Localização Sensor Temperatura Painel tubarão 93/94

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
organus
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 18
Registrado em: 27 Jul 2012, 16:21
Cidade: Ponta Grossa
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Localização Sensor Temperatura Painel tubarão 93/94

Mensagem não lida por organus »

Salve Nação Monzeira
Galera essa semana comprei mais um monza kkk,unica diferença que é meu primeiro efi,tenho um classic 87 bala mais resolvi pegar um monoponto pra ver qual é.blz ate ai tudo bem.peguei o bicho e vim rodando e percebi que o marcador de temperatura no painel estava desligado,logo pensei no fio verde e o sensor no cabeçote abaixo do distribuidor,cheguei em casa abri o capo e cade o sensor, no lugar um tampão com rosca que nem o da foto abaixo Imagem
blz logo pensei que o antigo dono deve ter feito o cabeçote e inutilizou o sensor,procurando achei o fio verde e testei aterrando ele na carcaça do motor e o marcador no painel funcionou na hora ,fui em um ferro velho aky perto e pedi pra ver os cabeçotes que poderia retirar o sensor e o suporte dele,minha surpresa que dos 5 cabeçotes que ele tinha apenas 2 tinham sensor os outros 3 tinhão o mesmo tampão.
bom galera como sou novato em efi gostaria de saber onde poderia estar esse sensor ja que o fio existe
Meu monza é um 93/94 gl gasolina
apenas para informação telefonei para o antigo dono e ele me informou que parou de marcar faz uns 2 meses
Desde ja agradeço pela atenção
abração
Fabricio
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Localização Sensor Temperatura Painel tubarão 93/94

Mensagem não lida por dutra s a »

alguns cabeçotes saem de fabrica com esse tampao , os efi todos tem o sensor de temperatura justamente ai nesse tampao , ou seja esse cabeçote era de outro carro pois é muito raro alguem querer pegar um cabeçote e arriscar tampar com esse tampao , nao é o bom mexer nisso ,

pois bem , normalmente se nao tem o sensor abaixo do distribuidor no cabeçote , tem no cavalete da valvula termostatica onde na carcaça da valvula esta o sensor de temperatura da injeçao Ecu, se nao tem no seu caso entao o antigo dono tava rodando sempre no medo de sobreaquecer o motor o que entao é mais que obrigatorio revisar tudo no motor pra ver se nao andou sem agua ,

caso nao tenha esse cavalete com 2 saidas de rosca pros sensores , compre e mande colocar , vale mais apena do que querer fazer a rosca no tampao do cabeçote pois tem que tirar o cabeçote fora porque tambem se errar na rosca , ai ja sabe né ,

nao sei ao certo mas acho que esse cabeçote sem o sensor ai é da linha vectra /astra 96/98 > , monza/kadet/ipanema efi sei que sempre teve o sensor ai

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
organus
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 18
Registrado em: 27 Jul 2012, 16:21
Cidade: Ponta Grossa
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Localização Sensor Temperatura Painel tubarão 93/94

Mensagem não lida por organus »

Vlw Dutra,achei que o cabeçote não era do monza, so não tinha certeza ,só esse cavalete com duas saídas pesquisei na net e não achei nada.Puder me indicar onde posso comprar
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Localização Sensor Temperatura Painel tubarão 93/94

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

organus escreveu: 02 Jan 2018, 12:34 Vlw Dutra,achei que o cabeçote não era do monza, so não tinha certeza ,só esse cavalete com duas saídas pesquisei na net e não achei nada.Puder me indicar onde posso comprar
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -8v-96-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 92carb-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... vectra-_JM

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Localização Sensor Temperatura Painel tubarão 93/94

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Organus

Pesquisando no catálogo de peças, constatei que para os Monzas 82 a 83 existe um adaptador para o sensor:
Imagem
Imagem

Os Monzas menos antigos têm um adaptador, que parece ser rosqueado no cabeçote. Não tenho certeza, mas parece ser isso:

Imagem
Não haveria razão para aquele hexagonal na peça, se ela fizesse parte do cabeçote.
Se de fato esse adaptador puder ser removido, você pode tentar comprar um em ferro velho ou remover o bujão do seu motor e mandar fazer uma rosca de acordo com a rosca do sensor.
Também não sei se o adaptador dos Monzas antigos tem as mesmas medidas. Se tiver, no mercado livre existe essa peça à venda.
Se conseguir fazer isso acho bem mais fácil (e barato) do que substituir o cavalete.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a-8283-_JM


Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Localização Sensor Temperatura Painel tubarão 93/94

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

A parede dessa peça que não têm a rosca é mais fina.
Ela deve ter uns 03 mm de espessura,impossibilitando uma vedação eficiente,por ser uma rosca cônica.
O ideal era tirar ela e substituir por uma dessas que o amigo Luiz Carlos postou a foto.
Eu,quando instalei um cabeçote roletado no monza de um amigo tive que tirar a do cabeçote que estava substituindo e colocar nele.
Se o dono do carro não usa aditivo,pensa numa peçinha dificil de sair.
A do roletado até tirei façil,a do monza tive que ter muita paciência,uma caloria de leve e desengripante até ela resolver sair.
Mas,nada complexo para deixar o sensor no lugar original.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Localização Sensor Temperatura Painel tubarão 93/94

Mensagem não lida por dutra s a »

em razao de originalidade do modelo do carro e se o cabeçote fosse novo , sim, se deve colocar o bujao pro sensor de temperatura de painel com rosca 1/8 npt conico , mas...., o cabeçote nao é novo , nao se sabe a situaçao de tempera, de deformidade , de paredes por onde passa a agua nessa carcaça de cabeçote , nem mesmo a dilataçao de rosca nele e nem mesmo se todos sao com rosca ( acho que sim , mas acho), portanto nao é so porque é do vectra....que nao possa usar o cabeçote com o bujao tampado , , entao , ( eu ) nao mexeria ai , pois nao vaza agua nem nada e, o que coloquei no meu cabeçote foi igual ao anuncio que o professor freire postou , mesmo sendo cabeçote 2013 roletado ou 94 efi , ambos aceitam basta apenas estender o fio ate o cavalete pois esse cavalete tambem acompanha um redutor com rosca tanto pra rosca 1/8 npt como outros modelos de sensores ,

digo isso pois nunca vi apenas ouvir dizer que esse tampao depois de muito tempo é arriscado a trincar o cabeçote ou estragar a rosca , e o aperto tem de saber fazer pois nao sei se é conico no cabeçote , e outra né , trocando apenas o cavalete o maior trabalho é tirar o coletor de admissao e nem é tao dificil e de resto correias e polias nisso ja se faz revisao de correias etc..., melhor que criar risco de tirar o tampao de um cabeçote pra botar outro ou fazer rosca nele depois de muito uso ou remover o cabeçote e ter que plainar , juntas oleo etc....

obs : ( minha opniao ) fique por sua conta em risco

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Localização Sensor Temperatura Painel tubarão 93/94

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

trocando apenas o cavalete o maior trabalho é tirar o coletor de admissao e nem é tao dificil e de resto correias e polias nisso ja se faz revisao de correias etc..
Não devemos nos esquecer que para ter acesso ao cavalete é necessário remover polia de comando, polia do virabrequim, polia dentada do virabrequim, tampa traseira da correia dentada. Pelo menos no meu Monza 94 é assim. Acredito que no 93 do colega seja a mesma coisa.
Não entendi até hoje porque a engenharia da GM fez aquela chapa daquele jeito. Tanto que no 96 não é assim.
Sobre danos ao remover o bujão onde é alojado o sensor, acho que compensa tentar remover o mesmo. Se encontrar muita resistência, aí pensa-se no plano B.
Mas claro que a escolha da solução cabe ao proprietário do Monza. A nós cabe só sugerir soluções. :)

Temos um tópico antigo tratando de um vazamento de água que originou muita pesquisa, na qual muitas dúvidas foram tiradas a respeito desse adaptador do sensor de temperatura:
viewtopic.php?f=3&t=5186&start=20#p62436

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder