Monza apagando sem motivo aparente.

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Edinho_sl
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 35
Registrado em: 11 Mai 2018, 13:26
Cidade: Sao Leopoldo
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hi-Tech
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Monza apagando sem motivo aparente.

Mensagem não lida por Edinho_sl »

Olá amigos, estou com um problema que está me tirando o sossego: Eu tive um problema com o módulo HEI, ele queimou e eu fiz a substituição por um novo, marca Delphi. O carro voltou a funcionar normalmente, porém dias depois o motor de arranque deu pau. Mandei consertar e segundo o mecânico, era original ainda.
Após o conserto percebi que o carro estava falhando muito em marcha lenta, então foi feito a substituição da bobina impulsora, rotor e tampa do distribuidor, o que deixou o carro funcionando como se o motor fosse novo. O problema é que agora ele simplesmente apaga do nada e um minuto depois pega novamente. As regulagens estão todas corretas, a marcha lenta está perfeita. O único problema é esse, estou pensando em trocar o distribuidor completo para ver se resolve. Se alguém tiver alguma dica, se já passou por isso e resolveu, gostaria de um auxílio. Obrigado.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sem motivo aparente.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O ideal é verificar se o motor apagou por falta de sinal de rotação do motor, falta de combustível ou pane elétrica, para assim ter o caminho do diagnóstico e depois do reparo.

Aqui no grupo mesmo, anos atrás eu postei em um tópico, que as bobinas impulsoras da Delphi estavam vindo com fio mal clipado no terminal. Na época troquei a bobina impulsora por prevenção e logo passei a ter problemas de funcionamento do motor.
No tópico, postei imagens antes e depois de fazer a solda do fio no terminal. Não tive mais problema com ela.

Desde então, todas bobinas impulsoras que apliquei eu solto o fio no terminal, no ponto de clipagem.

Leia atentamente as mensagens desse tópico que será muito útil:
http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... o&start=40


Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Edinho_sl
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 35
Registrado em: 11 Mai 2018, 13:26
Cidade: Sao Leopoldo
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hi-Tech
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sem motivo aparente.

Mensagem não lida por Edinho_sl »

Boa tarde Carlos. Andei com o carro e acoplamos um medidor junto à bobina e quando o carro apaga, parece que falta o sinal do módulo HEI ou da bobina impulsora. Mas eu posso garantir que esse problema começou, quando mandei trocar o rotor e a tampa.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sem motivo aparente.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Ok. Confere o rotor e a tampa. Mas não deixaria de conferir a clipagem do fio nos terminais da bobina impulsora. O sintoma tem muito a ver com esse problema.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Edinho_sl
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 35
Registrado em: 11 Mai 2018, 13:26
Cidade: Sao Leopoldo
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hi-Tech
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sem motivo aparente.

Mensagem não lida por Edinho_sl »

Ok, vou verificar a clipagem também. Vou ler o tópico novamente e seguir o seu passo a passo. Não consigo ver as fotos, mas já dá para ter uma ideia.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sem motivo aparente.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Na época hospedava as fotos em sites de hospedagens gratuitas. Depois passaram a ser pagos e assim eu como muitos usuários do fórum, perdemos muitas fotos. Não me lembro se ainda tenho essas fotos, para atualizar no tópico. Faz muivos anos que postei... se ainda tiver, na semana eu atualizo.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sem motivo aparente.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

...então foi feito a substituição da bobina impulsora, rotor e tampa do distribuidor, o que deixou o carro funcionando como se o motor fosse novo...
Quando eu era mecânico de avião, para ganhar tempo eu fazia isso, trocava logo vários componentes. O pessoal do suprimento, encarregado de enviar os itens para revisão, reclamava pois eles ficavam sem saber quais componentes estavam bons e quais não estavam.
Com carro é a mesma coisa. Deve-se ir substituindo os componentes um a um. Tipo substitui-se o rotor, se não resolver volta-se ao rotor antigo e troca-se a tampa. E assim sucessivamente.

Você pode ter trocado um componente bom por outro que, apesar de novo, não está funcionando cem por cento.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sem motivo aparente.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Edinho_sl escreveu: 15 Jan 2022, 21:25 Ok, vou verificar a clipagem também. Vou ler o tópico novamente e seguir o seu passo a passo. Não consigo ver as fotos, mas já dá para ter uma ideia.
As fotos dos fios da bobina impulsora foram atualizadas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder