de arranque, capa do distribuidor, até o coletor. Dessas peças eu já tinha trocado, primeiro a tampa do distribuidor, depois o rotor, aí as velas. Aí eu iria verificar a bateria numa altoelétrica, mas não deu mais tempo, o negócio ficou feio, uma bateção no motor quando acelerava, parecia que ia perfurar o bloco do motor.

A sorte minha que o carro quebrou bem na entrada da cidade onde minha mãe mora (a cidade é de primeira passou para 2º marcha a cidade acaba rsrsrsrs :lol: )
:( Aí tive que colocar o meu monzão em cima do Guincho, isso partiu o meu coração :smt010 e percorrer 90Km e trazer para a minha cidade em Maringá-PR.

Resumindo o estrago: A JUNTA DO CABEÇOTE QUEIMOU :x
Essa falhação toda era a terrível junta do cabeçote.

Agora estou um pouquinho mais confortável, pois somete é o cabeçote, a sorte que não estragou a biela, se não teria que fazer todo o motor. mas mesmo assim o estrago foi grande
veja só:
Retífica do Cabeçote - Plainar, retífica de sedes, retífica de válvulas, esmerilhar e montar, banho químico - Total R$150,00
Kit de junta do cabeçote, junta da tampa da válvula com redutor - Total R$ 50,00
4 Litros de óleo + filtro de óleo - Total R$ 50,00

Por enquanto a bricadeira está em R$ 250,00 :smt010

Agora só falta saber do mecânico a mão de obra dele. Pois esse cara é bem de confiança. Tanto é de confiança que ontem domigão deixei o meu Monza na frente da oficina dele, na parte da tarde, na qual ele mora em cima, mas não estava no momento e eu não consegui localizar ele, quando foi de noite quando ele chegou da casa da sogra dele, reconheceu o meu carro e ligou para mim, para colocar o meu carro dentro da oficina.

Eu creio que vou gastar com a mão de obra do mecânico em torno de R$ 70,00 ou R$ 100,00 - e hoje mesmo vou pegar o Monzão.
Depois eu informo quanto ficou de mão de obra.

Um abraço a todos, e vamos ficar de olha na junta do cabeçote.

Obs: O mecânico disse caso não tivesse queimado a junta do cabeçote, o problema da falhação poderia ser qualquer desses itens que a gente estava comentando neste tópico, como velas, rotor, distribuidor, motor de arranque, bateria, parte da ignição em geral.

Valeu mesmo pessoal!
Gostei de ter participando, estou aprendendo muito aqui :smt023
advpavani

Mensagempor advpavani » 17 Nov 2008, 14:38

Esqueci de colocar nos prejuizos.

Só o Guincho ficou em R$ 210,00 !!!!
advpavani

Mensagempor advpavani » 17 Nov 2008, 18:41

A mão de obra do mecânico ficou em R$ 130,00

somando-se tudo:
Guincho R$ 210,00
retifica do cabeçote R$ 150,00
kit junta e demais peças, óleo e filtro de óleo R$ 100,00
Mão de obra R$ 130,00

Total do preju, bom não posso dizer que isso deve ser um preju, pois agora a parte do cabeçote está uma beleza.
Total R$ 590,00
Saiu salgado, mas tudo bem. Se é pro bem da saúde do meu Monzão, temos que fazer um sacrifício, ainda mais quando é o primeiro filho.
8)
advpavani

Mensagempor advpavani » 19 Nov 2008, 16:08

:D Olá pessoal :D

Agora o Monzão tá uma beleza, está filé 8)
De manhã quando vou dar a partida, só giro um pouquinho a chave, que o motor já começa a roncar, nem preciso fazer esforço :lol: .
O gasto foi grande mas valeu a pena. O problema foi totalmente resolvido. 8) 8) :smt005
advpavani

Mensagempor rdmasselli » 27 Nov 2008, 22:28

Olá, sou novo aqui, espero obter ajuda. Queria saber se o seu Monza falhava quando pisava rápido no aceledor apenas, ou sempre falhava.
No aguardo.
rdmasselli

Ano/Modelo: 1986/1986
Sist. Alimentação: Carburador

Mensagempor advpavani » 08 Dez 2008, 13:51

[Olá, sou novo aqui, espero obter ajuda. Queria saber se o seu Monza falhava quando pisava rápido no aceledor apenas, ou sempre falhava.
No aguardo.]

Olá Rdmasselli

O meu monza não falhava quando pisava no acelerador, somente falhava de manhã, parecendo que o motor de arranque tava ruim, velas , rotor, bateria ou até mesmo o cabo das velas. Depois de quente o motor, o giro era uma beleza na estrada.
Eu também não corro muito na estrada mantenho a média legal, mas na hora da utrapassagem, aí ninguém segura o monza, é pé embaixo (utrapassagem somente aonde é permitido e com segurança, eu ainda sou jovem para morrer). Nisso ele não falhava.

É claro que as vezes entrava sujeira no carburador, mas como eu já sabia desse problema, já parava o carro e limpava o gicle e ficava redondo.

No seu caso pode ser várias coisas, o bom e detalhar melhor a situação, para que o pessoal possa te ajudar.
Eu não entendo muito não, mas se eu souber de uma possível resolução do problema terei o maior prazer em ajudar.
advpavani

Voltar para Elétrica e Iluminação