Baterias, qual escolher?

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Surfin
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 587
Registrado em: 20 Out 2008, 18:13
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Baterias, qual escolher?

Mensagem não lida por Surfin »

-Heliar/AC Delco (a que tiver mais barato, pois é (ou era até uns meses atrás) a mesma empresa que fabrica as duas)
-Tudor

sobre as outras não posso opinar, ainda não usamos elas.
Monza: SL/E 1993
alquini
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1252
Registrado em: 06 Out 2007, 22:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Baterias, qual escolher?

Mensagem não lida por alquini »

EIA :D :D :D

1º caso - Heliar
2º caso - Cral.

Bateria é um caso serio. :smt017
Ja tive uma bateria marca tabajara de 36Ah num opala que durou muito tempo, algo em torno de 3 anos, e ja tive bateria boa em carro 0km aqui em casa que estragou com 6meses.

Depois de escolher a bateria, vc deve olhar regularmente o nivel da água da bateria, nao existe bateria livre de manutenção.
Eu coloquei uma bateria especial para som no meu carro, de 90Ah, marca desconhecida mas de muita qualidade (Leyzer acho q é assim) e a cada 3 meses eu vou na loja onde comprei e peço pro cara dar uma olhada na água, faço teste de corrente de partida e verifico a tensão do alternador para evitar sobre carga.
É algo rapido e facil que evite dores de cabeça mais tarde. :wink:
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Baterias, qual escolher?

Mensagem não lida por Fastback »

alquini escreveu:Bateria é um caso serio. :smt017
Ja tive uma bateria marca tabajara de 36Ah num opala que durou muito tempo, algo em torno de 3 anos, e ja tive bateria boa em carro 0km aqui em casa que estragou com 6meses.

Depois de escolher a bateria, vc deve olhar regularmente o nivel da água da bateria, nao existe bateria livre de manutenção.
Eu coloquei uma bateria especial para som no meu carro, de 90Ah, marca desconhecida mas de muita qualidade (Leyzer acho q é assim) e a cada 3 meses eu vou na loja onde comprei e peço pro cara dar uma olhada na água, faço teste de corrente de partida e verifico a tensão do alternador para evitar sobre carga.
É algo rapido e facil que evite dores de cabeça mais tarde. :wink:
Pois é cara... O Landau também ficou uns belos anos com essa Cral e nunca tive problemas com ela. Só agora, 3 anos depois, é que ela resolveu arriar no Monza, porque a Tudor que estava no Monza quando comprei, acabei passando pro Landau quando ela começou a dar sinais de que não duraria muito tempo, e não durou. Mas, ela já deveria ser bem "rodada".
O problema de se ter uma bateria selada é que depois de um certo tempo ela baixa o nível de água e não tem como repor :smt011 e o da com manutenção é que ela vaza com muita facilidade, tem que ficar MUITO esperto com o nível da água, pois se fica meio alto, vaza quando esquenta e se fica baixo, reduz a vida útil. E... Se vaza, dá pra imaginar a "..." que faz no cofre, né? Experiência própria...

Mesmo assim, vão aí os preços que encontrei (só os "melhorzinhos")

* AC Delco - R$ 250,00 (70ah) s/m, b/t (max: R$ 378,00)
* Moura - R$ 280,00 (75ah) s/m, b/t (max: R$ 340,00)
* Tudor - R$ 315,00 (70ah) s/m, b/t (max: R$ 382,00)

Aí, pras "segunda linha" temos:

* Ranger R$ 190,00 (70ah) c/m, b/t
* Cral R$ 200,00 (70ah) c/m, b/t
* Reidiba R$ 200,00 (70ah) c/m, b/t
* MAX R$ 200,00 (70ah) c/m, b/t
* Reifor R$ 209,00 (70ah) c/m, b/t
* MAX R$ 235,00 (70ah) s/m, b/t
* Zetec (segunda linha da moura) (70ah) R$ 270,00 c/m, b/t

- Legenda: s/m (sem manutenção) c/m (com manutenção) [/b]b/t[/b] (à base de troca)

Sinceramente? Pelo preço, acho que a mais viável é a Ac Delco... Pois, por 50 reais a mais de uma com manutenção, dá pra pegar uma selada de qualidade que, inclusive, é (ou pelo menos era) original da GM. Como segunda opção fica a moura, 80 reais de diferença de uma com manutenção mas com amperagem maior. Se por acaso a AC não servir, vou de Moura, o que vocês acham?

Ps.: acho que, pela pequena pesquisa, dá pra perceber o quanto VALE A PENA dar uma boa pesquisada antes de comprar qualquer coisa, né? :wink:
Valeu!
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )


EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
alquini
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1252
Registrado em: 06 Out 2007, 22:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Baterias, qual escolher?

Mensagem não lida por alquini »

Fastback escreveu: O problema de se ter uma bateria selada é que depois de um certo tempo ela baixa o nível de água e não tem como repor :smt011 e o da com manutenção é que ela vaza com muita facilidade, tem que ficar MUITO esperto com o nível da água, pois se fica meio alto, vaza quando esquenta e se fica baixo, reduz a vida útil. E... Se vaza, dá pra imaginar a "..." que faz no cofre, né? Experiência própria


Que eu sei nenhuma bateria é selada, se vc olhar bem, por baixo do adesivo que tem em cima da bateria existe um tampa retalngular bem grande que esconde as tampinhas das camaras onde tem as placas.
A minha tbm diz SELADA, mas o cara que me vendeu abriu ela na minha frente e mostrou que isso nao existe, vc deve olhar o nivel da água frequentemente (3 ou 4 meses no maximo) e completar se for preciso com agua destilada, demineralizada.
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Baterias, qual escolher?

Mensagem não lida por Fastback »

Cara, eu já ví isso acontecer com baterias de "segunda linha". Inclusive, com essa tal Ranger que eu achei por aqui. Aqui na firma onde trabalho, nosso no-break tinha 20 baterias dessa ranger de 60 amperes, todas com uma escrita "SEM MANUTENÇÃO" bem grande na lateral. Mas, na verdade, debaixo dessa mesma tampa retangular que você disse, estão lá todas as 6 tampinhas pra se adicionar água. Como elas estavam bem baixas de água, arrumei um pouco de água demineralizada com meu pai (que usa isso na caldeira dele) e abasteci as mesmas. Peguei duas pra mim e o resto despachei pro ferro velho. Funcionaram...
Já a Tudor que eu tinha no Monza e que foi pro Landau, era dessas seladas e, realmente, essa não tinha tampinha pra preenchimento da solução. Tanto é que ela acusava nível de solução baixo e não tinha como abrir pra completar. Infelizmente foi-se!
É esse o meu medo quanto as baterias sem manutenção... Isso porque, conversando com um cara de uma auto peças, ele me explicou que as baterias seladas são mais sensíveis à variações de carga, o que faz seu nível de solução baixar com o tempo, por isso a bateria de manutenção teria essa vantagem sobre a de sem manutenção, já que como se pode completar o nível de solução, a bateria duraria um pouco mais.
Como não entendo nada nesse ponto, ficou o dito pelo não dito. Particularmente eu compraria uma com manutenção, mas só de pensar na dor de cabeça que eu já tive com essa Cral na questão de ficar completando nível, prefiro arriscar uma selada. =/
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )


EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
Arte Visual
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1172
Registrado em: 19 Set 2008, 23:28
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Baterias, qual escolher?

Mensagem não lida por Arte Visual »

Boa Tarde Fastback.

Depois que escolher e fizer a compra da bateria, não esqueça de fazer o seguinte, limpar os polos e quando colocar os conectores neles, passar um pouco de graxa para não acumular aquela usinagem (é quando fica com um pó grudado nos polos e que também dão curto e acaba com a carga da bateria) quando tinha um voyage sempre acontecia isto, e sempre tinha que ficar limpando e voltava tudo denovo, então meu querido sogrão me deu esta dica, e como tinha falado anteriormente, a bateria do fusquinha dele durou 13 anos e ele sempre fazendo esta manutenção ok :smt023
Monza é Monza, quando se tem um sabe o que digo !!!!!!e coitado dos invejosos que não tem e criticam como carro de velho.
Muitas Saudades Velho Companheiro, foram 08 anos ao lado dele, muitas histórias, muitas alegrias, mas são lembranças que guardo com muito amor e carinho por ele.
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Baterias, qual escolher?

Mensagem não lida por Fastback »

Arte Visual escreveu:Boa Tarde Fastback.

Depois que escolher e fizer a compra da bateria, não esqueça de fazer o seguinte, limpar os polos e quando colocar os conectores neles, passar um pouco de graxa para não acumular aquela usinagem (é quando fica com um pó grudado nos polos e que também dão curto e acaba com a carga da bateria) quando tinha um voyage sempre acontecia isto, e sempre tinha que ficar limpando e voltava tudo denovo, então meu querido sogrão me deu esta dica, e como tinha falado anteriormente, a bateria do fusquinha dele durou 13 anos e ele sempre fazendo esta manutenção ok :smt023
Cara, essa eu vou anotar no caderninho de preciosidades! :)

Mas, diz aí, a graxa pode ser comum? Daquelas que o pessoal passa em portoes corrediços e etc? Quanto a limpeza, realmente, sao um grande problema. Conversando com um pessoal que mexe com no-breaks eles me explicaram que por mais que voce limpe os terminais, eles possuem "micro" ranhuras que sempre terão um pouco dessa "nhaca"/zinabre acumulada fazendo com que tudo volte novamente. É aquela velha história, uma laranja podre estraga o resto. No caso, o melhor seria trocar os terminais mas, como ninguém tem grana pulando bolso à fora, manter os conectores limpos é sempre uma boa opçao, ainda mais agora que voce deu a dica de que mante-los limpos conserva ainda mais a bateria... Ah se eu soubesse disso ha uns 3 anos atrás! hehehe
Ah... Pra quem nao tem idéia de como limpar isso, geralmente um pouco de água com bicarbonato de sódio ajuda bastante... Eu deixo um tempo mergulhado nessa soluçao pra depois dar uma esfregada com uma bucha ou escova pra tirar o grosso de tudo. Acho que uma palha de aço (bombril) também deve ajudar bastante.

Quanto a bateria, acabei pegando a AC Delco de 70 ah por 250 reais. Acho que nao foi má escolha, a bateria é bem acabada, passa bastante confiança. O mais legal foi chegar lá com a minha Cral velha e ouvir do pessoal: "Putz, essa é antiga hein? Deve ter uns 3 anos ou mais que saiu de linha..." hehehe Nao sao 13 anos mas, já é alguma coisa! :D

Abraços!
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )


EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Baterias, qual escolher?

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Excelente escolha AC Delco :mrgreen:
Ano que vem meu vai estar pedindo outra bateria e com certeza vai ser a AC Delco. A Melhor bateria que eu já ví!

Ah! Minha Heliar de 54 A paguei os "zóio da cara" em Dez/2005. Agora já está dando sinais de cansaço como ao dar partida a voltagem cair pra 9V :? .....
Paguei 200,00 na Heliar de 54A e alguns meses antes, foi trocado a bateria do Golf e colocado uma Tudor de 72 A Ambas sem manutenção. esta tmbm custou 200,00 :?
Confiei demais nessa Heliar e me arrependo totalmente. :smt011


Abcs!
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Responder