Existe modulo hei falso?

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Existe modulo hei falso?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Junior

O módulo Delphi que eu comprei algum tempo atrás tem um aspecto bem diferente do que vc mostrou:

Imagem

O plástico parece ser melhor injetado que o do mercado livre. A peça veio também em caixa da Delphi, que me pareceu original, mas hoje falsificam até dinheiro, imagine uma caixinha.

Mais uma foto. O da esquerda é o Delphi. Ah, durou poucos meses, o Marelli durou quase um ano.

Imagem

O que está instalado no meu carro no momento custou 39,99 reais.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Existe modulo hei falso?

Mensagem não lida por waldir »

Só pra fornecer um contra-ponto.

Meu modulo Hei da M. Marelli está em uso desde 20.01.10 daqui 1,5 mes fará 7 anos, destes desde 27.01.14 na churrasqueira (2 anos e 10 meses) e em 08.02.14 eu troquei preventivamente a bobina impulsora. (os 2 casos há tutoriais que fiz e estão armazenados aqui no forum)

Porém, eu fico atento à voltagem do regulador... nesse meio tempo eu já troquei um regulador que estava mandando 15,5V (tenho um voltímetro na cabine para monitorar a tensão.

Tenho andado com o cooler desligado e meço a temperatura do dissipador de vez em quando e está em torno de 35ºC. No verãozão de Dez/Jan será interessante medir ao sair dos congestionamentos.

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
juniorunderground
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 300
Registrado em: 08 Ago 2009, 13:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Existe modulo hei falso?

Mensagem não lida por juniorunderground »

Verdade, meu alternador foi feito a um ano atrás, Mas vi raras vezes no painel digital a voltagem bater lá em cima.
Vou trocar o regulador de voltagem tbm.

Jà comprei o dissipador e cooler, estou pensando em colocar do lado direito do carro, ficaria longe da bateria e precisaria só emendar o fio da bobina impulsora.

Acho que já estando longe do motor e com dissipador só pra ele mais o cooler seria uma mudança ótima para nao esquentar mais.
O que acham?
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Existe modulo hei falso?

Mensagem não lida por Rafaelo »

juniorunderground escreveu:precisaria só emendar o fio da bobina impulsora.
tenha cuidado com esse cabeamento. esse tipo de sinal nao pode ser longo de mais criando indutancia e resistencia, se fizer isso pode ter perda de sinal ou pior abrir caminho pra ruidos na linha AC. especialmente se usar fiação aberta passando perto de campos eletromagneticos como a bobina de igniçao, injetor. se for fazer isso de trocar o local do sistema, use um cabo blindado que é especialmente pra esse tipo de aplicação. esse cabo seria apenas pro sensor de rotaçao, o resto pode ser fiaçao da mesma bitola.

é chamado cabo coaxial de 2 vias(c/blindagem). a malha interna dele é um isolante e deve ser aterrada na carcaça do distribuidor em uma das pontas apenas. e suas vias pontas soldadas. e a bitola de pelo menos 0.5mm² ate 1mm²

esse tipo de cabeamento é usado nos sensores de rotação indutivos ou hall onde o cabo chega a ter 2 metros.

esse seria o ideal pra ti.
exemplo: http://proesi.com.br/cabo-emborrachado- ... 5-mm2.html
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
juniorunderground
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 300
Registrado em: 08 Ago 2009, 13:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Existe modulo hei falso?

Mensagem não lida por juniorunderground »

Muito obrigado pela resposta, fiquei 3 dias sem internet, agora que fui ler.

Uma pergunta que pode soar idiota, mas vamos lá.

E se eu usar duas bobinas impulsora? A do distribuidor fica desligada e a nova eu adapto do lado do hey no dissipador?
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Existe modulo hei falso?

Mensagem não lida por waldir »

junior,
não é possivel colocar a bobina impulsora fora do distribuidor. Como o nome diz ela fornecerá pulsos 'induzidos' pela mesa magnética
com o giro do distribuidor para a bobina impulsora e esta para o modulo Hei e este para a Central
Vide: diagrama foto 3 http://forum.monzeiros.com/viewtopic.ph ... 11#p409380

e fotos 3, 4 e 5 http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=14&t=34081
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder