MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Robson B »

Boa noite pessoal.
Então, preciso de ajuda, dicas e sujestões pra encontrar um problema que está me deixando Irritado com o carro.
Ele é um Monza GL 94 2.0 EFI Gasolina!
Então, o problema é:
O Motor de arranque "gira" normal durante a partida.
Fiz os testes com Multimetro, Lâmpada e etc...
:arrow: Bomba de combustível funcionando bem, atuando na hora da partida!
:arrow: Motor de arranque funcionando bem
:arrow: Bobina de Alta Tensão nova e funcionando
:arrow:Bobina Impulsora semi nova (trocada há pouco tempo) e testada está com 850 ohms
:arrow: Módulo Hey Magnetti Marelli novo e devidamente testado
:arrow: Rotor novo
:arrow: Tampa do distribuidor nova
:arrow: Cabos de velas com resistência dentro do padrão no teste antes da retífica
:arrow: Velas BPR5ES 11 em bom estado de funcionamento.

Vamos ao problema:
Dou partida, o motor de arranque gira, mas o motor simplesmente não pega.
Chega centelha só até a Bobina de alta tensão, não chega nas velas, claro, que devido há isso o carro não entra em funcionamento.
Aí está o problema!
Dei tranco á vontade pra esgotar as possibilidades, mas, sem chance, ele ameaçou pegar várias vezes mas ficou só na ameaça mesmo!
Ontem chamei um eletricista pra me ajudar, ele fez vários testes, na Bobina, na Bobina impulsora, Alterou o ponto pra ver se dava algum sinal de pegar, Fiações, verificamos novamente o comando de válvulas, Testou o Hey, chicotes...
E NADA!
Ele recomendou como última alternativa que eu trocasse o Distribuidor todo, ou achasse um em bom estado usado! Tudo bem, se não tiver jeito eu vou trocar sim, maaaassssssssssssss
Vai que alguém aqui tem uma dica que mate o problema :roll:
Outra, vai que seja alguma outra coisa, e eu troque o distribuidor e não funcione do mesmo jeito e gaste dinheiro átoa trocando algo que nem precisava!
O Motor foi retificado, nesse intervalo, ficou uns 5 meses o distribuidor devidamente guardado em local seguro, antes, ele funcionava normalmente no carro, nunca apresentou problema "intermitente" em nada relacionado á distribuição.

Tem combustível, tem faísca até somente a bobina de alta tensão, a partir daí, nada!

Conto com a ajuda de vocês, porque esse problema tá me deixando bastante imcomodado mesmo!!!
Editado pela última vez por Robson B em 09 Dez 2017, 21:45, em um total de 2 vezes.
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Robson B »

Lembrando:
:arrow: Cabos de vela em ordem correta 1342
:arrow: Correia dentada sincronizada devidamente.
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por dutra s a »

ja vi isso acontecer 5 x, (problemas perecidos )um > era a posiçao do chifre que fica no eixo do distribuidor que se trava com um pino e que os 2 dentes se encaixam no comando de valvulas pois este tem uma posiçao certa fora ed centro , a pessoa trocou a impulsora e nao marcou a posiçao dessa peça dai nao pegava nem com reza e se pegava dava tiros

dois > era aterramento do modulo ecu com mal contato , os 2 que vao nos parafusos do cabeçote , ficava vibrando e hora dava sinal hora nao ,

3 > alarme cortando , com problema seja original ou secundario ,

4 > conector da bobina eletrica , fio do conector partindo pois eles sao bem dobrados podem ressecar e ficar falhando,

5 > mal contato nos conectores do hei e impulsora e demasia de pasta termca no hei

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Robson B »

