Visor Display Digital para Velocímetro Monza EFI

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
thiagocps
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 25 Out 2014, 23:40
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Visor Display Digital para Velocímetro Monza EFI

Mensagem não lida por thiagocps »

Bom dia a todos...

Sempre tive a vontade de me livrar do bendito cabo do velocímetro do Monza EFI, só não sei como!

Alguém tem ideia de como eu poderia fazer para colocar apenas um Visor Display Digital para Velocímetro, utilizando o sinal que sai do sensor de velocidade ou de algum pino-terminal da UCE (Central da injeção eletrônica). Não quero trocar o painel do Monza, queria apenas colocar um display que mostrasse a velocidade do Monza, sei que na injeção eletrônica chega o valor certo do velocímetro... Recentemente meu mecânico andou com o Monza com o scanner instalado na injeção e a leitura era perfeita... O mesmo valor mostrado no velocímetro analógico do painel era mostrado no scanner... A duvida é, o que posso fazer para captar esse sinal e mostrar ele em um display? Quais as opções para fazer isso?
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Visor Display Digital para Velocímetro Monza EFI

Mensagem não lida por dutra s a »

Existem milhões de opções. Adaptações atualmente não existem limites, porém, neste caso vai sair caro, vai ter muiiiito trabalho para adaptar e pior, ainda ter de fazer o acabamento final.

Se vale a pena? Fica a critério do dono do carro.

Eu mesmo instalei um conta giros a parte (de moto), pois numa razão mais lógica, durante uma viagem se eu tiver problemas com o cabo do velocímetro vou ter o conta giros que já é completo para auxiliar na velocidade e outras funções.

Agora, você não disse o porque quer se livrar do cabo e indiferente disso, você tem a opção a baixo embora ainda tem de utilizar cabo, pelo menos não foge tanto da originalidade do painel e tabilier do carro, rsrsrsrsrs!

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 7618853c94

Ou o painel digital completo do Monza/Kadett GSI.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
thiagocps
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 25 Out 2014, 23:40
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Visor Display Digital para Velocímetro Monza EFI

Mensagem não lida por thiagocps »

dutra s a escreveu: 11 Set 2020, 13:45 Existem milhões de opções. Adaptações atualmente não existem limites, porém, neste caso vai sair caro, vai ter muiiiito trabalho para adaptar e pior, ainda ter de fazer o acabamento final.

Se vale a pena? Fica a critério do dono do carro.

Eu mesmo instalei um conta giros a parte (de moto), pois numa razão mais lógica, durante uma viagem se eu tiver problemas com o cabo do velocímetro vou ter o conta giros que já é completo para auxiliar na velocidade e outras funções.

Agora, você não disse o porque quer se livrar do cabo e indiferente disso, você tem a opção a baixo embora ainda tem de utilizar cabo, pelo menos não foge tanto da originalidade do painel e tabilier do carro, rsrsrsrsrs!

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 7618853c94

Ou o painel digital completo do Monza/Kadett GSI.

abs estamos ai
Bom dia Dutra.

Já perdi as contas de quantas vezes já troquei o cabo do velocímetro... Ai a ideia é parar de vez de trocar esse cabo!

Painel do Monza digital é perfeito, mas não tenho a intenção de colocar ele... Queria mais um mostrador para o velocímetro ao invés do a cabo...

Me explica como vc usa o conta giros para saber a velocidade que está.

Comigo já aconteceu de no meio da viagem, o velocímetro simplesmente para do nada e ai, o cagaço de tomar multa nos radar...
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Visor Display Digital para Velocímetro Monza EFI

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Thiago

Se seu cabo do velocímetro está quebrando com frequência, com certeza ele está instalado errado, passando pelo caminho errado. Tenho Monza desde 1998 e nunca tive esse problema.
Quanto a se basear no velocímetro para saber em que velocidade o carro está, é só vc elaborar uma tabelinha e deixar no porta luvas.
Você anda com o carro em várias velocidades e anota as rotações do motor. É preciso ir repetindo as medições em várias marchas.
Na quinta e quarta nas velocidades máximas em estrada. Em terceira e segunda para as velocidades dos radares dentro da cidade.
Aí, se faltar o velocímetro na estrada, voce ajusta o pé de acordo com a tabela.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Visor Display Digital para Velocímetro Monza EFI

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Concordo com Luiz Carlos, oi cabo do velocímetro não deve quebrar com frequência. Se isso ocorre certamente está passando de forma errada pela carroceria até chegar no painel, fazendo curva muito fechada o que força o cabo.

Um amigo com Monza Classic 90, quebrou o cabo do velocímetro e levou no mecânico para trocar. A partir dai o cabo não durava mais de 1 mês. Ele comentou comigo e pedi para trazer o carro e um cabo novo, troquei o cabo e até hoje nunca mais quebrou, pois estava colocado de forma errada. Isso já tem, posso dizer mais de 10 anos.


