Modulo de Injeção

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
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500EF
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Re: Modulo de Injeção

Mensagem não lida por 500EF »

Fastback escreveu:Sim, sim, entendi o que vocês disseram. Mas, me referí a utilizar um bico com uma vazão superior à do alcool, entenderam? Será que serve o de outro modelo?
Agora quem não entendeu fui eu... hehehe

Você quer aumentar mais ainda a vazão? Seu motor tem alguma modificação? Se não tiver, só vai servir para "afogar" o motor com excesso de combustível...

E o bico do monza à álcool já tem uma baita vazão... hehehe
Uma vez, em algum lugar, lí algo a respeito de utilizar um bico suplementar na própria tbi do Monza para motores turbinados. Isso seria válido? :smt017
O certo é colocá-lo na pressurização, entre 50 e 70 cm distante da borboleta, em um ângulo de 45 graus em relação ao tubo e com a ponta aparente dentro dele.

Mas isso só vale para um turbo, que não é o seu caso...
Sei lá, a conversão valeu a pena, o custo com combustível caiu pela metade e tudo mais mas, ainda sim continuo com um pé atrás com esse carro.
Explica o que já fez e qual é o "pé atrás"... :wink:
Quais seriam as opções para melhorar o rendimento do sistema por completo? Digo, não só aumentar a potência e isso tudo mas, também e principalmente fazer com que o motor aproveite melhor o combustível...
E isso não seria aumentar a potência? hehehe

Para isso, sem tirar o motor da geometria tolerada pela fábrica, você teria que colocar os pistões do monza à álcool, talvez ainda dar um tapinha no cabeçote, e colocar um módulo de ignição forte.
A idéia do coletor do MPFI com uma megasquirt não me sai da cabeça... A injeção atual não daria conta de comandar 4 bicos, né? :|
Com um repetidor, ela pulsaria os 4 ao mesmo tempo. Mas não vejo vantagem nisso... Muita despesa para pouco (ou nenhum) retorno...

Se me permite uma sugestão, coloque uma sonda lambda (prefira as NGK de 4 fios) no escape para ver como anda a mistura e confira o ponto de ignição. :wink:
Eduardo Rettore
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TheRipper
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Re: Modulo de Injeção

Mensagem não lida por TheRipper »

500EF escreveu:
TheRipper escreveu: Se ele está rodando com taxa de gasolina, terá que adiantar o ponto em relação ao mapa original, senão o carro irá ficar "xoxo" e beberrão.
Sim, adiantar em relação ao ponto original do carro à gasolina.

Por isso eu disse para inicialmente adiantar para o ponto original do à álcool, já que ele agora vai usar a curva do chip original do à álcool.

Mas talvez depois possa até dar mais um "tapinha" em toda a curva mesmo, adiantando um pouco mais o inicial... mas eu sentiria o comportamento do carro assim primeiro para ver... :wink:
Heheheh eu de cara já socaria ponto do bicho. A diferença na taxa de compressão é gritante, de 9,2:1 na gasola pra 12:1 no álcool, pode jogar ponto à vontade. Vai adiantando no distribuidor aos pouquinhos e testando em todas as faixas de giro com alta carga (pé no fundo), até começar a dar detonação. Quando começar, volte um pouco e pronto. Ponto original do álcool tenho certeza de que não vai ficar bom com pouca taxa :-/
TheRipper
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Re: Modulo de Injeção

Mensagem não lida por TheRipper »

Fastback , esqueça a Multec 700, isso aí é o dinossauro das injeções eletrônicas. Sua "moderna" tecnologia data do final da década de 70 :shock:
Coloque Multiponto com Megasquirt, aí sim, vai mudar da água pro vinho francês! O sistema de ignição pode manter o mesmo, pois a Mega funciona com módulo HEI, a adaptação não é complicada.
Sobre o bico a álcool, ele já tem uma boa vazão, meu motor está com cerca de 140cv, alimentado por um bico álcool original, rodando com pressão nominal, mas no caso eu uso Megasquirt. Pra você aumentar a vazão sem mexer no chip, pode aumentar um pouco a pressão da linha de combustível (originalmente 2BAR), mas não muito, pois esse bico não suporta alta pressão e começa a vazar com cerca de 3BAR.
RicardoDS
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Re: Modulo de Injeção

Mensagem não lida por RicardoDS »

Apoio a sugestão do TheRipper, faz 2 MegaSquirt, põe uma no Monza e a outra no Landau :mrgreen:
Monza SL/E 1.8 1988/1989
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Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Marcel Murai
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Re: Modulo de Injeção

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Pra transformar pra MPFI o coletor não encaixa no cabeçote do EFI. Vc viu oque o Fernando teve que fazer pra encaixar?
Outra coisa que descobri no CEPCHEV é que o Cabeçote do EFI 2.0 Alcool é a mesma da 2.0 Gasolina. Então, despreze o rebaixamento do cabeçote.
Fica restando a troca dos pistoes e um coletor com aquecimento e um bico a alcool já que agora vc comprou a central á alcool.
E tem mais o diferencial que é diferente do 2.0 Alcool do restante das versões.
Mas recomendo que vc aproveite o embalo pra quando for fazer o motor e já transformar em alcool.
Eu devia ter feito isso mas optei pela originalidade. :smt021 :smt011

Realmente até eu queria uma injeção MPFI. Se no Vectra A ele faz 15,0 na estrada...imagine no monza que é mais leve. :mrgreen:
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
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tcpthiago
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Re: Modulo de Injeção

Mensagem não lida por tcpthiago »

É.. fazer 15 na gasolina na estrada é o de melhor....

Mas, e fazer 10 no alcool com ar ligado? E ainda mais quando é adaptado? Acho bom também...
Foi o que o meu Monza faz na estrada...e aqui na cidade, 10.
Ainda nem troquei bico... to só esperando ele estragar, aí tenho um bom motivo pra troca.
Consumo e rendimentos bona não basta apenas a originalidade, ou tentar mecher em ponto, mas sim, melhorar todo o sistema.
Estou sem pistões a alcool e nem bicos do alcool. Mas mechi em velas e cabos de velas, distribuidor (completo, o meu era original de fabrica e tava todo torrado), ponto (meu esta adiantado) limpeza e reparos no TBI e seus componentes... e todo cuidado com todo restante do veiculo.
Isso vale tanto prum Monza quanto pros tecnológicos carros novos.

Fiz isso no meu Monza e num arrependo, agora, fizemos numa Meriva 2002/2003 1.8, e só alegrias...
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Fastback
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Re: Modulo de Injeção

Mensagem não lida por Fastback »

Pô, vocês estão dando um nó na minha cabeça, é informação demais do dia pra noite! :smt030
Mas, como diria Jack o Stripador, vamos por partes!

TheRipper, qual foi a modificação que você fez no teu carro? Carburador pra MS ou PHEFI para MS (Entendido como: Pre-Historic Eletronic Fuel "Injection")? Desde o início do projeto do nosso amigo Fernando, vulgo mattador, eu venho tentando acompanhar, até tentei trocar umas idéias com ele mas, o cara parece ser meio ocupado, assim como eu. Queria MUITO estudar esse sistema pois acho que o Monza tem muito potencial "esgoelado" por aquele brosol que não precisa regular regular na chave de fenda... ¬¬
Quanto ao ponto, quando foi feita a conversão, já meteram a mão no ponto... Jogaram aquele parafuso de regulagem bem no talo do começo do curso da carcaça do distribuidor. Como esses dias ele tava dando uma "travada" pra pegar, suspeitei que o ponto estava adiantado demais e puxei ele um pouquinho. Acho que não deu certo, agora, se piso perto dos 3000 rpm, o carro falha que só. :smt010 Acho que o jeito vai ser voltar ao que era, né?

Marcel, o coletor que o nosso amigo mattador usou é o do Astra, se não me engano. O que eu queria usar é o do Kadett GSi / Monza Classic. Se você observar no Cepchev, eles são compatíveis. Só não sei quanto a furação do cabeçote de um e de outro. ACREDITO que seja a mesma coisa. Acho que, para tirar a dúvida, só consultando se a junta do nosso com a do MPFI é intercambiável. Mesmo assim, será que algum tipo de flange não ajudaria? Tentei contato com o Fernando mas o cara meio que sumiu. Deve ter ficado tão feliz com a MS dele que se enfiou na estrada sem destino!

RicardoDS, da próxima vez que tu for ler pensamentos, avisa po! :mrgreen: :mrgreen: A intenção era inversa, primeiro Landau depois, talvez, Monza. Depois que vi o sisteminha do Fernando e tanta gente no fórum da MS já com a belezinha funcionando e elogiando a mesma pros quatro cantos do mundo tô cada vez mais inspirado. Até estou fazendo um curso de injeção pra cair na besteira de arrancar aqueles pedaços de dinossauros de cima dos motorzões!

500EF, vamos às respostas... Quanto a parte do bico suplementar e do bico maior, parti do principio que o alcool necessariamente precisa de mais partes de combustível por partes de ar, certo? Pois bem, isso somado a uma taxa "deficiente", exige MAIS combustível, certo? Sendo assim imaginei que um bico que alimenta o motor originalmente a alcool, com a taxa certinha e tudo mais talvez não fosse o suficiente para alimentar um motor que precisa de ainda mais partes de combustível que um original, dos quais ele foi projetado. Sacou?
Quanto ao pé atrás, depois dessa conversão, ouvi tanta história que dá medo até de sair com o carro. De que a mistura pode estar pobre demais e isso fura os pistões, de que os caras apenas fizeram a central ignorar os sinais do sensor de temperatura para manter o bico aberto por mais tempos injetando mais combustível, de que a bomba vai se deteriorar mais rápido e travar da noite pro dia, enfim enfim. Isso sem falar que, sinceramente, apesar de não pesar mais no bolso, o carro agora só serve pra andar tranquilo. Se for pra botar na estrada, esquece. Falta mais potência que em 1.0 carburado com ar e direção.
De início, o que eu poderia fazer para dar uma BOA melhorada nessa tralha toda? Um bico a alcool em conjunto com umas velas a alcool? E a bomba, posso fazer algo pra "segurá-la" por mais um tempo? O cara lá da oficina jogou uma conversa num amigo meu de que uma tampinha de óleo de máquina a cada tanque cheio ajudaria a bomba a não travar. Mas, como o problema da bomba é interno, geralmente gastando escovas e essas coisas, isso seria válido digamos, para "reduzir" o atrito do combustível na hora de ser puxado ou apenas deixaria o tanque melado?
Quanto a "ameaça" de dar uma travada no motor ao dar partida, é o ponto mesmo ou poderia ser outra coisa?

Quanto a sonda lambda, pode ter certeza que está na lista de compras... No clube do Corsa tem um esqueminha bem simples de como se fazer um hallmetter. Desde que vi pela primeira vez, fiquei doido pra fazer. Se eu conseguir uma sonda lambda lá no curso, mesmo que usada, farei questão de colocá-la no dia seguinte.
Falando em Sonda Lambda, também conhecido como Sensor de Oxigênio (viu só como esse curso é bão?! :mrgreen: ), TheRipper a MS se comunica com esse sensor sem muitos problemas e adaptações?
Cara... Se puder, me manda uma MP ou um email, quero MUITO saber mais da MS, como são as ligações, o que dá e não dá pra ser reaproveitado do Monza... Enfim! Eu fiz o curso mais pra mexer nele, ou no carro do meu velho, porque não consigo ter confiança nos mecânicos daqui. Porém, só a ... do programa pra se comunicar com a central (kaptor, SC7000, SC9000, entre outros) custam mais de 5 mil! Um programa desses pra uso "caseiro" é completamente inviável. Sendo assim, uma megasquirt, já com os programas frees de configuração e análise da mesma, além de ter o prazer do faça você mesmo, ainda teria a facilidade de controlá-la sem muitos problemas. :smt020

Bom, acho que esse livro por hoje já é o suficiente.
Valeu cambada! :smt023
Marcel Murai
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Re: Modulo de Injeção

Mensagem não lida por Marcel Murai »

tcpthiago escreveu:É.. fazer 15 na gasolina na estrada é o de melhor....

Mas, e fazer 10 no alcool com ar ligado? E ainda mais quando é adaptado? Acho bom também...
Foi o que o meu Monza faz na estrada...e aqui na cidade, 10.
Ainda nem troquei bico... to só esperando ele estragar, aí tenho um bom motivo pra troca.
Consumo e rendimentos bona não basta apenas a originalidade, ou tentar mecher em ponto, mas sim, melhorar todo o sistema.
Estou sem pistões a alcool e nem bicos do alcool. Mas mechi em velas e cabos de velas, distribuidor (completo, o meu era original de fabrica e tava todo torrado), ponto (meu esta adiantado) limpeza e reparos no TBI e seus componentes... e todo cuidado com todo restante do veiculo.
Isso vale tanto prum Monza quanto pros tecnológicos carros novos.

Fiz isso no meu Monza e num arrependo, agora, fizemos numa Meriva 2002/2003 1.8, e só alegrias...
Hehe...eu pensava assim tmbm.......até dirigir um Monza original à alcool, aí mudei de opnião. :D
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2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
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