Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
cleyton
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 279
Registrado em: 06 Jul 2007, 15:10
Cidade: Presidente Prudente
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por cleyton »

avvsilva escreveu:
Não é recomendável andar com o carro sem essas molas porque o o ponto de ignição pode ficar excessivamente adiantado fazendo o motor grilar. :smt023
Acho que agora é tarde, já esta grilando um pouco. A questão é que não sobrou nada das molas e os distribuidores usados que achei, os caras estão cobrado o preço de recondicionar o meu sem o avanço a vácuo, que ainda preciso :smt010
Vou ter que acabar comprando outro, não sei se esses importados do Mercado Livre servem, eu estou com medo de comprar e não funcionar.
Monza SL/E 86/87 - 2.0 - 2P - Cinza - Álcool
"Gastei quase todo o meu dinheiro com meu Monza SL/E, o resto eu desperdicei..."
cleyton
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 279
Registrado em: 06 Jul 2007, 15:10
Cidade: Presidente Prudente
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por cleyton »

Acabei comprando um usado aqui mesmo na minha cidade, depois de algumas horas de procura. Estava completo por 150,00. Estava bem sujo, mas como já tinha desmontado o meu para limpar fiz com esse e montei no carro, pegou de primeira, levei hoje no mecânico para conferir o ponto com a pistola e estava certinho :D
Monza SL/E 86/87 - 2.0 - 2P - Cinza - Álcool
"Gastei quase todo o meu dinheiro com meu Monza SL/E, o resto eu desperdicei..."
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Bem pessoal, esse tópico é muito interessante, gostei muito do tutorial.
Estou inclinado a dar uma geral no distribuidor do meu Classic, pois está vazando óleo pelo eixo, a tampa está ficando toda "melada". Só que tenho um problema. O distribuidor do meu Classic é com sensor Hall. Como sabem, não tem avanço à vácuo. Gostaria de saber se alguém já desmoitou um desse.
Alguém poderia me dizer que ele também não possui avanço centrífugo? :oops:
Aguardo.
Gilmar.
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por tyo »

Ele não possui nenhum avanço amigo pois o avanço do carro é feito eletronicamente pelo módulo EZ-K
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Ok tyo. Vou ver se me animo em dar a devida manutenção. Não quero levar em auto elétrica, gostaria de fazer eu mesmo.
Muito obrigado mesmo.
Abraços,
Gilmar Martins
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por tyo »

Boa tarde pessoal. Eu desmontei o distribuidor do meu Monza para uma limpeza, só que eu acho que eu deixei fora do ponto. Eu não cheguei a desmontar o acoplamento, somente a aranha e a mesa soltando as travas e assim chegando no avanço centrífugo. As travas que eu me refiro são essas:
Imagem

Eu acho que deixei fora do ponto o eixinho do avanço centrífugo, não marquei a posição e acho que montei ao contrario, isso deixa fora de ponto? A marcha lenta ficou muito baixa e ficou pipocando o escape.
Esse é o eixo que eu falei circulado em vermelho, ele encaixa nas duas posições e como ele que segura a aranha estou em dúvida de qual o lado.
Imagem
Só mais uma dúvida, como faço para conferir o ponto na polia com a lâmpada? Não encontro as marcações dos graus.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Eu acho que deixei fora do ponto o eixinho do avanço centrífugo, não marquei a posição e acho que montei ao contrario, isso deixa fora de ponto? A marcha lenta ficou muito baixa e ficou pipocando o escape.
Se montar ela virada, o rotor vai ficar ao contrário.
Não deve ser isso que aconteceu, mas se foi não está difícil que conferir.
Tira as velas, sobe o primeiro cilindro e tirando a tampa onde coloca o óleo, vai olhar a posição dos cames do comando.
Imagem
Com o primeiro pistão em cima, o quarto cilindro não pode ficar assim como na foto.
Então, mais outra volta e eles vão estar desalinhados, sinal que o primeiro esta alinhado e em PMS.

Olhando o rotor vai ver se esta apontando para o primeiro ou o quarto.

Falo esse procedimento para não ter que mexer na tampa da correia dentada ou tirar a tampa de válvulas para ver o came do primeiro cilindro.
Só mais uma dúvida como faço para conferir o ponto na polia com a lampada? Não encontro as marcações dos graus
O jeito mais fácil é com um relógio comparador no primeiro cilindro subir ele ate zerar.
Pega uma caneta de tinta e marca a polia e ali você tem o PMS.
O jeito mais prático para quem não tem um relógio é desmontando a capa da correia dentada, colocando em sincronismo.
Mas tem que ser perfeito esse sincronismo.
Coloca a tampa da correia dentada e a polia de acessórios, mas sem apertar os parafusos.
Tem que ser um aperto de leve, só para alinhar a polia.
Se girar perde o sincronismo e tem que repetir tudo de novo.

Marca o PMS com uma caneta de tinta, tira e faz uma marcação.
Pode ser com uma lima.
Aí monta tudo de novo e coloca no ponto com a lâmpada.

São dicas simples, mas que me ajudaram bastante a descobrir problemas em carros de amigo e no meu próprio.

Eu já fiz dos dois jeitos.
Fiz a marcação na polia, pois tinha girado pelo sincronismo e quando comprei a ferramenta de conferir PMS e o relógio eu fiz uma
segunda conferência, agora pelo pistão e tinha ficado show de bola.

Então, dependendo dos recursos, vai ter uma solução.
Boa sorte amigo :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Mais simples... Deixar o motor em sincronismo. Ou seja, nas sua marcações de ponto do comando e do virabrequim. Nessa condição o pistão do primeiro cilindro estará em PMS. Depois verificar se o rotor está apontando para cima. Se em PMS estiver para baixo, o distribuidor estará com came invertido. As opções são:
- Montar o distribuidor corretamente (o mais indicado)
- Começar a ordem de explosão pela posição do cabo onde o rotor estará apontando o 1º cilindro.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder