Alguém sabe que luz é essa que acende na partida?

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Alguém sabe que luz é essa que acende na partida?

Mensagem não lida por tyo »

Monzaman escreveu: 05 Out 2020, 21:04
tyo escreveu: 05 Out 2020, 19:05 Essa luz é com certeza a luz de alta temperatura que caiu do painel e foi parar ali. Vale falar que se estiver marcando correto, o ponteiro de temperatura do seu Monza está superaquecendo, não pode passar do meio assim.
Pois é, também achei estranho isso, mas o mecânico falou que era normal, ele mantém o ponteiro no meio da escala, na rodovia, por exemplo. e quando passa do meio da escala a ventoinha liga, o que mais eu posso verificar para saber se está super aquecendo?
Tem de medir a temperatura com um termômetro laser para saber se é o ponteiro errado ou se está superaquecendo mesmo, mas com toda certeza o ponteiro assim não é normal! E para colocar a luz no lugar dela tem de remover o painel sim, mas é bem simples de fazer.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Alguém sabe que luz é essa que acende na partida?

Mensagem não lida por Monzaman »

tyo escreveu: 05 Out 2020, 21:39
Monzaman escreveu: 05 Out 2020, 21:04
tyo escreveu: 05 Out 2020, 19:05 Essa luz é com certeza a luz de alta temperatura que caiu do painel e foi parar ali. Vale falar que se estiver marcando correto, o ponteiro de temperatura do seu Monza está superaquecendo, não pode passar do meio assim.
pois é, também achei estranho isso, mas o mecânico falou que era normal, ele mantém o ponteiro no meio da escala, na rodovia, por exemplo. e quando passa do meio da escala a ventoinha liga, o que mais eu posso verificar para saber se está super aquecendo?
Tem de medir a temperatura com um termômetro laser para saber se é o ponteiro errado ou se está superaquecendo mesmo, mas com toda certeza o ponteiro assim não é normal! E para colocar a luz no lugar dela tem de remover o painel sim, mas é bem simples de fazer
Qual a temperatura que deve ser aferida pra ser considerado normal? E em qual lugar do motor vai o termômetro a laser? Vou ver se resolvo ainda essa semana a luzinha, obrigado pelas dicas!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Alguém sabe que luz é essa que acende na partida?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Monzaman escreveu: 05 Out 2020, 21:06
Tem diferença dessa luz para a luz de temperatura? Não consegui entender, para consertar não é só remover o painel e colocar ela de volta no encaixe da luz de temperatura?
Ela é a luz de temperatura. É só soltar o painel de instrumentos e reposicionar a lâmpada no seu local original.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Alguém sabe que luz é essa que acende na partida?

Mensagem não lida por tyo »

Monzaman escreveu: 05 Out 2020, 23:37
tyo escreveu: 05 Out 2020, 21:39
Monzaman escreveu: 05 Out 2020, 21:04
tyo escreveu: 05 Out 2020, 19:05 Essa luz é com certeza a luz de alta temperatura que caiu do painel e foi parar ali. Vale falar que se estiver marcando correto, o ponteiro de temperatura do seu Monza está superaquecendo, não pode passar do meio assim.
pois é, também achei estranho isso, mas o mecânico falou que era normal, ele mantém o ponteiro no meio da escala, na rodovia, por exemplo. e quando passa do meio da escala a ventoinha liga, o que mais eu posso verificar para saber se está super aquecendo?
Tem de medir a temperatura com um termômetro laser para saber se é o ponteiro errado ou se está superaquecendo mesmo, mas com toda certeza o ponteiro assim não é normal! E para colocar a luz no lugar dela tem de remover o painel, sim mas é bem simples de fazer.
qual a temperatura que deve ser aferida pra ser considerado normal? e em qual lugar do motor vai o termômetro a laser? vou ver se resolvo ainda essa semana a luzinha, obrigado pelas dicas!
Pode medir na mangueira superior do radiador, a que sai da válvula termostática e entra nele. É normal é até uns 95 graus.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Alguém sabe que luz é essa que acende na partida?

Mensagem não lida por Monzaman »

Consegui desmontar o painel e consertar a luz, mas aquele ícone do galão de combustível está vazio, sendo meu Monza motor original no álcool, não deveria ter uma luz que acendesse durante a partida a frio? Sabem me dizer?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Alguém sabe que luz é essa que acende na partida?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Monzaman escreveu: 06 Out 2020, 20:11 Consegui desmontar o painel e consertar a luz, mas aquele ícone do galão de combustível está vazio, sendo meu Monza motor original no álcool, não deveria ter uma luz que acendesse durante a partida a frio? Sabem me dizer?
Para o ano do seu Monza é assim mesmo. Não há luz de baixo nível de combustível do sistema de partida a frio. Esse item foi utilizado até os modelos de 1987, depois tiraram esse aviso a partir de 1988.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Alguém sabe que luz é essa que acende na partida?

Mensagem não lida por Monzaman »

Carlos A. Freire escreveu: 06 Out 2020, 21:19
Monzaman escreveu: 06 Out 2020, 20:11 Consegui desmontar o painel e consertar a luz, mas aquele ícone do galão de combustível está vazio, sendo meu Monza motor original no álcool, não deveria ter uma luz que acendesse durante a partida a frio? Sabem me dizer?
Para o ano do seu Monza é assim mesmo. Não há luz de baixo nível de combustível do sistema de partida a frio. Esse item foi utilizado até os modelos de 1987, depois tiraram esse aviso a partir de 1988.
Carlos, atrás do meu painel tem um remendo, ao que parece para acender a luz do óleo.

Quero saber se posso trocar a malha elétrica do painel sem me preocupar com esse remendo. Ou esse remendo significa alguma outra coisa que é melhor nem mexer?

Segue a foto:
WhatsApp Image 2020-10-06 at 19.19.02.jpeg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Alguém sabe que luz é essa que acende na partida?

Mensagem não lida por Monzaman »

Acho que eu estraguei o rompi a malha enquanto mexia nela, já estava rompida em alguns pontos.

Antes o painel funcionava normal, apesar de algumas luzes queimadas, agora ficou assim:

https://www.youtube.com/watch?v=LAzhqg2M88Q



Quando ligo o farol, o ponteiro da temperatura vai ao infinito e o do rpm também oscila.

Pqp que tristeza
Responder