Meu Monza GLS 96, nesse 21 anos que estou com o carro e 360.000km rodados (comprei com 30.000km), quebrou apenas 1 vez o cabo do velocímetro.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
thiagocps
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 25 Out 2014, 23:40
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Visor Display Digital para Velocímetro Monza EFI

Mensagem não lida por thiagocps »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 12 Set 2020, 07:41 Thiago

Se seu cabo do velocímetro está quebrando com frequência, com certeza ele está instalado errado, passando pelo caminho errado. Tenho Monza desde 1998 e nunca tive esse problema.
Quanto a se basear no velocímetro para saber em que velocidade o carro está, é só vc elaborar uma tabelinha e deixar no porta luvas.
Você anda com o carro em várias velocidades e anota as rotações do motor. É preciso ir repetindo as medições em várias marchas.
Na quinta e quarta nas velocidades máximas em estrada. Em terceira e segunda para as velocidades dos radares dentro da cidade.
Aí, se faltar o velocímetro na estrada, voce ajusta o pé de acordo com a tabela.

Abs
Provavelmente então devo estar montando ele sempre na posição errada :shock:
Alguém tem uma imagem do local correto para passar o cabo? Eu uso o painel do GLS 96 e infelizmente estou como o Carlos disse, trocando um cabo por mês...
Gostei da ideia de fazer a tabela, para ter ideia de quanto esta de velocidade pela rotação do motor! :palmas:
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Visor Display Digital para Velocímetro Monza EFI

Mensagem não lida por dutra s a »

thiagocps escreveu: 12 Set 2020, 06:57
dutra s a escreveu: 11 Set 2020, 13:45 Existem milhões de opções. Adaptações atualmente não existem limites, porém, neste caso vai sair caro, vai ter muiiiito trabalho para adaptar e pior, ainda ter de fazer o acabamento final.

Se vale a pena? Fica a critério do dono do carro.

Eu mesmo instalei um conta giros a parte (de moto), pois numa razão mais lógica, durante uma viagem se eu tiver problemas com o cabo do velocímetro vou ter o conta giros, que já é completo para auxiliar na velocidade e outras funções.

Agora, você não disse o porquê quer se livrar do cabo e indiferente disso, você tem a opção a baixo embora ainda tem de utilizar cabo, pelo menos não foge tanto da originalidade do painel e tabilier do carro, rsrsrsrsrs!

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 7618853c94

Ou o painel digital completo do Monza/Kadett GSI.

abs estamos ai
Bom dia Dutra.

Já perdi as contas de quantas vezes já troquei o cabo do velocímetro... Ai a ideia é parar de vez de trocar esse cabo!

Painel do Monza digital é perfeito, mas não tenho a intenção de colocar ele... Queria mais um mostrador para o velocímetro ao invés do a cabo...

Me explica como vc usa o conta giros para saber a velocidade que está.

Comigo já aconteceu de no meio da viagem, o velocímetro simplesmente para do nada e ai, o cagaço de tomar multa nos radar...
Thiago, de fato a questão de posição do cabo como foi dito acima, posso dizer também que é a razão principal de quebra, eu iria dizer e comentar, mas primeiro queria saber o seu motivo mais a dentro, antes de falar da posição, pois comigo ja aconteceu o mesmo que acontece com você e até pior, que foi voltando do Piauí e mal cheguei na Bahia e o cabo quebrou de novo, digo de novo, porque lá tinha quebrado e como lá não existia recursos e, para não pagar 300 réis em um novo paralelo e esperar 5 dias pra vir da capital do Piauí, eu pedi para alguém soldar, mesmo sabendo que não se solda esse tipo de peça. Nisso, praticamente viajei do Piauí a SP, sem cabo e nessa viagem, não tinha gps nem celular com gps e nem um velocimetro posterior pra auxiliar ,

o meu parou de quebrar a anos por 2 razões : 1 que foi em razão da posição correta e também de lubrificar bem com graxa e óleo de motor ( vale pra cabo de embreagem também mesmo novo ) pois como dito acima mesmo depois de anos ele pode quebrar e o meu sempre quebrava na curva próx ao sensor vss,
também uma obs : você ja deve ter passado por isso ou não mas ao comprar o cabo me perguntavam e ate vinha na etiqueta se tinha o nao computador de bordo e eu falava que não e nisso me dava cabo errado e eu tinha que dizer que sim em razão do sensor vss pois a diferença é no tamanho do cabo então se não passou por isso tome cuidado com vendedores mal informados

Eu botei um velocímetro completo de moto no painel e na questao de velocidade, tem de ajustar nele mesmo os valores de circunferência do pneu para ter a mesma velocidade do painel do carro e nisso é colocado um imã super potente, com sensor na roda ou eixo ou onde achar melhor e alguns pode se usar um divisor de frequência, caso for usar num sensor de velocidade.

No meu caso, não me preocupo tanto com velocidade, mas sim em perder a troca de óleo no momento certo.

abs estamos ai
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
thiagocps
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 25 Out 2014, 23:40
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Visor Display Digital para Velocímetro Monza EFI

Mensagem não lida por thiagocps »

dutra s a escreveu: 12 Set 2020, 16:16
thiagocps escreveu: 12 Set 2020, 06:57
dutra s a escreveu: 11 Set 2020, 13:45 Existem milhões de opções. Adaptações atualmente não existem limites, porém, neste caso vai sair caro, vai ter muiiiito trabalho para adaptar e pior, ainda ter de fazer o acabamento final.

Se vale a pena? Fica a critério do dono do carro.

Eu mesmo instalei um conta giros a parte (de moto), pois numa razão mais lógica, durante uma viagem se eu tiver problemas com o cabo do velocímetro vou ter o conta giros, que já é completo para auxiliar na velocidade e outras funções.

Agora, você não disse o porquê quer se livrar do cabo e indiferente disso, você tem a opção a baixo embora ainda tem de utilizar cabo, pelo menos não foge tanto da originalidade do painel e tabilier do carro, rsrsrsrsrs!

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 7618853c94

Ou o painel digital completo do Monza/Kadett GSI.

abs estamos ai
Bom dia Dutra.

Já perdi as contas de quantas vezes já troquei o cabo do velocímetro... Ai a ideia é parar de vez de trocar esse cabo!

Painel do Monza digital é perfeito, mas não tenho a intenção de colocar ele... Queria mais um mostrador para o velocímetro ao invés do a cabo...

Me explica como vc usa o conta giros para saber a velocidade que está.

Comigo já aconteceu de no meio da viagem, o velocímetro simplesmente para do nada e ai, o cagaço de tomar multa nos radar...
Thiago, de fato a questão de posição do cabo como foi dito acima, posso dizer também que é a razão principal de quebra, eu iria dizer e comentar, mas primeiro queria saber o seu motivo mais a dentro, antes de falar da posição, pois comigo ja aconteceu o mesmo que acontece com você e até pior, que foi voltando do Piauí e mal cheguei na Bahia e o cabo quebrou de novo, digo de novo, porque lá tinha quebrado e como lá não existia recursos e, para não pagar 300 réis em um novo paralelo e esperar 5 dias pra vir da capital do Piauí, eu pedi para alguém soldar, mesmo sabendo que não se solda esse tipo de peça. Nisso, praticamente viajei do Piauí a SP, sem cabo e nessa viagem, não tinha gps nem celular com gps e nem um velocimetro posterior pra auxiliar ,

o meu parou de quebrar a anos por 2 razões : 1 que foi em razão da posição correta e também de lubrificar bem com graxa e óleo de motor ( vale pra cabo de embreagem também mesmo novo ) pois como dito acima mesmo depois de anos ele pode quebrar e o meu sempre quebrava na curva próx ao sensor vss,
também uma obs : você ja deve ter passado por isso ou não mas ao comprar o cabo me perguntavam e ate vinha na etiqueta se tinha o nao computador de bordo e eu falava que não e nisso me dava cabo errado e eu tinha que dizer que sim em razão do sensor vss pois a diferença é no tamanho do cabo então se não passou por isso tome cuidado com vendedores mal informados

Eu botei um velocímetro completo de moto no painel e na questao de velocidade, tem de ajustar nele mesmo os valores de circunferência do pneu para ter a mesma velocidade do painel do carro e nisso é colocado um imã super potente, com sensor na roda ou eixo ou onde achar melhor e alguns pode se usar um divisor de frequência, caso for usar num sensor de velocidade.

No meu caso, não me preocupo tanto com velocidade, mas sim em perder a troca de óleo no momento certo.

abs estamos ai
Boa noite Dutra,

Agora entendo porque diz que tem um Caça F-14... Que top que está seu painel, igual instrumentos de um Caça! Parabéns!

O último que instalei, pedi o de maior tamanho que o vendedor tinha lá, rs! Ficou até com sobra. Acho que foi isso, vou viajar em breve 700km, mas estou com receio de trocar agora, tão em cima da viagem! Vou usar o Google Maps na viagem inteira e ando a 10km a menos que mostrar no GPS. Se mostra lá que estou a 100km e o limite é 100km, vou reduzir para 90km! para não ter falha.

Sobre a posição, da forma que o cabo passa pelo furo na parede corta fogo, eu coloco no painel. No câmbio, eu geralmente passo pela frente do servo freio e coloco no sensor VSS.

A próxima vez que trocar, vou lubrificar para ver se dura mais tempo.

Qual a medida e modelo de cabo de velocímetro que vc utiliza no seu Monza? O meu painel é igual o seu, o do GLS.
Responder