Módulo hey

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Módulo hey

Mensagem não lida por dutra s a »

Luiz, procure mais informações aqui no fórum, pois tem milhões de assuntos sobre o modulo HEI e, também certas modificações, onde sana a queima do módulo HEI, no entanto, existe modificações que fogem da instalação original do carro, embora realmente é de esquentar a cabeça ficar tirando tampa de distribuidor para trocar e, pior ainda, se for trocar impulsora.

Antes de mais nada, tem de saber o porquê está queimando o HEI, porque de nada adianta modificar e esconder o problema deixando de resolver e em comparação a muitos casos. Os 2 anos até que durou bastante, rsrsrsrr!

Eu mesmo modifiquei o meu fazendo ele trabalhar fora do local original, atualmente estou usando um HEI original, mas antes fiquei bem mais de 2 anos com ching ling da pior qualidade, funcionando também fora do local original. Ele está guardado, como também tem carros que a mais de 10 anos estão com seu HEI original no mesmo lugar.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: módulo hey

Mensagem não lida por arnaldo silva »

Luiz Roberto escreveu: 28 Ago 2020, 12:17 Bom dia! Gostaria de ouvir as opiniões sobre a instalação do sistema hall no meu Monza 94 álcool, para variar voltar a queimar o módulo HEI, depois de 2 anos. Quando troquei as peças foram todas, cabos, velas, copo, distribuidor, cachimbo, sempre vendo a voltagem e módulo novo e a pasta correta.
Segundo o mecânico resolve o meu problema e o carro fica até melhor na questão do desempenho e economia de combustível, além de sanar este bendito problema.
Boa noite! "Alguns Dizem" que, o maior responsável para queima de módulo hey é a bobina impulsora. Quando trocar hey, tb trocar bobina impulsora usando peças originais.
Quando comprei meu tubarão a 6 anos atrás, de tanto ouvir sobre o famoso hey, comprei um outro distribuidor que fica de reserva, que deixo no porta malas. Mas até agora, o módulo hey que está no carro, não queimou nesses 6 anos que tenho o carro.
O que costumo fazer, uma vez ao ano, mais ou menos, troco a pasta térmica.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Módulo hey

Mensagem não lida por dutra s a »

Arnaldo, você esta certo em revisar e botar nova pasta no HEI, porém, as maiores causas de queima frequente e da impulsora também são:

Regulador de voltagem do alternador em demasia de carga; problema de aterramento que ocorre também com demasia da pasta térmica; fuga de faísca em cabos; fazer curto na bateria para saber se tem carga; auxilio de carga de outro veículo na bateria, onde o cabo terra de um dos carros não está na massa e sim na bateria; ligações erradas na elétrica ou instalações posteriores não recomendada ou mau feita.

Nem sempre se deve trocar impulsora por conta do HEI, apenas se tiver problema ou até se o isolador está esfarelado. Fora isso não precisa, pois haja paciência de sacar aquele pino trava do eixo, rsrsrsrsrr!

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Módulo hey

Mensagem não lida por arnaldo silva »

dutra s a escreveu: 01 Set 2020, 23:46 Arnaldo, você esta certo em revisar e botar nova pasta no HEI, porém, as maiores causas de queima frequente e da impulsora também são:

Regulador de voltagem do alternador em demasia de carga; problema de aterramento que ocorre também com demasia da pasta térmica; fuga de faísca em cabos; fazer curto na bateria para saber se tem carga; auxilio de carga de outro veículo na bateria, onde o cabo terra de um dos carros não está na massa e sim na bateria; ligações erradas na elétrica ou instalações posteriores não recomendada ou mau feita.

Nem sempre se deve trocar impulsora por conta do HEI, apenas se tiver problema ou até se o isolador está esfarelado. Fora isso não precisa, pois haja paciência de sacar aquele pino trava do eixo, rsrsrsrsrr!

abs estamos ai
B td! Vixe a lista é grande... No mês passado tirei a tampa do distribuidor p visualizar e vi que o isolador da bobina está totalmente esfarelado e tem até ferrugem, rsrsrs! Mas continua funcionando e só vou trocar quando queimar, já q tenho um distribuidor de reserva. :ok:
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Módulo hey

Mensagem não lida por dutra s a »

Pois é, não sei não se é boa idéia trocar só quando queimar, pois ter ferrugem nela náo é boa coisa, rssr! Já fiz isso também uma vez e até andei sem isolamento nenhum e estava bem enferrujada, mas funcioando, nisso ela sempre dava problema na hora errada, e então, não espero mais, se o isolador esfarelar todo e a bobina pegar ferrugem, já troco logo, mesmo porquê, é chato desmontar esses caras, srrsr!

