Boa noite.
Meu nome é Rogerio de Vila Velha. Sou novo no grupo e tenho um Monza 91, carburado, com o modulo de 6 pinos.
Desde que comprei, ele está me dando problemas de esquentar a bobina a ponto de não conseguir por a mão. Troquei a bobina e coloquei original. Não resolveu. Troquei os cabos vela, bobina impulsora, fios novos resistência de louça no positivo da bobina e continua esquentando. Quando esta frio pega bem mas quando esquenta fica difícil pegar. Coloquei um fio resistivo novo e não resolveu e, agora está esquentando o modulo. Percebi que está chegando 14 volts no modulo e na bobina, o mesmo que na bateria coloquei a resistência de louça no positivo que vai pro modulo e reduziu para 12.5 volts, mas ela esquenta pra caramba e melhorou na hora de ligar. Alguém pode me ajudar? Obrigado.
Sistema de Igniçao
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Re: Sistema de Igniçao
Bom dia.
Não informou se esse carro originalmente é a gasolina ou a álcool. Também não informou se essa bobina aplicada tem que ter a pré resistência, comum em veículos a álcool.
Também não informou qual o valor da resistência que aplicou para essa bobina.
Abs,
Carlos Freire
Não informou se esse carro originalmente é a gasolina ou a álcool. Também não informou se essa bobina aplicada tem que ter a pré resistência, comum em veículos a álcool.
Também não informou qual o valor da resistência que aplicou para essa bobina.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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Re: Sistema de Igniçao
Boa tarde. O carro e a gasolina e gnv antes de por esta resistência o carro já tinha o fio resistivo e coloquei a resistência de louça mesmo assim continuo esquentando o valor da resistência não sei te informar.
- Carlos A. Freire
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Re: Sistema de Igniçao
Boa tarde.
Quando avaliamos a distância, precisamos saber o máximo de informações possíveis sobre o carro, o setor com defeito, o que foi feito e que mais puder ajudar na avaliação.
A bobina que precisa de pré resistência é de alta potência e vem escrito nela essa necessidade. Em geral tem cor vermelha ou a etiqueta é vermelha.
Tem muitos chicotes com fio resistivos a venda no mercado, que não vale nada. Não tem a resistência correta ou nenhuma.
Se a bobina não precisa de pré resistência, não é preciso resistência ou fio resistivo e, o tipo de bobina que está usando é importante para a avaliação.
Não posso afirmar com toda certeza, mas pelo menos a maioria de Monza com bobina de alta potência, com uso de pré resistência que eu vi eram movidos a álcool.
Abs,
Carlos Freire
Quando avaliamos a distância, precisamos saber o máximo de informações possíveis sobre o carro, o setor com defeito, o que foi feito e que mais puder ajudar na avaliação.
A bobina que precisa de pré resistência é de alta potência e vem escrito nela essa necessidade. Em geral tem cor vermelha ou a etiqueta é vermelha.
Tem muitos chicotes com fio resistivos a venda no mercado, que não vale nada. Não tem a resistência correta ou nenhuma.
Se a bobina não precisa de pré resistência, não é preciso resistência ou fio resistivo e, o tipo de bobina que está usando é importante para a avaliação.
Não posso afirmar com toda certeza, mas pelo menos a maioria de Monza com bobina de alta potência, com uso de pré resistência que eu vi eram movidos a álcool.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Sistema de Igniçao
rogeriopbag
É importante você informar a marca e o modelo da bobina. Com esses dados pesquisaremos se é necessário fio resistivo ou resistor.
Não sei no Monza, mas nos carros que usam fio resistivo ou resistor comum na linha de alimentação da bobina, a voltagem não passa de 9 volts. Essas bobinas são feitas para funcionar com 9 volts. Se receberem 12 ou os 14 volts do alternador, certamente vão aquecer demais.
Quando se usa uma bobina com resistor ou fio resistivo, geralmente sai um fio do automático do motor de arranque, destinado a mandar uma voltagem de 12 volts na bobina, para o motor acender melhor.
Isso porque, nos sistemas com bobina de 9 volts, durante a partida do motor, quando o motor de arranque suga muita amperagem da bateria, a voltagem na bobina, sem o tal fio extra, cai muito, dificultando a produção de boas centelhas.
Como seu Monza já tem muitos anos de uso, é provável que já tenham substituído a bobina, o que fará que o mesmo fique fora do padrão de fábrica citado pelo Carlos Freire.
Abs
É importante você informar a marca e o modelo da bobina. Com esses dados pesquisaremos se é necessário fio resistivo ou resistor.
Não sei no Monza, mas nos carros que usam fio resistivo ou resistor comum na linha de alimentação da bobina, a voltagem não passa de 9 volts. Essas bobinas são feitas para funcionar com 9 volts. Se receberem 12 ou os 14 volts do alternador, certamente vão aquecer demais.
Quando se usa uma bobina com resistor ou fio resistivo, geralmente sai um fio do automático do motor de arranque, destinado a mandar uma voltagem de 12 volts na bobina, para o motor acender melhor.
Isso porque, nos sistemas com bobina de 9 volts, durante a partida do motor, quando o motor de arranque suga muita amperagem da bateria, a voltagem na bobina, sem o tal fio extra, cai muito, dificultando a produção de boas centelhas.
Como seu Monza já tem muitos anos de uso, é provável que já tenham substituído a bobina, o que fará que o mesmo fique fora do padrão de fábrica citado pelo Carlos Freire.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Sistema de Igniçao
bobina asfaltica vem uma etiqueta bem grande informando a tensao nominal de trabalho 12V.
se por algum motivo passar dessa tensao vai saturar e esquentar. ate onde me lembro a resistencia de reduçao de corrente original é um fio resistivo apropriado.
dica? compre o chicote original e troque tudo isso ae antes de exploda essa bobina, nao queira saber como é isso.
se por algum motivo passar dessa tensao vai saturar e esquentar. ate onde me lembro a resistencia de reduçao de corrente original é um fio resistivo apropriado.
dica? compre o chicote original e troque tudo isso ae antes de exploda essa bobina, nao queira saber como é isso.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.