MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

Regulador de Voltagem

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica e iluminação.

Re: Regulador de Voltagem

Mensagempor Carlos A. Freire » 15 Jan 2010, 08:29

Diego Paiva escreveu:O problema ainda continua :(

Acho que o regulador que o eletricista colocou (por conta dele) não era novo e agora estou com um problema, acho que o carro está gerando demais. No painel digital, com o carro frio, o marcador de voltagem quase encostou nos 15V em alguns momentos e nas vezes que isso aconteceu, o carro morreu... acho que o regulador está deixando passar corrente demais. Dai com medo que queimasse algo, liguei tudo (ar, farois, etc) pra não andar com a voltagem acima da normal...

Estou pensando em eu mesmo comprar um regulador NOVO, bosch... e instalar... só que me deparei com dois tipos de regulador, um com terminação 27 e o outro 32, qual seria o melhor, o mais indicado... pois no catálogo os dois se aplicam ao monza....

Nem vou andar com o carro até resolver isso, tenho medo de queimar algo :?

Diego,

toda vez que meu Monza apresentou esse sintoma, era defeito do regulador de tensão e, ao desligar o carro e ligar novamente ele voltava ao normal.

O regulador de tensão para nosso Monza GLS 96 com A/C de fábrica tem o código Bosch com final 032. O final 034 também pode ser usado.

Tente trocar você mesmo, pois é fácil, já que ele é externo e tem apenas 2 parafusos. O meu eu mesmo troco, porém levo na oficina mecânica de um amigo, para usar o elevador, facilitando o serviço, rsrsrsrs!!!

A última vez que troquei, foi no final do ano passado e a peça Bosch custou R$ 40,00, a Gauss e uma outra marca custava R$ 20,00 e R$12,00. Na loja da Accioly que costumo comprar peças original, não tinha a peça original em estoque na época, mas custava R$45,00.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Estado: SP - São Paulo
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Mensagempor Diego Paiva » 15 Jan 2010, 08:35

Beleza, Carlos... vou fazer a troca... também vou levar o carro na loja de um amigo meu, para realizar o serviço, usando o elevador, é bem mais simples e rápido... :lol:

Mas me diga uma coisa, qual dos dois é melhor, o final 32 ou 34?
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO

Tópico de Restauração: Restauração Monza GLS 96 + Teto Solar - A SAGA!
Diego Paiva
MODERADOR

Estado: CE - Ceará

Mensagempor Carlos A. Freire » 15 Jan 2010, 08:44

Diego Paiva escreveu:Beleza, Carlos... vou fazer a troca... também vou levar o carro na loja de um amigo meu, para realizar o serviço, usando o elevador, é bem mais simples e rápido... :lol:

Mas me diga uma coisa, qual dos dois é melhor, o final 32 ou 34?

Diego,

a aplicação para Monza é o 032. O 034 é usado em linha pesada e dizem que só a caixa que é maior que muda. Eu não tenho informações precisa sobre as diferenças. Eu já usei o 034 no meu Monza e funcionou bem até dar defeito como o 032 deu, rsrsrsrs!!!

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor Diego Paiva » 15 Jan 2010, 08:47

É, pelo que vi, o 34 é usado nas blazer e s10 à diesel com motor maxion. Acho que vou colocar ele...
Ontem à noite precisei sair no carro, fui medir a tensão com o multimetro, deu 16.4 :shock: .... dai liguei tudo e caiu pra 13.5. Deve ser o regulador mesmo... vou resolver isso.

Mais uma vez, valeu ai a ajuda.

Abração!

Diego Paiva
MODERADOR

Mensagempor kuhfuss » 15 Jan 2010, 19:35

Diego Paiva escreveu:É, pelo que vi, o 34 é usado nas blazer e s10 à diesel com motor maxion. Acho que vou colocar ele...
Ontem à noite precisei sair no carro, fui medir a tensão com o multimetro, deu 16.4 :shock: .... dai liguei tudo e caiu pra 13.5. Deve ser o regulador mesmo... vou resolver isso.

Mais uma vez, valeu ai a ajuda.

Abração!

Bom, tenho minhas dúvidas com relação a esse problema ser somente do regulador de tensão, sabe pq, já troquei dois reguladores por conta disso e o alternador continuou a dar problemas. Tô começando a achar que o que um eltricista disse pra mim tem um certo fundamento: PONTE RETIFICADORA.

O alternador gera tensão alternada trífásica, a ponte retifica essa tensão para continua, se por acaso a ponte der pau será que não pode gerar essa sobre tensão?
A pé!!!
kuhfuss
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor Diego Paiva » 16 Jan 2010, 06:49

Não sei, mas acredito que não... se fosse assim, o regulador de voltagem não teria função, já que ele serve justamente para manter "equilibrada" a tensão... a voltagem só ficou mais alta, depois q troquei o regulador....
Já comprei um bosch zerado, tô só esperando tempo para montar...

Diego Paiva
MODERADOR

Mensagempor Amauri RJ » 20 Jan 2010, 01:12

Fala grande amigo Diego, pior foi eu meu nobre, fui pra Região dos Lagos aqui no RJ ( Arraial do Cabo ), chegando em casa, meu carro ficou parado por uma semana na garagem, quando fui ligar ele achei com um comportamento estranho, pois o ponteiro da bateria estava abaixo da marcação do meio no painel e isto nunca havia acontecido, fui então observar o que poderia estar acontecendo, fui verificar os fios do alternador e pra minha surpresa, o fio vermelho que sai da bateria e pega direto no alternador, quando encostei a mçao nele ele se partiu, isso no terminal junto ao alternador, fiquei pasmo, o fio estava todo oxidado e simplesmente se partiu, aproveitei e retirei eu mesmo o alternador do carro e que é uma @#$%&*()¨#$ pra retirar, amanhã vou refazer o fio oxidado e vou aproveitar e dar uma geral interna no alternador, principalmente no regulador de tensão, pois o meu é o famoso DELCO COREANO e seu regulador é interno, ja viu né. Minha recomendação pra v é que vc mesmo faça o serviço de troca do regulador de voltagem do seu alternado, se for BOSCH é facinho pois este é externo e nem precisa retira-lo do local. Saudações monzeiras amigo. :smt023 :smt023
Atual - Astra Sunny
40.000 km originais... único dono
Monza para sempre ...
Amauri RJ
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagempor Diego Paiva » 20 Jan 2010, 19:17

VAleu pelas dicas, Amauri. Troquei o bendito regulador... não deu mais excesso de voltagem, mas não ficou bom :( to começando a achar que é a bateria ruim, só pode ser ela, o resto eu mexi em tudo... :?

Diego Paiva
MODERADOR

Mensagempor kuhfuss » 20 Jan 2010, 20:41

Diego Paiva escreveu:VAleu pelas dicas, Amauri. Troquei o bendito regulador... não deu mais excesso de voltagem, mas não ficou bom :( to começando a achar que é a bateria ruim, só pode ser ela, o resto eu mexi em tudo... :?

Vc disse que mexeu em tudo, vc trocou o rotor e o estator?

Bateria ruim? Sua bateria é de quantos Ah?

abraços.
A pé!!!
kuhfuss
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor Diego Paiva » 20 Jan 2010, 20:48

Troquei tudo isso ai... olha, acho que achei o "defeito", pode ser que não... mas penso que tenha algo a ver. Comprei o regulador de voltagem bosch com o final 34, pesquisando na internet vi que este regulador é para alternadores de apenas 55a. Meu alternador foi refeito usando peças que o deixariam com algo entre 90~120A... pesquisando na internet, achei um regulador de voltagem bosch de 95A, ele tem o final 28. Vou à casa de peças e pedir que troquem o regulador, alegando defeito.... vai ser o jeito, tomara que troquem e que isso resolva meu problema, pq já to ficando doente.... :x

Diego Paiva
MODERADOR

Mensagempor kuhfuss » 20 Jan 2010, 21:46

Então vc aproveitou a carcaça e trocou o rotor e estator por de maior capacidade? É, faz sentido sua explanação, bom, estou no aguardo.

O meu continua a não aguentar o AC ligado, cai a tensão consideravelmente.
A pé!!!
kuhfuss
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor Diego Paiva » 22 Jan 2010, 15:41

Troquei o regulador, melhorou um pouco, mas não ficou como deveria. Mas a mudança foi considerável, as luzes ficaram mais fortes e tal....

Porém, nas minhas cutucadas e pesquisas na internet, resolvi dar uma olhada com mais atenção no aterramento que sai da bateria para o motor. O aterramento da bateria para a lataria eu já tinha feito com cabo de 50mm, esse ficou show de bola.
Então resolvi medir com o multimetro... coloquei uma ponta no polo negativo da bateria e a outra em vários pontos diferentes para ver se havia grandes diferenças de potencial. Primeiro coloquei onde o fio vai preso, ou seja, na caixa de marchas (monza tubarão injetado), a diferença de potencial foi mínima, ficou em 0.01, depois fui encostando nas partes metálicas do motor e o valor foi o mesmo em todas as partes que testei, inclusive na carcaça do alternador, ou seja, teroricamente o aterramento estava perfeito. Daí me deu um estalo e resolvi fazer o mesmo teste com o carro ligado. Uma ponta do multimetro na bateria (polo negativo) e a outras nas demais parte que citei acima... a diferença foi gigantesca! de mais de 3.00 ohms.. acho que isso não é normal, deveria dar uma diferença pequena a que deu da bateria para a lataria (aterramento com cabo de 50mm), que com o carro desligado deu 0.00 e com o carro ligado deu 0.04...

Quando fiz o teste na carcaça do alternador com o carro ligado, a diferença era de 3.30ohms e às vezes oscilava, chegando em alguns momentos a 3.50ohms... será que o defeito é esse? o que os amigos pensam? Deem uma luz ai, por que já estou doente com isso... E no caso do problema ser o aterramento, o que devo fazer? Posso puxar um aterramento novo para a caixa de marchas (somando com o original) e, além disso, posso passar um fio extra para fazer o aterramento no alternador, prendendo este fio na carcaça do equipamento?

Fico no aguardo.

Abraços!

Diego Paiva
MODERADOR

Mensagempor Carlos A. Freire » 22 Jan 2010, 16:40

Diego,

ao ionvéz de medir resitência em ohms, meça tensão e veja se há diferença grande de tensão entre os pontos de aterramento. Mantenha a ponteira positiva no positivo da bateria e com a ponteira negativa, coloque em vários pontos de aterramento do carro, motor... Compare os valores e verifique se tem diferença muito grande. Esse teste deve ser feito com motor funcionando, motor aquecido (ligou 2 vezes a ventoinha) e equipamentos de grande consumo de energia ligados (farol, desembaçador, A/C...)

Se constatar que o cabo terra está ruim, pode colocar outro para teste, comprovando o defeito. Porém, acho que não deve ficar legal (estética). Eu colocaria um cabo novo original.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor Diego Paiva » 22 Jan 2010, 17:46

Carlos, fiz o teste que vc sugeriu.... medindo na bateria com tudo desligado deu 13,5v. Fazendo a mesma medição, colocando uma das pontas do multimetro no positivo da bateria e o outro nas partes metálicas do carro, deu 13.9~14v :shock: Com tudo ligado, fazendo a medição na bateria dava 12.2v, medido com uma das pontas do multimetro na bateria e a outra encostando nas partes metalicas do motor, deu 12.6 e acelerando 13.3v... ou seja,toda a energia gerada não está chegando até a bateria... Que estranhou isso... o que devo fazer?

Diego Paiva
MODERADOR

Mensagempor kuhfuss » 22 Jan 2010, 23:15

Diego Paiva escreveu:Carlos, fiz o teste que vc sugeriu.... medindo na bateria com tudo desligado deu 13,5v. Fazendo a mesma medição, colocando uma das pontas do multimetro no positivo da bateria e o outro nas partes metálicas do carro, deu 13.9~14v :shock: Com tudo ligado, fazendo a medição na bateria dava 12.2v, medido com uma das pontas do multimetro na bateria e a outra encostando nas partes metalicas do motor, deu 12.6 e acelerando 13.3v... ou seja,toda a energia gerada não está chegando até a bateria... Que estranhou isso... o que devo fazer?

Independente de vc ter passado um cabo novo com resistencia ohmica tendendo a zero, vc continua com outro cabo ruim, vc concorda que mesmo sendo mais fácil passar a tensão pelo cabo novo que vc botou, vc acharia uma tensão neste cabo ruim também? Então, a difrença de potencial encontrada entre os dois caminhos seria exatamente esta perde que vc tem na tensão, eu faria um teste "definitivo" trocando o cabo velho que vai da bateria<arranque<alternador.

Existe um outro teste para ver se tem fuga no carro com uma lâmpada, só não me recordo como faz.

abraços.
A pé!!!
kuhfuss
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor Diego Paiva » 23 Jan 2010, 01:52

Mas o cabo que estou falando em passar, não é o positivo, é o negativo. Estou pensando em puxar um cabo do negativo e aterrar na carcaça do alternador, até já tem o parafuso lá pra fazer isso. A diferença de potencial é no negativo, e não no positivo :)

Diego Paiva
MODERADOR

Mensagempor Carlos A. Freire » 23 Jan 2010, 09:15

Diego Paiva escreveu:Mas o cabo que estou falando em passar, não é o positivo, é o negativo. Estou pensando em puxar um cabo do negativo e aterrar na carcaça do alternador, até já tem o parafuso lá pra fazer isso. A diferença de potencial é no negativo, e não no positivo :)

Diego,

você já encontrou uma deficiência no cabo terra. Pode fazer um reforço da mesma forma que eu fiz. Da tampa do câmbio, atrás da roda dianteira esquerda, tem um prisioneiro que é só colocar um cabo desse ponto até o parafuso do coxim dianteiro esquerdo. Eu usei um cabo terra do tipo fita, igual usado no Fusca, no Monza carburado... Vai ficar igual ao sistema usado no Monza carburado, porém nesse modelo de Monza, ele é fixado direto na longarina.

O sintoma que tive ao fazer esse reforço, que ficou "provisório permanente", (rsrsrs!!!) e focou bem feito, foi que ao ligar o farol, o ponteiro de temperatura subia e quando desligava ele voltava ao normal. Feito isso resolveu o problema, e como não ficou com jeito de gambiarra, acabei deixando assim.

Não esqueça de revisar o cabo positivo também.

Obs: Não adianta puxar fio até o alternador, já que está fixado no motor e tudo: Motor, câmbio, motor de arranque, alternador estão todos com um só aterramento, como se fosse apenas uma peça.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor marquinhos90 » 19 Ago 2012, 17:38

carlos tira mas uma duvida no monzao aqui tem um auternador bosch com as descricoes 9 120 080 196
k1-14v 23/55 a isso quer dizer 55 ah ?
lembrando e um monza sle 90 comp. gas
ImagemImagem
marquinhos90
Membro GL (Ní­vel 2)

Estado: ES - Espírito Santo
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1990/1990
Sist. Alimentação: Carburador 2E

Mensagempor Carlos A. Freire » 19 Ago 2012, 21:30