Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
cleyton
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 279
Registrado em: 06 Jul 2007, 15:10
Cidade: Presidente Prudente
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por cleyton »

avvsilva escreveu: E então desconecte as molas na parte de baixo do conjunto. Estas molas fazem parte do sistema de avanço centrífugo. Não perca as molas, não são encontradas para reposição!!

Imagem


Depois de ver seu tutorial tive coragem de desmontar o meu, parabéns ótimo trabalho :smt023
O problema quando desmontei notei que as molas estavam danificadas todas quebradas, nem sei como estava funcionando sem avanço centrífugo e a vácuo, seria possível substituir essas molas por outras ou só comprando novo?
Monza SL/E 86/87 - 2.0 - 2P - Cinza - Álcool
"Gastei quase todo o meu dinheiro com meu Monza SL/E, o resto eu desperdicei..."
Avatar do usuário
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1701
Registrado em: 06 Jul 2009, 18:00
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por avvsilva »

cleyton escreveu:
Depois de ver seu tutorial tive coragem de desmontar o meu, parabéns ótimo trabalho :smt023
O problema quando desmontei notei que as molas estavam danificadas todas quebradas, nem sei como estava funcionando sem avanço centrífugo e a vácuo, seria possível substituir essas molas por outras ou só comprando novo?
Oi Cleyton, fico feliz em saber que o tutorial lhe foi útil. É possível sim substituir essas molas por outras, o problema é que originais são quase impossíveis de achar. Guarde uma amostra de uma mola dessas e leve a um lugar que faça sob medida. Ou então, procure um distribuidor em ferro-velho com as molas ainda intactas, de preferência com a mesma numeração que o distribuidor do seu Monza.

Não é recomendável andar com o carro sem essas molas porque o o ponto de ignição pode ficar excessivamente adiantado fazendo o motor grilar. :smt023
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
cleyton
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 279
Registrado em: 06 Jul 2007, 15:10
Cidade: Presidente Prudente
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por cleyton »

avvsilva escreveu:
Não é recomendável andar com o carro sem essas molas porque o o ponto de ignição pode ficar excessivamente adiantado fazendo o motor grilar. :smt023
Acho que agora é tarde, já esta grilando um pouco. A questão é que não sobrou nada das molas e os distribuidores usados que achei, os caras estão cobrado o preço de recondicionar o meu sem o avanço a vácuo, que ainda preciso :smt010
Vou ter que acabar comprando outro, não sei se esses importados do Mercado Livre servem, eu estou com medo de comprar e não funcionar.
Monza SL/E 86/87 - 2.0 - 2P - Cinza - Álcool
"Gastei quase todo o meu dinheiro com meu Monza SL/E, o resto eu desperdicei..."
cleyton
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 279
Registrado em: 06 Jul 2007, 15:10
Cidade: Presidente Prudente
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por cleyton »

Acabei comprando um usado aqui mesmo na minha cidade, depois de algumas horas de procura. Estava completo por 150,00. Estava bem sujo, mas como já tinha desmontado o meu para limpar fiz com esse e montei no carro, pegou de primeira, levei hoje no mecânico para conferir o ponto com a pistola e estava certinho :D
Monza SL/E 86/87 - 2.0 - 2P - Cinza - Álcool
"Gastei quase todo o meu dinheiro com meu Monza SL/E, o resto eu desperdicei..."
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Bem pessoal, esse tópico é muito interessante, gostei muito do tutorial.
Estou inclinado a dar uma geral no distribuidor do meu Classic, pois está vazando óleo pelo eixo, a tampa está ficando toda "melada". Só que tenho um problema. O distribuidor do meu Classic é com sensor Hall. Como sabem, não tem avanço à vácuo. Gostaria de saber se alguém já desmoitou um desse.
Alguém poderia me dizer que ele também não possui avanço centrífugo? :oops:
Aguardo.
Gilmar.
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por tyo »

Ele não possui nenhum avanço amigo pois o avanço do carro é feito eletronicamente pelo módulo EZ-K
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Ok tyo. Vou ver se me animo em dar a devida manutenção. Não quero levar em auto elétrica, gostaria de fazer eu mesmo.
Muito obrigado mesmo.
Abraços,
Gilmar Martins
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por tyo »

Boa tarde pessoal. Eu desmontei o distribuidor do meu Monza para uma limpeza, só que eu acho que eu deixei fora do ponto. Eu não cheguei a desmontar o acoplamento, somente a aranha e a mesa soltando as travas e assim chegando no avanço centrífugo. As travas que eu me refiro são essas:
Imagem

Eu acho que deixei fora do ponto o eixinho do avanço centrífugo, não marquei a posição e acho que montei ao contrario, isso deixa fora de ponto? A marcha lenta ficou muito baixa e ficou pipocando o escape.
Esse é o eixo que eu falei circulado em vermelho, ele encaixa nas duas posições e como ele que segura a aranha estou em dúvida de qual o lado.
Imagem
Só mais uma dúvida, como faço para conferir o ponto na polia com a lâmpada? Não encontro as marcações dos graus.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Responder