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Modulo de Injeção

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica e iluminação.

Modulo de Injeção

Mensagempor Fastback » 21 Fev 2008, 16:46

Pessoal, alguém sabe me dizer se o módulo de injeção do Monza 92 é "compatível" com o meu 95?
Digo, encontrei um Módulo de um Monza a alcool 92 baratinho e queria saber se ao colocá-lo no meu carro, vai funcionar direitinho...
Pelos diagramas elétricos que tenho, acredito que seja a mesma coisa com pequenas mudanças (o do alcool, por exemplo, tem o controle do injetor de gasolina, que seria ótimo pra mim que converti) aparentemente os chicotes são os mesmos, só o que muda são algumas funçoes e a programação do chip em sí.

É isso mesmo?

Abração!
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Re: Modulo de Injeção

Mensagempor 500EF » 21 Fev 2008, 18:18

Fastbak,

Eu ainda usaria a programação do EFI à gasolina com um bico mono álcool + ponto inicial adiantado no distribuidor.

Carros a gasolina têm uma curva de avanço um pouco mais "agressiva" que os à álcool. E isso ajuda muito no desempenho dos carros com taxa baixa convertidos para álcool. :wink:

A sua central está com algum problema, ou você apenas pensou em trocar por ela ser do modelo à álcool?

Ah! Qualquer que seja a central, o bico deverá ser o branco para rodar bem alimentado com álcool. :wink:
Editado pela última vez por 500EF em 21 Fev 2008, 18:26, em um total de 1 vez.
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Re: Modulo de Injeção

Mensagempor Marcel Murai » 21 Fev 2008, 18:20

acho que não vai ficar legal não....
a menos que vc converta o motor pra alcool, colocar aquecedor de coletor à alcool, bico alcool, pistao alcool....rebaixar cabeçote..aí funciona 100%.
Trocar o modulo não sei não... :smt017
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Re: Modulo de Injeção

Mensagempor 500EF » 22 Fev 2008, 13:40

Marcel Murai escreveu:acho que não vai ficar legal não....
a menos que vc converta o motor pra alcool, colocar aquecedor de coletor à alcool, bico alcool, pistao alcool....rebaixar cabeçote..aí funciona 100%.
Trocar o modulo não sei não... :smt017


Concordo que aí viraria um original à álcool.

Mas normalmente, aumentando o suprimento de combustível para manter a estequiometria da mistura (no caso, usando o bico do monza à álcool) e adiantando o ponto inicial (álcool tem menos velocidade de queima, por isso se adianta um pouco o início da combustão), já terá desempenho satisfatório, sem gastar muito, e com possibilidade de reversão sem maiores complicações. :wink:
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Re: Modulo de Injeção

Mensagempor Fastback » 26 Fev 2008, 12:10

Bom, como o preço do módulo estava atrativo e estou fazendo um curso de injeção, achei interessante e comprei.
Mesmo assim, voltando ao caso da conversão, será que eu posso usar um bico com uma capacidade um pouco maior para sanar a deficiência da alimentação tendo em vista a taxa reduzida do motor? Neste caso, quais bicos serviriam no Monza?


Sinceramente... Por mim eu arrancava toda aquela tralha, colocava pistões do alcool e metia uma injeção multiponto com bicos maiores. É estranho pensar que seu carro tem, mas não tem, injeção eletrônica. :smt011
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Re: Modulo de Injeção

Mensagempor 500EF » 26 Fev 2008, 12:31

Fastback escreveu:Bom, como o preço do módulo estava atrativo e estou fazendo um curso de injeção, achei interessante e comprei.
Mesmo assim, voltando ao caso da conversão, será que eu posso usar um bico com uma capacidade um pouco maior para sanar a deficiência da alimentação tendo em vista a taxa reduzida do motor? Neste caso, quais bicos serviriam no Monza?


Pode não... tem que usar... :wink:

O bico com maior vazão não é para sanar deficiência por taxa reduzida e sim porque a relação estequiométrica do álcool é diferente da relação estequimétrica da gasolina.

Enquanto na gasolina você precisa de 1 parte de combustível em cerca de 13 partes de ar, no álcool você precisa de 1 parte de combustível para 9 partes de ar. Ou seja, TEM que injetar mais combustível na câmara. :wink:

Você já usa o bico branco do monza à álcool? Ele deve ser o mais adequado para alimentar seu motor corretamente.

Como você estará com a programação do chip original do monza à álcool, o ponto inicial deve ser regulado para o original deste modelo. No manual do proprietário do seu carro deve ter esta informação. :smt023
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Re: Modulo de Injeção

Mensagempor TheRipper » 26 Fev 2008, 14:16

500EF escreveu:
Fastback escreveu:Bom, como o preço do módulo estava atrativo e estou fazendo um curso de injeção, achei interessante e comprei.
Mesmo assim, voltando ao caso da conversão, será que eu posso usar um bico com uma capacidade um pouco maior para sanar a deficiência da alimentação tendo em vista a taxa reduzida do motor? Neste caso, quais bicos serviriam no Monza?


Pode não... tem que usar... :wink:

O bico com maior vazão não é para sanar deficiência por taxa reduzida e sim porque a relação estequiométrica do álcool é diferente da relação estequimétrica da gasolina.

Enquanto na gasolina você precisa de 1 parte de combustível em cerca de 13 partes de ar, no álcool você precisa de 1 parte de combustível para 9 partes de ar. Ou seja, TEM que injetar mais combustível na câmara. :wink:

Você já usa o bico branco do monza à álcool? Ele deve ser o mais adequado para alimentar seu motor corretamente.

Como você estará com a programação do chip original do monza à álcool, o ponto inicial deve ser regulado para o original deste modelo. No manual do proprietário do seu carro deve ter esta informação. :smt023


Se ele está rodando com taxa de gasolina, terá que adiantar o ponto em relação ao mapa original, senão o carro irá ficar "xoxo" e beberrão.
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Re: Modulo de Injeção

Mensagempor TheRipper » 26 Fev 2008, 14:23

Fastback escreveu:Sinceramente... Por mim eu arrancava toda aquela tralha, colocava pistões do alcool e metia uma injeção multiponto com bicos maiores. É estranho pensar que seu carro tem, mas não tem, injeção eletrônica. :smt011


Isso sim seria bom! Injeção monoponto é uma @#¢£$#% :evil:
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Re: Modulo de Injeção

Mensagempor 500EF » 26 Fev 2008, 14:27

TheRipper escreveu:Se ele está rodando com taxa de gasolina, terá que adiantar o ponto em relação ao mapa original, senão o carro irá ficar "xoxo" e beberrão.


Sim, adiantar em relação ao ponto original do carro à gasolina.

Por isso eu disse para inicialmente adiantar para o ponto original do à álcool, já que ele agora vai usar a curva do chip original do à álcool.

Mas talvez depois possa até dar mais um "tapinha" em toda a curva mesmo, adiantando um pouco mais o inicial... mas eu sentiria o comportamento do carro assim primeiro para ver... :wink:
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Re: Modulo de Injeção

Mensagempor Fastback » 26 Fev 2008, 18:06

Sim, sim, entendi o que vocês disseram. Mas, me referí a utilizar um bico com uma vazão superior à do alcool, entenderam? Será que serve o de outro modelo? Uma vez, em algum lugar, lí algo a respeito de utilizar um bico suplementar na própria tbi do Monza para motores turbinados. Isso seria válido? :smt017

Sei lá, a conversão valeu a pena, o custo com combustível caiu pela metade e tudo mais mas, ainda sim continuo com um pé atrás com esse carro.
Quais seriam as opções para melhorar o rendimento do sistema por completo? Digo, não só aumentar a potência e isso tudo mas, também e principalmente fazer com que o motor aproveite melhor o combustível...
A idéia do coletor do MPFI com uma megasquirt não me sai da cabeça... A injeção atual não daria conta de comandar 4 bicos, né? :|
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Re: Modulo de Injeção

Mensagempor 500EF » 26 Fev 2008, 18:43

Fastback escreveu:Sim, sim, entendi o que vocês disseram. Mas, me referí a utilizar um bico com uma vazão superior à do alcool, entenderam? Será que serve o de outro modelo?


Agora quem não entendeu fui eu... hehehe

Você quer aumentar mais ainda a vazão? Seu motor tem alguma modificação? Se não tiver, só vai servir para "afogar" o motor com excesso de combustível...

E o bico do monza à álcool já tem uma baita vazão... hehehe

Uma vez, em algum lugar, lí algo a respeito de utilizar um bico suplementar na própria tbi do Monza para motores turbinados. Isso seria válido? :smt017


O certo é colocá-lo na pressurização, entre 50 e 70 cm distante da borboleta, em um ângulo de 45 graus em relação ao tubo e com a ponta aparente dentro dele.

Mas isso só vale para um turbo, que não é o seu caso...

Sei lá, a conversão valeu a pena, o custo com combustível caiu pela metade e tudo mais mas, ainda sim continuo com um pé atrás com esse carro.


Explica o que já fez e qual é o "pé atrás"... :wink:

Quais seriam as opções para melhorar o rendimento do sistema por completo? Digo, não só aumentar a potência e isso tudo mas, também e principalmente fazer com que o motor aproveite melhor o combustível...


E isso não seria aumentar a potência? hehehe

Para isso, sem tirar o motor da geometria tolerada pela fábrica, você teria que colocar os pistões do monza à álcool, talvez ainda dar um tapinha no cabeçote, e colocar um módulo de ignição forte.

A idéia do coletor do MPFI com uma megasquirt não me sai da cabeça... A injeção atual não daria conta de comandar 4 bicos, né? :|


Com um repetidor, ela pulsaria os 4 ao mesmo tempo. Mas não vejo vantagem nisso... Muita despesa para pouco (ou nenhum) retorno...

Se me permite uma sugestão, coloque uma sonda lambda (prefira as NGK de 4 fios) no escape para ver como anda a mistura e confira o ponto de ignição. :wink:
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Re: Modulo de Injeção

Mensagempor TheRipper » 26 Fev 2008, 23:49

500EF escreveu:
TheRipper escreveu:Se ele está rodando com taxa de gasolina, terá que adiantar o ponto em relação ao mapa original, senão o carro irá ficar "xoxo" e beberrão.


Sim, adiantar em relação ao ponto original do carro à gasolina.

Por isso eu disse para inicialmente adiantar para o ponto original do à álcool, já que ele agora vai usar a curva do chip original do à álcool.

Mas talvez depois possa até dar mais um "tapinha" em toda a curva mesmo, adiantando um pouco mais o inicial... mas eu sentiria o comportamento do carro assim primeiro para ver... :wink:


Heheheh eu de cara já socaria ponto do bicho. A diferença na taxa de compressão é gritante, de 9,2:1 na gasola pra 12:1 no álcool, pode jogar ponto à vontade. Vai adiantando no distribuidor aos pouquinhos e testando em todas as faixas de giro com alta carga (pé no fundo), até começar a dar detonação. Quando começar, volte um pouco e pronto. Ponto original do álcool tenho certeza de que não vai ficar bom com pouca taxa :-/
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Re: Modulo de Injeção

Mensagempor TheRipper » 26 Fev 2008, 23:53

Fastback , esqueça a Multec 700, isso aí é o dinossauro das injeções eletrônicas. Sua "moderna" tecnologia data do final da década de 70 :shock:
Coloque Multiponto com Megasquirt, aí sim, vai mudar da água pro vinho francês! O sistema de ignição pode manter o mesmo, pois a Mega funciona com módulo HEI, a adaptação não é complicada.
Sobre o bico a álcool, ele já tem uma boa vazão, meu motor está com cerca de 140cv, alimentado por um bico álcool original, rodando com pressão nominal, mas no caso eu uso Megasquirt. Pra você aumentar a vazão sem mexer no chip, pode aumentar um pouco a pressão da linha de combustível (originalmente 2BAR), mas não muito, pois esse bico não suporta alta pressão e começa a vazar com cerca de 3BAR.
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Re: Modulo de Injeção

Mensagempor RicardoDS » 27 Fev 2008, 00:47

Apoio a sugestão do TheRipper, faz 2 MegaSquirt, põe uma no Monza e a outra no Landau :mrgreen:
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Re: Modulo de Injeção

Mensagempor Marcel Murai » 27 Fev 2008, 07:42

Pra transformar pra MPFI o coletor não encaixa no cabeçote do EFI. Vc viu oque o Fernando teve que fazer pra encaixar?
Outra coisa que descobri no CEPCHEV é que o Cabeçote do EFI 2.0 Alcool é a mesma da 2.0 Gasolina. Então, despreze o rebaixamento do cabeçote.
Fica restando a troca dos pistoes e um coletor com aquecimento e um bico a alcool já que agora vc comprou a central á alcool.
E tem mais o diferencial que é diferente do 2.0 Alcool do restante das versões.
Mas recomendo que vc aproveite o embalo pra quando for fazer o motor e já transformar em alcool.
Eu devia ter feito isso mas optei pela originalidade. :smt021 :smt011

Realmente até eu queria uma injeção MPFI. Se no Vectra A ele faz 15,0 na estrada...imagine no monza que é mais leve. :mrgreen:
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