Localização Sensor Temperatura Painel tubarão 93/94

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Localização Sensor Temperatura Painel tubarão 93/94

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

mais válvula termostática é a primeira coisa que retiro de qualquer carro,já perdi 2 motores por isso,se vc faz uma manutenção preventiva a risca é claro que a válvula é bem vinda mais no corre do dia a dia, a verdade que ela fica em 5º plano e se travar fechada não tem ventoinha que ajude,ate aky no sul ela faz falta no inverso ja que vou rodar abaixo de geada de manha,mais acredito que seja um risco operacional razoável
Organus

Vou dar a você uma dica que você provavelmente já deve saber:
Em qualquer carro, a falta da válvula termostática impede que o motor funcione na sua faixa de maior eficiência e economia.
No caso do Monza EFI há mais um fator: a UCE controla a mistura do combustível, enriquecendo ou empobrecendo a mesma de acordo com a temperatura da água no cavalete da termostática.
Seu motor deve funcionar frio por muito mais tempo depois da partida, gastando mais gasolina e sujando as velas.
Durante o resto do funcionamento, principalmente em estrada, a coisa também é assim.
Eu tenho carro desde 1968 e nunca tive problemas com termostática travada fechada. São 49 anos e meio de Rio de Janeiro, onde a temperatura varia entre mais ou menos quente, quente, muito quente e fervendo. É mais comum ela não fechar direito, fazendo o motor funcionar frio.
É aí que entra a importância do indicador de temperatura do painel. O motorista, que de vez em quando dá uma zoiada no painel, percebe isso e logo que possível substitui a válvula termostática. Nossos Monzas ainda têm aquela luz de aviso. Se a temperatura atingir certo limite ela acende. O motorista, que certamente vai notar uma luz vermelha acendendo na cara dele, para o carro e nada acontece com o motor.
No meu Monza anterior, quando a abertura automatica do porta malas mordeu um fio e queimou o fusível que alimenta também os relés do eletroventilador do radiador, eu andei do posto do Detran até minha casa assim. Quando a luz acendia, eu desligava o motor, abria o capô e esperava esfriar. Fiz isso umas 4 vezes até chegar em casa.
Eu era iniciante em Monza nessa época. Se eu tivesse um pouco mais de conhecimento e paciência, teria aberto o manual do proprietário, descoberto o fusível queimado e substituído. Pouparia aquele trabalho todo. :)
Eu tenho um Fiat Mille que não tem esse instrumento, só possui a luz da aviso de superaquecimento. Só vou saber se tem algum coisa errada (motor quente demais) depois que a coisa errada acontecer. :( Mas se a luz acender, é só desligar o motor, abrir o capô e ver o que está errado. A luz acende antes do motor ter sido prejudicado.
Só não é mais grave (em caso do motor estar funcionando muito frio) porque meu Mille tem sonda lambda, que sente se houver excesso de combustível e corrige a mistura. O Monza não tem isso.
Acho que você, que mora num estado onde a temperatura é sempre mais fria do que aqui no Rio, está perdendo não motor, mas dinheiro, o que no final das contas é a mesma coisa. Aqui no Rio o litro da gasolina aditivada estava hoje no posto aqui perto de casa R$4,889.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
organus
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 18
Registrado em: 27 Jul 2012, 16:21
Cidade: Ponta Grossa
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Localização Sensor Temperatura Painel tubarão 93/94

Mensagem não lida por organus »

Salve Galera
Após alguns dias andando com a "gambiarra" vou contar o resultado
troquei o bucal do 87 e coloquei no 93 já que o mesmo tinha uma entrada compatível com o sensor,e tirei os escorpiões do bolso e coloquei uma válvula termostática no bicho,como nosso amigo Luiz Carlos comentou realmente não marca,ate a válvula abrir.abriu fica normal,vendo de um ponto de vista otimista ate me informa o momento que a válvula abre,vi vantagem.
A ventoinha finalmente vi funcionar e esta blz mas reparei que como demora pra chegar na temperatura nescessaria .consegui um scanner e um termômetro a laser com um amigo dono de oficina e ficamos 35 min ate chegar na temperatura pra funcionar.tenho um palio que se for comprar pão na esquina liga a ventoinha.
mais deu tudo certo e semana que vem o bichão vai pra praia comigo,o classic vai ficar com ciumes(vai ficar sem lenta um mês mais ou menos kkkkk)

obrigado novamente a todos
grande abraço
Fabricio
Responder