Alternador não carrega

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Matheus classic 86
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Dez 2018, 11:20
Cidade: Hortolândia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Alternador não carrega

Mensagem não lida por Matheus classic 86 »

Bom dia a todos, eu tenho um classic 86 completo. E o alternador não está carregando consequentemente a luz de bateria não apaga no painel, eu já abri o alternador e já troquei porta escova triodo e o regulador de voltagem, a retificadora não troquei, mas fiz o teste e está funcionando ok. Mas mesmo assim não está carregando a bateria.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Alternador não carrega

Mensagem não lida por tyo »

pode ser problemas com o rotor ou com o estator tem que testar eles
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Alternador não carrega

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Matheus

Você não disse qual a marca do alternador, mas pela descrição das peças me parece ser um Arno ou equivalente, com regulador interno.
Se você substituiu porta escovas, trio de diodos, regulador e testou a ponte retificadora, só falta mesmo testar o rotor e o estator, como bem disse o Tyo. O regulador não dá para testar, mas todos os outros componentes são facilmente testáveis com um multímetro simples.
Você também não disse se testou os componentes antes de trocar os mesmos. Como já foi dito aqui no fórum inúmeras vezes, trocar peças sem testar, além de fazer gastar dinheiro sem necessidade, também pode mascarar a pesquisa, se a peça nova estiver com defeito de fábrica. E defeito de fábrica é coisa comum, principalmente na atual conjuntura, quando a qualidade dos componentes está muito abaixo do desejado. Uma peça original, que duraria a vida toda do carro, e que estava boa, é trocada por uma xingling (mesmo marcas famosas agora são feitas na China, sem a gente saber), que pode dar problema com pouco tempo de uso, ou já vir com problema.

Se os testes de rotor e estator não indicarem problemas, ou se o alternador continuar não gerando corrente, verifique o cabo de saída do mesmo, que costuma dar zinabre e impedir a passagem da corrente. Já aconteceu nos meus dois Monzas, um 94/95 e o atual 94. No primeiro eu cheguei a trocar o alternador, antes de descobrir que o problema era no cabo, e só há pouco tempo descobri que ele estava bom. Tanto que instalei o mesmo no Monza atual. É um Delco Remy de 80A, original do meu 94/95.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Piresclas
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 55
Registrado em: 22 Mar 2019, 20:54
Cidade: Ipixuna do Pará
Estado: Pará-PA
Modelo: Monza Class
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Alternador não carrega

Mensagem não lida por Piresclas »

O meu já está carregando até de mais. Não sei se é normal, mas a carga medida com um multímetro fica em mais de 16 volts. Pode acontecer isso. Mas percebi a noite que o farol fica oscilando, mais claro... Menos claro...
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Alternador não carrega

Mensagem não lida por dutra s a »

Piresclas escreveu: 11 Abr 2019, 21:35 O meu já está carregando até de mais. Não sei se é normal, mas a carga medida com um multímetro fica em mais de 16 volts. Pode acontecer isso. Mas percebi a noite que o farol fica oscilando, mais Claro... Menos claro...
CUIDADO com essa voltagem!
Não pense em ligar nada no carro, nem ele, que pode torrar tudo. Não pode ter essa voltagem, se ficar usando assim vai vazar bateria,
tudo que for 12v ( praticamente é o carro todo ), vai queimar. Então, de imediato procure saber se é problema de regulador de voltagem do alternador ou alternador em si ( algo por dentro). Mas NUNCA USE O CARRO COM ESSA VOLTAGEM!

O máximo é 14,5v estando quente fica entre 14,2v a 13,8v. Estando tudo ligado o valor irá depender do que tem instalado no carro, alem do que é original de fabrica e também não pode cair para menos de 13,5v com tudo de fabrica ligado.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Piresclas
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 55
Registrado em: 22 Mar 2019, 20:54
Cidade: Ipixuna do Pará
Estado: Pará-PA
Modelo: Monza Class
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Alternador não carrega

Mensagem não lida por Piresclas »

Pior q andei uns 130 km ontem. Obrigado pela força meu parceiro. Mas geralmente quando está alto assim o que pode ser no alternador?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Alternador não carrega

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Piresclas escreveu: 12 Abr 2019, 04:37 Pior q andei uns 130 km ontem. Obrigado pela força meu parceiro. Mas geralmente quando está alto assim o que pode ser no alternador?
Defeito no regulador de tensão e ou aterramento do motor com problemas.

Como o Dutra já mencionou, é muito arriscado andar com o carro assim. Pode danificar os equipamentos elétricos, lâmpadas e o módulo HEI, deixando o carro literalmente na rua.
Procure fazer o reparo o mais rápido possível. A tensão do alternador não pode passar de 14,5v, sendo ideal entre 13,8 e 14,2v.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Alternador não carrega

Mensagem não lida por dutra s a »

A alguns anos perdi uma Moura por causa do regulador de voltagem. Quando troquei alternador ele veio com regulador de voltagem da marca Gauss, até hoje estou​ esperando ressarcimento por conta da Gauss. A bateria ainda tinha 2 meses de garantia e por conta do regulador da Gauss ter dado defeito deixando a voltagem por volta de 18 /17v, ela vazou depois de andar uns 5 km. Troquei o regulador de voltagem sendo um da Bosch final 0034, até hoje sem problemas e com o mesmo alternador.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Responder