Sistema de Igniçao

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
rogeriopbag
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Set 2017, 20:01
Cidade: vila velha
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Sistema de Igniçao

Mensagem não lida por rogeriopbag »

Boa noite.
Meu nome é Rogerio de Vila Velha. Sou novo no grupo e tenho um Monza 91, carburado, com o modulo de 6 pinos.
Desde que comprei, ele está me dando problemas de esquentar a bobina a ponto de não conseguir por a mão. Troquei a bobina e coloquei original. Não resolveu. Troquei os cabos vela, bobina impulsora, fios novos resistência de louça no positivo da bobina e continua esquentando. Quando esta frio pega bem mas quando esquenta fica difícil pegar. Coloquei um fio resistivo novo e não resolveu e, agora está esquentando o modulo. Percebi que está chegando 14 volts no modulo e na bobina, o mesmo que na bateria coloquei a resistência de louça no positivo que vai pro modulo e reduziu para 12.5 volts, mas ela esquenta pra caramba e melhorou na hora de ligar. Alguém pode me ajudar? Obrigado.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sistema de Igniçao

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bom dia.
Não informou se esse carro originalmente é a gasolina ou a álcool. Também não informou se essa bobina aplicada tem que ter a pré resistência, comum em veículos a álcool.
Também não informou qual o valor da resistência que aplicou para essa bobina.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
rogeriopbag
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Set 2017, 20:01
Cidade: vila velha
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Re: Sistema de Igniçao

Mensagem não lida por rogeriopbag »

Boa tarde. O carro e a gasolina e gnv antes de por esta resistência o carro já tinha o fio resistivo e coloquei a resistência de louça mesmo assim continuo esquentando o valor da resistência não sei te informar.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sistema de Igniçao

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Boa tarde.
Quando avaliamos a distância, precisamos saber o máximo de informações possíveis sobre o carro, o setor com defeito, o que foi feito e que mais puder ajudar na avaliação.
A bobina que precisa de pré resistência é de alta potência e vem escrito nela essa necessidade. Em geral tem cor vermelha ou a etiqueta é vermelha.
Tem muitos chicotes com fio resistivos a venda no mercado, que não vale nada. Não tem a resistência correta ou nenhuma.
Se a bobina não precisa de pré resistência, não é preciso resistência ou fio resistivo e, o tipo de bobina que está usando é importante para a avaliação.

Não posso afirmar com toda certeza, mas pelo menos a maioria de Monza com bobina de alta potência, com uso de pré resistência que eu vi eram movidos a álcool.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sistema de Igniçao

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

rogeriopbag

É importante você informar a marca e o modelo da bobina. Com esses dados pesquisaremos se é necessário fio resistivo ou resistor.
Não sei no Monza, mas nos carros que usam fio resistivo ou resistor comum na linha de alimentação da bobina, a voltagem não passa de 9 volts. Essas bobinas são feitas para funcionar com 9 volts. Se receberem 12 ou os 14 volts do alternador, certamente vão aquecer demais.
Quando se usa uma bobina com resistor ou fio resistivo, geralmente sai um fio do automático do motor de arranque, destinado a mandar uma voltagem de 12 volts na bobina, para o motor acender melhor.
Isso porque, nos sistemas com bobina de 9 volts, durante a partida do motor, quando o motor de arranque suga muita amperagem da bateria, a voltagem na bobina, sem o tal fio extra, cai muito, dificultando a produção de boas centelhas.
Como seu Monza já tem muitos anos de uso, é provável que já tenham substituído a bobina, o que fará que o mesmo fique fora do padrão de fábrica citado pelo Carlos Freire.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sistema de Igniçao

Mensagem não lida por Rafaelo »

bobina asfaltica vem uma etiqueta bem grande informando a tensao nominal de trabalho 12V.

se por algum motivo passar dessa tensao vai saturar e esquentar. ate onde me lembro a resistencia de reduçao de corrente original é um fio resistivo apropriado.

dica? compre o chicote original e troque tudo isso ae antes de exploda essa bobina, nao queira saber como é isso.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder