Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Evandro Alves Garcia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 56
Registrado em: 11 Jul 2017, 12:49
Cidade: Maringa
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Evandro Alves Garcia »

Obg vou procurar. Hj fiz um teste trocando a bobina de ignição coloquei uma usada delphi a faísca era bem mais forte e a cor tmbm. A princípio resolvi o problema do carro andei bastante peguei rodovia o carro ficou até mais forte e não apagou, mas chegando em casa a surpresa ele apagou. Realmente é um problema chato, engraçado que melhorou muito o carro mas ainda repetiu o problema.
Evandro Alves Garcia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 56
Registrado em: 11 Jul 2017, 12:49
Cidade: Maringa
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Evandro Alves Garcia »

Obrigado eu vou procurar. Hj fiz um teste trocando a bobina dele colocamos uma delphi usada, testamos a faísca e comparamos uma com a outra deu grande diferença, a minha GM estava bem mais fraca e esquenta mais que a outra. A princípio achei que tinha resolvido pois andei bastante com o carro peguei rodovia andei na cidade o carro não apagou. Mas depois ao chegar em casa ele apagou tive que dar 3 partidas nele. Realmente estranho esse defeito.
Evandro Alves Garcia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 56
Registrado em: 11 Jul 2017, 12:49
Cidade: Maringa
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Evandro Alves Garcia »

Obrigado a dica vou procurar. Ontem fiz um teste na bobina de igniçao trocando por outra delphi que de fato tinha mais faísca e esquenta menos que a GM que eu uso, de cara o carro melhorou ficou até mais forte eu andei bastante com ele peguei rodovia em fim o carro não apagou pensei ter resolvido o problema. Mas ao chegar em casa a surpresa ele apagou tive que dar umas 3 partidas pra pegar, então apesar da melhora o problema insiste. Vou dar uma olhada no rele da bomba uma dica que peguei no you tube, caso não resolva vou leva o carro pra passar o scanner e ver se mostra alguma coisa.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No caso do Monza EFI, a alimentação da bomba de combustível passa também pelo interruptor de pressão de óleo. Ou seja, o interruptor de pressão de óleo está em paralelo com o relê da bomba, para prevenir possíveis mau contato do relê. Com motor funcionando, de remover o relê a bomba continua a funcionar. A não ser que tiver problemas no rele e no interruptor, não deve ser o relê o problema.

Pontos a monitorar: A bomba de combustível (pressão, vazão e estanqueidade), sinal de rotação do motor, tensão no conector da bomba de combustível e tensão na bobina de ignição.
Esse monitoramento deve ser feito com veículo em movimento, e no momento em que ocorre o sintoma, pois com motor funcionando, tudo estará ok.
Também é interessante procurar saber se o veículo possui um dispositivo anti furto não original.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Evandro Alves Garcia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 56
Registrado em: 11 Jul 2017, 12:49
Cidade: Maringa
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Evandro Alves Garcia »

Amigos depois de dias pesquisando e fazendo testes eu creio que resolvi o problema. Relé da bomba a principio estava desarmando aí eu troquei ele de lugar com o relé da buzina que de fato é um relé que quase na usa. Andei bastante com o carro hj e ele não apagou mais, não é certeza da solução vamos ver ao passar dos dia mas tudo indica esse era o problema fica a dica aí a todos e obrigado pelas informações me serviram muito. Abraços amigos.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Como disse lá em cima, o relê da bomba e o interruptor de pressão de óleo estão ligados em paralelos. Se a luz do óleo apagar, a alimentação passa pelo interruptor de pressão de óleo, mesmo que esteja sem o relê ou esse venha a ter mau funcionamento, mantendo a alimentação elétrica da bomba.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Amigos depois de dias pesquisando e fazendo testes eu creio que resolvi o problema. Relé da bomba
Evandro

Não sei onde você pesquisou para chegar à conclusão de que o relé da bomba, quando em pane, faz o motor parar.
Como o Carlos Freire informou, existe no Monza um circuito de segurança da bomba de combustível, que faz ela funcionar mesmo com o relé em pane ou até sem o relé. Experimente tirar o relé e dar partida no motor. Se o motor não acender ao se apagar a luz de pressão de óleo, você está com um problema nesse circuito de segurança. Pode ser o interruptor de pressão de óleo (plugue ruim, fio partido, etc) ou até a bomba de óleo do motor (pressão baixa).
Circuito paralelo bomba combustível.jpg
Note a seta vermelha. Ao apagar a luz de pressão de óleo, o interruptor fecha um circuito que substitui o circuito do relé da bomba.
A diferença numa partida sem o relé da bomba é que o motor vai demorar mais a acender. Só acenderá depois que a pressão de óleo subir.

Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Evandro Alves Garcia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 56
Registrado em: 11 Jul 2017, 12:49
Cidade: Maringa
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Evandro Alves Garcia »

Então amigos eu aprendi isso com vcs em questão do relé mas o carro não apagou mais após a troca do mesmo. Inclusive eu estava lendo um fórum aqui de 2016 um monza com o mesmo problema e a solução era tnbm o relé da bomba. Amanhã vou ligar ele sem o relé pra testar se o carro funciona aí volto a comentar aqui. Obrigado companheiros.
Responder