Vidro elétrico com problemas

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
BR MONZA
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 275
Registrado em: 20 Fev 2008, 20:13
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Vidro elétrico com problemas

Mensagem não lida por BR MONZA »

Pessoal, estou com problemas:
Os vidros elétricos do meu monza vêm "sofrendo" de mal contato, uma hora aquelas luzes dos botões estão acesas e ambos os vidros funcionam normalmente, aí do nada as luzes (dos botões) apagam e os vidros não respondem mais. Geralmente quando eu desligava o carro e esperava um tempo o problema passava, mas agora os vidros pararam de vez. O circuito do retrovisor não é afetado. Estou com medo de levar o carro num auto-elétrico e ele querer tirar os estofamentos da porta alegando que o problema seja nos motores, ou mesmo desmontar o painel. Acredito que seja um simples mal contato e não precise de uma medida mais séria. Então, caso alguém tenha alguma informação que possa me ajudar eu agradeço (relé, circuito de fácil acesso...).
Muito Obrigado!
Boooooorn to be WiiiiiiiiiiiiiiiiiLLLLd!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Vidro elétrico com problemas

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

BR Monza,

você não citou o ano do seu Monza, mas se for até 93, há grande probabilidade de ter problemas com relê temporizador do vidro elétrico.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
BR MONZA
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 275
Registrado em: 20 Fev 2008, 20:13
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Vidro elétrico com problemas

Mensagem não lida por BR MONZA »

Tudo bem Carlos Freire? Realmente eu esqueci de citar o ano do monza. Trata-se de um SL/E 1989, portanto se enquadra na sua solução. Porém resta-me outra dúvida: qual seria a localização deste relê, pois na tampa da caixa de fusíveis não há referência a ele.
Muito obrigado!
Boooooorn to be WiiiiiiiiiiiiiiiiiLLLLd!
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Vidro elétrico com problemas

Mensagem não lida por Fastback »

BR, pelo menos nos Monzas mais novos, essa caixa com relês de comando de alguns instrumentos internos do carro costuma ficar nos pés do passageiro. Se você der uma olhada lá onde acaba o carpete, próximo aos pés do passageiro, possivelmente verá uma caixa verde, se não me engano.


Aproveitando a presença do grande amigo Carlos, eu gostaria de fazer uma pergunta referente ao meu vidro elétrico também! Inclusive, se o nosso moderador Semp Toshiba, mais conhecido como Marcel, aparecer por aqui, também vai ser muito bem vindo, assim como todos os amigos que quiserem ajudar com alguma idéia ou opinião!

Vamos lá, o meu vidro elétrico, como eu comentei uma vez há algum tempo atrás, estava fazendo um barulho horroroso quando acionado. Parecia que aquele barulhinho que ele faz ao subir e descer foi multiplicado por 10. Levei pra um cara que mexe com vidros elétricos dar uma olhada por cima e ele me disse que era uma engrenagem meio ferrada, enferrujada se me lembro bem. E, que se eu mantivesse o vidro sempre trabalhando, iria mantê-lo funcionando por um bom tempo...
Porém, depois que fiquei alguns dias sem usar o mesmo, ele começou a ficar muito pesado e querendo parar no meio do caminho ao subir. Foi quando eu o ajudei a subir com a mão e no dia seguinte ele já não desceu mais. Ai fica a pergunta, o que poderia ser? O motor? Alguma engrenagem?
Lembrando que, quando aciono o vidro, dá aquela "puxada" de energia no sistema elétrico do carro, tal como a gente tentasse acionar o mesmo pra cima com ele todo fechado. :smt021

Alguma idéia? Alguém sabe como desmontar corretamente o sistema? Só de olhar para aquela máquina de vidro me dá arrepios.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Vidro elétrico com problemas

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

BR MONZA escreveu:Tudo bem Carlos Freire? Realmente eu esqueci de citar o ano do monza. Trata-se de um SL/E 1989, portanto se enquadra na sua solução. Porém resta-me outra dúvida: qual seria a localização deste relê, pois na tampa da caixa de fusíveis não há referência a ele.
Muito obrigado!
BR MONZA,

o relê do temporizador dos vidros elétrico do Monza até 93, fica localizado atrás da caixa de fusíveis, não me lembro ao certo, porque o meu Monza é 96 e portanto diferente dos modelos até 93, Mas da direita para esquerda deve ser o 2º ou 3º relê. De qualquer forma, se o relê for original, tem o nº gravado na peça: 52280684.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Vidro elétrico com problemas

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Fast,
BR, pelo menos nos Monzas mais novos, essa caixa com relês de comando de alguns instrumentos internos do carro costuma ficar nos pés do passageiro. Se você der uma olhada lá onde acaba o carpete, próximo aos pés do passageiro, possivelmente verá uma caixa verde, se não me engano.
O Monza de 94 em diante, tem uma caixa com vários relês temporizados numa peça só (limpador, levantador de vidros, luz do teto, temporizador do farol), sendo diferente dos modelos até 94 (tem 94 ainda como se fosse 93)
Aproveitando a presença do grande amigo Carlos, eu gostaria de fazer uma pergunta referente ao meu vidro elétrico também! Inclusive, se o nosso moderador Semp Toshiba, mais conhecido como Marcel, aparecer por aqui, também vai ser muito bem vindo, assim como todos os amigos que quiserem ajudar com alguma idéia ou opinião!

Vamos lá, o meu vidro elétrico, como eu comentei uma vez há algum tempo atrás, estava fazendo um barulho horroroso quando acionado. Parecia que aquele barulhinho que ele faz ao subir e descer foi multiplicado por 10. Levei pra um cara que mexe com vidros elétricos dar uma olhada por cima e ele me disse que era uma engrenagem meio ferrada, enferrujada se me lembro bem. E, que se eu mantivesse o vidro sempre trabalhando, iria mantê-lo funcionando por um bom tempo...
Porém, depois que fiquei alguns dias sem usar o mesmo, ele começou a ficar muito pesado e querendo parar no meio do caminho ao subir. Foi quando eu o ajudei a subir com a mão e no dia seguinte ele já não desceu mais. Ai fica a pergunta, o que poderia ser? O motor? Alguma engrenagem?
Lembrando que, quando aciono o vidro, dá aquela "puxada" de energia no sistema elétrico do carro, tal como a gente tentasse acionar o mesmo pra cima com ele todo fechado.

Alguma idéia? Alguém sabe como desmontar corretamente o sistema? Só de olhar para aquela máquina de vidro me dá arrepios.
Você não mencionou se seu Monza é de duas ou quatro portas, mas a julgar pelo sintoma, acredito ser de duas portas, porque neste caso, a máquina que movimenta o vidro é do tipo cabo de aço ( portas dianteiras do Monza 4 portas é do tipo alavanca em forma de "X"). O ruído em máquinas do tipo cabo de aço, normalmente tem como causa o cabo enroscando no outro ao enrolar ou desenrolar. Mecher com isso é pior que "bater na mãe por causa de comida", o cabo é muito tensionado e alguém pode se machucar ao tentar fazer o serviço. Aconselho comprar uma máquina nova que é fácil montar na porta.
No caso de Monza com quatro portas e o ruído é nas portas dianteiras (máquina tipo alavanca em forma de "X"), ruídos podem ser provocados por falta de lubrificação.

Abs,

Carlos Freire.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
BR MONZA
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 275
Registrado em: 20 Fev 2008, 20:13
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Vidro elétrico com problemas

Mensagem não lida por BR MONZA »

Tudo bem pessoal?
Quero agradecer a todos que postaram mensagens me ajudando! Realmente era o relê, e ele realmente estava atrás da caixa de fusíveis. Tirando a chuva que eu e o monza tomamos ontem :smt005 agora está tudo perfeito. Só como comentário, o relê ainda era original de fábrica (meu carro é 1989)! É por isso que eu gosto do MONZA!
Muito obrigado a todos!
Boooooorn to be WiiiiiiiiiiiiiiiiiLLLLd!
furukawa2000

Re: Vidro elétrico com problemas

Mensagem não lida por furukawa2000 »

e aí carlos tudo bem? tenho um monza class ano 1993, vidros elétricos nas 04 portas. recentemente, os dois vidros das portas trazeiras e o vidro da porta do motorista pararam de funcionar. o que pode ter acontecido? qual a melhor solução?
onde fica o relê temporizador dos vidros elétricos do monza class 93? existe alguma possibilidade de eu mesmo conseguir
resolver este problema? ficarei muito agradecido se puderes me ajudar pois meu momento financeiro não está me permitindo
fazer compromissos ? o meu e-mail é [email protected]. um abraço!
Responder