MEU MONZA DO NADA SE APAGA E DÁ TRABALHO PRA LIGAR

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MEU MONZA DO NADA SE APAGA E DÁ TRABALHO PRA LIGAR

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

O carro apaga em qualquer estado mas ultimamente é andando mesmo engatado, o motor apaga aí se não voltar a chave não funciona é preciso desligar e ligar o contato. Foi passado um pente fino no carro só não mexi em chicote o resto tudo foi feito. O carro chega a passar um mês normal mas de repente apaga e é perigoso igual o amigo disse. Não sei mas o que fazer até penso em vender o carro.
Evandro

Sei como é frustante estar com o carro nessa condição. :(

Não sei se contei essa história no tópico onde você relatou o problema tempos atrás. Meu Monza andava normal até atingir 40 km de percurso, aí morria de repente.
Se eu andasse menos do que isso, nada acontecia.
Cheguei a ser rebocado 2 vezes na rodovia Dutra. E nas duas vezes ele morreu quase no mesmo lugar da estrada. Justamente onde não se deve ficar parado com um carro enguiçado...na baixada fluminense. :(
Era o módulo HEI, que funcionava bem até atingir determinada temperatura. Aí deixava de atuar, fazendo o motor morrer de repente.
Note que quando falo em aumento de temperatura não me refiro à temperatura do motor, aquela indicada no painel. Na estrada é justamente onde o motor funciona mais frio. Refiro-me à temperatura atingida no distribuidor e módulo HEI, que parece não ter relação com a temperatura da água, pois se fosse isso meu carro morreria no trânsito da cidade, onde o motor aquece mais, e não na estrada, a 100 Km/h. Presumo que, a 100 Km/h, o módulo HEI está trabalhando muito mais, pois dispara muito mais centelhas por segundo.

Além do que disse o Carlos Freire, procure encontrar uma relação com algum fator quando o motor morrer, Por exemplo, se você rodou algum tempo, se esse tempo é sempre o mesmo, ou a quilometragem. Se acontece com motor frio, quente, depois de ter rodado algum tempo em alta velocidade, etc.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MEU MONZA DO NADA SE APAGA E DÁ TRABALHO PRA LIGAR

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Vale lembrar do tópico da bobina impulsora nova Dephi, que apliquei no meu Monza, como manutenção preventiva e começou a apresentar defeito intermitente, isso em 2013. Até abri um tópico aqui no fórum sobre o ocorrido. O problema era que os fios estavam mal clipados. Fiz a solda e funciona bem até hoje.
http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... 26#p332526


Terminal BI B.JPG
Terminal BI A.JPG


Abs,

Carlos Freire
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Evandro Alves Garcia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 56
Registrado em: 11 Jul 2017, 12:49
Cidade: Maringa
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MEU MONZA DO NADA SE APAGA E DÁ TRABALHO PRA LIGAR

Mensagem não lida por Evandro Alves Garcia »

Carlos A. Freire escreveu: 25 Dez 2017, 08:49 Só vai achar o defeito se monitorar os pontos que fazem o carro apagar o motor, como a ignição e linha de combustível.

Uma dica: Se o motor apagar com cambio engrenado, preste a atenção no conta giros. Se manter a rotação (não aceita comando de aceleração e acende a luz da IE, pressão de óleo e bateria permanecem apagadas pois o motor está girando) o defeito está na linha de combustível.
Se o ponteiro do conta giros despencar o defeito é ignição (luz da IE acesa e luz da bateria e do óleo apagadas)
Se o ponteiro despencar e a luz da IE não acende o problema está na UCE ou sua alimentação elétrica.
Na marcha lenta não é fácil de verificar essas condições, pois para muto rápido.

O ideal é monitorar esses pontos.

Abs,

Carlos Freire
Então no momento da pane o contágiros despenca a 0 e a luz da IE acende junto com as outras bateria óleo. O problema é ignição eu sei mas está bem difícil localizar o ponto, chama atenção o fato de ter que voltar a chave para ligar novamente ou tirar a tomada da bobina de ignição e por de volta que seria o mesmo. Eu desconfio do HEI apesar de ser novo Delphi mas não vou comprar outro e arriscar de não ser ele pois custa caro.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MEU MONZA DO NADA SE APAGA E DÁ TRABALHO PRA LIGAR

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Evandro, com o câmbio engrenado não tem como acender a luz da bateria e da pressão de óleo quando o motor apaga. O motor está em giro considerável e há pressão de óleo e alternador funcionando para manter essas luzes apagadas.

Verifique novamente as condições em que ocorre o sintoma, dentro do que foi descrito e se possível, monitore os circuitos como foi recomendado. Desta forma, certamente encontrara o defeito do seu Monza.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Daniel18
Mensagens: 3
Registrado em: 22 Out 2017, 01:02
Cidade: Parnamirim
Estado: Rio Grande do Norte-RN
Modelo: Monza S/R
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: MEU MONZA DO NADA SE APAGA E DÁ TRABALHO PRA LIGAR

Mensagem não lida por Daniel18 »

Boa noite pessoal, consegui descobrir o problema dele ficar se apagando, era os conectores do distribuidor que estavam ficando folgados e ficavam saindo um pouco, contei pra um conhecido e em uma hora que o carro não quis pegar ele foi lá e deu uma mexida, e o carro pegou legal. Troquei os conectores por outros novos e ficaram bons, não sei se é porque por causa da qualidade dos conectores novos mas de vez em quando um deles folga um pouco e acaba apagando o carro ai eu vou lá e empurro ele de volta e o carro volta ao normal. Obrigado pela a ajuda.
Evandro Alves Garcia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 56
Registrado em: 11 Jul 2017, 12:49
Cidade: Maringa
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MEU MONZA DO NADA SE APAGA E DÁ TRABALHO PRA LIGAR

Mensagem não lida por Evandro Alves Garcia »

Amigo não entendi bem (conectores do distribuidor) Não lembro de ter conector no distribuidor. Tem conector no módulo HEI na bobina de ignição será que vc confundiu. Poderia explicar melhor pra gente ! Obrigado.
Evandro Alves Garcia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 56
Registrado em: 11 Jul 2017, 12:49
Cidade: Maringa
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MEU MONZA DO NADA SE APAGA E DÁ TRABALHO PRA LIGAR

Mensagem não lida por Evandro Alves Garcia »

Carlos A. Freire escreveu: 25 Dez 2017, 17:36 Evandro, com o câmbio engrenado não tem como acender a luz da bateria e da pressão de óleo quando o motor apaga. O motor está em giro considerável e há pressão de óleo e alternador funcionando para manter essas luzes apagadas.

Verifique novamente as condições em que ocorre o sintoma, dentro do que foi descrito e se possível, monitore os circuitos como foi recomendado. Desta forma, certamente encontrara o defeito do seu Monza.
Hoje o sintoma acorreu eu estava em 3° marcha o motor apagou e ficou acesa a luz da IE somente. Estacionei abri o capu e tirei o cabo da bobina dei partida sem voltar a chave e não tinha faísca. Aí quando voltei a chave a faísca saiu e o motor acendeu. (Me explique como se monitora os pontos que eu não entendi isso)
Mas é cabuloso o carro ficou 1 mês funcionando normal agora voltou o sintoma.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MEU MONZA DO NADA SE APAGA E DÁ TRABALHO PRA LIGAR

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Evandro Alves Garcia escreveu: 26 Dez 2017, 17:45
Hoje o sintoma acorreu eu estava em 3° marcha o motor apagou e ficou acesa a luz da IE somente. Estacionei abri o capu e tirei o cabo da bobina dei partida sem voltar a chave e não tinha faísca. Aí quando voltei a chave a faísca saiu e o motor acendeu. (Me explique como se monitora os pontos que eu não entendi isso)
Mas é cabuloso o carro ficou 1 mês funcionando normal agora voltou o sintoma.
Não informou o comportamento do conta giros...

Sem faísca, bomba de combustível não vira quando dá partida (mas vira ao ligar o contato e para) e válvula injetora não pulsa, problemas com sinal de rotação do motor (bobina impulsora). Não precisa medir nada e já tem o diagnóstico. Bobina Impulsora tem alto índice de problemas.

Não tem faísca e válvula injetora pulsa, bomba de combustível funciona quando da partida, verificar tensão no positivo da bobina de ignição (ponto para monitorar) Se tiver, verificar se há pulsos no negativo da bobina de ignição. Não tem, falta tensão no HEI ou HEI com defeito. Tem pulsos no negativo, defeito na bobina de ignição.

Monitorar a tensão e aterramento na bomba de combustível. Muita atenção no aterramento da bomba de combustível, que fica no porta malas perto da lanterna direita. Tem alto índice de problemas com mau contato.


Para monitorar poderá fazer com multi teste medindo tensão, improvisando um chicote nesses pontos até local onde o multi teste fique visível. Pode também fazer um circuito com led com cores diferentes para cada setor. Se o led apagar e o motor parar saberá onde parou.

Defeitos intermitentes são complicados de se avaliar, mas com conhecimento, lógica e bom senso, vai encontrar o defeito.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder