vidro traseiro esquerdo não desce

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
daviddeylon17
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 73
Registrado em: 13 Dez 2016, 10:50
Cidade: VESPASIANO
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

vidro traseiro esquerdo não desce

Mensagem não lida por daviddeylon17 »

olá monzeiros boa noite o vidro do meu monza traseiro esquerdo não desce eu desconectei o terminal do motorzinho do vidro e mandei 12v direto da bateria no motor e ele subiu tranquilo e descendo tranquilo,ai já eliminei a possibilidade de ser o motor,as chaves também estão ok também,os fusivel também tudo ok,não tem cabo rompido entre a porta,e eu constatei que só tem negativo dos dois lado do terminal que vai pro motor não tem positivo,me ajudem a resolver e de onde vem o positivo para o motor ???
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: vidro traseiro esquerdo não desce

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

de onde vem o positivo para o motor ???
David

Os botões de acionamento dos vidros recebem o positivo e o negativo do sistema.
Quando vc pressiona um botão para descer o vidro, ele manda o positivo para um lado do plugue do motor, e o negativo para o outro
Quando vc pressiona um botao para subir o vidro, ele manda o positivo para o outro lado do plugue, bem como o negativo.
De acordo com o lado em que o positivo entrar, o motor gira para subir ou para descer.
Se está chegando positivo e massa no botão, e quando vc alimenta o motor com 12 volts direto o motor se movimenta (fez ele se movimentar nos dois sentidos?), pode ser que o problema esteja no botão, que não está fazendo seu trabalho, ou no chicote entre o botão e o plugue do motorzinho.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
daviddeylon17
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 73
Registrado em: 13 Dez 2016, 10:50
Cidade: VESPASIANO
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: vidro traseiro esquerdo não desce

Mensagem não lida por daviddeylon17 »

no plugue que vai no motorzinho os dois terminais dele estão chegando negativo,eu já descartei também a possibilidade de ser a chave pq eu peguei a chave e liguei no vidro do outro lado e funcionou blz.eu só preciso saber de onde vem o positivo que vai no motorzinho pq é exatamente ele que estar faltando.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: vidro traseiro esquerdo não desce

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O Monza 96 tem um módulo de vidros. Esse módulo tem a função de temporizar os vidros fazendo que funcione até 1 min após desligar a ignição e, tirar a corrente dos botões e, com apenas um toque os 4 vidros descem.

Eu tive um problema parecido no ano passado. No meu caso era o vidro dianteiro direito que baixei e não subia mais. Levantei manualmente e depois procurei o defeito.
Como no caso do daviddeylon17, no motor só tinha negativo. Depois de vários testes e avaliações, cheguei a conclusão que o defeito era o módulo de vidros. Comprei um novo da DNI e tudo voltou ao normal. Depois com mais calma, consertei o módulo original e recoloquei no carro, onde está até hoje.
O defeito no módulo foi uma trilha aberta embaixo de um dos relês (9 no total), que dificultava a visualização com uma inspeção visual.
Após identificar os relês de cada porta (2 para cada porta e um para temporizar todo sistema), ao medir verifiquei que um deles estava sem aterramento. Ao refazer esse aterramento, tudo voltou ao normal.

Esse módulo da DNI é exatamente o mesmo do original, mudando apenas a cor da carcaça e, não tem o esquema na carcaça. Mas internamente nada muda. Parece até que é a DNI quem faz o original. Ele novo é caro e original muito caro. Optei por colocar um novo e não colocar um paralelo mais em conta, para não ficar cortando fios do chicote e refazer ligações. Agora tenho um de reserva, novo, onde usei por 2 dias apenas, rs!

Esse módulo fica localizado atrás do porta luvas, ao lado do módulo de alarme original.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
daviddeylon17
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 73
Registrado em: 13 Dez 2016, 10:50
Cidade: VESPASIANO
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: vidro traseiro esquerdo não desce

Mensagem não lida por daviddeylon17 »

blz carlos sexta feira vou mandar no eletricista obrigado pelas informações com deus fera !!!
Responder