Desligar Negativo da Bateria p/ Funcionar Carro a cada 15 dias

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
diorfo
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 52
Registrado em: 28 Out 2011, 23:46
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Desligar Negativo da Bateria p/ Funcionar Carro a cada 15 dias

Mensagem não lida por diorfo »

Fala Galera,

Como estou com 2 tubarões, estou deixando o mais novo só guardado e funcionando ele a cada 15 ou 20 dias.

Pra isso eu estava tirando o negativo da bateria pra não descarregar.

Só q da ultima vez, qdo fui ligar não pego.

Levei na auto eletrica e tava queimado o modulo rei.

Deu até dó pq o modulo rei dele era original ainda da GM.

Tem risco de estar queimando peças isso de estar tirando e pondo o polo negativo com uma certa frequencia?

Caso tenha problema, qual a sugestão para meu caso?

Ligar ele com uma frenquencia meio maior vai ser mais chatinho pq botei uma capa nele pra evitar pegar poeira.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Desligar Negativo da Bateria p/ Funcionar Carro a cada 15 dias

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Diorfo

Não creio que o fato de você ter desconectado o polo negativo da bateria tenha sido a causa da morte do seu módulo HEI.
Mais provável ser problema de velhice mesmo.
O ruim é que os módulos atuais não chegam aos pés dos originais. Depois que o meu original pifou eu já experimentei outros 4. :(
Desligar o polo da bateria tem outras inconveniências:
1- desconfigura o rádio,
2- desconfigura a injeção eletrônica, pois ela faz ajustes finos automaticamente durante o funcionamento do motor nos vários regimes.
Quando se perde isso, durante aproximadamente meia hora o motor vai funcionar com os parãmetros de fábrica, que são ótimos para um motor novo, mas não são para um motor já usado, que tem algum desgaste.

Se você aceita uma sugestão, compre um carregador inteligente, que pode ser deixado ligado à bateria o tempo que você quiser, sem perigo algum.
Eu tenho um desses, que custou uns 140 reais.
Eu até já falei sobre ele aqui no fórum. Vale a pena, pois não precisa desligar polos de bateria, é só conectar as duas garrinhas do carregador na bateria e ligar na tomada da garagem.
Eu, como moro em apartamento e a garagem é coletiva, bem como as tomadas, de vez em quando tiro a bateria, levo para a área de serviço do apartamento e dou uma carga lenta por algumas horas.
Imagem

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
diorfo
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 52
Registrado em: 28 Out 2011, 23:46
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Desligar Negativo da Bateria p/ Funcionar Carro a cada 15 dias

Mensagem não lida por diorfo »

Gostei da sugestão.

Mas caso eu deixe esse carregador ligado direto na bateria, sera q consome muita luz?

Qual parametro ele usa pra ligar e desligar?

A voltagem da bateria?

Só pra ter uma noção se ele vai ficar ligando e desligando varias vezes por dia, pq se eu adiquirir, vou deixar ele ligado 24x7.

Sobre o q vc disse das 2 incoveniencias, se o problema for só isso mesmo de desconfigura o radio e a injeção, pra mim não tem problema, pq o radio q esta nele ta meio zuado mesmo e como não vou estar usando ele com frequencia (provavelmente vou dar uma volta com ele 1x no mes), não vai me atrapalhar em nada estes 2 incovenientes.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Desligar Negativo da Bateria p/ Funcionar Carro a cada 15 dias

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Diorfo

Acredito que não é necessário deixar o carregador ligado o tempo todo.
Se você sai com o carro de 15 em 15 dias, por exemplo, um dia antes você deixa o carregador carregando a bateria, e só desliga ele na hora de sair com o carro.
Esses carregadores têm um processador que analisa as condições da bateria, como voltagem, estado de carga da mesma, se você ligar os polos invertidos...
Esqueci de mais um inconveniente, que para mim é importantíssimo: o alarme do carro.
Sem bateria não tem alarme, e ladrão aqui no Rio parece que nasce em árvore, de tantos que tem.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
diorfo
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 52
Registrado em: 28 Out 2011, 23:46
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Desligar Negativo da Bateria p/ Funcionar Carro a cada 15 dias

Mensagem não lida por diorfo »

Meu carango tb tem alarme e tb tem um segredo então é sussegado dexa ele mesmo sem o alarme ligado na garagem.

Mas isso de deixar a bateria ficar descarregando muito 2x ao mes não acaba com a bateria mais cedo?

Até onde achava, ficar deixando ela com muito pouca carga diminuia a vida util.
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Desligar Negativo da Bateria p/ Funcionar Carro a cada 15 dias

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

O que consome a bateria é dar muita partida ou deixá-la muito tempo descarregada. Meu Vectra é usado a cada 15 dias, as vezes até uns 25 dias parado. A bateria não descarrega. Dai eu ando talvez uns 150 km e para novamente varios dias. A bateria já está com uns 4,5 anos de vida e nem dá sinal de fraca. Eu não a desconecto. Só que tem tomar cuidado com o rádio que no meu caso não está instalado corretamente então eu preciso destacar o painel para que ele não roube carga, caso contrário em 2 dias fica sem carga. Com meu Monza MPFI também é a mesma coisa, uso muito pouco, (por se tratar de hobie, quase não sai da garagem) a bateria já tem 2,5 anos e está ok.
Espero ter ajudado.
Abs
Gilmar
Vectra 97 GLS
diorfo
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 52
Registrado em: 28 Out 2011, 23:46
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Desligar Negativo da Bateria p/ Funcionar Carro a cada 15 dias

Mensagem não lida por diorfo »

O meu descarrega com menos de 1 semana por causa do alarme e talves o radio tb q nunca tiro a frente.

Ja q não é pra ter problema em desconectar o negativo, vou continuar desconectando então.

Se der problema denovo de queimar alguma outra peça, dai invisto numa solução diferente.

Vlw as dicas.
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Desligar Negativo da Bateria p/ Funcionar Carro a cada 15 dias

Mensagem não lida por mspagiari »

Olha, eu desconecto os dois polos pq ultimamente (ferias escolares) uso a cada 3 ou 4 dias, o alarme e o radio descarregavam a bateria aos poucos.

Faço isso há uns 6 meses e nunca mais descarregou e não deu problema algum.

Antigamente havia uma chave q desligava o borne da bateria, hj não sei se existe ainda. Mas no meu caso sempre desconecto os dois polos.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Responder