Dutra sa
Vc tem foto desse tal "Chifre" que tem posição fora de centro pra eu poder ligar o nome á péça??
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por dutra s a »

tirando o distribuidor por completo é so olhar a ponta do eixo dele , la tem uma peça com 2 dentes que ao montar no motor esses dentes encaixam no corte ( cava )do comando de valvulas , o nome nao tenho pois no catalogo cep chev nao diz mostra apenas kit pra montagem , se olhar essa peça de frente pro eixo irar ver que os dentes estao fora da linha do proprio eixo , se voce trocou a impulsora entao voce removeu ele pois nele vai um pino que atravessa ele junto do eixo travando os dois e tambem no seu contorno vai uma mola ,

ex: se seu motor foi desligado e a cava do comando parou na horizontal certamente os dentes tambem pararam na horizontal dai se voce inverter os dentes 360g deixando na horizontal tambem e montar de volta o carro nao vai pegar e se pegar vai dar estouros pois essa peça corresponde a ordem de distribuiçao de centelha da mesa (estrela)magnetica la na tampa do distribuidor , portanto o conselho é marcar com uma serra ou seila esse chifre junto do eixo fazendo um risco nos dois mas sem atravessar ate a outra ponta e sim riscar ate o centro do eixo apenas (na sua ponta ), dai ao remontar voce ira saber que é a posiçao a correta.........

obs 1 : depois de tanto tranco voce olhou os pontos de sincronismo do seu motor ? polia de comando e polia de virabrequim se estao nos pontos iniciais ? pois a bomba , faisca e bico so vao funcionar quando a uce receber o aviso que o motor ta girando atraves do hei que detecta o sinal vindo da impulsora

obs 2 : eu mesmo ja passei um transtorno por conta de impulsora , mesmo por ser nova e com mesmo conector na mesma posiçao pra conectar e cor de fio igual eu descobri que so ia funcionar o carro invertendo o conector da impulsora pois alguns fabricantes estao ou estavam vendendo com o segmento de linha da impulsora invertido , ex : o conector da impulsora so encaixa numa posiçao no hei pois tem uma travinha apenas de um lado e so funcionou quando eu quebrei essa trava pra inverter no encaixe no hei

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Robson B »

Obrigado pela sua disposição em me ajudar Dutra sa.
Então, depois dos trancos eu fiz novamente a verificação dos pontos e estão ok, meia lua da polia do virabrequim alinhado com o corte da bomba de óleo e depois de 2 voltas alinha-se a polia do comando com o corte da chapa traseira.
Vou desmontar novamente o distribuidor e avaliar com cuidado e aplicar esse seu passo a passo que vc ensinou.
O estranho é que, enquanto a chave está girada na tentativa da partida, o bico injetor pulsa normal injetando gasolina, até desconectei ele em algumas tentativas pra não correr risco de excesso. Penso que se fosse algo com o Hey, o bico nem mesmo funcionaria. Mas vou pra uma nova tentativa, e retorno com o resultado sendo positivo ou negativo, espero que sinceramente isso se resolva de uma vez!
Valew dutra, abraço. :ok:
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por dutra s a »

pode contar coma gente , tem um detalhe importante que passa batido tambem , o aterramento do hei , e porque ? pois muitos nos dias de hoje botam muita pasta termica na chapinha do hei praticamente trasnbordando quando vai apertar os parafusos e nisso nao sabem que estao cortando o aterramento do hei , pois , o aterramento dele se deve atraves do parafuso encostado no rebite e esse rebite é apenas encostado numa ponta escondida na chapa que vai pra dentro dele , o certo era esse rebite ser soldado com essa ponta , dai junta esse fator com mal aterramento do bloco do motor com uma peça como o hei que esquenta sozinho como ferro de passar roupa ou voltagem de alternador com defeito , dando muita voltagem , fulga de faisca o resultado é a queima dele , entao cuidado ao passar pasta nele , basta apenas uma lamina de estilete de grossura de pasta e sempre no centro nao deixando chegar nos furos do hei pois ao apertar a pasta se espalha

( se esta injentando combustivel nos pistoes, se ta tudo no ponto e ta saindo faisca nas 4 velas entao seu combustivel nao é gasolina kkk é solvente )

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Robson B »

:D :lol: :lol: Só falta a bendita da centelha nas velas :D
Essa nossa gasolina brasileira só falta vim QBoa no meio e mijo :D
Esse aterramento do Hey eu tava pensando em fazer, puxar um fio desse parafuso do hey até um dos parafusos da tampa de válvulas.
Valew dutra, qualquer dica ou ensinamento que quiser ou puder me passar estou aberto a aprender!
Att.
®Robson B. :arrow:
Responder