Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Evandro Alves Garcia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 56
Registrado em: 11 Jul 2017, 12:49
Cidade: Maringa
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Evandro Alves Garcia »

Algum eletricista ou alguém que entenda de elétrica pode me dar alguma dica por gentileza.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

alguém que entenda de elétrica pode me dar alguma dica por gentileza
Evandro

Se os componentes estão bons e a suspeita seja de problemas na fiação, o que o eletricista tem de fazer (e todo eletricista sabe disso) é, tendo à mão os diagramas elétricos de todo o sistema, testar continuidade entre os pinos de todos os plugues. Como a pane é intermitente, ele vai fazer isso balançando os chicotes, para simular o movimento do carro.Pode-se também, em alguns casos, inserir uma fiação em paralelo à original, para determinar se o problema é realmente de fiação.
Se não me engano, o manual do sistema Multec 700, que existe para download aqui no fórum, mostra esse diagrama.

Nota: não é porque é novo ou seus componentes são novos, que o distribuidor está funcionando normalmente. Peças novas podem vir com defeito de fábrica ou estarem mal montadas.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Evandro Alves Garcia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 56
Registrado em: 11 Jul 2017, 12:49
Cidade: Maringa
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Evandro Alves Garcia »

Entendi, mas o sintoma ocorre com o carro parado em marcha lenta também. O problema é que ninguém quer pegar meu carro pra mexer ninguém se garante então eu queria resolver isso mas sei só o básico de elétrica. No momento da pane como eu disse é preciso voltar a chave pra dar partida, fiz o teste dando partida sem voltar a chave (a faísca chega na vela mas só por 1 - 2 segundos e some no caso o motor não acende só dá um sinal rápido. Mas se voltar a chave a faísca é direta aí o motor acende e com excesso porq o bico estava injetando mas não queimava) é um detalhe que eu percebi. Será que isso é normal no monza ? Pra mim é estranho.

Obrigado a atenção
Luis Carlos
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por waldir »

O meu ontem apagou após uns 3 minutos de ligado pela manhã.
Dei a partida novamente e não pegou. Fiz o teste lampejante e não acusou nada só o normal 12.
Injetei gasolina (botão remoto) e pegou e fui acelerando devagar e não apagou mais.

Depois limpei a capa do distribuidor havia oxidações internas e limpei o borne da bobina com uma lixa fininha e limpa contatos.

Preciso limpar o TBI e o motor de passo. Os filtros (óleo, ar e combustível)troquei há 1 mês.
................

Vc deve verificar se o terra do modulo Hei não está isolado por excesso de pasta dissipadora
Tem que verificar se a bobina impulsora está boa entre 500 à 1500 ohms sendo que 800 a 900 ohms é o que se encontra medianamente em todas. Se tiver mais que 5 anos de uso pode-se trocá-la preventivamente(recomendável). É preciso verificar se há oxidação nos terminais de encaixe da bobina no modulo Hei.

Deve-se medir a impedancia dos cabos de velas e as velas.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Evandro Alves Garcia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 56
Registrado em: 11 Jul 2017, 12:49
Cidade: Maringa
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Evandro Alves Garcia »

Agradeço a dica do amigo mas no meu monza o módulo hei está fora do distribuidor aterrado por um fio extra e minhas peças de ignição são todas novas delphi. Já foi analisado tudo no carro só resta parte de fiação chicote que de fato é o mais difícil.
Avatar do usuário
csouza
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 53
Registrado em: 15 Fev 2015, 11:59
Cidade: São Pedro da Aldeia
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza 650
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por csouza »

Evandro,quando tive esse problema no meu,conforme mencionei no inicio,troquei várias peças(sem necessidade)depois que resolvi o problema o carro continuou horrível,travado na estrada.Ai começei rever o que tinha trocado.Quando voltei o sensor map antigo para o lugar,bingo,acabou o problema.Tem muita peça nova que deixa a desejar,não se esqueça que estamos na era ching ling.Não estou te dizendo que seja ele,mas que as vezes plantamos defeitos que são bem piores de resolver exatamente porque pensamos:"A peça é nova....."

Boa sorte ai amigo.
Abraço
Evandro Alves Garcia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 56
Registrado em: 11 Jul 2017, 12:49
Cidade: Maringa
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Evandro Alves Garcia »

Eu entendo sua colocação amigo mas no meu caso o sintoma deve ser diferente de todos que já li aqui no fórum, o meu problema além de intermitente ele tem um detalhe "quando o motor apaga é preciso voltar a chave pra dar partida novamente sendo que se eu afogar o motor de propósito eu não preciso voltar a chave pra dar partida ele pega normal" eu precisa descobri porq é preciso voltar a chave o problema está aí.

Obrigado Abraços
Abbdhul
Mensagens: 4
Registrado em: 30 Jul 2017, 23:00
Cidade: Brasilia
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Abbdhul »

Amigo, também estou nessa barca. Começou com um problema na tampa e no rotor do distribuidor, troquei e começou a apresentar os mesmo sintomas que você falou. O carro estava com o aterramento folgado, modulo hey ruim. consertei tudo isso, mas o meu monzão continua apagando e só pega se voltar a chave ( o meu apaga a cada 10 minutos ou menos). peguei ele não tem um mês e eu sou mecânico, mas trabalho só com linha diesel e sou péssimo com sistemas de injeção a gasolina, mas sei bem como funciona um motor. depois que eu puxei outro terra para o modulo hey e um positivo extra da fiação das setas e luz de ré o motor ficou mais firme e passou a apagar com uma frequência menor, mas continua. Creio que possa ser falta de aterramento na centralina. se conseguir reslover o seu, por favor poste a suloção, já estou ficando louco com esse carro.
Responder