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Baterias, qual escolher?

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica e iluminação.

Baterias, qual escolher?

Mensagempor Fastback » 27 Out 2008, 22:17

Pessoal, minha bateria arriou e preciso de algumas opinioes, será que voces poderiam me ajudar?
Estive rodando pela cidade e encontrei baterias Tudor, Moura, Heliar e AC Delco basicamente no mesmo preço e a Cral, Reifor e Baterax (entre outras "desconhecidas") à preços mais acessíveis mas parecidos entre sí. Supondo duas situaçoes o que voces escolheriam (por favor, se puderem, opinem nos DOIS casos, ok?)

CASO 1:

Heliar de 70 ah s/ manutençao (selada)
AC Delco de 70 ah s/ manutençao (selada)
Moura de 75 ah s/ manutençao (selada)
Tudor de 75 ah s/ manutençao (selada)

CASO 2:

Cral de 70 ah c/ manutençao
Baterax de 70 ah c/ manutençao
Ranger de 70 ah c/ manutençao

No primeiro caso, qual seria a prioridade que voces dariam às baterias. Eu, por exemplo daria preferencia:
1- Tudor
2- AC Delco
3- Moura
4-Heliar

e, pras de "segunda linha"
1- Cral
2- Outras

A Cral eu já usei por muito tempo tanto no Landau quanto no Monza e nunca tive do que reclamar. Durou mais ou menos 3 anos (uma bateria convencional dura mais ou menos 2) e já fez muita chupeta no Landau, tal como partidas e partidas depois de muito tempo parado. Uma pena ter "falecido". Agora tá na hora de levar uma facada e, espero contar com a opiniao de voces. Pela falta de grana, estou optando pela Cral mas, se eu encontrar as de primeira linha num preço acessível, com certeza darei preferencia às mesmas.

Valeu!
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Re: Baterias, qual escolher?

Mensagempor José Leal » 28 Out 2008, 01:18

Fast, na minha escala de preferência:
1-Moura;
2-Heliar;
3-AC Delco;
4-Tudor.

Para as 2ª linha:
1-Cral;
2-Outras.

Eu uso Moura em meus carros, e tive que trocar uma a alguns meses atrás, sem saber que era o alternador que estava lascado (a bateria aguentou bem a falta de recarga do alternador).

Agora vai das suas finanças, né???

Até mais.
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Re: Baterias, qual escolher?

Mensagempor Fastback » 28 Out 2008, 08:30

Pois é seu Zé... A minha cral nunca me deu "creu", mesmo nas situações mais difíceis. Já deu muita partida no landau (e olhe que aquele motor de partida não é pra qualquer um...), no Monza, já fez muita chupeta mas, infelizmente deu o que tinha que dar, e bem num momento "sem grana".
Outra bateria que eu também levo bastante em conta é a Tudor. Um pessoal que fez serviço no no-break aqui da empresa disse que é o melhor custo benefício que eles têm na hora de instalar baterias. Já usaram moura, heliar e a Tudor é a "mais melhor" que eles encontraram. Já a moura eu ví deixar algumas pessoas na mão algumas vezes. Meu pai por exemplo, com um ano e pouquinho depois da compra, a bateria simplesmente "arriou". Uma ... sacanagem... Nem mesmo a Ajax que eu tinha foi assim...

Mesmo assim... Que venham mais opiniões (inclusive sua, Zé, caso queira complementar).

Abraços!
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Re: Baterias, qual escolher?

Mensagempor RicardoDS » 28 Out 2008, 08:54

Fastback escreveu:Já a moura eu ví deixar algumas pessoas na mão algumas vezes. Meu pai por exemplo, com um ano e pouquinho depois da compra, a bateria simplesmente "arriou".

Tive uma Moura que teve esse fim. Utilizei o carro normalmente num sábado, aí no domingo a tarde quando fui ligar não deu nem sinal de vida, morreu mesmo. Não segurava nada de carga.
Mas não posso reclamar dela, foi uma bateria que durou muito.

Agora estou com uma tal de Automax, bateria boa e barata... o monza as vezes passa a semana toda desligado, vou lá e bato na partida ele pega rapidinho e o voltímetro sempre em posição correta.
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Re: Baterias, qual escolher?

Mensagempor Rosberg » 28 Out 2008, 08:56

Na minha opiniçao:

Heliar de 70 ah s/ manutençao (selada)
Moura de 75 ah s/ manutençao (selada)
AC Delco de 70 ah s/ manutençao (selada)
Tudor de 75 ah s/ manutençao (selada)

CASO 2:

Nenhuma delas, mas, se for o csaso:

Cral de 70 ah c/ manutençao
Baterax de 70 ah c/ manutençao
Ranger de 70 ah c/ manutençao
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Re: Baterias, qual escolher?

Mensagempor Arte Visual » 28 Out 2008, 11:05

Bom Dia Monzeiros.

Na minha opinião ficariam assim, no primeiro caso:

-Heliar
-AC Delco
-Moura
-Tudor

No segundo caso:

-Cral
-Diversas

Eu estou usando no meu carro a Heliar à 03 anos, e nunca tive problemas com ela, antes era uma Cral porém ela não aguentou muitas partidas e faleceu :smt010 , então troquei pela Heliar e aproveitei e também coloquei um motor de arranque de partida rápida do Vectra, e adeus problemas de partida :mrgreen: , agora uma bateria que eu nunca vi durar tanto foi do meu sogro, ele tem um fusquinha 70 único dono, e a bateria original dele durou nada menos que 13 anos, isso mesmo, 13 anos :shock: e só acabou a bateria porque ele teve que dar muitas partidas e também esqueçeu a lanterna ligada a noite toda, mas uma bateria durar tudo isso não é mole não :roll: :smt023
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Re: Baterias, qual escolher?

Mensagempor Fastback » 28 Out 2008, 11:20

Falando em bateria com manutenção, alguém pode finalmente dizer como fazer a tal "manutenção" dela? Quanto de água, de quanto em quanto tempo, o que fazer pra ela não ficar vazando à torto e direito? Já tive duas de manutenção e parece que sempre erro a quantidade de água. Se bem que uma delas tinha um cano de "respiro" que eu aproveitei pra engatar uma mangueira velha de combustível do landau e mandei ela lá pro final do cofre, virada pro chão pra não ficar acabando com a tinta do cofre.
Dizem que a quantidade de água é suficiente quando cobre as placas, isso confere? Água destilada mesmo?
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Re: Baterias, qual escolher?

Mensagempor Fastback » 28 Out 2008, 11:25

Arte Visual escreveu:...ele tem um fusquinha 70 único dono, e a bateria original dele durou nada menos que 13 anos, isso mesmo, 13 anos :shock: e só acabou a bateria porque ele teve que dar muitas partidas e também esqueçeu a lanterna ligada a noite toda, mas uma bateria durar tudo isso não é mole não :roll: :smt023


Uma pena que não fazem mais dessas, afinal, que compania quer vender baterias uma vez a cada 13 anos?! :smt005 Ai quem toma na tarraqueta somos nós, obviamente.

Aliás... Falando da Tudor, só uma curiosidade, ninguém usou ou realmente acham as outras melhores? Nada contra mas, é que eu ainda boto mais "fé" numa Tudor ou AC Delco que numa Moura, não sei porque... Acho que é porque fazem propaganda até demais. Quando a propaganda é demais, o santo desconfia. :lol:
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Re: Baterias, qual escolher?

Mensagempor Rafaelo » 28 Out 2008, 11:27

sim precisa cobrir ate o topo das placas, nunca ultrapassa essa marca geralmente as de manutenção boas tem o nivel marcando certo, nem todas tem...

se bota demais quando ferver a bateria adivinha! escorre tudo pelo respiro como sabemos quando ferve a aqua muda seu volume dae transborda e aqua tem quer a destilada e sempre use oculos e luvas e tambem com num lugar plano faça a completagem de aqua
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Re: Baterias, qual escolher?

Mensagempor jr.glaucio » 28 Out 2008, 13:07

aprendi duas coisas quando se trata de bateria:
1- nunca comprar bateria usada
2- a melhro marca é moura e isso eu ja comprovei

conselho de amigo a moura de 75 é show de bola e vale cada centavo pra nao ter dor de cabeça nem tão cedo. abraço fast
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Re: Baterias, qual escolher?

Mensagempor Surfin » 29 Out 2008, 03:10

-Heliar/AC Delco (a que tiver mais barato, pois é (ou era até uns meses atrás) a mesma empresa que fabrica as duas)
-Tudor

sobre as outras não posso opinar, ainda não usamos elas.
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Re: Baterias, qual escolher?

Mensagempor alquini » 29 Out 2008, 07:01

EIA :D :D :D

1º caso - Heliar
2º caso - Cral.

Bateria é um caso serio. :smt017
Ja tive uma bateria marca tabajara de 36Ah num opala que durou muito tempo, algo em torno de 3 anos, e ja tive bateria boa em carro 0km aqui em casa que estragou com 6meses.

Depois de escolher a bateria, vc deve olhar regularmente o nivel da água da bateria, nao existe bateria livre de manutenção.
Eu coloquei uma bateria especial para som no meu carro, de 90Ah, marca desconhecida mas de muita qualidade (Leyzer acho q é assim) e a cada 3 meses eu vou na loja onde comprei e peço pro cara dar uma olhada na água, faço teste de corrente de partida e verifico a tensão do alternador para evitar sobre carga.
É algo rapido e facil que evite dores de cabeça mais tarde. :wink:
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Re: Baterias, qual escolher?

Mensagempor Fastback » 29 Out 2008, 08:12

alquini escreveu:Bateria é um caso serio. :smt017
Ja tive uma bateria marca tabajara de 36Ah num opala que durou muito tempo, algo em torno de 3 anos, e ja tive bateria boa em carro 0km aqui em casa que estragou com 6meses.

Depois de escolher a bateria, vc deve olhar regularmente o nivel da água da bateria, nao existe bateria livre de manutenção.
Eu coloquei uma bateria especial para som no meu carro, de 90Ah, marca desconhecida mas de muita qualidade (Leyzer acho q é assim) e a cada 3 meses eu vou na loja onde comprei e peço pro cara dar uma olhada na água, faço teste de corrente de partida e verifico a tensão do alternador para evitar sobre carga.
É algo rapido e facil que evite dores de cabeça mais tarde. :wink:


Pois é cara... O Landau também ficou uns belos anos com essa Cral e nunca tive problemas com ela. Só agora, 3 anos depois, é que ela resolveu arriar no Monza, porque a Tudor que estava no Monza quando comprei, acabei passando pro Landau quando ela começou a dar sinais de que não duraria muito tempo, e não durou. Mas, ela já deveria ser bem "rodada".
O problema de se ter uma bateria selada é que depois de um certo tempo ela baixa o nível de água e não tem como repor :smt011 e o da com manutenção é que ela vaza com muita facilidade, tem que ficar MUITO esperto com o nível da água, pois se fica meio alto, vaza quando esquenta e se fica baixo, reduz a vida útil. E... Se vaza, dá pra imaginar a "..." que faz no cofre, né? Experiência própria...

Mesmo assim, vão aí os preços que encontrei (só os "melhorzinhos")

* AC Delco - R$ 250,00 (70ah) s/m, b/t (max: R$ 378,00)
* Moura - R$ 280,00 (75ah) s/m, b/t (max: R$ 340,00)
* Tudor - R$ 315,00 (70ah) s/m, b/t (max: R$ 382,00)

Aí, pras "segunda linha" temos:

* Ranger R$ 190,00 (70ah) c/m, b/t
* Cral R$ 200,00 (70ah) c/m, b/t
* Reidiba R$ 200,00 (70ah) c/m, b/t
* MAX R$ 200,00 (70ah) c/m, b/t
* Reifor R$ 209,00 (70ah) c/m, b/t
* MAX R$ 235,00 (70ah) s/m, b/t
* Zetec (segunda linha da moura) (70ah) R$ 270,00 c/m, b/t

- Legenda: s/m (sem manutenção) c/m (com manutenção) [/b]b/t[/b] (à base de troca)

Sinceramente? Pelo preço, acho que a mais viável é a Ac Delco... Pois, por 50 reais a mais de uma com manutenção, dá pra pegar uma selada de qualidade que, inclusive, é (ou pelo menos era) original da GM. Como segunda opção fica a moura, 80 reais de diferença de uma com manutenção mas com amperagem maior. Se por acaso a AC não servir, vou de Moura, o que vocês acham?

Ps.: acho que, pela pequena pesquisa, dá pra perceber o quanto VALE A PENA dar uma boa pesquisada antes de comprar qualquer coisa, né? :wink:
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Re: Baterias, qual escolher?

Mensagempor alquini » 29 Out 2008, 08:53

Fastback escreveu:O problema de se ter uma bateria selada é que depois de um certo tempo ela baixa o nível de água e não tem como repor :smt011 e o da com manutenção é que ela vaza com muita facilidade, tem que ficar MUITO esperto com o nível da água, pois se fica meio alto, vaza quando esquenta e se fica baixo, reduz a vida útil. E... Se vaza, dá pra imaginar a "..." que faz no cofre, né? Experiência própria




Que eu sei nenhuma bateria é selada, se vc olhar bem, por baixo do adesivo que tem em cima da bateria existe um tampa retalngular bem grande que esconde as tampinhas das camaras onde tem as placas.
A minha tbm diz SELADA, mas o cara que me vendeu abriu ela na minha frente e mostrou que isso nao existe, vc deve olhar o nivel da água frequentemente (3 ou 4 meses no maximo) e completar se for preciso com agua destilada, demineralizada.
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Re: Baterias, qual escolher?

Mensagempor Fastback » 29 Out 2008, 09:31

Cara, eu já ví isso acontecer com baterias de "segunda linha". Inclusive, com essa tal Ranger que eu achei por aqui. Aqui na firma onde trabalho, nosso no-break tinha 20 baterias dessa ranger de 60 amperes, todas com uma escrita "SEM MANUTENÇÃO" bem grande na lateral. Mas, na verdade, debaixo dessa mesma tampa retangular que você disse, estão lá todas as 6 tampinhas pra se adicionar água. Como elas estavam bem baixas de água, arrumei um pouco de água demineralizada com meu pai (que usa isso na caldeira dele) e abasteci as mesmas. Peguei duas pra mim e o resto despachei pro ferro velho. Funcionaram...
Já a Tudor que eu tinha no Monza e que foi pro Landau, era dessas seladas e, realmente, essa não tinha tampinha pra preenchimento da solução. Tanto é que ela acusava nível de solução baixo e não tinha como abrir pra completar. Infelizmente foi-se!
É esse o meu medo quanto as baterias sem manutenção... Isso porque, conversando com um cara de uma auto peças, ele me explicou que as baterias seladas são mais sensíveis à variações de carga, o que faz seu nível de solução baixar com o tempo, por isso a bateria de manutenção teria essa vantagem sobre a de sem manutenção, já que como se pode completar o nível de solução, a bateria duraria um pouco mais.
Como não entendo nada nesse ponto, ficou o dito pelo não dito. Particularmente eu compraria uma com manutenção, mas só de pensar na dor de cabeça que eu já tive com essa Cral na questão de ficar completando nível, prefiro arriscar uma selada. =/
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