Monza não dá partida

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
franklyn_andrade
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 21 Dez 2017, 11:16
Cidade: Lorena
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Monza não dá partida

Mensagem não lida por franklyn_andrade »

Estou com um problema que está me deixando de cabelos em pé...
Tenho um Monza SL/E 1.8 1986 e ele não está dando partida.
Eu giro a chave pra dar partida, aparece o nivel da bateria abaixando um pouco como se estivesse mandando energia, mas nao dá partida, fica "mudo" como se eu nao estivesse fazendo nada no carro.
O alternador foi revisado a uns 2 meses e a bateria é praticamente nova.
O que eu percebi nas duas ultimas partidas que ainda pegou foi que parecia que quando "girava" a ignição parecia que algo ficava estalando ou batendo em algum lugar dentro do capô, mas depois abri o capô pra ver e nao me aparentou estar batendo em nada, nao sei se era outra coisa...
Tem algo que eu possa fazer? Desde já obrigado!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza não dá partida

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

franklyn_andrade escreveu: 16 Fev 2018, 21:40
Tenho um Monza SL/E 1.8 1986 e ele não está dando partida.
Eu giro a chave pra dar partida, aparece o nível da bateria abaixando um pouco como se estivesse mandando energia, mas não dá partida, fica "mudo" como se eu não estivesse fazendo nada no carro.

Tem algo que eu possa fazer?
Entendi pela mensagem que ao girar a chave as luz do painel se mantém acessas e o motor não gira na partida. Sendo assim comece medindo as tensões de entrada do motor de arranque e o aterramento do motor.
Se as tensões estiverem corretas e o aterramento em ordem, o defeito está no motor de arranque.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
franklyn_andrade
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 21 Dez 2017, 11:16
Cidade: Lorena
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza não dá partida

Mensagem não lida por franklyn_andrade »

Carlos A. Freire escreveu: 17 Fev 2018, 05:32
franklyn_andrade escreveu: 16 Fev 2018, 21:40
Tenho um Monza SL/E 1.8 1986 e ele não está dando partida.
Eu giro a chave pra dar partida, aparece o nível da bateria abaixando um pouco como se estivesse mandando energia, mas não dá partida, fica "mudo" como se eu não estivesse fazendo nada no carro.

Tem algo que eu possa fazer?
Entendi pela mensagem que ao girar a chave as luz do painel se mantém acessas e o motor não gira na partida. Sendo assim comece medindo as tensões de entrada do motor de arranque e o aterramento do motor.
Se as tensões estiverem corretas e o aterramento em ordem, o defeito está no motor de arranque.

Abs,

Carlos Freire

Tensões e aterramento normais... Creio que seja o motor de arranque msm :/ Bom. obrigado!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza não dá partida

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Franklyn

Um problema comum que apresenta os sintomas citados por você é comutador de partida.
Se o contato do comutador que alimenta o automático do motor de partida não estiver OK, não chega corrente suficiente ao enrolamento do automático (esse enrolamento exige muita corrente para fechar os contatos para o motor de partida, bem como para fazer o impulsor (bendix) avançar em direção à cremalheira do motor)
Um teste simples para ver se o problema é esse é desligar o conector de alimentação do automático (que vem da chave de ignição), ligar um fio com conector igual, ligar a chave de ignição e encostar a ponta desse fio direto no polo positivo da bateria.
Claro que se deve tomar os devidos cuidados ao fazer essa operação.
Se você não tem nenhuma experiência no assunto peça a alguém mais qualificado para fazer esse teste.
Se ao ligar o fio direto na bateria o motor de arranque funcionar, aí ou você substitui o comutador, ou instala um relé extra só para o automático de partida.
Isso porque o problema pode não ser comutador, e sim o chicote que vai da chave de ignição até o automático. Esse fio passa por aquele plugue gigante que fica ali atrás da bateria. Um mau contato nesse plugue pode causar o problema citado. E eu já vi esse plugue com os contatos todos com zinabre.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder