Módulo hey

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: modulo hey

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

mspagiari escreveu: 27 Nov 2018, 21:10 Pessoal, o Monza deu aquele defeito chato de não pegar após um tempo parado (mais de 2 horas).

Hj tive de tirar a tampa do distribuidor e reconectar o terminal da bobina impulsora (agora nova) ao HEI e daí pegou.

Qdo dá o defeito mencionado, reparo q ao virar a chave a bomba não funciona (dica do amigo Carlos Freire).

Daí qdo mexi nas conexões do HEI ouvi a bomba ao girar a chave e pegou na hora.

O q faço? troco o HEI ( marca GAUSS q veio desde q comprei o carro em 2015), já q a bobina (impulsora e principal) são novas, não há nada (pelo menos visualmente) na fiação e chicote. Seria desgaste nos contatos do módulo HEI?

O defeito de morrer do nada felizmente parou após troca da bobina impulsora e filtro de combustível.

Obrigado.
Colocar peça nova não é sinônimo de peça boa. Se mexe em chicote interno ou externo ao distribuidor e volta a funcionar, o defeito é mau contato.
Leia atentamente esse tópico, onde tive problemas com bobina impulsora nova Delphi: http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... o&start=40

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Luiz Roberto
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 15
Registrado em: 22 Out 2018, 19:33
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: modulo hey

Mensagem não lida por Luiz Roberto »

Boa tarde!Só respondendo a pergunta do Carlos Freire eu de fato não estava conseguindo criar um novo tópico peço desculpas mas agora eu consegui criar.
Abs
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: modulo hey

Mensagem não lida por mspagiari »

Pessoal, não entendo, ontem reencaixei o terminal da bobina impulsora ao HEI e hj ligou de primeira.

Como o Carlos disse, ao ligar o motor ouve-se a bomba, esta dica é matadora, pq ficar vendo se tem faisca é mais dificil.

Qdo dá o defeito não ouço a bomba ao dar partida.

Agora a dúvida é se o mau contato ocorre no terminal da impulsora nova ou internamente no HEI.

Agora é aguardar para ver se o defeito reaparece.

Grato.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: modulo hey

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se for mau contato entre o terminal e o fio da bobina impulsora é visível e fácil de resolver, como fiz no tópico que mostrei, inclusive com fotos.
Não creio que o HEI daria mau contato desse tipo em terminais.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: modulo hey

Mensagem não lida por LeoStrop »

mspagiari escreveu: 27 Nov 2018, 21:10 Pessoal, o monza deu aquele defeito chato de não pegar após um tempo parado (mais de 2 horas).

Hj tive de tirar a tampa do distribuidor e reconectar o terminal da bobina impulsora (agora nova) ao HEI e daí pegou.

Qdo dá o defeito mencionado, reparo q ao virar a chave a bomba não funciona (dica do amigo Carlos Freire).

Daí qdo mexi nas conexões do HEI ouvi a bomba ao girar a chave e pegou na hora.

O q faço? troco o HEI ( marca GAUSS q veio desde q comprei o carro em 2015), já q a bobina (impulsora e principal) são novas, não há nada (pelo menos visualmente) na fiação e chicote. Seria desgaste nos contatos do módulo HEI?

O defeito de morrer do nada felizmente parou após troca da bobina impulsora e filtro de combustivel.

Obrigado.

Esse HEI da Gauss que está no seu carro agora é o único que você tem ai? Não tem nenhum de reserva?

Já que o seu carro tá apresentando esses problemas mesmo depois de trocar as bobinas, eu teria minha dúvidas sobre esse HEI e andaria com um reserva no porta luvas, ainda mais depois que você falou que seu carro afogou algumas vezes. Se tiver um ferro velho por perto, poderia ver se achava ainda um original.

Mas também não acho que pode ter algum mau contato interno, mais provável ser nos plugs ou tomadas que se conectam ao HEI. Se tiver alguém pra te ajudar. Liga o carro e deixa em marcha lenta, ai pede pra alguém mexer nos fios bem próximos a tomada de 4 pinos que vai para UCE. Se a luz da injeção acender ou a marcha lenta se alterar, é bem provável que o defeito esteja nesse plug. Ai é só comprar um novo que já vem com uns 15 cm de chicote e fazer a solda.

Recentemente tive esse problema no plug do sensor de temperatura, dava todo tipo de problema sem nenhum padrão ou lógica. Paguei 15 reais em um plug novo e ficou perfeito.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: modulo hey

Mensagem não lida por dutra s a »

sabemos que nao é só a tomada do hey que pode dar esse sintoma , nao estou querendo botar mais pilha ao amigo , mas esse teste teria de ser numa oficina com scaner ligado no carro, tipo separar um dia inteiro só pra isso , dai sim vai achar com mais precisao o defeito quando a luz de injeçao ascender ,

o meu sem scaner achei dessa forma ai , o carro ligado e depois de quente fiquei resbalando os fios e tomadas .... e achei o dito cujo , ( exige muita paciencia / atençao e memorizaçao ),

no caso do hey ( no meu caso ) era o fio branco da tomada de 4 pinos , esse fio tem a funçao e equilibrar o avanço de igniçao e estabilidade de funcionamento , quando faltava sinal dele a luz de i.e ascendia , o barulho no escape era bem aspero , nao tinha força e na desaceleraçao quase morria sem falar do cheiro horrivel no escape ( dava excesso de combustivel ), tambem no mesmo segundo que faltava o sinal o carro queria morrer , fica agonizando pra voltare voltava nas ultimas kkkkkkkkkkkkkkkk

isso aconteceu com map da mesma forma , entao é como eu disse ou scaner ou um dia só pra isso , se for colocar tomadas novas e que nao sejam originais , recomendo fazer como fiz no meu :

usei cola quente no pé das tomadas pois desta forma os fios nao vao ficar se mexendo e nem tomando temperatura externa ou seja , a chance pra quebrar é exageradamente minima porque os fios de tomadas paralelas sao mais fino que os originais

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: modulo hey

Mensagem não lida por mspagiari »

Obrigado pelas dicas.

O problema não aparece faz 2 dias, o carro sempre pega bem mesmo na primeira partida, não falhou mais, nem morreu.

Reitero q a dica do Carlos é fundamental, ao ligar o motor eu ouço a bomba de combustivel, qdo dava o defeito não ouvia.

Talvez fosse mau contato no plug da bobina impulsora ao HEI, ou os parafusos do HEI q não estavam bem apertados, dando falta de aterramento, apesar de haver um fio de reforço no aterramento.

Tomara q continue assim.

Qdo eu trabalhava com informática esse defeito tinha um nome "Osmar contato" .

Abs.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Luiz Roberto
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 15
Registrado em: 22 Out 2018, 19:33
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: módulo hey

Mensagem não lida por Luiz Roberto »

Bom dia! Gostaria de ouvir as opiniões sobre a instalação do sistema hall no meu Monza 94 álcool, para variar voltar a queimar o módulo HEI, depois de 2 anos. Quando troquei as peças foram todas, cabos, velas, copo, distribuidor, cachimbo, sempre vendo a voltagem e módulo novo e a pasta correta.
Segundo o mecânico resolve o meu problema e o carro fica até melhor na questão do desempenho e economia de combustível, além de sanar este bendito problema.
Responder