Chave do ventilador interno.

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
José Leal
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Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por José Leal »

Amigos, aconteceu o seguinte: reparei que o relé da ventilação interna (dentro da cx de fusíveis, o 2º de cima para baixo do lado esquerdo) esquentou muito, chegando a danificar o terminal central (derreteu um pouco). Verifiquei tb que estava ocorrendo mal contato. Retirei a peça, dei uma organizada nos contatos e recoloquei no local. Acontece que a 4ª velocidade do ventilador (a mais alta) agora não está funcionando. As outras 3 estão em ordem. Retirei o conector da chave e não tinha mal contato.

Algum defeito na chave do ventilador pode ter feito o relé esquentar muito (uso muito a 4ª velocidade)? A minha chave do ventilador precisa ser substituida?

Obrigado pela ajuda e até mais.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

José Leal, se no seu carro o sistema de ventilação for igual ao meu, no compartimento do motor, na carcaça do ventilador, existem 4 conectores coloridos.
Desconecte um dos conectores e veja qual velocidade deixou de funcionar. Faça isso com todos eles e vai saber qual conector é de que velocidade.
Inverta o da 4ª com o da 3ª e veja se a quarta velocidade funciona (com a chave na posição 3).
Ali atrás dos conectores existem resistores, só a posição 4 é direta, sem resistor algum.
Se a posição 4 da chave estiver ruim (mau contato, etc), e já que vc utiliza muito a 4ª posição, vc pode eliminar uma das outras velocidades, e não precisará substituir a chave.

Abraços
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José Leal
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Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por José Leal »

Ah, sim, eu ví esses conecotores coloridos. Amanhã farei isso.

Até mais.
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viniciusvfb
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Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por viniciusvfb »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:José Leal, se no seu carro o sistema de ventilação for igual ao meu, no compartimento do motor, na carcaça do ventilador, existem 4 conectores coloridos.
Desconecte um dos conectores e veja qual velocidade deixou de funcionar. Faça isso com todos eles e vai saber qual conector é de que velocidade.
Inverta o da 4ª com o da 3ª e veja se a quarta velocidade funciona (com a chave na posição 3).
Ali atrás dos conectores existem resistores, só a posição 4 é direta, sem resistor algum.
Se a posição 4 da chave estiver ruim (mau contato, etc), e já que vc utiliza muito a 4ª posição, vc pode eliminar uma das outras velocidades, e não precisará substituir a chave.

Abraços
Luiz Carlos,

no meu carro tenho um problema parecido. Desde que eu comprei esse meu Monza que a velocidade do ar só funciona na posição 4. Mas nunca esquentei em consertar esse pequeno problema. Mas vendo o tópico resolvi ver o que pode ter causado isso. No caso esses conectores coloridos são fáceis de achar? è igual em todo Monza? O meu é um SL/E 2.0 EFI, será que acho esses conectores fáceis e isso soluciona meu problema?
Abraço
Vinícius Bezerra - RJ
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Vinicius, o que pode estar causando problemas no seu carro não são os conectores, e sim a peça onde eles estão ligados.
Os conectores em si são só conectores coloridos. A peça onde eles encaixam é que tem um conjunto de resistores que fazem o motor do ventilador girar nas várias velocidades.
Por outro lado, o problema pode estar no próprio motor, que, se estiver ruim, pode ser que só funcione qdo se manda 12 volts nele, o que só ocorre na velocidade 4.
Então, é necessário uma pesquisa no sistema, para ver o que está ruim, se é a chave, a fiação, o conjunto de resistores ou o próprio motor.

Abraços
Luiz Carlos
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Chave do ventilador interno.
por José Leal em Segunda Out 13, 2008 7:09 pm

Amigos, aconteceu o seguinte: reparei que o relé da ventilação interna (dentro da cx de fusíveis, o 2º de cima para baixo do lado esquerdo) esquentou muito, chegando a danificar o terminal central (derreteu um pouco). Verifiquei tb que estava ocorrendo mal contato. Retirei a peça, dei uma organizada nos contatos e recoloquei no local. Acontece que a 4ª velocidade do ventilador (a mais alta) agora não está funcionando. As outras 3 estão em ordem. Retirei o conector da chave e não tinha mal contato.

Algum defeito na chave do ventilador pode ter feito o relé esquentar muito (uso muito a 4ª velocidade)? A minha chave do ventilador precisa ser substituida?
José Leal, qdo eu lhe respondi na primeira vez me ficou uma sensação de que faltava alguma coisa...hoje, relendo um esquema elétrico de Monza, lembrei de um detalhe:
O relé que estava esquentando no seu carro e que vc 'consertou', na verdade só atua na 4ª velocidade do ventilador.
Então, aquilo que eu disse de mexer na chave, etc e tal, não procede.
O que vc tem de fazer é colocar o dedo sobre o relé e comandar a 4ª velocidade. O relé deverá atuar. Se estiver atuando e mesmo assim o ventilador não for para a velocidade máxima, o relé pode não estar fechando o circuito, ou a ligação dele com o ventilador está interrompida.
Caso ele não atue, aí ele pode estar com sua bobina ruim ou as ligações para a bobina estão interrompidas. Aí sim pode ser problema entre o relé e a chave seletora.

Abraços
Luiz Carlos
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Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por José Leal »

Luiz, acontece que o relé atua em todas as velocidades. Já tentei usar o ventilador nas velocidades 1, 2 e 3 sem esse relé e o ventilador não funciona.

Desmontei a chave do ventilador, procurando algum contato danifcado e não encontrei.

Vou olhar os conectores coloridos e as resistências. Talvez possa estar alí o problema.

Valeu pela dica e até mais.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Com certeza o seu problema está no relé ou seu soquete. 8)
Vc efetuou os testes que eu sugeri, ou simplesmente retirou o relé?
Se vc meteu o dedo sobre o relé, deve ter notado que ele só 'cola' na velocidade 4. Se ele colar em todas as velocidades, está errado.
Qdo o relé cola, ele alimenta o motor do ventilador com 12 volts 'cheios', através dos seus contatos NA (normalmente abertos).
Nas outras velocidades a corrente passa antes pelos resistores, mas também circula pelos contatos NF (normalmente fechados) do relé. Se o relé for removido, nenhuma velocidade vai funcionar.
Infelizmente o único relé igual a esse é o do sensor de vazão de combustível, que seu carro não tem. Senão vc poderia inverter os relés, para chegar a uma conclusão. Ele é diferente dos outros justamente por ter um contato a mais (87A).

Imagem

A figura mostra a situação com a chave comutadora de velocidades na posição 1. Note que nessa posição a corrente tem de atravessar os 3 resistores e vai até o relé da 4ª velocidade, passando pelo contato 87A e daí ao ventilador.
Nas posições 2 e 3, a corrente passa por 2 e 1 resistor, respectivamente, e também vai ter ao ventilador pelo contato 87A e terminal 30 do relé.
Somente na posição 4 é que a corrente, sem passar por nenhum resistor, vai alimentar a bobina do relé da 4ª.
Aí vai depender do relé colar o contato 87, fechando o circuito para o ventilador.
Observe pelo esquema que se 1 resistor (o da extrema esq. estive aberto, só as velocidade 2, 3 e 4 vão funcionar. Se o resistor do meio estiver aberto, funcionarão somente a 3 e a 4. Se o da direita abrir, só a 4 funcionará, pois não passa por resistor nenhum. Por aí se vê que uma pane de resistor não influenciaria a velocidade 4.

Imagem
Observe o nome do relé B :smt023 .
Abraços
Luiz Carlos
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