Adaptação do motor de arranque Chevrolet Vectra.

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
chevrolongo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 62
Registrado em: 20 Dez 2019, 23:38
Cidade: Santa Victoria
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Adaptação do motor de arranque Chevrolet Vectra.

Mensagem não lida por chevrolongo »

Saudações a todos os Monzeiros.

Sei que muitos Monzeiros fizeram o retrofit do starter e trocaram por um Chevrolet Vectra Delco Remy. Já li os tópicos sobre o assunto, a única coisa que tenho dúvidas é que o motor de arranque Monza original tem um suporte na parte traseira que vai com dois parafusos finos fixados no motor. Acho que o Vectra Starter não inclui esse suporte. Então minha pergunta é a seguinte: o starter ficaria sem o apoio traseiro? Apenas preso com parafusos grandes? Obrigado a todos que podem responder a esta pergunta. Saudações!
Avatar do usuário
douglassebastiany
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 16
Registrado em: 18 Fev 2020, 13:44
Cidade: Gramado
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Adaptação do motor de arranque Chevrolet Vectra.

Mensagem não lida por douglassebastiany »

A princípio acredito não ser necessário esse suporte, visto que no Astra/Vectra ele é preso apenas pelos 2 parafusos principais.
No meu Kadett também coloquei o motor de arranque do Astra, só que como ele é MPFI, já não existe mais esse suporte.

Abraço!
Douglas Sebastiany

Kadett GL 2.0 MPFI 1997
Corsa Sedan Premium 1.4 2009
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Adaptação do motor de arranque Chevrolet Vectra.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Meu Monza anterior, um GLS 2.0 94/95 tinha esse suporte. Esse Monza sofreu perda total num acidente com minha filha mais velha dirigindo. :(
Meu atual, um GLS 2.0 94, veio sem ele. O antigo dono (ou um eletricista relaxado) retirou o mesmo.
Eu já tive dúvidas se a ausência do suporte implicaria em alguma coisa, mas nos 15 anos que tenho esse Monza nada aconteceu de ruim. :lol:

Tenho dois motores de arranque novos, nas caixas, esperando para ser instalados.
Um é um Euro ou coisa parecida, que até já instalei uma vez e funcionou muito bem. Retirei porque o original ainda estava bom e não quis ter mais uma tralha guardada. O Euro é pequenininho e está na caixinha original dele, mais fácil de guardar.
O outro é um Delco Remy, que tenho pena de instalar.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
chevrolongo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 62
Registrado em: 20 Dez 2019, 23:38
Cidade: Santa Victoria
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Adaptação do motor de arranque Chevrolet Vectra.

Mensagem não lida por chevrolongo »

Muito grato a ambos pelas respostas. Digo-lhe que em um ferro-velho comprei um motor de arranque original da Bosch. E com surpresa descobri ao abri-lo (era de um Monza 89) que nunca tinha sido aberto ou reparado, era original da fábrica; claro que com buchas e escovas gastas até o limite. Então coloquei as minhas placas que tinham colocado as novas buchas alguns meses atrás, novas escovas e também tive que colocar o solenoide da minha partida, porque esta, embora funcionasse, o terminal 15a não funcionou.
Sobre o suporte, concluo do que você confirma, que foi projetado para evitar vibrações (principalmente quando as buchas se desgastam) que acabam soltando os parafusos principais, isso já aconteceu comigo em outros carros, então Considero esse apoio mais um atributo da boa engenharia da GM, pelo menos nesse aspecto.

Grande abraço a todos!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Adaptação do motor de arranque Chevrolet Vectra.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

também tive que colocar o solenoide da minha partida, porque esta, embora funcionasse, o terminal 15a não funcionou.
Chevrolongo

No seu perfil consta que seu Monza é um 1992 com carburador.
Eu achava que Monzas desse ano não usassem mais carburador.
Sobre o termnal 15, seu Monza possui bobina asfáltica com fio resistivo (shunt)?

A respeito do suporte traseiro do motor de arranque, os novos motores de arranque com caixa de redução possuem o corpo muito pequeno, o suporte original do Bosch do Monza não serviria nele:
Bavaria_zpslrwmfwgp.jpg
Devassa_zpsvjelimvc.jpg
DSC00764.JPG
DSC00765.JPG
Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
chevrolongo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 62
Registrado em: 20 Dez 2019, 23:38
Cidade: Santa Victoria
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Adaptação do motor de arranque Chevrolet Vectra.

Mensagem não lida por chevrolongo »

1795/5000
Caro Luiz Carlos:
Meu Monza aparece nos documentos como 1992, mas é 1991. O que acontece é que você não se esquece de que estamos falando do Uruguai. Esses carros, aqui, eram importados do seu país, e aconteceu que devido aos trâmites de importação, às vezes aqueles que chegavam em um ano eram registrados para o ano seguinte, e como às vezes a mecânica da fábrica mudava de um ano para o outro, eles eram como um modelo, mas na verdade eles eram mais velhos. Grande confusão ocorreu com este problema, e às vezes a perspicácia dos proprietários ou mecânicos ao comprar peças de reposição é o que salva de um desastre (ha ha ha). Como você disse, meu Monza é na verdade um SL com carburador de 1991, embora tenha sido listado em 1992; e no que diz respeito à ignição, é exatamente com fio resistivo. Quando eu comprei, eles trocaram a bobina e cancelaram a resistiva, então eu tive que consertar tudo e trazer de volta ao original. Devo agradecer aqui então muita ajuda que este fórum tem me dado, onde lendo os tópicos pude esclarecer muitas dúvidas em relação a este carro. Acrescento que a partir de 1991 com o lançamento do Monza Tubarão, começaram a se alistar aqui no Uruguai, vinha tudo do Brasil e se armavam aqui, isso gerou empregos e reduziu custos para os importadores. Então, sendo os mesmos modelos que eram vendidos no Brasil, aqui passaram a se chamar Chevrolet Monza-Mega e vieram também com motor diesel.
Quanto ao motor de arranque, estava a pensar em comprar um Chevrolet Vectra "Delco" com uma redutora, mas como consegui aquele Bosch em muito bom estado desisti por agora. Talvez em algum momento eu vá comprá-lo e experimentá-lo, pois todos dizem no fórum que seu desempenho é superior.

Agradeço as respostas e comentários e envio um grande abraço!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Adaptação do motor de arranque Chevrolet Vectra.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Talvez em algum momento eu vá comprá-lo e experimentá-lo, pois todos dizem no fórum que seu desempenho é superior.
Sim, esses novos motores de arranque giram o motor do carro com maior velocidade, pois exigem menos energia da bateria.
O problema (pelo menos aqui no Brasil) é que o preço deles subiu demais. Comprei o meu em 2018 por R$ 362,00 e hoje não se encontra por menos de R$600,00 reais.
Se o seu Bosch tradicional está bom, com buchas e escovas em bom estado, acho que não compensa gastar dinheiro com isso.
O meu há tempos está com buchas e escovas gastas, e exige muito da bateria, na primeira partida do dia. Se a bateria não estiver realmente carregada, é problema na certa. Ainda mais agora nessa pandemia, quando o Monza fica parado muitos dias.

Outra dificuldade, além do preço alto, é que você terá de modificar o circuito de alimentação da bobina, senão vai ter partidas difíceis caso a bateria não esteja com toda carga. Eu até poste msgs aqui sobre como fazer a modificação. Abaixo está uma delas, com o uso de um diodo. Tem de ser um diodo que suporte bem a corrente da bobina. Outra maneira é instalar um relé no lugar do diodo. Confio mais em relé, embora exija mais ligações, fusível, etc:
ligação fio com diodo para a bobina.jpg
Sobre minha pergunta a respeito de carburador no seu Monza 92, obrigado pelo esclarecimento. Eu imaginava algo assim, pois sei que você é do Uruguai.
Por falar em Uruguai, pretendo um dia conhecer seu país. É um dos poucos da América do Sul no qual nunca estive, junto com Argentina, Bolívia e mais uns dois ou três. Só não será no inverno que o velho aqui não aguenta mais frio. :lol:

Abrazos
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
chevrolongo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 62
Registrado em: 20 Dez 2019, 23:38
Cidade: Santa Victoria
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Adaptação do motor de arranque Chevrolet Vectra.

Mensagem não lida por chevrolongo »

Luiz Carlos: Se eu li seus tópicos sobre a adaptação do starter, para que a bobina funcione bem e tenho isso em mente para uma possível adaptação. Concordo que o sistema de relé é melhor.
Quanto a visitar o Uruguai, você sabe que já tem um amigo que vai te levar para um passeio em Monza. Avise-me se um dia decidir vir, será um prazer recebê-lo.

Eu te mando um grande abraço!
Responder