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Regulador de Voltagem

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica e iluminação.

Re: Regulador de Voltagem

Mensagempor Carlos A. Freire » 15 Jan 2010, 08:29

Diego Paiva escreveu:O problema ainda continua :(

Acho que o regulador que o eletricista colocou (por conta dele) não era novo e agora estou com um problema, acho que o carro está gerando demais. No painel digital, com o carro frio, o marcador de voltagem quase encostou nos 15V em alguns momentos e nas vezes que isso aconteceu, o carro morreu... acho que o regulador está deixando passar corrente demais. Dai com medo que queimasse algo, liguei tudo (ar, farois, etc) pra não andar com a voltagem acima da normal...

Estou pensando em eu mesmo comprar um regulador NOVO, bosch... e instalar... só que me deparei com dois tipos de regulador, um com terminação 27 e o outro 32, qual seria o melhor, o mais indicado... pois no catálogo os dois se aplicam ao monza....

Nem vou andar com o carro até resolver isso, tenho medo de queimar algo :?


Diego,

toda vez que meu Monza apresentou esse sintoma, era defeito do regulador de tensão e, ao desligar o carro e ligar novamente ele voltava ao normal.

O regulador de tensão para nosso Monza GLS 96 com A/C de fábrica tem o código Bosch com final 032. O final 034 também pode ser usado.

Tente trocar você mesmo, pois é fácil, já que ele é externo e tem apenas 2 parafusos. O meu eu mesmo troco, porém levo na oficina mecânica de um amigo, para usar o elevador, facilitando o serviço, rsrsrsrs!!!

A última vez que troquei, foi no final do ano passado e a peça Bosch custou R$ 40,00, a Gauss e uma outra marca custava R$ 20,00 e R$12,00. Na loja da Accioly que costumo comprar peças original, não tinha a peça original em estoque na época, mas custava R$45,00.

Abs,

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Re: Regulador de Voltagem

Mensagempor Diego Paiva » 15 Jan 2010, 08:35

Beleza, Carlos... vou fazer a troca... também vou levar o carro na loja de um amigo meu, para realizar o serviço, usando o elevador, é bem mais simples e rápido... :lol:

Mas me diga uma coisa, qual dos dois é melhor, o final 32 ou 34?
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Re: Regulador de Voltagem

Mensagempor Carlos A. Freire » 15 Jan 2010, 08:44

Diego Paiva escreveu:Beleza, Carlos... vou fazer a troca... também vou levar o carro na loja de um amigo meu, para realizar o serviço, usando o elevador, é bem mais simples e rápido... :lol:

Mas me diga uma coisa, qual dos dois é melhor, o final 32 ou 34?


Diego,

a aplicação para Monza é o 032. O 034 é usado em linha pesada e dizem que só a caixa que é maior que muda. Eu não tenho informações precisa sobre as diferenças. Eu já usei o 034 no meu Monza e funcionou bem até dar defeito como o 032 deu, rsrsrsrs!!!

Abs,

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Re: Regulador de Voltagem

Mensagempor Diego Paiva » 15 Jan 2010, 08:47

É, pelo que vi, o 34 é usado nas blazer e s10 à diesel com motor maxion. Acho que vou colocar ele...
Ontem à noite precisei sair no carro, fui medir a tensão com o multimetro, deu 16.4 :shock: .... dai liguei tudo e caiu pra 13.5. Deve ser o regulador mesmo... vou resolver isso.

Mais uma vez, valeu ai a ajuda.

Abração!
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Re: Regulador de Voltagem

Mensagempor kuhfuss » 15 Jan 2010, 19:35

Diego Paiva escreveu:É, pelo que vi, o 34 é usado nas blazer e s10 à diesel com motor maxion. Acho que vou colocar ele...
Ontem à noite precisei sair no carro, fui medir a tensão com o multimetro, deu 16.4 :shock: .... dai liguei tudo e caiu pra 13.5. Deve ser o regulador mesmo... vou resolver isso.

Mais uma vez, valeu ai a ajuda.

Abração!


Bom, tenho minhas dúvidas com relação a esse problema ser somente do regulador de tensão, sabe pq, já troquei dois reguladores por conta disso e o alternador continuou a dar problemas. Tô começando a achar que o que um eltricista disse pra mim tem um certo fundamento: PONTE RETIFICADORA.

O alternador gera tensão alternada trífásica, a ponte retifica essa tensão para continua, se por acaso a ponte der pau será que não pode gerar essa sobre tensão?
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Re: Regulador de Voltagem

Mensagempor Diego Paiva » 16 Jan 2010, 06:49

Não sei, mas acredito que não... se fosse assim, o regulador de voltagem não teria função, já que ele serve justamente para manter "equilibrada" a tensão... a voltagem só ficou mais alta, depois q troquei o regulador....
Já comprei um bosch zerado, tô só esperando tempo para montar...
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Re: Regulador de Voltagem

Mensagempor Amauri RJ » 20 Jan 2010, 01:12

Fala grande amigo Diego, pior foi eu meu nobre, fui pra Região dos Lagos aqui no RJ ( Arraial do Cabo ), chegando em casa, meu carro ficou parado por uma semana na garagem, quando fui ligar ele achei com um comportamento estranho, pois o ponteiro da bateria estava abaixo da marcação do meio no painel e isto nunca havia acontecido, fui então observar o que poderia estar acontecendo, fui verificar os fios do alternador e pra minha surpresa, o fio vermelho que sai da bateria e pega direto no alternador, quando encostei a mçao nele ele se partiu, isso no terminal junto ao alternador, fiquei pasmo, o fio estava todo oxidado e simplesmente se partiu, aproveitei e retirei eu mesmo o alternador do carro e que é uma @#$%&*()¨#$ pra retirar, amanhã vou refazer o fio oxidado e vou aproveitar e dar uma geral interna no alternador, principalmente no regulador de tensão, pois o meu é o famoso DELCO COREANO e seu regulador é interno, ja viu né. Minha recomendação pra v é que vc mesmo faça o serviço de troca do regulador de voltagem do seu alternado, se for BOSCH é facinho pois este é externo e nem precisa retira-lo do local. Saudações monzeiras amigo. :smt023 :smt023
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Re: Regulador de Voltagem

Mensagempor Diego Paiva » 20 Jan 2010, 19:17

VAleu pelas dicas, Amauri. Troquei o bendito regulador... não deu mais excesso de voltagem, mas não ficou bom :( to começando a achar que é a bateria ruim, só pode ser ela, o resto eu mexi em tudo... :?
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Re: Regulador de Voltagem

Mensagempor kuhfuss » 20 Jan 2010, 20:41

Diego Paiva escreveu:VAleu pelas dicas, Amauri. Troquei o bendito regulador... não deu mais excesso de voltagem, mas não ficou bom :( to começando a achar que é a bateria ruim, só pode ser ela, o resto eu mexi em tudo... :?


Vc disse que mexeu em tudo, vc trocou o rotor e o estator?

Bateria ruim? Sua bateria é de quantos Ah?

abraços.
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Re: Regulador de Voltagem

Mensagempor Diego Paiva » 20 Jan 2010, 20:48

Troquei tudo isso ai... olha, acho que achei o "defeito", pode ser que não... mas penso que tenha algo a ver. Comprei o regulador de voltagem bosch com o final 34, pesquisando na internet vi que este regulador é para alternadores de apenas 55a. Meu alternador foi refeito usando peças que o deixariam com algo entre 90~120A... pesquisando na internet, achei um regulador de voltagem bosch de 95A, ele tem o final 28. Vou à casa de peças e pedir que troquem o regulador, alegando defeito.... vai ser o jeito, tomara que troquem e que isso resolva meu problema, pq já to ficando doente.... :x
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Re: Regulador de Voltagem

Mensagempor kuhfuss » 20 Jan 2010, 21:46

Então vc aproveitou a carcaça e trocou o rotor e estator por de maior capacidade? É, faz sentido sua explanação, bom, estou no aguardo.

O meu continua a não aguentar o AC ligado, cai a tensão consideravelmente.
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Re: Regulador de Voltagem

Mensagempor Diego Paiva » 22 Jan 2010, 15:41

Troquei o regulador, melhorou um pouco, mas não ficou como deveria. Mas a mudança foi considerável, as luzes ficaram mais fortes e tal....

Porém, nas minhas cutucadas e pesquisas na internet, resolvi dar uma olhada com mais atenção no aterramento que sai da bateria para o motor. O aterramento da bateria para a lataria eu já tinha feito com cabo de 50mm, esse ficou show de bola.
Então resolvi medir com o multimetro... coloquei uma ponta no polo negativo da bateria e a outra em vários pontos diferentes para ver se havia grandes diferenças de potencial. Primeiro coloquei onde o fio vai preso, ou seja, na caixa de marchas (monza tubarão injetado), a diferença de potencial foi mínima, ficou em 0.01, depois fui encostando nas partes metálicas do motor e o valor foi o mesmo em todas as partes que testei, inclusive na carcaça do alternador, ou seja, teroricamente o aterramento estava perfeito. Daí me deu um estalo e resolvi fazer o mesmo teste com o carro ligado. Uma ponta do multimetro na bateria (polo negativo) e a outras nas demais parte que citei acima... a diferença foi gigantesca! de mais de 3.00 ohms.. acho que isso não é normal, deveria dar uma diferença pequena a que deu da bateria para a lataria (aterramento com cabo de 50mm), que com o carro desligado deu 0.00 e com o carro ligado deu 0.04...

Quando fiz o teste na carcaça do alternador com o carro ligado, a diferença era de 3.30ohms e às vezes oscilava, chegando em alguns momentos a 3.50ohms... será que o defeito é esse? o que os amigos pensam? Deem uma luz ai, por que já estou doente com isso... E no caso do problema ser o aterramento, o que devo fazer? Posso puxar um aterramento novo para a caixa de marchas (somando com o original) e, além disso, posso passar um fio extra para fazer o aterramento no alternador, prendendo este fio na carcaça do equipamento?

Fico no aguardo.

Abraços!
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Re: Regulador de Voltagem

Mensagempor Carlos A. Freire » 22 Jan 2010, 16:40

Diego,

ao ionvéz de medir resitência em ohms, meça tensão e veja se há diferença grande de tensão entre os pontos de aterramento. Mantenha a ponteira positiva no positivo da bateria e com a ponteira negativa, coloque em vários pontos de aterramento do carro, motor... Compare os valores e verifique se tem diferença muito grande. Esse teste deve ser feito com motor funcionando, motor aquecido (ligou 2 vezes a ventoinha) e equipamentos de grande consumo de energia ligados (farol, desembaçador, A/C...)

Se constatar que o cabo terra está ruim, pode colocar outro para teste, comprovando o defeito. Porém, acho que não deve ficar legal (estética). Eu colocaria um cabo novo original.

Abs,

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Re: Regulador de Voltagem

Mensagempor Diego Paiva » 22 Jan 2010, 17:46

Carlos, fiz o teste que vc sugeriu.... medindo na bateria com tudo desligado deu 13,5v. Fazendo a mesma medição, colocando uma das pontas do multimetro no positivo da bateria e o outro nas partes metálicas do carro, deu 13.9~14v :shock: Com tudo ligado, fazendo a medição na bateria dava 12.2v, medido com uma das pontas do multimetro na bateria e a outra encostando nas partes metalicas do motor, deu 12.6 e acelerando 13.3v... ou seja,toda a energia gerada não está chegando até a bateria... Que estranhou isso... o que devo fazer?
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Re: Regulador de Voltagem

Mensagempor kuhfuss » 22 Jan 2010, 23:15

Diego Paiva escreveu:Carlos, fiz o teste que vc sugeriu.... medindo na bateria com tudo desligado deu 13,5v. Fazendo a mesma medição, colocando uma das pontas do multimetro no positivo da bateria e o outro nas partes metálicas do carro, deu 13.9~14v :shock: Com tudo ligado, fazendo a medição na bateria dava 12.2v, medido com uma das pontas do multimetro na bateria e a outra encostando nas partes metalicas do motor, deu 12.6 e acelerando 13.3v... ou seja,toda a energia gerada não está chegando até a bateria... Que estranhou isso... o que devo fazer?


Independente de vc ter passado um cabo novo com resistencia ohmica tendendo a zero, vc continua com outro cabo ruim, vc concorda que mesmo sendo mais fácil passar a tensão pelo cabo novo que vc botou, vc acharia uma tensão neste cabo ruim também? Então, a difrença de potencial encontrada entre os dois caminhos seria exatamente esta perde que vc tem na tensão, eu faria um teste "definitivo" trocando o cabo velho que vai da bateria<arranque<alternador.

Existe um outro teste para ver se tem fuga no carro com uma lâmpada, só não me recordo como faz.

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