Meu monza pegou fogo hoje!

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
Uelson
Mensagens: 7
Registrado em: 29 Dez 2017, 22:54
Cidade: João pessoa
Estado: Paraíba-PB
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Meu monza pegou fogo hoje!

Mensagem não lida por Uelson »

Boa tarde a todos, meu carro de uns dias pra carro não estava desligando o ventilador, então eu coloquei uma chave no painel pra desligar manualmente. Depois de um tempo, sem querer vi que um relê estava esquentando mesmo com o carro desligado e quando dei a partida pegou fogo encima do motor, eu quase infarto.
A fiação dele ta muito bagunçada, são muitas gambiarras, não sei se acabei tirando alguma coisa que alguém deixou lá.
se puderem me ajudar eu agradeço, abs.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Meu monza pegou fogo hoje!

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Uelson

Como você sabe, o eletroventilador do radiador do Monza só funciona com a chave de ignição ligada.
Se no seu Monza acontece o contrário, alguma coisa certamente está errada.
Eu apostaria que alguém fez uma modificação, para deixar o carro igual a outros, meu Fiat Mille, por exemplo, cujo eletroventilador funciona mesmo com a chave desligada.
Se por um lado isso me facilita a vida, pois geralmente, ao chegar em casa, depois de manobrar na garagem, que é apertada, o motor aquece e o eletroventilador começa a funcionar, posso desligar o motor e deixar o ventilador fazer seu trabalho.
Mas..se um dia der um problema no sistema, certamente minha bateria vai pro saco. :(

Sem estar na presença do carro fica difícil alguém aqui dar alguma sugestão realmente eficaz.
Se você não tem noções de eletricidade automotiva e especificamente sobre Monza, acho que você deveria procurar um profissional.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Alex
ADMINISTRADOR
Mensagens: 1627
Registrado em: 11 Dez 2006, 12:40
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Meu monza pegou fogo hoje!

Mensagem não lida por Alex »

Uelson escreveu: 06 Jan 2018, 19:02 Boa tarde a todos, meu carro de uns dias pra carro não estava desligando o ventilador, então eu coloquei uma chave no painel pra desligar manualmente. Depois de um tempo, sem querer vi que um relê estava esquentando mesmo com o carro desligado e quando dei a partida pegou fogo encima do motor, eu quase infarto.
A fiação dele ta muito bagunçada, são muitas gambiarras, não sei se acabei tirando alguma coisa que alguém deixou lá.
se puderem me ajudar eu agradeço, abs.
Boa tarde Uelson! Pelo que você fala, é certamente algum problema elétrico. Você precisa verificar a instalação e corrigir as gambiarras. Como o Luiz Carlos comentou, não é o normal do Monza ligar a ventoinha com a chave desligada.

Inclusive, eu não vejo vantagem nenhuma em continuar com a ventoinha ligada quando se desliga o carro... com o carro desligado, o motor não vai esquentar mais do que já está... ao meu ver, só vai gastar bateria à toa.

Boa sorte! Um abraço!
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza! :D
Avatar do usuário
Uelson
Mensagens: 7
Registrado em: 29 Dez 2017, 22:54
Cidade: João pessoa
Estado: Paraíba-PB
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Meu monza pegou fogo hoje!

Mensagem não lida por Uelson »

Boa noite agradeço pelas dicas, chamei um eletricista aqui amanhã pra olhar a instalação dele o meu medo é ter dado problemas no motor e eu nem sei se é possível mas vou esperar o caria chegar e volto com novidades. abs!
Responder