Módulo HEI... Esse danado...
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4216
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Módulo HEI... Esse danado...
Olá pessoal.
Como muitos aqui do fórum sabem, meu Monza GLS 2.0 1994 funcionou por mais de 20 anos com o módulo HEI original.
Quando esse deu problema, instalei um Magneti Marelli...durou 1 ano e pouquíssimos quilômetros. Instalei então um Delphi made in China, que durou menos ainda. Parti então para um XingLing total, de menos de 40 reais, que deu conta do recado até anteontem.
Pois anteontem o motor não pegou. Meti minha lâmpada estroboscópica, com a qual consigo ver se há centelha sem precisar de ajuda, e não havia centelha.
Desentoquei um distribuidor paralelo EURO que eu comprei há muito tempo e me dispus a instalar o bruto.
Como já havia lido aqui que esses Xinglingues têm uma defasagem em relação ao original, antes de instalar coloquei os dois, o original e o novo, lado a lado:
Polos alinhados. São esses polos que produzem corrente na bobina de pulsos, que a envia para o HEI. Devem, portanto, estar alinhados.
Como se pode ver existe uma defasagem grande entre o original e o paralelo. Essa defasagem está no encaixe da mesa móvel no eixo do distribuidor, que não segue o padrão.
Para compensar (ou tentar) precisei adiantar o corpo do distribuidor novo até onde o rasgo de ajuste permitiu. Mesmo assim acredito que o ponto de ignição ficou alguns graus adiantado:
Marcação de fábrica do distribuidor original:
Eu havia feito uma medição das posições dos polos móveis em relação aos polos fixos antes de remover o distribuidor original:
Tentei manter essa mesma distância:
Ficou um pouco adiantado...
E para confirmar que esses distribuidores paralelos são construídos sem o menor cuidado, na hora de encaixar os plugues no Euro, notei que a trava não funcionava. Só tirando o guarda pó do plugue, aquela borrachinha que evita entrada de sujeira nos contatos:
O motor acendeu de primeira e o desempenho está igual ou até melhor do que antes da substituição. Talvez por causa dos graus de avanço. Como nossa gasolina tem mais etanol que no tempo em que meu Monza saiu de fábrica, ele não grilou nem nada.
Só que...nem tudo é perfeito. Depois de quente, o motor de vez em quando morre na marcha lenta. Talvez também consequência do avanço.Ou defasagem entre o encaixe do rotor e o encaixe da mesa móvel. Estão fora de sincronismo.
A solução, para quem quiser usar permanentemente um distribuidor desses (EURO), é aumentar o rasgo de ajuste, como já fizeram aqui no fórum. Mas o ideal é desmontar tudo e reposicionar a mesa móvel (reluctor). Só assim estará tudo realmente sincronizado. O que eu fiz foi uma gambiarra. Não sei se as outras marcas paralelas seguem o mesmo padrão do Euro, então pode ser que não seja preciso alterar a marcação original, ou mesmo alterando a marcação o distribuidor não funcione. Se tiver uma defasagem maior que o Euro, pode ficar muito fora.
De todo modo, manterei esse distribuidor no porta malas, para emergências (depois de comprar um novo HEI e reinstalar o distribuidor original). E talvez eu desmonte o Xing e remonte o mesmo de acordo com o que deve ser.
Como muitos aqui do fórum sabem, meu Monza GLS 2.0 1994 funcionou por mais de 20 anos com o módulo HEI original.
Quando esse deu problema, instalei um Magneti Marelli...durou 1 ano e pouquíssimos quilômetros. Instalei então um Delphi made in China, que durou menos ainda. Parti então para um XingLing total, de menos de 40 reais, que deu conta do recado até anteontem.
Pois anteontem o motor não pegou. Meti minha lâmpada estroboscópica, com a qual consigo ver se há centelha sem precisar de ajuda, e não havia centelha.
Desentoquei um distribuidor paralelo EURO que eu comprei há muito tempo e me dispus a instalar o bruto.
Como já havia lido aqui que esses Xinglingues têm uma defasagem em relação ao original, antes de instalar coloquei os dois, o original e o novo, lado a lado:
Polos alinhados. São esses polos que produzem corrente na bobina de pulsos, que a envia para o HEI. Devem, portanto, estar alinhados.
Como se pode ver existe uma defasagem grande entre o original e o paralelo. Essa defasagem está no encaixe da mesa móvel no eixo do distribuidor, que não segue o padrão.
Para compensar (ou tentar) precisei adiantar o corpo do distribuidor novo até onde o rasgo de ajuste permitiu. Mesmo assim acredito que o ponto de ignição ficou alguns graus adiantado:
Marcação de fábrica do distribuidor original:
Eu havia feito uma medição das posições dos polos móveis em relação aos polos fixos antes de remover o distribuidor original:
Tentei manter essa mesma distância:
Ficou um pouco adiantado...
E para confirmar que esses distribuidores paralelos são construídos sem o menor cuidado, na hora de encaixar os plugues no Euro, notei que a trava não funcionava. Só tirando o guarda pó do plugue, aquela borrachinha que evita entrada de sujeira nos contatos:
O motor acendeu de primeira e o desempenho está igual ou até melhor do que antes da substituição. Talvez por causa dos graus de avanço. Como nossa gasolina tem mais etanol que no tempo em que meu Monza saiu de fábrica, ele não grilou nem nada.
Só que...nem tudo é perfeito. Depois de quente, o motor de vez em quando morre na marcha lenta. Talvez também consequência do avanço.Ou defasagem entre o encaixe do rotor e o encaixe da mesa móvel. Estão fora de sincronismo.
A solução, para quem quiser usar permanentemente um distribuidor desses (EURO), é aumentar o rasgo de ajuste, como já fizeram aqui no fórum. Mas o ideal é desmontar tudo e reposicionar a mesa móvel (reluctor). Só assim estará tudo realmente sincronizado. O que eu fiz foi uma gambiarra. Não sei se as outras marcas paralelas seguem o mesmo padrão do Euro, então pode ser que não seja preciso alterar a marcação original, ou mesmo alterando a marcação o distribuidor não funcione. Se tiver uma defasagem maior que o Euro, pode ficar muito fora.
De todo modo, manterei esse distribuidor no porta malas, para emergências (depois de comprar um novo HEI e reinstalar o distribuidor original). E talvez eu desmonte o Xing e remonte o mesmo de acordo com o que deve ser.
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 13 Set 2017, 18:22, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Mensagens: 9
- Registrado em: 29 Ago 2017, 21:37
- Cidade: lambari
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Módulo HEI...Esse danado...
ja ralei muto com esse hei, ralei tanto que fui mais radical e tirei a injeção meti o bura 2e, resultado nunca mais tive dor de cabeça, carro fico liso como na injeção força, consumo, não mudo muito, mais só de sair com o carro e saber que ele vai pegar depois que eu desligo. é a maior alegria.
- Gilmar Martins
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 982
- Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
- Cidade: Novo Horizonte
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: MPFi
Re: Módulo HEI...Esse danado...
Pois é pessoal. A tecnologia avança, mas é muito difícil e extremamente cara para acompanhar. Atualmente eu tenho 3 GMs. Um Monza Classic 90 carburado que é uma "manteiga" para fazer reparos, aliás não me dá problemas, só o cabeçote que tive que fazer há uns dois anos. Um Classic 92 MPFI LE JETRONIC que já é mais complicado, mas ainda, como que quebrando a cabeça, dá para fazer alguma coisa, mas o Vectra 97 que já é todo eletrônico é uma complicação para mim. Outro dia o velocímetro parou de funcionar, e aqui em minha cidade ninguém sabia sequer onde procurar o defeito. Nem mesmo em Bauru, cidade de mais de 400.000 habitantes sequer havia um reparador para tentar achar o defeito. Tive que contar com a ajuda de um amigo em Jaboticabal, cerca de 170 quilômetros para fazer o reparo. Isso por conta de um tal de conversor do sensor que vem da roda fônica que fica ao lado da roda esquerda dianteira. Defeito que ele descobriu em menos de 3 minutos, com ajuda de aparelhos, claro. Talvez me pergunte por que não levei a uma concessionária. Bem, se tivesse grana para isso talvez levasse, mas sabe quanto ficou o concerto? R$60,00 por conta de tal conversor. Quanto me custaria isso na oficina de uma concessionária? Entenderam meu drama?
Desculpe pelo desabafo.
Abraços a todos,
Gilmar
Desculpe pelo desabafo.
Abraços a todos,
Gilmar
Vectra 97 GLS
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4216
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Módulo HEI...Esse danado...
Hoje liguei para algumas lojas de autopeças em busca de um Módulo HEI para substituir um módulo sem marca que deu pane alguns dias atrás. Instalei provisoriamente no carro um distribuidor EURO, como contei lá na primeira msg do tópico.
Encontrei aqui perto de casa um Magneti Marelli por 115 reais. Encontrei, mas um pouco longe, um Delphi a 127.
Decidi pelo mais fácil, o Magneti. Como também contei lá em cima, o Magneti durou mais que o Delphi (made in china) no meu carro. Isso também pesou na escolha.
Mas, chegando à loja, o vendedor me apresentou, além do Magneti de 115 reais, um Delphi de 126.
O interessante nessa último é que ele não é chinês (o vendedor não sabia), é fabricado em São Caetano do Sul. E o preço (195 reais na época em que comprei, quase 3 anos atrás), baixou para esses 126.
Resolvi então experimentar o Delphi Made in Brazil.
Quem sabe ele consegue resgatar aquela confiabilidade dos antigos módulos HEI originais.
Depois conto como foi...Espero que muito depois de instalar, já que não aguento mais andar num Monza no qual não confio mais inteiramente, por causa desses malditos módulos que não aguentam o tranco.
Abs
Encontrei aqui perto de casa um Magneti Marelli por 115 reais. Encontrei, mas um pouco longe, um Delphi a 127.
Decidi pelo mais fácil, o Magneti. Como também contei lá em cima, o Magneti durou mais que o Delphi (made in china) no meu carro. Isso também pesou na escolha.
Mas, chegando à loja, o vendedor me apresentou, além do Magneti de 115 reais, um Delphi de 126.
O interessante nessa último é que ele não é chinês (o vendedor não sabia), é fabricado em São Caetano do Sul. E o preço (195 reais na época em que comprei, quase 3 anos atrás), baixou para esses 126.
Resolvi então experimentar o Delphi Made in Brazil.
Quem sabe ele consegue resgatar aquela confiabilidade dos antigos módulos HEI originais.
Depois conto como foi...Espero que muito depois de instalar, já que não aguento mais andar num Monza no qual não confio mais inteiramente, por causa desses malditos módulos que não aguentam o tranco.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4216
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Módulo HEI...Esse danado...
Gente!
Cometi um engano quando escrevi, lá no primeiro post, que o Delphi que eu instalei no meu Monza e durou pouquíssimo (pifou logo que a garantia de 6 meses venceu) foi fabricado na China. Na verdade, como pode ser visto na foto abaixo, é um made in USA, ou seja, fabricado nos Estados Unidos!
E, remexendo nos módulos HEI que tirei do carro (guardo tudo que é bugiganga) descobri que o Delphi fabricado no Brasil e o Magneti Marelli são a mesma coisa, como pode ser visto nas fotos abaixo. Cada módulo, de acordo com quem fabricou, tem alguma diferença. Os dois citados são irmãos gêmeos. Ou seja: Se você paga mais por um Delphi achando que é melhor do que o Magneti, está sendo lesado. Eu paguei 10 reais a mais. Foi pouco, pois quando comprei o Magneti, anos atrás, ele me custou 75 reais, enquanto o Delphi custava 195!
Só por curiosidade, vejam o aspecto do Delphi made in USA:
Abs
Cometi um engano quando escrevi, lá no primeiro post, que o Delphi que eu instalei no meu Monza e durou pouquíssimo (pifou logo que a garantia de 6 meses venceu) foi fabricado na China. Na verdade, como pode ser visto na foto abaixo, é um made in USA, ou seja, fabricado nos Estados Unidos!
E, remexendo nos módulos HEI que tirei do carro (guardo tudo que é bugiganga) descobri que o Delphi fabricado no Brasil e o Magneti Marelli são a mesma coisa, como pode ser visto nas fotos abaixo. Cada módulo, de acordo com quem fabricou, tem alguma diferença. Os dois citados são irmãos gêmeos. Ou seja: Se você paga mais por um Delphi achando que é melhor do que o Magneti, está sendo lesado. Eu paguei 10 reais a mais. Foi pouco, pois quando comprei o Magneti, anos atrás, ele me custou 75 reais, enquanto o Delphi custava 195!
Só por curiosidade, vejam o aspecto do Delphi made in USA:
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
- rafamts
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1537
- Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
- Cidade: São Gonçalo
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GL
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Módulo HEI...Esse danado...
Há uns dois anos comprei um distribuidor original num ferro velho. Veio com um hey original. Resolvi arriscar instalar no meu carro o hey original. Resultado: Funcionando até hoje! RS RS rs
- mspagiari
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 729
- Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
- Cidade: Itanhaem
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Club
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Módulo HEI...Esse danado...
O meu nunca precisei trocar (comprei o carro há 3 anos) , se é sorte não sei....
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
ex-monza 1989 sle preto
- Luciano Fiuza
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 20
- Registrado em: 27 Jan 2011, 19:00
- Cidade: Jandira
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SL
- Motor: 2.0
- Ano: 1992
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: Módulo HEI...Esse danado...
Bom dia a todos os Monzeiros!
Depois que eu instalei o Modulo HEI fora do distribuidor nunca mais queimou. Já rodei mais de 40.000 Km com o Modulo Hei da marca Gauss que custa em média uns R$ 70,00 , que por sinal depois que eu mudei o sistema eu comprei dois pra ficar um de reserva, e esse reserva eu nunca precisei usar. Isso porque ainda eu viajei três vezes seguidas com uma distância de 2.500 Km cada. Mas eu procuro fazer a manutenção correta dos componentes do distribuidor como: Bobina impulsora Delphi, Rotor Delphi, Tampa do distribuidor Delphi e faço manutenção preventiva no regulador de voltagem.
Boa sorte nessa empreitada amigo
Abs: Luciano Fiuza
Depois que eu instalei o Modulo HEI fora do distribuidor nunca mais queimou. Já rodei mais de 40.000 Km com o Modulo Hei da marca Gauss que custa em média uns R$ 70,00 , que por sinal depois que eu mudei o sistema eu comprei dois pra ficar um de reserva, e esse reserva eu nunca precisei usar. Isso porque ainda eu viajei três vezes seguidas com uma distância de 2.500 Km cada. Mas eu procuro fazer a manutenção correta dos componentes do distribuidor como: Bobina impulsora Delphi, Rotor Delphi, Tampa do distribuidor Delphi e faço manutenção preventiva no regulador de voltagem.
Boa sorte nessa empreitada amigo
Abs: Luciano Fiuza