Do diagrama elétrico para a realidade

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
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avvsilva
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Do diagrama elétrico para a realidade

Mensagem não lida por avvsilva »

Olá pessoal,

Mais recentemente tenho me dedicado a conhecer mais profundamente o sistema elétrico do Monza e ao mesmo tempo vou eliminando gambiarras e adaptações em meu SL/E, à medida que for ganhando segurança e compreensão.

Pois bem, ao estudar os diagramas elétricos do Monza, disponíveis aqui no fórum (reedição do diagrama disponível no manual de reparações do Monza 90, por Leocastro), observei que o formato geral é o seguinte: um barramento (30 - positivo direto, 15 - positivo pós chave ou 58 - sinal das luzes), depois fusível, depois o componente em si, depois um interruptor (se houver), depois barramento terra (31). Eis um exemplo:

Imagem

Como ainda não fiz uma exploração mais minuciosa (e nem tem como, teria que desmontar muita coisa), fiquei com uma dúvida a respeito da disposição da fiação no carro em si: as ligações dos barramentos aos fusíveis (ligações mostradas em vermelho na imagem acima) estão na própria estrutura de ligações caixa de fusíveis? São fios atrás dela? Mais especificamente, observando a figura abaixo, como as tomadinhas à direita e os fusíveis à esquerda estão ligados?

Imagem

Esta dúvida, embora possa parecer "boba", é importante para que uma intervenção na parte elétrica seja feita de maneira correta, com o fusível certo ligando o componente certo, entendem?
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

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avvsilva
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Re: Do diagrama elétrico para a realidade

Mensagem não lida por avvsilva »

E aí pessoal? Ninguém se habilita? Será que fui confuso?
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
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italo_
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Re: Do diagrama elétrico para a realidade

Mensagem não lida por italo_ »

Olhando a caixa de fusiveis por tras (posterior aos fusiveis), existem alguns barramentos eletricos. Um exemplo: um fio 30 vermelho (norma din, positivo batt) é ligado ao conector de um fusivel qualquer; a outra perninha deste conector é um barramento, o qual distribui este positivo para outros conectores de fusiveis. Assim, apenas 1 fio 30 alimenta varios fusiveis dentro da caixa. O mesmo ocorre como o fio 15 (preto pos pos-chave); apos sair do comutador de igniçao, chega na caixa de fusiveis e deriva o 15 para varios fusiveis consecultivos atraves de um barramento.

Espero ter ajudado.
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avvsilva
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Re: Do diagrama elétrico para a realidade

Mensagem não lida por avvsilva »

italo_ escreveu:Olhando a caixa de fusiveis por tras (posterior aos fusiveis), existem alguns barramentos eletricos. Um exemplo: um fio 30 vermelho (norma din, positivo batt) é ligado ao conector de um fusivel qualquer; a outra perninha deste conector é um barramento, o qual distribui este positivo para outros conectores de fusiveis. Assim, apenas 1 fio 30 alimenta varios fusiveis dentro da caixa. O mesmo ocorre como o fio 15 (preto pos pos-chave); apos sair do comutador de igniçao, chega na caixa de fusiveis e deriva o 15 para varios fusiveis consecultivos atraves de um barramento.

Espero ter ajudado.
Olá Italo,

Muito obrigado pela excelente explicação! :D Entre o diagrama elétrico esquemático e o sistema elétrico do carro há um grande abismo
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italo_
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Re: Do diagrama elétrico para a realidade

Mensagem não lida por italo_ »

Bom, eu estou instalando AC no meu monza que nao tem. Peguei de um monza gls 94 absolutamente tudo. Eu decifrei exatamente TODA a parte eletrica relativa ao Ar Condicionado dos monzas EFI, tudo mesmo, cada fio, cada rele, cada fusivel. Usei como base o manual da injeçao multec e o manual de reparaçoes do monza 90. Inclusive instalei todos os reles originais na propria caixa de fusiveis, bem como os fusiveis e usei os fios da mesma cor e bitola que tirei do outro monza. Deu um trabalhao, mas ficou 100%. Acredite, a pior parte é retirar e instalar coisas na caixa de fusiveis. Voce so consegue isso se voce pegar outra caixa de fusiveis de um monza, pq so nela voce podera retirar novos conectores para reles e fusiveis. Pior ainda é se vc precisar retirar um desses barramentos da caixa para clipar novos cabos nos conectores disponiveis.
No caso do monza caixote, nunca mexi na cx de fusiveis e o AC muda pouca coisa em relaçao ao efi.
paulofcn22
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Re: Do diagrama elétrico para a realidade

Mensagem não lida por paulofcn22 »

Boa noite amigo.
Estou a procura do manual elétrico do monza tubarão 91.
Principalmente da parte frontal (motor)..
Pode me ajuda?
italo_
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Re: Do diagrama elétrico para a realidade

Mensagem não lida por italo_ »

Do monza tubarao nao tem nenhum esquema eletrico ou manual de serviço disponivel, a nao ser os esquemas que sao referentes ao sistema de injeçao/arrefecimento/ar condicionado, por meio do "manual oficial da injeçao EFI".
Mas diga ai quais a duvidas que a gente tenta explicar e desenhar as ligaçoes de acordo com o sistema original.
sergioelf
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Re: Do diagrama elétrico para a realidade

Mensagem não lida por sergioelf »

Este arquivo tem o esquema eletrico do monza tubarao completo.

http://www.4shared.com/zip/5ZntGO4q/Min ... _1993.html
sergioelf
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