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indicador do alerta de alta temperatura ,diferença ou nao ?

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica e iluminação.

indicador do alerta de alta temperatura ,diferença ou nao ?

Mensagempor dutra s a » 26 Mar 2012, 00:37

olá senhores como vao ?!
professores é o seguinte ate uns tempos atraz eu abri um topico sobre problemas de mal contato no o alerta de alta temperatura do painel e constatei ser um problema atraz do painel e foi sanado, más agora o problema apareceu de outra forma sendo o problema com o rele que é o mesmo do pre aquecedor e luz de alta tempretura, em fim
ao ligar o contato ( so painel ) a luz indicadora nao acende e depois de umas vibraçoes quando andando etc.... ela acende e apaga como normalmente era e as vezes nem funciona mais ,sendo que o marcador de ponteiro de temperatura esta normal.
pergunda : haveria diferença em consumo,desempenho ou qualquer outra coisa sendo que esta lampada nao acende por conta desse problema ?
o modulo de injeçao ( u.c.e) teria transtornos por falta do nao acendimento da luz de alta temperatura ?
de qualquer forma eu vou trocar o rele mesmo porque o fio de alimentaçao que vem da bateria ja esquentou demais e ele ta tortinho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
fiquem avontade
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Re: indicador do alerta de alta temperatura ,diferença ou na

Mensagempor Carlos A. Freire » 26 Mar 2012, 07:28

Olá Dutra.

No meu Monza GLS 96, toda vez que a luz de advertência de alta temperatura acendeu ou piscou depois com motor funcionando, sempre foi defeito no regulador de tensão do alternador, dando picos altos de sobre tensão. Sempre ocorreu com motor frio (temperatura normal de uso) e sempre foi de forma intermitente.

Quando ocorrer o sintoma novamente, ou seja, quando a luz piscar, verifique onde está o ponteiro do voltímetro e se não subiu além do normal.


Abs,

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Re: indicador do alerta de alta temperatura ,diferença ou na

Mensagempor dutra s a » 26 Mar 2012, 12:30

ola professor,poise eu fiz as mediçoes e o meu voltimetro ou multimetro é digital ,nas mediçoes tanto frio como quente nao abaixava menos do 12,3 e nao passava alem de 12,7 ,ja ouve casos de chegar a 12,9 frio e com tudo ligado tudo mesmo ficava entre 11,9 e 12,1 na marcha na lenta e ao acelerar com tudo ligado 12,2/12,3 .
pelo que verifiquei o rele ao dar uma mechidinha vi que a luz acendia e depois apagava entao conclui que o problema seria no rele.
sempre quando ligava o painel(contato) como normalmente é de fabrica se acende : injeçao e apaga/normal , oleo ,feri de mao e a de temperatura sendo que a de temperatura tambem apagava o que era normal ,mas a questao é que seu acendimento nao tem hora certa de acneder no modo de dizer ,nao é como antes , hora acende junto ao virar a chave,hora nao ,em movimento hora acende hora nao,e esse sintoma é uma so vez nao intermitente e nao nao notei diferença ao usar o carro mas memso assim eu gostaria de saber se há alguma diferença minima que seja por nao acneder no tempo certo ou nao acender rsrs
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Re: indicador do alerta de alta temperatura ,diferença ou na

Mensagempor Carlos A. Freire » 26 Mar 2012, 12:38

Dutra,

como disse anteriormente, o sintoma ocorre de forma intermitente e, medindo sem ocorrer o sintoma, não vai ajudar nessa manutenção, pelo menos enquanto o sintoma não aparece. Por isso eu disse para monitorar o voltímetro do painel e quando a luz acender veja as condições que o ponteiro do voltímetro se apresenta. Por outro lado, disse que se mexer no relê a luz acende. Isso indica um mal contato no soquete ou interno ao relê. Sendo interno é só abrir e refazer as soldas que devem estar quebradas ou com solda fria.

De qualquer forma, monitore o ponteiro do voltímetro.

Abs,

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Re: indicador do alerta de alta temperatura ,diferença ou na

Mensagempor dutra s a » 26 Mar 2012, 12:48

sem problemas ,vou fazer isso e o que desconfio seria essa questao dos pontos de soldas pois ao mexer nao olhei os pontos cuidadosamente , mas vou fazer as mediçoes e verificar o rele .
mas ainda nao me disse se por falta dessa funçao que parece como se fosse uma leitura se pode existir alguma diferença minima que seja sobre o funcionamento geral do carro
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Re: indicador do alerta de alta temperatura ,diferença ou na

Mensagempor Carlos A. Freire » 26 Mar 2012, 15:29

Só a luz não vai interferir no funcionamento do motor. Ela é apenas para indicar que o motor está a se superaquecer. Mas, se o problema for do alternador, como ocorria com meu Monza, e não foi apenas 1 vez, foram várias vezes, pode danificar componentes e equipamentos elétricos e, por aumentar a tensão, despolariza toda a IE. Em algumas situações era possível perceber que o carro dava uma segurada quando a tensão subia e a luz acendia.

Como seu Monza é álcool, o relê também faz o circuito da resistência de pré aquecimento do coletor de admissão. Sem esse recurso, pode ter problemas de instabilidade no motor, quando estiver na fase fria e em dias de frio intenso.

Abs,

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Re: indicador do alerta de alta temperatura ,diferença ou na

Mensagempor dutra s a » 27 Mar 2012, 21:47

professor mandou bem denovo !!!!! saquei o rele ,e meu amigo !!!!!!!!o coitato tava todo ferrado ,pinagem de solda a ponto de romptura,placa de circuito com inicio de trincas ,o bichinho ja tava meio feio porque eu ta tinha feito um isolamento no fio que vinha da bateria a ele por razoes de super aquecimento como ocorreu em outro mas agora ta mais feio ainda , por alguma razao a bateria ou alternador ou o regulador de voltagem nao gosta de mim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk porque na nova mediçao a voltagem continuou dentro da normalidade mesmo dando um jeito no mal contato dessa funçao de temperatua do rele,pois fiz uma ponte para o contato desse sinal ,(tudo funciona agora certinho)mas nao vai ter jeito vai ser rele novo pois o fio ja ta meio muido novamente e por alguma razao que nao me parece ser alternador ou bateria algo acontece para dar aquecimento por demais nesse fio,sendo que ele esta com emcapamento em ordem,pelo menos estava kkk entao vou colocar um fio com bitola para 220v ( de chuveiro) kkkkkkkkkkkk e faço questao de emitir umas fotos desse rele amanha so pra ter ideia da situaçao rsrsr
as instabilidades do motor seria no caso de uso estando na faze fria certo ?
pois eu acho que muitos nao sabem porque os efi a alcool falham demais ao sair com ele extremamente FRIO o que é errado,mas segue ai os topicos para esclarecimentos sobre pre aquecedor :

viewtopic.php?f=6&t=14273
viewtopic.php?f=6&t=14467
viewtopic.php?f=50&t=19028

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Re: indicador do alerta de alta temperatura ,diferença ou na

Mensagempor dutra s a » 28 Mar 2012, 11:16

la vaia s fotos ,nao esta la estas coisas mas acho que da pra ter uma ideia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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o engraçado é que mesmo assim funcionava rsrsrsrr mas vai ser rele novo kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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Re: indicador do alerta de alta temperatura ,diferença ou na

Mensagempor vrsilva » 28 Mar 2012, 11:56

Caraca isso aí deve estar puxando corrente pra caramba, oloko... no mínimo 20A aí, se a tensão fosse um pouco mais alta, dava para matar uma pessoa aí...
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Re: indicador do alerta de alta temperatura ,diferença ou na

Mensagempor Carlos A. Freire » 28 Mar 2012, 12:00

Dá para perceber que o o problema foi originado por mal contato, que criou resistência e por sua vez aquecimento ao componente.

Abs,

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Re: indicador do alerta de alta temperatura ,diferença ou na

Mensagempor dutra s a » 28 Mar 2012, 12:36

vrsilva escreveu:Caraca isso aí deve estar puxando corrente pra caramba, oloko... no mínimo 20A aí, se a tensão fosse um pouco mais alta, dava para matar uma pessoa aí...


o fusil de serviço dele é para suportar 30A rsrsrrrsr
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Re: indicador do alerta de alta temperatura ,diferença ou na

Mensagempor dutra s a » 28 Mar 2012, 12:51

depois de enviar as imagens ,eu fiz uma pericia mais minuciosa com lente de aumento, bom pode ate ser mal contato ,mas ainda vou verificar a caixa de fusiveis,pre aquecedor,fiaçoes etc... más pelo que vi ta parecendo problemas de fabricaçao mesmo, pelo fato de pinos de solda mal feito e má qualidade de peças nele por nao resistir a alta temperatura ao ser acionado depois de um tempao ,anos até,sem contar que o fuzil ate hoje nunca queimou e so o troquei por descargo de conciencia por razoes de má qualidade do fusil e o que estava tenho ele intacto ate hoje kk
esse rele paguei 160,00 na acioly as 3 anos, e lembro que minha mulher as vezes dizia que sentia um cheirinho de coisa queimando e eu mal dava bola ate ver o quase a mesma coisa que aconteceu com o primeiro logo quado comprei essa maquina kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk , mas o outro a bobina tava aberta entao ja era ....
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Re: indicador do alerta de alta temperatura ,diferença ou na

Mensagempor Carlos A. Freire » 28 Mar 2012, 12:55

O fusível vai abrir quando a corrente exceder o seu valor nominal, calculado para o circuito. Quando o sistema literalmente se derrete, indica que a corrente não passou o valor nominal do fusível e, foi criado uma resistência por conta de mal contato, causando o aquecimento do fio e conectores. Pode acontecer também de trocarem fios e colocarem com bitola menor do que a exigida pelo circuito. Isso também pode ocasionar superaquecimento em fios e conectores.

Abs,

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Re: indicador do alerta de alta temperatura ,diferença ou na

Mensagempor dutra s a » 28 Mar 2012, 13:07

poise professor ,, o fio pode ter certeza que vai ser o que falei acima , fio para chuveiro (220v) kkkkkkkk quero ver derreter !!!! e se derreter vai ser um de bateria e ai por diante .......rsrsrsrr
bricadeiras a parte a questao do fio ser de menos conduçao pode ter realmente sobre aquecido os pinos de solda dai em diante a fritura do componente, mas pra chegar a abrir os pinos tem que estar bem quente em ,, mas é isso ai tai um exemplar de peça,uso , tempo de uso,danificaçoes,pra quem quizer curtir pra qualquer duvida
e no fim vou tentar arrumar so pra nao ficar sem a funçao,ate e logo subistitui-lo e com a manutençao devida ,o problema é achar um novo porque nao sei se é fabricado ainda más tem que procuarar e é isso ai
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Re: indicador do alerta de alta temperatura ,diferença ou na

Mensagempor dutra s a » 29 Mar 2012, 15:03

e tem jente que nao acredita em deus e nem no nosso professor freire kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
milagres acontecem segue as imagens de um rele totalmente inteiro (parcialmente novo) consegui num desmanche e la ainda tinha uns 5 do mesmo ,fora um monte pra varias funçoes pra monza e parentes, se ja ouviram dizer segue os nomes : tio peças usadas av,cupece,cidade ademar e super osso gm/ford (antigos)rua cidade de baguida ,bairro sta catarina valor da peça 10,00 e eu tiha acabado de vir da alcioly e nao foi fornecido mais ,preço entorno de 160,00 a 3 anos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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agora é verificar a fiaçao rsrsrr
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Re: indicador do alerta de alta temperatura ,diferença ou na

Mensagempor waldir » 29 Mar 2012, 19:04

DNI 0343 custa na Nafil R$25,71

No ano passado quando refiz a ligação do aquecedor da mistura eu paguei numa autoeletrica perto de casa R$35,00... não valia rodar e gastar 10 reais de combustivel para pagar menos. Agora 160,00 já era um absurdo.
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Re: indicador do alerta de alta temperatura ,diferença ou na

Mensagempor dutra s a » 29 Mar 2012, 19:20

waldir escreveu:DNI 0343 custa na Nafil R$25,71

No ano passado quando refiz a ligação do aquecedor da mistura eu paguei numa autoeletrica perto de casa R$35,00... não valia rodar e gastar 10 reais de combustivel para pagar menos. Agora 160,00 já era um absurdo.


mas foi amigao ,lembro ate hoje porque foi o primero componente eletrico do carro que troquei rsrsrsr,ate cheguei a pensar que seria barato ,rodei um monte de casas eletricas e nada e todos falvam vai la na alcioly,e quando achei !!!!!!!!!!!!!!!!
fazer o que kkkk
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Re: indicador do alerta de alta temperatura ,diferença ou na

Mensagempor avvsilva » 22 Mar 2013, 02:09

Olá pessoal, reanimando o tópico, meu Monza, carburado, desde que eu o comprei, tem o seguinte erro no painel, provavelmente causado por um engano de um reparador no passado:

- Quando puxo o afogador, acende a luz da alta temperatura, ao invés da luz do afogador mesmo. Analisando o painel de instrumentos por trás, como na foto abaixo, me parece que isso se deve a terem ligado o fio da lâmpada do afogador no soquete da lâmpada da alta temperatura. E talvez a lâmpada da alta temperatura esteja desconectada, perdida lá dentro do painel. Procede essa teoria? Então, para que eu possa procurar essa lâmpada, faço a pergunta: como é o soquete da lâmpada da alta temperatura do painel, que vai no buraco indicado na foto abaixo: seria como o soquete indicado com a seta azul? Muito obrigado!!

P.S.: observem que a alimentação das lâmpadas de alta temperatura e do afogador não passa pela malha da placa de circuito.

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Re: indicador do alerta de alta temperatura ,diferença ou na

Mensagempor dutra s a » 22 Mar 2013, 21:53

ate onde eu sei esse soquete de fato é diferente mesmo pela sua forma, é arredondado (como um tubinho) ao contrario do restante que sao redondos e curtos e outros quadrados como o da outra ponta

detalhando nas imagens a seguir , ira ver que a forma de encaixe sao destintas ou seja á soquete quadrado, redondo curto (que sao a maioria) e redondo cumprido segue fotos
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Re: indicador do alerta de alta temperatura ,diferença ou na

Mensagempor avvsilva » 23 Mar 2013, 17:43

dutra s a escreveu:ate onde eu sei esse soquete de fato é diferente mesmo pela sua forma, é arredondado (como um tubinho) ao contrario do restante que sao redondos e curtos e outros quadrados como o da outra ponta

detalhando nas imagens a seguir , ira ver que a forma de encaixe sao destintas ou seja á soquete quadrado, redondo curto (que sao a maioria) e redondo cumprido segue fotos


Obrigado pela ajuda, dutra, ainda vou pensar se compensa mexer com isso só por causa das lâmpadas trocadas, mexer com painel é sempre complicado, tudo é muito frágil. :smt023
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Re: indicador do alerta de alta temperatura ,diferença ou na

Mensagempor dutra s a » 23 Mar 2013, 22:36

mais fragil sao os ponteiros, caso for fazer o reparo ou ourtra pessoa for fazer , mande ter cuidado com os ponteiros para o caso de resbalar neles, o restante é fixaçao , porcas, parafusos , encaixe .....

pro seu caso acredito que possa ser facil, afinal se trata de soquetes , nao necessita remover os componetes de precisao de dentro da caixa interna do painel e sim remover toda a caixa

aqui no forum se voce pesquizar tem todas as etapas de montagem e desmontagem basica do painel , de uma procurada , afinal todo o painel é um departamento basico de mostradores de como o carro esta funcionando , entao por razao de um pequeno detalhe em engano pode acarretar em uma baita confusao rsrsr

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