MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

RESOLVIDO!!!

Mensagem não lida por Robson B »

Tudo certo, Monza funcionando numa boa!!!
Obrigado á todos que participaram, que de alguma forma ajudaram, direta ou indiretamente, agradeço o tempo direcionado pra ajudar a resolver meu problema. Nada foi em vão, nem uma dica sequer. Todos meu relatos aqui foram verdadeiros, nenhum foi mentiroso ou querendo usar de engano para com ninguém, muito menos forjando algo que não aconteceu na vida real!
Obrigado:

:ok: Carlos Freire
:ok: Dutra
:ok: Tyo
:ok: Luiz Carlos

O único imprevisto foi, depois dos cabos trocados, rotor e tampa, veículo funcionando na lenta, a bomba de combustível parou/queimou, mas, antes de retificar eu já tinha comprado uma bomba de combustível nova da Euro e estava aguardando o momento de trocar, ainda bem. Fiz a troca aproveitei colocar um filtro de combustível novo também, e deu tudo certo!

Aprendizado:

:arrow: Sempre teste qualquer componente antes de colocar no carro, seja novo, ou usado que estava funcionando nem que seja no dia anterior! Eu confiei nos testes que tinha feito nos cabos antigos, ficaram guardados durante meses, não sei se estragaram por umidade, ou alguma outra coisa, isso não tem como eu responder, não tenho base técnica pra isso, nem bola de cristal, mas sempre teste tudo!
:arrow: Não confie 100% em diagnóstico de Mecânico/Eletricista que não seja da sua confiança e de boa índole, porque foi um eletricista na minha casa verificar, viu sensores, espetou fios e o caramba a4, e condenou a carcaça do meu Distribuidor. Se tivesse testado os cabos, já matava a charada na hora. Já pensou se eu não consulto o Monzeiros, e compro um distribuidor e passo longe do defeito, ou deixo meu carro com ele, ele troca os cabos, finge ter mexido no distribuiror e fala: óh cara, dei uma geral no teu distribuidor, e troquei os cabos de vela pra ficar redondinho tudo (não sei, é só suposição) e acabo sendo trapaceado!
:arrow: Se possível, ao invés de fazer a retífica, compre um motor parcial, é mais vantajoso, eu não fiz isso por não dispor no momento de R$ e porque não gastei com mão de obra, mas se for procurar por RETÍFICA, procure uma de PROCEDÊNCIA, nem que você pague um pouco mais caro, mas fuja de retíficas que tem o preço "acessível" demais em comparação ás outras, senão, o prejuízo pode ser GRANDE!

Abraço e obrigado! :D :ok:
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por tyo »

que bom que resolveu amigo!Como sempre diz o Carlos Freire peças novas também dão defeito...
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Robson B »

Valew Tyo, abraço!!! :ok:
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por dutra s a »

legal , bom mesmo ter resolvido ,conte com a gente

mas me diz uma coisa , qual foi o diagnostico exato no qual o carro nao tava funcionando ? pois voce disse imprevisto , disse que tina combustivel e so funcionava na lenta , e agora trocou tapa,cabos e rotor do distribuidor ?

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Robson B »

mas me diz uma coisa , qual foi o diagnostico exato no qual o carro nao tava funcionando ? pois voce disse imprevisto , disse que tina combustivel e so funcionava na lenta , e agora trocou tapa,cabos e rotor do distribuidor ?
Bom dia dutra

Então, a causa da falta de partida eram os Cabos, que estavam muito ruins mesmo!

Tampa do distribuidor eu já havia comprado nova e o rotor também, pois como o motor ficaria "novo" após a retífica, eu ja aproveitaría fazer isso por precaução, entende, mas mesmo eles sendo novos (rotor e tampa), o problema estava nos cabos que não transmitia corrente pras velas. A bomba de combustível eu também já tinha comprado um nova por segurança, porque apesar da minha antiga na época (antes da retífica) estar funcionando bem, estava fazendo muito barulho, eu pensei, compro uma nova, troco, pego a usada e deixo no porta malas pra uma emergência. Mas depois do carro funcionando por algum tempo, tudo ocorrendo normal, ventuinha armando, luz do óleo apagada o tempo todo, tudo 10! E derrepente o carro apagou. Testei os cabos de vela (novos) e com resistência normal, marcador de combustível marcando perto de 1/4, fui girar a chave, não ouví a bomba, pensei, vo colocá a nova de uma vez, instalei, e aproveitei colocar o filtro novo também, girei a chave a bomba fez o som, girei várias vezes a chave até injetar o tanto necessário pra preencher os dutos novamente, já que durante a troca da bomba e do filtro vazou um pouco da gasolina que tinha nos dutos, dei partida umas 2 vezes e pronto, de volta ao normal! Notei que essa bomba nova, faz menos barulho que a antiga, não que a nova não faz, faz também, só que menos, pode ser só impressão, mas foi oque percebi!
O bom desse fórum é isso, a gente vai aprendendo por onde começar as avaliações, sem pular etapas, ou ficar insistindo numa coisa que não é a raiz do problema!
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

a causa da falta de partida eram os Cabos, que estavam muito ruins mesmo!
Robson

Como eu escrevi numa das minhas postagens aqui no tópico, acho muito pouco provável que cabos em mal estado impeçam um motor de Monza EFI de acender durante a partida.
Nesses meus trocentos anos de experiência em mecânica, primeiro de aviões, e depois de veículos sobre rodas, nunca vi isso acontecer.
Mesmo cabos interrompidos permitem que o motor acenda. O que cabos em mau estado causam é mau funcionamento, com falhas e pipocos. Eu já passei por isso, quando exigia do motor o carro falhava e até pipocava.
Enfim, se você substituiu os cabos e o motor ficou legal, que bom! :ok:
Vamos torcer para que o problema tenha sido esso mesmo.

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 17 Dez 2017, 09:09, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Robson B »

:ok: :ok: 8)
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por dutra s a »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 16 Dez 2017, 07:47
a causa da falta de partida eram os Cabos, que estavam muito ruins mesmo!
Robson

Como eu escrevi numa das minhas postagens aqui no tópico, acho muito pouco provável que cabos em mal estado impeçam um motor de Monza EFI de acender durante a partida.
Nesses meus trocentos anos de experiência em mecânica, primeiro de aviões, e depois de veículos sobre rodas, nunca vi isso acontecer.
Mesmo cabos interrompidos permitem que o motor acenda. O que cabos em mau estado causam é mau funcionamento, com falhas e pipocos. Eu já passei por isso, quando exigia do motor o carro falhava e até pipocava.
Enfim, se você substituiu os cabos e o motor ficou legal, que bom! :ok:
Vamos torcer para que o problema tenha sido esso mesmo.

Abs
verdade , tambem presenciei muitos fatos nao só em monza onde os cabos estavam tao ressecados , partidos, emendados , pendurados de marcas diferentes , coisa feia mesmo , fulga de faisca entao nem se fala ,, que parecia o raiden do mortal kombat com raiva kkkkkkk, e mesmo assim davam sinal de pegar e ate funcionar normal , tem ate historias de pessoas que usavam gravetos umidos no lugar de cabos e ate assim funciona !!!!!!

eu nao ligo muito sobre a questao da resistencia dos cabos , me importo mais com o fato de ressecarem e todo isolamento rachar,trincar etc.....no meu mesmo o cabo do cilindro 4 estou usando um do mesmo tamanho do 3 e nao tenho nenhum problema quanto a isso fora o isolamento extra que fiz com fita isolante, veda rosca e conduite de ponta a ponta e ta indo pra 2 anos sem problemas , cabos ngk

entao ve direitinho se foi isso mesmo embora tenha trocado os cabos e o carro funcionou , massss......

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Responder