[Dica] Manutenção de Contatos elétricos etc

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Enéias
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[Dica] Manutenção de Contatos elétricos etc

Mensagem não lida por Enéias »

Olá bom dia Monzeiros.

Não temos mais o Monza Club que apresentei tempos atrás aqui no fórum, porém foram feitas algumas manutenções e etc, desde que estava conosco, umas delas foram:
-Limpeza de contatos elétricos e aterramentos além do reforço em paralelo do +e- (BIG 3)
-Limpeza do conector principal do cofre do motor onde existem uns 10 terminais - entra muita sujeira/barro entupindo totalmente os contatos causando problemas de mal contato, esse foi o pior problema que encontrei na parte elétrica.
-Relé de acionamento do modulo de alarme original (atrás do porta luvas) - o relé interno do módulo de alarme sofre desgaste ocasionando falha mal funcionamento elétrico (umidade no módulo também).
- Também foi adiantado um dente no inicio do ponto que deixou o carro "melhor regulado" com relação a regulagem que estava - estava xoxo.

Os Mecânicos/Eletricistas tinham condenado a elétrica e cobraram uns $1.000,00 para refazer toda a elétrica do Monza, o carro voltou a ser um foguete só com essas manutenções acima e limpeza de bico e acerto do ponto.

Além de outras manutenções como a tomada do canister quebrada que ocasionava entrada de ar falsa desregulando a lenta e etc...

Porém, o Club foi vendido infelizmente, ótimo carro que nunca nos deixou a pé, muito confortável e confiável, que nos guarda boas recordações.

Abraços.
MONZA CLUB 2.0 EFI 94 AZUL CEZANE PEROLIZADO

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Enéias
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Re: [Dica] Manutenção de Contatos elétricos etc

Mensagem não lida por Enéias »

Olá Monzeiros.

Alguém aí revisou o que comentei acima?

"Resetei" o módulo também removendo os cabos da bateria para reiniciar uma nova programação junto com o "Jumper" no conector...


Outra situação que lembrei: Potenciômetro de CO (Oxigênio) estava com a cerâmica interna quebrada (como se alguém tivesse quebrado), não fixando a regulagem, comprei um que serve também no Kadett e ajustei para a medida indicada pelo pessoal aqui do fórum, acho q 1,50 volts...
Era outro problema que mantinha o carro desregulado, e ele ainda funcionada "bem"...


Espero que essas dicas ajudem!!!

Abraços.
MONZA CLUB 2.0 EFI 94 AZUL CEZANE PEROLIZADO

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dutra s a
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Re: [Dica] Manutenção de Contatos elétricos etc

Mensagem não lida por dutra s a »

Enéias, até é de boa ajuda essas dicas, por exemplo: aterramentos/conectores e etc... porém, algumas devem ser corrigidas, rsrsrsr!

O acerto do regulador de mistura (Potenciômetro de CO) de forma correta é apenas usando a sonda no escape e aqui no Fórum tem muito assunto sobre isto, apenas por multímetro e ensaios só irá servi como emergência, até achar uma oficina com scanner e leitor de sonda. "Antes eu também achava que só com multímetro já resolvia, rsrsr!"

De repente só de regular o Potenciômetro, "sendo este novo" não precisaria tirar de ponto na correia, o Potenciômetro por sí já mexe em tudo no carro, podendo deixar xoxo como diz ou não.

Para ficar xoxo existem muitos outros fatores.

Para resetar o módulo basta remover o fusível correspondente a ele, por alguns minutos e por de volta, a não ser que por motivos a mais tem que tirar os bornes da bateria.

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Re: [Dica] Manutenção de Contatos elétricos etc

Mensagem não lida por Enéias »

Olá dutra s a.

Essas dicas salvam um Monza em apuros e são de extrema importância para um Monzeiro. Leia novamente por favor, rsrsrsr...
O problema a ser resolvido era o potenciômetro de CO quebrado, que na verdade eu acho que foi quebrado "para fazer o motor", se é que me entende e acho que vários Monzas "morreram" por causa de um potenciômetro de CO (cerâmica interna quebrada que descobri desmontando o botão, pois o mesmo não variava a regulagem no multímetro). Usei e mantive a regulagem que encontrei no fórum e lembro que uma variação minima na regulagem alterava o funcionamento do motor, então só de substituir a peça quebrada praticamente resolveu o problema... Os mexânicos haviam dado um pré orçamento, de refazer toda a elétrica em mais de 1.000.000 reais. Perderam o cliente, talvez até tenham quebrado o potenciômetro para ganhar serviço, acho que foi chinelagem mesmo!!!

A correia estava "no ponto que o mecânico colocou", porém, com pouca resposta em baixa e não resolvia adiantar o ponto, alterei o inicio do ponto no sistema, são coisas diferentes... essa alteração no inicio do ponto altera também a temperatura de funcionamento, resposta do motor em baixa/alta e etc...

Sobre tirar os conectores da bateria serve para "resetar" o módulo e entrar com uma nova programação, e no Monza se faz o jumper no conector para abrir a nova configuração... Outros carros tem o shortplug (fusível) que se remove e abre para nova configuração no módulo...
Não sabia do fusível (shortplug) no Monza...


No mais é isso, Monzão é guerreiro e até passou esses dias na frente de casa com novo proprietário, pena não ter condições de ficar com ele na família, um ótimo carro.

Agradeço eternamente as dicas que li aqui no Fórum, muito conteúdo e fiquei horas lendo os "bate-papos" da galera.
Parabéns e muito obrigado pelo conteúdo disponibilizado!!!!


Abraços!!!
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Re: [Dica] Manutenção de Contatos elétricos etc

Mensagem não lida por dutra s a »

Sim Enéias, eu li e te afirmo que tudo o que possa imaginar de problemas com Monza EFI, eu já tive e provo isso até mesmo aqui, rsrsrsr!

Potenciômetro de CO só existe 3 formas de ter problemas: 1° é estando aberto, 2` é quebrado e 3° não ter tensão. Neste seu caso, não duvido de terem quebrado, pois ao virar o parafuso para ambos os lados, a voltagem "nos seus limites", esse parafuso fica girando em falso e dentro dessa peça, como viu tem limitações e o parafuso não fica preso a isso.

Sim claro, essas dicas salvam de verdade, já fui muito salvo aqui também.

abs estamos ai
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Re: [Dica] Manutenção de Contatos elétricos etc

Mensagem não lida por Enéias »

Dutra, você usa o BIG 3 no seu carro? Testa para ver, não falta corrente...

Realmente o potenciômetro estava trincado a cerâmica, logo não regulsva a tensão, no multímetro ficava oscilando a regulagem, então abri o potenciômetro...


Abraços.
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Re: [Dica] Manutenção de Contatos elétricos etc

Mensagem não lida por dutra s a »

Não uso exatamente desta forma, apenas tem um cabinho a mais por garantia, de resto é padrão como é de fábrica, mesmo porque, não uso consumidores muitos potentes para ter de usar BIG 3 com todas as letras, rsrsrs!

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Re: [Dica] Manutenção de Contatos elétricos etc

Mensagem não lida por Enéias »

Uso o "BIG 2", só não aumentei o aterramento do alternador, redimensionei o (+) do alternador e o (-) da bateria e no arranque senti a
diferença qd testei, tenho hoje um Gol g2 1.6 99 comp. com alternador eletrônico e recomendo, até pq "oxida" o aterramento original, melhora
até a potencia, pois te devolve a energia original gasta pelo "tempo"... no Monza fiz a mesma coisa e mesmo resultado, melhora... fio de 30mm...

Abraços.
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