Dúvida bobina de ignição

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Calil
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 246
Registrado em: 11 Jul 2007, 11:06
Cidade: Alfenas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1985
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Dúvida bobina de ignição

Mensagem não lida por Calil »

Salve galera; é o seguinte, hoje encontrei esta bobina pra comprar e de acordo com o vendedor, ela substitui todas as bobinas a óleo. Gostaria de saber se alguém a conhece ou usa dela e se realmente compensa a troca. Grato pela atenção.
Imagem
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Duvida bobina de ignição

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Fiz algumas pesquisas na net e essa bobina plástica realmente é de uso universal...mas acredito que só para carros que usam bobina plástica.
Carros mais antigos principalmente carburados, como todos aqui sabem, usam bobina à óleo ou asfáltica.
A bobina à óleo acho que nem é mais fabricada, foi subtituída pela asfáltica.
Sistemas de ignição são projetados para funcionar harmonicamente, isto é, todos os componentes devem satisfazer as características do referido sistema.
As bobinas plásticas (o termo 'plástico' se refere ao encapsulamento das mesmas, com material plástico) são construídas para funcionar com regimes diferentes das asfálticas ou à óleo.
Refiro-me ao tempo em que o enrolamento primário das bobinas permanece alimentado.
Se o tempo for curto demais, o enrolamento primário não chega a atingir seu ponto ideal.
Se o tempo for longo demais, o enrolamento vai aquecer demais.
Motores carburados e motores a injeção eletrônica têm tempos diferentes (Dwell angle).
Nos carburados esse tempo é maior que nos injetados.
Sendo assim, na minha opinião, seriam necessários equipamentos de teste adequados para responder se a troca seria vantajosa.
De que adiantaria ter uma bobina mais moderna e bonitinha, se ela viesse a superaquecer e deixar você na mão na estrada?

Abs

Nota: o que eu escrevi acima é minha opinião pessoal, baseada principalmente no que eu aprendi, ouvi e li sobre o assunto durante minha vida toda.
Se alguém (com certeza vai aparecer alguém) não concorda com isso, peço que simplesmente deixe a sua opinião, sem desqualificar a minha.

Nota2: Não pensem que sou um proprietário velho e avesso a mudanaças, como a grande maioria dos velhos. Meu Chevette tinha tudo que era modificação visando melhorar o conforto e o desempenho. Por exemplo, instalei nele, cujo sistema de ignição era a platinado, que dava problemas demais, uma ignição capacitiva Mark Ten B, que produzia 40 mil volts, jogando 400 volts no enrolamento primário da bobina (ao invés dos 8 volts originais) e rodei mais de 30 anos sem nunca ter tido problemas com bobina (eu acho que ainda era bobina à óleo). Mas no manual da Mark Ten vinham todas as instruções, inclusive a que dizia que a bobina original poderia ser mantida e a remoção do fio resistivo era opcional. Dizia ainda que a bobina suportaria os 400 volts pela diminuição drástica do tempo de alimentação do primário.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Calil
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 246
Registrado em: 11 Jul 2007, 11:06
Cidade: Alfenas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1985
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Duvida bobina de ignição

Mensagem não lida por Calil »

Entendi perfeitamente Luiz Carlos, é que na relação de carros que ela substitui, esta o Monza carburado. Ou melhor eu colocar esta de alta performance ?
Imagem
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Duvida bobina de ignição

Mensagem não lida por tyo »

Calil escreveu: 05 Jan 2018, 13:39 Entendi perfeitamente Luiz Carlos, é que na relação de carros que ela substitui, esta o Monza carburado. Ou melhor eu colocar esta de alta performance ?
Imagem
eu uso no meu monza essa bobina na verdade ela é a original dele que sai de fabrica bobina kw12
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Duvida bobina de ignição

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Bobina E-12
(alumínio ou prata):

Geralmente aplicada em veículos de 4
cilindros, a platinado e à gasolina
(Fusca).
Essa bobina possui o enrolamento
primário com aproximadamente 350
espiras. O enrolamento secundário tem
em torno de 20000 espiras.

Tensão máxima: 24000 volts
Faíscas por minuto: 13000


Bobina K-12
(Azul):

Aplicada em veículos
de 4 e 6 cilindros, a platinado e à
gasolina. Essa bobina pode substituir
a anterior por possuírem os
enrolamentos semelhantes, o que não
causa a queima do platinado.

Tensão máxima: 26000
volts
Faíscas por minuto: 16000


Bobina KW-12
(Vermelha):

Para veículos onde as
exigências do motor são maiores, como
maior rotação, maior quantidade de
cilindros maior compressão, foi
necessário desenvolver uma bobina que
pudesse produzir maior tensão e
disponibilizar maior quantidade de
centelhas por minuto.

Tensão máxima: 28000
a 34000 volts
Faíscas por minuto: 18000

Se considerarmos que a cada duas voltas do motor ocorrem 4 faíscas nas velas, ou 2 faíscas a cada volta, as bobinas acima suportariam, teoricamente:
1- E12 ( aluminio ou prateada): 6.500 RPM
2- K-12 (azul): 8.000 RPM
3- KW-12 (vermelha): 9.000 RPM

Para quem anda Zen como eu, raramente chegando a 4.000 RPM de motor, até a primeira serviria. :)
Em motores a etanol, cuja compressão é maior, certamente a azul daria um melhor retorno, principalmente para quem tem o pé nervoso e gosta de levar o motor a altos giros.


Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Duvida bobina de ignição

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Ressucitando o tópico. Como sabem, meu Classic é MPFI, quando o comprei veio com uma bobina de ignição toda vermelha sem nenhuma identificação. Eu substituí todo o conjunto de velas, cabos, tampa do distribuidor e o rotor, mas não a bobina. Estive pensando em colocar uma da bosch como a indicada nesse anúncio. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -bosch-_JM
Será que está correta para o sistema MPFI?
Abs,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Duvida bobina de ignição

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Gilmar Martins escreveu: 07 Mar 2018, 08:45 Ressucitando o tópico. Como sabem, meu Classic é MPFI, quando o comprei veio com uma bobina de ignição toda vermelha sem nenhuma identificação. Eu substituí todo o conjunto de velas, cabos, tampa do distribuidor e o rotor, mas não a bobina. Estive pensando em colocar uma da bosch como a indicada nesse anúncio. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -bosch-_JM
Será que está correta para o sistema MPFI?
Abs,
Gilmar
Tem que verificar se o chicote é para bobina com ou sem pré resistência. Quando o chicote é resistivo, a resistência é o próprio fio que vai do módulo de ignição ao positivo da bobina. Ainda nesses casos, há um fio do positivo da bobina de ignição para o motor de partida. Com essas informações saberá a aplicação correta da bobina de ignição para o seu Monza.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Duvida bobina de ignição

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Valeu mestre
Abs
Gilmar
Vectra 97 GLS
Responder