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Módulo hey

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Vixe a lista é grande... No mês passado tirei a tampa do distribuidor p visualizar e vi que o isolador da bobina está totalmente esfarelado e tem até ferrugem, rsrsrs! Mas continua funcionando e só vou trocar quando queimar, já q tenho um distribuidor de reserva.
Arnaldo

O pessoal está com tanto medo desse tal módulo HEI que estão surgindo as causas mais mirabolantes para justificar a queima prematura desse componente.

Uma dessas hipotéticas causas é a bobina de pulsos, comumente chamada de impulsora. Ela é um gerador de corrente, ao cruzar os polos da aranha, quando o distribuidor gira, é gerado no seu enrolamento uma voltagem de 1,3 volt, mais ou menos. A corrente gerada no sistema do carro, pelo alternador, não tem acesso a ela. Se tivesse, certamente queimaria a bobina e o HEI, visto que o HEI recebe essa corrente de baixíssima tensão para transformá-la em uma corrente de onda quadrada e queimaria essa parte do circuito se recebesse os 14,5 volts do sistema.
Por outro lado, aquele esfarelamento do papel de proteção da bobina não quer dizer nada. Meu Monza anterior, um GLS 2.0 94/95, durante todo o tempo em que fiquei com ele, de 1998 até 2005, todo esse tempo com aquele papel esfarelado, nunca queimou módulo HEI nem falhou a ignição. O que isola o enrolamento da bobina de pulsos é um esmalte isolante que cobre os fios (quem conhece elétrica e eletrônica saberá o que estou falando).

No meu Monza atual, um GLS 2.0 94, tudo estava bem, módulo HEI perfeito, carro com 18 a 19 anos de uso, quando li aqui no fórum sobre o tal papel desmanchando, e as recomendações de substituir a bobina, etc, etc.
Demorei a decidir, e um dia comprei uma bobina nova e meti-me a trocar a velha.
Precisei dar tanta pancada no pino do eixo do distribuidor (estava muito emperrado) que acabei prejudicando o distribuidor. A partir daí o contato físico entre suas partes ficou prejudicado. Pouquíssimo tempo depois o HEI começou a dar problemas. Eu ligava o motor normalmente mas depois de rodar uns 40 Km o motor morria e não pegava mais. Eu chamava o reboque, trazia o carro para casa e no dia seguinte ele pegava normal. Saía com ele para estrada, e depois dos benditos 40 Km, pane novamente.
Substituí o HEI, e repeti isso mais 4 vezes. O primeiro foi um Magneti Marelli (o Delphi custava mais do que o dobro, 85 reais do Maretti contra 195 do Delphi.
Durou pouco. Aí resolvi comprar um Delphi fabricado nos Estado Unidos. Durou menos que o Marelli. Comprei então um Delphi fabricado no Brasil. Durou pouco. Fiquei P da vida e comprei um de 39 reais, marca E-Klass ou algo assim, Durou o dobro do Marelli.
Um dia o motor não quis pegar e fui logo trocando o HEI. Já tinha perdido totalmente a confiança nesse componente. Não era ele a causa.
Atualmente tenho um HEI Magneti Marelli novo no porta malas, um outro sem marca que tirei de um distribuidor Xing ling que comprei, e ando sem confiança no Monzão. Para falar a verdade eu perdi a conta de quantos HEI troquei e quais as marcas já usei.
Sobre pasta térmica, acho exagero isso de tirar o HEI para trocar a pasta térmica. O Hei do meu carro, o original, que durou quase 20 anos, não tinha pasta térmica nenhuma. Acho que no tempo em que foi fabricado não se usava isso. A pasta, uma vez bem colocada, não precisa ser substituída. A única função dela é preencher alguma irregularidade das faces do HEI e do seu alojamento no distribuidor, que precisam estar bem lisas, para que o calor dissipe bem. Outra coisa que precisa ser olhada é aqueles dois orifícios que tem no distribuidor, os quais possuem duas telinhas. As telas precisam estar limpas, pois é por ali que o ar circula dentro do distribuidor. O ar quente sai pela telinha superior e o ar menos quente entra pela inferior.
Mas acredito que o maior problema seja mesmo a falta de qualidade dos módulos atuais. Meu Monza não tem nenhum problema de excesso de voltagem ou coisa do gênero no alternador, os cabos de vela sempre estão em dia, não há fuga ou qualquer outra coisa, nunca usei chave de fenda para testar bateria (outra coisa que só estraga a bateria, mais nada) e precisei trocar um monte de módulos em poucos anos.
Sobre o caso da chupeta, a recomendação de não se conectar as duas baterias cabo a cabo é para evitar centelhamento perto daquelas saídas de alívio das baterias, pois durante uma carga rápida, com a que acontece quando se liga duas baterias, é gerado hidrogênio na bateria que recebe a carga. É só questão de segurança.

A solução de alguns membros aqui do fórum, de posicionar o módulo HEI longe do motor, em lugar ventilado, me parece ser um bom paliativo nessa questão.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder